Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Em Nova Soure, professores vencem na Justiça e greve continua


     Em greve desde o início do mês, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) de Nova Soure obteve da Justiça o deferimento do pedido de liminar para que os salários dos professores não sejam descontados pela prefeitura. A categoria busca reajuste salarial de 25%, mas o município só aceita aumentar a quantia paga aos docentes em 5,9%. A administração da cidade pode entrar com recurso. Como sempre acontece, os gestores da nossa região não gostam de tratar corretamente a educação e só oferecem melhorias quando são obrigados por leis.
     Na última sexta-feira, o prefeito de Nova Soure, José Arivaldo (PTB), se reuniu com os pais de alunos no pátio da Escola Municipal Pingo de Gente, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. O encontro teve por objetivo tratar de assuntos referentes à educação municipal e as consequências para os alunos em decorrência da greve deflagrada pela APLB Sindicato. O prefeito foi claro ao dizer que estava agindo dentro da Lei e enfatizou ainda “que todos tenham certeza de que se ele, Ari, estivesse agindo errado, ele já teria voltado atrás!”. A Secretária de Educação, Robélia Aragão, disse que “a educação pública da rede municipal de educação tem melhorado muito”. O Controlador Geral, Jean Carlos, salientou que a Prefeitura não é contra o professor e nem tão pouco é a favor da greve, mas sim a favor do que é certo. E que se faz necessário observar as diretrizes existentes no processo. Ao final, aumento anunciado chegou a menos de 6%.
     Como se pode ver, os gestores do nosso sofrido nordeste baiano não estão nem aí para a educação. A luta em Heliópolis é igual em toda região. Nunca se elegeu uma safra de prefeitos tão ruim, mesmo depois de termos uma Lei Nacional do Piso. É lamentável!
     Informações do Bahia Notícias. Foto do portal da Prefeitura de Nova Soure.