Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

SEC e APLB dialogam, mas impasse continua sobre início do sistema híbrido

Mesmo retomando o diálogo, SEC e APLB não se entendem (fot: Ascom/Gov.BA)

Parece que o diálogo entre a SEC e a APLB voltou. Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia e do governo do Estado se reuniram na noite desta sexta-feira, 23, para discutir o retorno das aulas presenciais em toda a Rede Estadual de Ensino. O encontro marca a retomada do diálogo entre a entidade representativa dos professores e a gestão do governador Rui Costa (PT). A reunião, realizada na sede da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), contou com a participação também do secretário da Serin, Luiz Caetano. Entretanto, a marca do radicalismo e da imposição de ambos os lados predominou. Ninguém arredou pé e o governo mantém o início das atividades educacionais híbridas para esta segunda-feira (26) e o sindicato disse que vai continuar no sistema remoto. 

Para não criar mais atritos, o secretário Jerônimo Rodrigues disse que “mais uma vez, sentamos com a representação da categoria para dialogar, ouvir e reiterar o nosso compromisso com os educadores e com a aprendizagem dos nossos estudantes”, escondendo um pouco a decepção. Um dos impasses é o processo de vacinação dos profissionais da educação. Segundo o chefe da pasta, a Comissão Intergestores Bipartite  da Bahia - CIB - aprovou, conforme decisão tomada na última quinta, 22, a imediata vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores da Educação a partir de 18 anos, desde que estejam na ativa. Em entrevista ao Portal A TARDE, o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, informou que está mantida a decisão de manutenção do ensino remoto e só retornar as aulas presenciais após completar o ciclo de imunização. E não mediu palavras ao afirmar que “seria bom que os filhos dos nossos deputados, dos nossos governantes, fossem da escola pública para ver se eles mandariam seus filhos para sala de aula. Como não tem, fica fácil querer mandar os filhos dos outros. Segunda-feira é dia de cidadania. Dia de defesa da vida”, disse o dirigente.

Como uma nova decisão não foi tomada, a APLB convocou toda a comunidade escolar para participar de um 'Aulão Pela Cidadania - Em Defesa da Vida', nesta segunda (26), às 10h, no canal do Youtube e da página do Facebook da entidade. Já o governo baiano informa que “a segunda fase do ano letivo continuum 2020/21 na rede estadual, começa na próxima segunda-feira, 26, com estudantes do Ensino Médio das diferentes ofertas e modalidades". Se os aliados não se entendem...

Poço Verde: Mais dois mortos num massacre sem fim!

Mais dois jovens mortos, que tentaram o caminho perigoso da busca fácil do dinheiro (Foto: Hora da Notícia PV)

O município de Poço Verde continua a assistir a morte de pessoas colhidas por organizações criminosas. O Estado precisa impor a lei e a ordem, isto todos sabem. Ocorre que a coisa parece que não está funcionando. Vem a polícia, desbarata uma quadrilha e, tempos depois, parece germinar novamente criminosos na podridão do pântano das drogas, do roubo e da extorsão. Neste 22 de julho, foi deflagrada mais uma operação denominada Poço limpo. Uma nova organização criminosa foi desfeita, investigada há algum tempo pela prática de crimes de homicídios, tráfico de drogas, furtos e roubos na cidade de Poço Verde. Desta feita, tombaram os meliantes Paulinho e Gordo.

A operação contou com a participação das Polícias Civil e Militar, com o apoio de mais de 100 policiais no cumprimento de 20 mandados judiciais. Ao todo foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, 3 de prisão. Realizaram também 4 prisões em flagrante delito e os dois criminosos que confrontaram os policiais tombaram sem vida.  Os indivíduos mortos foram João Paulo Barbosa de Jesus, conhecido por JP ou Paulinho, e Wemerson Rodrigues de Souza, o Gordo. Os dois eram conhecidos por levar terror por onde passavam. Na abordagem, resolveram reagir contra a polícia e levaram a pior. Os policiais ainda os socorreram, mas vieram a óbito. Como sempre, os dois eram jovens e tentaram pegar um atalho perigoso para o dinheiro fácil e rápido. As investigações vinham sendo feitas pela polícia de Poço Verde há três meses.  

Durante a operação foram apreendidas diversas armas de fogo, munições e entorpecentes, além de uma motocicleta que tinha sido roubada por integrantes do bando. Os suspeitos presos na operação foram Danilo Oliveira de Jesus, José Nilde Noberto dos Santos, Ginaldo Santos Santana e Sebastião Gonçalves de Souza. A operação policial foi liderada pelo delegado Weliton Júnior e contou com colegas da Policia Civil e Militar, além dos apoios da equipe comandada pelo delegado regional de Tobias Barreto, Francisco Gerlandio, apoio logístico e operacional da COPCI (Coordenadoria de Polícia Civil do interior), do serviço especializado prestado pela CORE, contando ainda com a participação decisiva das equipes de Boquim, Siriri e da divisão de roubos e furtos de Itabaiana, representantes da 4º Turma de Delegados de Polícia do Estado de Sergipe. Os policiais militares envolvidos estavam sob o comando do Ten. Cel. Ribeiro, do 11º BPM. 

Agora, resta torcer para que não germine outra célula cancerosa, formando nova organização criminosa, culminando com uma história sem fim.  

Fátima: Acidente mata ex-vereador Gelvane de Zé França

 
Um acidente envolvendo uma moto e um carro, próximo ao posto JB, na cidade de Cícero Dantas, ceifou a vida de Gelvane Ribeiro dos Santos, ex-vereador da cidade de Fátima, de 2009 a 2012. Gelvane trafegava em sua motocicleta quando foi colhido por um automóvel. Ainda não se sabe as causas do acidente. O ex-vereador nasceu em 4 de novembro de 1977 no município de Cícero Dantas, quando Fátima ainda era um povoado. Gelvane faria 44 anos e concluiu o ensino fundamental no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima e fez ensino médio na Escola Agrotécnica de São Cristóvão, em Sergipe. Em 2008, disputou pelo PSB, ao lado do ex-prefeito Nego, uma vaga na Câmara de Vereadores de Fátima com o nome de Gelvane de Zé França, como era mais conhecido,  e foi bem sucedido. Em 2012, já no PDT, tentou a reeleição, mas só conseguiu a 1º suplência. A família de Gelvane informa que o sepultamento será nesta terça-feira, 16 horas, no cemitério do Chitão. 

Poucas & Boas: Tapando buracos com barro e o adeus a José Clóvis Pereira

 

Volta às aulas dia 26 enfrenta problemas

A anunciada volta às aulas enfrenta sérios problemas (foto: Diário do Litoral)

Embora o governador Rui Costa tenha noticiado que o início das aulas está previsto para o dia 26 de julho, há inúmeros problemas que comprometem o início do sistema híbrido de ensino na rede estadual. O principal perrengue é a falta do transporte escolar. Muitos prefeitos não se prepararam para licitar o transporte por quilômetro percorrido, o que daria condições de iniciar a qualquer tempo. Somente agora vão fazer o processo de licitação, que demanda certo tempo.

O professor Gilberto Jacó, diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza - CEJDS, entrou em contato com o secretário de educação do município, professor Antônio Marcos Oliveira. Este pediu prazo e sugeriu a data de 9 de agosto para que o transporte escolar estivesse em condições de pleno funcionamento. O diretor do CEJDS já comunicou ao diretor do NTE-17, professor Deusdete Almeida Júnior, sobre a questão e aguarda definição até esta quinta-feira.

Outro problema ainda a ser enfrentado é a retomada do crescimento dos casos em Heliópolis, isso por causa de um surto localizado no povoado Farmácia. Também no povoado Tijuco há um pequeno surto de contaminação. Farmácia e Tijuco são responsáveis hoje por 23 dos 37 casos ativos em Heliópolis. Além desses problemas, o sindicato dos professores - APLB -  divulgou nota informando que só voltará com todos os professores vacinados. Para completar, há alguns pais de alunos que afirmam não ter ainda coragem de mandar seus filhos para a escola. 

Seja qual for a data a ser decidida, Gilberto Jacó afirma que a escola está estruturada e pronta para o recomeço. O governo do estado mandou todos os recursos necessários para que o reinício das aulas seja seguro, limitado a 20 alunos por turma e em dias alternados. É sabedor que o ensino remoto, embora tenha contribuído muito na pandemia, ajudou a aumentar a marca da desigualdade no ensino público. Há regiões em Heliópolis onde não existe sinal de Internet, além das condições sociais precárias de várias famílias.