Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Ex-vereador José Clovis está internado em Salvador

Ex-vereador foi diagnosticado com Covid-19 e seu estado é estável. (Foto: TSE)

O ex-vereador José Clovis Pereira foi levado esta semana para Salvador e está internado no Hospital Couto Maia. José Clóvis, ou Clóvis de Augusto, foi diagnosticado com Covid-19, depois de passar alguns dias em casa com os sintomas. Sua esposa também foi contaminada, mas de forma mais branda. Quando logo chegou ao hospital, Clóvis fez exames que comprovaram estar seu pulmão comprometido em cerca de 70% pelo novo coronavírus. No mesmo dia ele foi entubado. O último boletim médico, informado pelo filho Charles Pereira, indica que o quadro dele é estável, mas houve uma pequena piora no quadro infeccioso, o que gerou febre, obrigando os médicos a mudarem o antibiótico para um mais adequado à situação. 

José Clóvis Pereira fará 55 anos no próximo dia 8 de agosto e foi vereador por 4 mandatos consecutivos em Heliópolis, tendo sempre por base eleitoral o povoado Maçaranduba, ficando na segunda suplência nas eleições de 2020. Clovis, embora tenha disputado eleição antes, só conseguiu sucesso para eleição de vereador em 2004, quando obteve 366 votos. Especialistas indicam que ele já não sofre mais da doença em si, mas está lutando contra as consequências danosas provocadas pela Covid-19, que deixa um rastro de destruição por onde passa. A família, inclusive, está agradecendo a todos que continuam orando e torcendo pela melhora de Clóvis Pereira.


Sergipe: Deputado Bosco Costa negocia cargo com Bolsonaro

Bosco Costa (PL) exposto num "toma lá, dá cá" com Bolsonaro (foto: Sergipe Notícias)

Todo mundo já sabe disso, mas tem bolsonaristas que insiste em negar, o governo comprou apoio de deputados do Centrão para não perder a cadeira de presidente. Há poucos minutos, o portal O Antagonista divulgou gravação do deputado federal de Sergipe, Bolso Costa cobrando nomeação de um apadrinhado. O deputado do PL deixa claro que poderá deixar a base do governo. Como diz o portal de Mário Sabino e Diogo Mainardi, o áudio escancara o toma lá, dá cá no governo Bolsonaro.

O áudio foi enviado esta semana para um assessor de Flávia Arruda, ministra-chefe da Secretaria de Governo e sua colega de partido, o PL. O parlamentar cobra a concretização de uma indicação dele para a superintendência da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) em Sergipe e ameaça abandonar a base do governo Bolsonaro caso não tenha uma posição do Palácio do Planalto. Ele diz que as indicações feitas por “todos os deputados” de Sergipe “estão saindo”, menos a dele. “Procure saber com a ministra a quem eu devo recorrer: se ao presidente do meu partido [Valdemar Costa Neto], se ao Bolsonaro, se a algum outro ministro ou… eu me posicionar contra o governo, já que sou o parlamentar [de Sergipe] que mais tenho votado com o governo [federal]”, afirma Costa no áudio.

No áudio, Bosco Costa diz ainda que quer uma posição de ‘sim’ ou ‘não’. "Eu não vou esperar muito tempo por essa situação, que está me constrangendo lá no estado. E eu preciso resolver de uma forma ou de outra: ou sou governo ou não sou governo”, acrescenta, em evidente tom de chantagem. Por telefone, o deputado confirmou a O Antagonista a veracidade do áudio, a cobrança feita ao assessor da ministra e disse que “o problema não está resolvido ainda”. Segundo Bosco Costa, tal indicação foi “um entendimento” feito entre ele, o líder do PL na Câmara, deputado Wellington Roberto, e o então ministro da Secretaria de Governo Luiz Eduardo Ramos, hoje na Casa Civil.

Na mesma postagem, O Antagonista pergunta ao deputado se ele não entende que essa postura é o “toma lá, dá cá” escancarado. Com a mesma tranquilidade com que gravou o áudio para o assessor do Planalto, ele respondeu: “Não, não é bem isso. É uma questão de entendimento. Eu sempre fui político, sou político, me orgulho muito de ser político, mas eu nunca ‘fui governo’ pelo toma lá, dá cá. É pela questão do acerto. Eu defendo a tese de que ‘se eu não acertei, eu não tenho nenhum compromisso’.” O deputado acrescentou que, se for realmente confirmada, a indicação ao órgão federal será a sua primeira no estado. Além do que ele chama de “entendimento” para o loteamento desse cargo, ele admitiu ter conseguido verbas extras: “Consegui, com muita transparência”.

Em 2019, Bosco Costa teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Sergipe por uma série de irregularidades na prestação de contas da campanha. Ele recorreu e conseguiu se segurar no cargo. O PL é um dos principais partidos do Centrão que, por meio do seu dono, Valdemar Costa Neto, se aproximou de Jair Bolsonaro em meio à pandemia para garantir, em contrapartida a cargos e emendas, a sustentação do governo no Congresso, além de, nos bastidores, segurar a abertura de processo de impeachment do presidente.

Poucas & Boas: O lixo do adversário, o governador ingrato e o impeachment nº 125

O simples recolhimento de galhos vira motivo de perseguição política em Heliópolis. (Foto: Divulgação)

Impeachment nº 125

Vários partidos, reunindo pessoas e várias ideologias, apresentaram hoje (30), na Câmara do Deputados, em Brasília, um superpedido de impeachment contra Jair Bolsonaro. O documento tem 46 signatários, entre siglas partidárias e instituições da sociedade civil. É o pedido de nº 125, que, na prática, engloba os outros 124 já apresentados. Kim Kataguiri (DEM-SP) afirma que o objetivo é “repudiar e rechaçar uma negligência criminosa que levou a 500 mil mortes”. O deputado chamou Jair Bolsonaro de “um dos presidentes mais criminosos da história do nosso país”. Joice Hasselmann (PSL-SP) também assinou o pedido de impeachment. Disse que o caso “não trata de questão ideológica”, mas “de Brasil”, pois Bolsonaro é o “pior presidente da história do Brasil” e “conseguiu desmoralizar até o Exército”. “Fui líder desse ogro, desse monstro”, disse a deputada.

Crusoé

Para aumentar a desgraça de Jaiir Bolsonaro, a revista Crusoé revelou que foi feita uma oferta de propina ao deputado Luis Miranda, no caso da Covaxin. Isto vai reforçar a tese de que o presidente já pode ser acusado de prevaricação. Já não se trata mais de haver ou não corrupção no governo. Tudo cheira a corrupção e propinoduto, num país de institucionalização do roubo do dinheiro público. Passa até a ideia de que tudo é natural, comum. Teve até uma deputada que defendeu Bolsonaro afirmando que o caso da Covaxin não chegava aos pés do Petrolão. Ou seja, a questão agora é de quem roubou mais ou menos.

Plano Plurianual

 A Prefeitura de Heliópolis, através de sua  Secretaria de Planejamento, Administração e Finanças, estará colhendo contribuições da população para o Plano Plurianual, de 2022 a 2025, com definição de ações do município no próximo quadriênio. Quem desejar apresentar ideias deve acessar o endereço virtual clicando A Q U I , e preencher um formulário. Também com o mesmo intuito, o prefeito José Mendonça fará uma reunião nesta quinta-feira (01) com todos os vereadores para tratar do PPA. Ninguém poderá dizer que não teve oportunidade de participar. É a hora! Os formulários estarão ao dispor do público de 01 a 20 de julho.

Belivaldo amarelou

O Governador de Sergipe Belivaldo Chagas não colocou sua assinatura no documento reivindicatório dos vereadores, e de toda a comunidade do município de Tobias Barreto, que pedia a recuperação total da rodovia que liga o município a Poço Verde. Com um total de 55 quilômetros, a estrada é considerada por muitos a pior do estado. Belivaldo quer fazer a operação tapa buracos, mas o povo está cansado de tantas promessas e de soluções que não resolvem o problema. Como sempre, Belivaldo alegou falta de recursos para a obra. Se depender da animação do povo com o amarelamento do governador, a quantidade de adversários no município deve, no mínimo, quadriplicar. 

Pedido de demissão

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Franceili Fantinato, colocou o cargo à disposição nesta quarta-feira (30). Segundo O Globo, ela não aguentou a pressão gerada pela CPI da Covid. A possibilidade de que ela deixasse o Ministério da Saúde era ventilada desde a semana passada. A pasta havia informado que a servidora estava de férias. No início do mês a CPI aprovou uma acareação entre Fantinato e a médica Luana Araújo. Hoje, o ministro do STF Luís Roberto Barroso negou um pedido para que ela pudesse faltar à sessão. Bolsonaro está cercado. 

Lixo do pastor Dudi

Há certos vícios em Heliópolis que parecem nunca desejar desaparecer. Vez ou outra é apenas pura pirraça, vingança de política tupiniquim. Exemplo são os galhos cortados de árvores que ainda estão enfeiando a frente da casa do pastor Dudi. A secretaria de serviços urbanos já foi comunicada e demostra que está pouco se importando. Para provar que é só porque o pastor não votou no atual prefeito, um outro vizinho próximo fez a mesma podagem nas arvores em frente à sua casa e os galhos já foram recolhidos. Não é falta de informação. É politicagem mesmo. Perseguição infantil e tóxica. 

TCU amigo

O plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira, 30, as contas do governo Jair Bolsonaro em 2020, mas impôs ressalva à falta de transparência e de critérios no repasse das verbas do orçamento secreto. Por unanimidade, a Corte recomendou dar “ampla publicidade” aos documentos das emendas de relator-geral, conhecidas pela sigla RP 9, mecanismo utilizado pelo esquema de compra de apoio político revelado pelo jornal Estado de S.Paulo. Ou seja, grita, mas não tem coragem. Na prática, acabou o TCU sendo amigo de Bolsonaro. Não há coragem para desaprovar as contas. Parece que há muita fumaça e fogo nenhum neste tribunal. 

Poucas & Boas: Lázaro, Lula e a beatificação no STF

 


Heliópolis tem três escolas na lista do PBE do MEC

A Escola Jorge Amado, do povoado Riacho, foi uma das escolhidas pelo PBE do MEC. (Foto: Divulgação)


As escolas municipais Jorge Amado, do povoado Riacho; Getúlio Vargas, do povoado Cajazeiras e Marcelino Borges dos Santos, do povoado Tijuco foram selecionadas pelo Ministério da Educação para receber ajuda técnica e financeira federal por meio do Programa Brasil na Escola (PBE). A pasta prevê destinar mais de R$ 200 milhões aos estabelecimentos de ensino municipais e estaduais já validados. A lista com todas as escolas relacionadas está no portal do MEC. Para cessar, dê um clique A Q U I.

O apoio técnico e financeiro é um dos três eixos estruturantes do PBE, junto com a valorização de boas práticas e a inovação. Entre os objetivos do auxílio estão o aprimoramento das competências e habilidades de gestão escolar a partir do uso de informações educacionais e evidências científicas e o aperfeiçoamento da organização pedagógica e escolar, de modo a implementar projetos e rotinas que permitam a melhoria das aprendizagens e diminuição da reprovação.

Lázaro é morto pela polícia de Goiás

Momento em que Lázaro é colocado ferido na ambulância, em Cocalzinho-Go. (Imagem NE-10)

Segundo reportagem do G1, após 20 dias de uma megaoperação, com mais de 270 policiais, Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi morto após ser baleado nesta segunda-feira (28), em Goiás. Policiais comemoraram a prisão. Imagens mostram o fugitivo ferido. Condenado por assassinatos e estupros, o fugitivo da Justiça era procurado por uma série de crimes na Bahia e em Goiás. Ele também é acusado da morte de quatro pessoas de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, e de um caseiro de uma fazenda no distrito de Girassol, em Goiás.

Foi o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, quem deu a informação. "Acabo de receber neste momento uma informação de todas as equipes que estão na região de Cocalzinho que o Lázaro foi preso. (...) Como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do País, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido", completou o governador.

Mas o fato é que um único homem, por 20 dias, conseguiu se esconder de 270 policiais, levando pânico a uma população. Se esta é a polícia mais preparada do país, a população pode esperar mais problemas futuros. Precisamos urgentemente de um planejamento do sistema de segurança pública. Lázaro foi o criminoso que revelou a nossa incapacidade de levar segurança ao povo do país.