Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

CEJDS é campeão em "Performance Científica" no 9º FECIBA

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, nesta sexta-feira (17), o resultado dos vencedores dos projetos científicos submetidos à 9ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA). Na categoria "Performance Científica", venceram os alunos do Colégio Estadual José Dantas de Souza, com o projeto One Piece do Sertão, orientados pela professora Ariana Michele, professores Libni e Felipe. Os estudantes João Vitor (1º D), Raísa Alves Silva (1º A), Luís Felipe (1º C), dentre outros, pesquisaram uma forma de inserir nos animes a cultura do sertão nordestino e foram bem sucedidos. A FECIBA tem como objetivo promover a popularização da Ciência e o fortalecimento da Educação Científica por meio de projetos desenvolvidos por estudantes e educadores da rede pública estadual da Bahia. A atividade, que conta com a mobilização de estudantes e professores, foi realizada em formato virtual. A seguir, veja em detalhes como o projeto foi realizado:

Veja como se deu o anúncio dos resultados, clicando A Q U I

Muda tudo na obra do Colégio Estadual José Dantas de Souza

Veja o vídeo clicando A Q U I.


Maratona de sessões e equívoco na câmara de Heliópolis

O último dia de sessão foi marcado por uma maratona de sessões extraordinárias. (Foto: Facebook/Jorge Souza)

O presidente da Câmara Municipal de Heliópolis, Claudivan Alves, deu uma clara demonstração de que o dinheiro nosso de cada dia investido naquela casa para pagar Consultoria Advocatícia está sendo jogado na lata do lixo, para não dizer coisa pior. 

Na sessão ordinária desta segunda-feira (13), as bruxas mudaram o seu dia para atormentar os edis. Primeiro foi a fala inicial, aberta ao secretário José Emídio, para uso no horário popular. O regimento fala em 15 minutos, mas o secretário, que até aqui não fez nada em sua pasta, como sempre faz em seus discursos, usou o tempo que bem quis, com a anuência da presidência da casa.

Iniciada a sessão ordinária, todos estavam cientes de que, por ser a última do ano, havia dois projetos que precisavam de discussão e aprovação ou rejeição. Seriam, portanto, três sessões extraordinárias. Claudivan convocou seis sessões. Isso mesmo, seis. Segundo sua interpretação, seriam três extraordinárias para cada projeto. Há um equívoco nisso. Uma sessão pode tratar de vários projetos ao mesmo tempo, desde que as proposituras tenham relevância e urgência. Se está confuso o Regimento Interno, é hora de fazer uma revisão.

E assim, após uma maratona de sete sessões e um discurso que não vai servir para nada, a Câmara Municipal de Heliópolis encerra mais um ano legislativo. Apesar dos apelos de Ana Dalva, o regimento é o mesmo. Entretanto, a oposição não tem mais o mesmo tamanho, com a ida do vereador Van da Barreira, arrastado, dizem, por um trator e cento e trinta fortes motivos. Ano vindouro chegará com um novo líder dos opositores de José Mendonça, ou nova líder. Será que Claudivan, na próxima jornada, usará seus advogados contratados para dizer o que é certo e o que é errado ou vai continuar improvisando? 

O rolê de Bolsonaro e as chuvas no sul e extremo sul da Bahia

 

Uma saída para não enlouquecer!

O Grito - pintura de 1893 do norueguês Edvard Munch.

Eu gostaria de escrever um poema que nos levasse ao extremo da bondade e desejaria sempre sorrir, e que esse sorriso tivesse um efeito devastador sobre a incoerência. Viva! Levantemos as taças e bebamos do vinho que alimenta, revitaliza e celebra a vida. Vamos nos entorpecer de felicidade artificial, fictícia e idílica. Precisamos desta válvula de escape para não enlouquecermos com o que está acontecendo com o Brasil.

Ah! Minha Pátria que tanto orgulho me deu nos poemas de Castro Alves, eivados de gritos libertários contra a escravidão. Hoje, os descendentes libertos pela Isabel correm atrás de um caminhão de lixo para encontrar o osso nosso de cada dia. Malditos sejam os capitalistas nos seus edifícios ornados a vidros temperados com o lucro dos negócios! Que queimem no fogo do inferno post mortem, embora saiba que hoje desfrutem do melhor que a vida possa oferecer, seja numa praia do Caribe, num cassino em Las Vegas ou em ilhas paradisíacas de paraísos fiscais.

Esqueçam a decepção que está sendo nossa República. Não! Não somos iguais perante a Lei! Os comuns levam nas costas os pesos implacáveis da Carta Constitucional; os que abrigam o andar superior manipulam a Constituição, criam jurisprudências e mudam interpretações óbvias. Com quem você pensa que está falando? Conforme-se com sua insignificância e aprenda a amar seus líderes. A verdade está no verbo e em quem manipula a verba. Esquerda? Direita? Centro? Qual nada! O importante é manipular as massas.

Precisamos entender o movimento natural das coisas. STF é Supremo! Não pode decidir pelas massas. Polícia, Justiça, Forças Armadas foram criadas para proteger as elites do levante dos pobres! Não! Não é distorção! É a prática da vida civil no Brasil e em muitos países. Cuba nunca foi uma ditadura porque seus dirigentes são de esquerda. Ditadura existe na Alemanha, com Merkel no poder por 16 anos! É só acreditar! Não há necessidade de deturpar a realidade!

Ficam agora estes críticos imbecis, nesta imprensa metida a republicana a falar mal do Brasil, só porque estão anulando as centenas de condenações da Lava Jato. Ora, os mais de 200 anos de cadeia de Cabral são sentenças repletas de falhas processuais. Estes tais de Bretas, Moros, Itabaianas, Dellangnols são todos bandidos que querem enterrar o Brasil. Como podem ousar colocar réplicas de Jesus Cristo na cadeia? E o mito? Quem disse que ele fez alguma coisa de errado? Rachadinha, mansões em Brasília, orçamento secreto, imóveis comprados a dinheiro vivo… Tudo falácia de jornalistas desta imprensa lixo!

É preciso entender que tudo não passou de uma armação. Como pode um juiz conversar com procuradores? Só os ministros do supremo podem, por exemplo, conversar com acusados e prometer a eles que vão resolver o problema! E mais, é aceitável sim que os processos sejam anulados e que se possa acusar o juiz inicial de suspeito, agente da CIA, destruidor da Petrobrás, corrupto, por ter impedido um homem digno e honrado de disputar um mandato eletivo, mesmo que o processo tenha passado por mais duas instâncias e tenha sido confirmado por mais de dez outros juízes! A culpa é de quem começou tudo!

Precisamos, pois, fugir pela primeira porta que se abra diante de nós. Se nada acontecer, finja que tudo é maravilhoso! Aceite a verdade dos injustiçados! Não houve mensalão, nem petrolão, nem orçamento secreto, nem rachadinha. Cresceremos em “V” neste país revolucionário e inovador. Nunca houve tantos recursos para a ciência e obras estão sendo concluídas de forma nunca antes vistas na história. Até a pandemia acabou bem. Os mais de 615 mil mortos foram erros médicos na colocação do CID incorreto na certidão de óbito. Tomemos Cloroquina, então!