Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

O óbvio: TJ considera ilegal greve dos professores estaduais


Mariana Mendes – com foto de Marco Aurélio Martins – do portal do jornal A Tarde
Professores saíram em passeata até a Praça da Piedade, após a categoria decretar greve. APLB diz que greve continua e irá recorrer da decisão do TJ.
Professores protestaram na Praça da Piedade
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decretou, na noita desta sexta-feira (13), que a greve dos professores estaduais é ilegal. O juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, Ricardo D’ Ávila, concedeu a liminar pleiteada pelo Governo do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado, favorável à ilegalidade. O movimento teve início no último dia 11, após assembleia da categoria.
Para a justiça, a determinação para que os professores cessem as atividades grevistas liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), tem como objetivo evitar danos que o movimento acarreta ao serviço público e à coletividade. Segundo o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes, a decisão já foi publicada no Diário do Poder Judiciário nesta sexta-feira (13) à noite. "Até a segunda-feira, a categoria deve ser notificada", garantiu. O sindicato deve orientar o retorno dos professores e dos demais servidores da área de educação pública do Estado às suas atividades normais. Caso contrário, estarão sob pena de multa diária no valor de R$50.000, até o efetivo cumprimento da decisão.
O procurador do Estado Caio Druso, responsável pela defesa, alegou que não houve por parte da APLB “qualquer comunicação prévia e nenhuma cautela para com os interesses das milhares de crianças que, em período escolar, tiveram usurpado o seu direito à educação”. Para ele, o fato de mais de um milhão de alunos da rede estadual estarem sem aula, é um prejuízo com comprometimento do ano letivo. Caio Druso defendeu que o governo baiano está cumprindo o último termo de acordo celebrado com o sindicato, com os acréscimos salariais estabelecidos para o ensino fundamental e médio.
Solução - Sobre as reivindicações dos professores, o procurador Rui Moraes explicou que "o piso está sendo observado pelo governo e já está em processo de adequação". "A fração da categoria que ainda não está sendo atendida deverá ter o piso corrigido. Um Projeto de Lei foi enviado à Assembleia Legislativa anteontem (quinta-feira, 12), em regime de urgência, e deverá ser votado na próxima semana", disse. Em relação à falta de aula, o Procurador Geral espera que a situação seja resolvida em breve. "Esperamos que a questão seja solucionada e que as crianças voltem às aulas. A educação é um direito fundamental da sociedade". O procurador não teceu comentários sobre o direito dos professores de receber um salário digno. Bastava ser igual ao do procurador.
Governador não cumpriu acordo com os professores
Professores - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Rui Oliveira, declarou que desconhece a determinação da justiça. "Nós não fomos notificados. Se realmente aconteceu a determinação, o departamento jurídico do sindicato irá recorrer. A greve continua. Estamos nas ruas e muito bem mobilizados para fazer com que o governo cumpra o acordo", disse o sindicalista. Segundo Oliveira, 90% da categoria aderiu à greve. "Nas grandes e médias cidades baianas estamos em greve. Em lugares como Ilhéus, Itabuna, Irecê, entre outros, o movimento está forte", garantiu. Em assembleia, a categoria programou uma manifestação para a próxima quarta-feira (18), às 9h, em frente à Governadoria, com a presença de servidores também do interior. "Esperamos reúnir 10 mil pessoas", disse Oliveira.
Greve - Os professores da rede estadual de ensino decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, após assembleia da categoria realizada na manhã da quarta-feira (11), no Teatro Nazaré, localizado em bairro homônimo, no Centro de Salvador. O encontro contou com a participação de representantes de profissionais de 80 municípios. A classe alega que o governo do estado não cumpriu o acordo de reajuste de 22,22% no salário da categoria, índice que equipara o valor recebido atualmente ao piso nacional do magistério. O acordo, assinado em 11 de novembro do ano passado, previa que o novo valor entraria em vigor a partir de janeiro deste ano. Até o momento, de acordo com informações da APLB, só teriam sido pagos 6,5% e o governador Jaques Wagner teria prometido parcelar o pagamento restante em duas partes, uma delas, em novembro desse ano e a outra, em abril de 2013. A proposta não foi aceita pelos professores. Verdade seja dita, o governador esperava que os professores fossem aceitando o blábláblá e não reagissem. Errou!

Assassinos canibais faziam pastéis e empadas com carne humana


DANIEL CARVALHO – da FOLHA DE SÃO PAULO - com fotos do portal V&C Garanhuns.

O trio de canibais
Pedaços dos corpos das mulheres assassinadas por membros de uma seita em Garanhuns (234 km de Recife) eram utilizados para rechear salgados vendidos por uma das suspeitas, diz a Polícia Civil. De acordo com o comissário da Delegacia de Garanhuns, Demócrito de Oliveira, a comerciante ambulante Isabel Cristina Oliveira da Silva, 51, confessou em seu depoimento que fazia e vendia pastéis e empadas nas ruas da cidade com se fossem salgados de carne bovina.
Isabel é casada com Jorge Beltrão Negromonte da Silveira, 51. O casal vivia com a amante dele, Bruna Cristina Oliveira da Silva, 25. Os três são suspeitos de matar, esquartejar e comer pedaços dos corpos de pelo menos três mulheres nas cidades de Olinda e Garanhuns. Uma menina de 5 anos morava com eles. A polícia diz que ela é filha de Jéssica, morta por eles em 2008, em Olinda, quando tinha 17 anos. A morte de Jéssica é contada em detalhes no livro "Revelações de um esquizofrênico", escrito por Jorge em 2009 e registrado em cartório em 28 de março deste ano. No livro, a amante de Jorge, Bruna, aparece com o nome de Jéssica, porque usava a identidade da vítima.
As vítimas Gisele e Alexandra foram enterradas no quintal
"Ao olhar para o corpo já sem vida da adolescente do mal, sinto um alívio. Pego uma lâmina e começo a retirar toda a sua pele, e logo depois a divido. Eu, Bel e Jéssica nos alimentamos com a carne do mal, como se fosse um ritual de purificação, e o resto eu enterro no nosso quintal", diz um trecho.
A Polícia Civil prendeu os três pessoas suspeitos de matar, esquartejar, comer e enterrar partes dos corpos em Garanhuns, no agreste pernambucano. O trio confessou os crimes. Os suspeitos moravam juntos e tiveram a casa incendiada nesta quinta (12), o que pode prejudicar as investigações.
 Em depoimento, os suspeitos disseram que, um ano após a morte de Jéssica, jogaram seus ossos em um terreno baldio. A polícia acredita que eles não serão achados. Jorge teria usado o nome do irmão para registrar a criança como sua filha na Paraíba. Segundo a polícia, a família de Jéssica confirma que a jovem e sua filha estavam desaparecidas desde 2008.
Ontem, a polícia encontrou os corpos esquartejados de Gisele Helena da Silva, 31, e Alexandra Falcão, 20, enterrados no quintal da casa dos suspeitos, em Garanhuns. As duas tinham desaparecido no começo deste ano. Para atrair as vítimas, o trio oferecia um emprego de babá, segundo a polícia.
Os restos mortas das duas mulheres
O delegado Wesley Fernandes chegou aos suspeitos após eles usarem o cartão de crédito de Gisele. "Inicialmente eles negavam o tempo todo, mas a criança falou. Ela viu tudo. Contou detalhes. Disse que o pai tinha mandado elas para o inferno." Depois que a menina falou, Isabel indicou onde estavam os corpos, diz a polícia. De acordo com o delegado, os suspeitos contaram que retiraram o coração e o fígado das duas mulheres e que comeram os fígados.
Em depoimento, os suspeitos disseram fazer parte de uma seita chamada Cartel. "Eles escolhiam as vítimas sob comando de uma entidade [espiritual] que dizia que as vítimas não prestavam e estavam superpovoando a Terra", disse o delegado. Os três estão presos e, segundo a polícia, ainda não têm advogado.
A Polícia Civil diz acreditar que outras oito pessoas podem ter sido vítimas do trio. Os crimes já identificados na investigação aconteceram em Garanhuns e Olinda, na região metropolitana de Recife. Entre as outras possíveis vítimas também há homens, disse hoje (13) o comissário da Delegacia de Garanhuns Demócrito de Oliveira. Ele não quis revelar as cidades dessas pessoas para não causar pânico.
Na quinta-feira (12), o delegado Wesley Fernandes afirmou que o trio disse que matava mulheres apontadas por "entidades" como pessoas más e que “superpovoavam” o planeta. A polícia diz que chegou às prováveis novas vítimas a partir de depoimentos dos suspeitos Jorge Negromonte da Silveira, 51, da mulher dele, Isabel Cristina Torreão Pires da Silveira, 51, e da amante dele, Bruna Cristina Oliveira da Silva, 25. Sem entrar em detalhes, o comissário afirmou que esses crimes podem ter ocorrido antes de 2008, ano tido até então como o do primeiro assassinato cometido pelos três. Os restos mortais que não eram devorados em rituais de canibalismo eram utilizados, segundo a polícia, para rechear salgados vendidos por Isabel nas ruas da cidade.
VALA
A Delegacia de Garanhuns afirmou ter encontrado uma vala aberta no quintal da casa dos suspeitos. Ela está no mesmo local onde a polícia encontrou os corpos de duas mulheres na quarta-feira (11). A polícia diz acreditar que uma jovem de 18 anos, da cidade de Lagoa do Ouro (274 km de Recife), seria a próxima vítima. O nome dela não foi revelado. O comissário ouvido pela Folha afirma que o trio entrou em contato com a jovem oferecendo a ela um book fotográfico. A polícia diz não saber quando ela viajaria e por que razão não chegou à cidade.

Alemão chama a polícia após mulher exigir mais sexo


BBC BRASIL – na FOLHA DE SÃO PAULO

Um alemão de 43 anos chamou a polícia depois de sua parceira trancá-lo no quarto e exigir mais sexo. O caso ocorreu em Munique, ganhou destaque nos jornais locais e chamou a atenção da imprensa internacional. De acordo com a polícia da cidade, o homem se refugiou no balcão do apartamento e pediu ajuda por telefone. O casal teria se conhecido em um bar e concordado em fazer sexo casual na casa da mulher, de 47 anos. Segundo a revista Stern, o homem contou à polícia ter feito sexo com a mulher várias vezes. Já satisfeito, porém, ele se viu impedido de deixar o quarto, trancado pela parceira, que queria mais sexo, segundo informou a agência de notícias DPA. A mulher poderá ser processada por coação e cárcere privado.

As irregularidades da administração Osni Cardoso - I


Osni Cardoso (PT) - Prefeito de Serrinha.

O Landisvalth Blog obteve com exclusividade informações detalhadas sobre a Ação Popular movida contra o prefeito de Serrinha, assinada por FABIO SILVA NASCIMENTO. O denunciante é divorciado, capeteiro, e reside no bairro do Ginásio em Serrinha. A Ação Popular é dirigida a Exma. Sra. Dra. Dália Zaro Queiroz, Juíza de Direito da Vara Civil e da Fazenda Publica da Comarca de Serrinha-Ba, com fundamento na LEI Nº 4.717, DE 29 DE JUNHO DE 1965 com amparo no art. 5º, LXXIII, CF/88. A advogada do processo é a Dra. Ivana Silva Santana, doutoranda pela Universidade Autônoma de Lisboa, em Portugal.
A lista dos envolvidos no processo é enorme. Além do prefeito de Serrinha Osni Cardoso de Araújo foram citados GELCIVANIA MOTA SILVA - Secretária de Educação, RADSON ROGERIO PIRES DA SILVA - Secretario de Infraestrutura, ANA OFELIA - ex-secretária de saúde, FERNANDO OLIVEIRA DE ARAUJO - atual Secretário de Saúde, ANTONIO PAULO REIS BARBOSA -  Secretário do Meio Ambiente, FERNANDO JOSE MOURA PEREIRA - Secretário de Finanças,   ANTONIO LUIS SANTOS  SENA - PROFESSOR LUIZINHO - Secretário de Ação Social, IDENAL GONÇALVES DE OLIVEIRA - Secretário de Administração e HELENA BARRETO DE SOUZA -  Secretária de Agricultura.  
As empresas que aparecem envolvidas no processo são MARCELO SILVA LOCADORA,  localizada a Av. Manoel Novaes, 1504 – A –  bairro Rodagem -  MVR PRODUÇOES E EVENTOS LTDA ME da Rua Pedro Thiago, 460 – Centro – MMC HOTEL LTDA ME, na rua Edmundo Veloso Costa, 14 – Terreo –  bairro CSU - M. S. SERVIÇOS ELETRICOS E MATERIAIS LTDA EPP,  estabelecida a Av. ACM 701 – 1º andar, Centro - L. A. LOCAÇÃO E SERVIÇOS LTDA, CNPJ 07.474.376/0001-87, localizada a Av. ACM, 695-A, Centro - DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS CAMPOS LTDA ME, localizada a Av. ACM. 707 – Centro- todas com endereço em Serrinha-Ba. 
Mas a lista não para por aí. Há ainda a COOPERBA – COOPERATIVA DOS AGENTES DE PREVENÇÃO, localizada a rua Estoril, 08 – Novo Horizonte – Salvador-Ba -  MARTINHA SANTOS BITTENCOURT ME, localizada a Quadra D , 17 – Caminho 10 – URBIS I – Serrinha – HOSCA -  HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO LTDA, estabelecido a rua Joaquim Hortélio, 58 – Centro- Serrinha, que tem como sócio o pai do vice-prefeito da chapa vencedora no último pleito - SERLIC SERVIÇOS DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO LTDA ME, localizada a Av. EEUU, 06 – EDF. LABRAS, SALA 502 – Comércio- Salvador -  SERRINHA PRODUTOS DE PETRÓLEO - POSTO SIDEL, localizada a Av. Lomanto Junior, s/n – KM 65 - BR 116 – Serrinha – ROBERTA OLIVEIRA DA SILVA FAGUNDES ME,  da  Rua do Estado do Rio Grande do Sul, 362 – Casa – Bairro Rua Nova – Catu - Ba – CONSTRUTORA MAIS BRASIL, localizada a rua 25 de Dezembro, 286, Abóboras, Serrinha - GERÔNIMO LUIS PLÁCIDO DE MESQUITA, SERVIÇOS TECNICOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS EM ADVOCACIA, localizado a Rua Prof. Sabino Silva, 862 – Jd. Apipema – Salvador- Ba - PEDRO GONZAGA E CIA LTDA ME, localizada a rua Lamarão – 669 – Cidade Nova – Serrinha-Ba - MEDISIL COMERCIAL FARMACÊUTICA E HOSPITALAR LTDA,  localizada na Rua da Bolívia, nº 223 - Granjas Rurais Presidente Vargas, em Salvador –  CASA DA CONSTRUÇÃO,  da rua Biritinga, 300 – Cidade Nova- Serrinha, e VALMIR ALVES DE SOUZA, Presidente da Comissão de Licitações.
A ação foi movida por Fábio contra o prefeito Osni Cardoso por inconformismo diante da situação de ingovernabilidade do município e da demora na apuração dos fatos já representados aos órgãos competentes. O autor detalha o uso de veículos oficiais para fins particulares e diversos da sua finalidade. Segundo a denúncia, Osni Cardoso, desde que assumiu o cargo, faz uso de veículo locado pelo seu gabinete a fim de locomover-se para seu próprio lazer. Frequenta, por exemplo, os bares da cidade e região com o tal veículo e não esconde de ninguém, sendo o fato público e notório. 
Além disso, o micro-ônibus da educação é utilizado para fins diversos, para condução de banhistas a praias, para transporte de mercadorias de particulares para a Zona Rural, para transporte de doentes para Salvador, dentre outras irregularidades. No dia 02 de fevereiro de 2012, por volta das 17:15, o ônibus da Secretaria da Educação do município, de placa policial NCZ 0861, estava estacionado ao lado do Cemitério Paroquial, e, as 17:30, saiu para a Zona Rural transportando pessoas que estavam acompanhando um enterro, numa clara violação às leis, já que o transporte escolar não pode ser utilizado para fins diversos, mas tão somente para transporte de alunos.
A denúncia também trata do uso de bens públicos indevidamente e das obras inacabadas. Por exemplo, a garagem da Prefeitura é normalmente destinada para o uso de veículos particulares que ainda gozam de serviço especial de guardas, que são obrigados a tomar conta de tais veículos privados, mesmo sendo funcionários públicos municipais. As Máquinas pesadas D4E e “Patrol”, que são locadas pelo município de Serrinha mediante processo de licitação, nunca são usadas em obras publicas. Vivem sendo destinadas para serviços particulares dos aliados políticos do Prefeito, inclusive foram usadas na terraplanagem de área para construção de posto de gasolina na BR 116 Norte, sentido Serrinha/Araci. No ano de 2011, os tratores locados pelo município, de propriedade de Elson do Trator, passaram cerca de 10 dias nas imediações da BR 116 Norte, Cebola Podre, fazendo serviços particulares na terraplanagem de um posto de gasolina e a Nota Fiscal foi emitida em nome da empresa PJ.
Para aumentar o drama, a Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe a inclusão de novos projetos na lei orçamentária se não estiverem atendidos os que encontrarem-se em andamento, ou se não contempladas as despesas com conservação do patrimônio público. O corre que uma PISTA DE SKATE da Praça Miguel Carneiro, obra iniciado em 2010, até a presente data não foi concluída, sendo utilizada como depósito de barracas e lixo. Inúmeras PRAÇAS PÚBLICAS se encontram em reforma ha mais de ano e as obras também estão paralisadas.  
A administração Osni Cardoso (PT) também enfrenta problemas com os POSTOS DE SAUDE. No Bairro da Santana existe um Posto de Saúde que foi construído há mais de um ano e se encontra inativo, sendo utilizado como deposito de lixo. A obra está concluída, porém abandonada pelo município e sem o seu devido uso. Também uma QUADRA ESPORTIVA – localizada na Av. Senhora Santana, foi construída sem seguir as normas técnicas.  Em prévio questionamento do autor na Secretaria de Educação, esta não comprovou o recolhimento das ARTs, informando apenas que a quadra foi pela empresa de Jose Luiz Boaventura, denominada HABITAR COOPERATIVA HABITACIONAL. Como a Secretaria de Educação não quitou débitos com a empresa, a quadra continua inacabada e sua construção fora dos padrões de engenharia. Além disso, foi constatada a ausência de recolhimento de contribuição previdenciária nos pagamentos de prestação de serviços de mão de obra.
Voltaremos ao assunto.

Em 17 meses, 30 homossexuais já foram assassinados em Alagoas


Casal homossexual é encontrado morto com sinais de tortura em AL

SÍLVIA FREIRE – da FOLHA DE SÃO PAULO

Os homossexuais assumidos estão sendo assassinados em Alagoas
Um casal homossexual que estava desaparecido havia 12 dias foi encontrado morto, com sinais de tortura, em um canavial no município de Rio Largo, região metropolitana de Maceió. Segundo o Grupo Gay de Alagoas (GGA), os corpos do pai de santo Márcio Lira Silva e de seu companheiro, Eduardo, foram localizados na segunda-feira (9) com os dedos decepados, os olhos perfurados e em decomposição. Os dois viviam juntos havia 12 anos.
Amigos do casal disseram que os dois estavam desaparecidos desde o dia 28 de março, quando se preparavam para viajar. O IML (Instituto Médico Legal) ainda não concluiu o laudo sobre a causa da morte. A reportagem entrou em contato com a delegacia onde o crime é investigado, mas o delegado responsável pela apuração estava de folga.
Para o presidente do GGA, Nildo Correia, a suspeita é de que o crime tenha motivação homofóbica. O movimento irá acompanhar as investigações. Segundo os amigos do casal assassinado, eles eram homossexuais assumidos, não tinham inimigos nem comentaram sobre eventuais ameaças. A casa onde moravam estava com a porta trancada, mas com uma janela aberta. Apesar disso, não havia sinais de furto.
Desde o início do ano, há relato de nove assassinatos de homossexuais em Alagoas. O levantamento foi feito pelo Grupo Gay de Alagoas com base em notícias publicadas na imprensa e em inquéritos policiais. Em apenas um caso o suspeito está preso. Em 2011, foram relatadas 21 mortes de homossexuais no Estado.

>>>Cheio de Arte: A Semana de Arte Moderna de 1922

>>>Cheio de Arte: A Semana de Arte Moderna de 1922: Um movimento entre a ruptura estética e o valor do passado. Projeto de brasilidade do modernismo ainda era incipiente na Semana de 1922 ...

Estado da Bahia nomeia finalmente novos professores



     O Governo do Estado da Bahia, depois de um atraso extraordinário, nomeou para o cargo de Professor Padrão P - Grau 1, do Quadro de Pessoal da Secretaria da Educação, os candidatos abaixo nominados, lotados nas DIRECs 10, 11 e 12 de nossa região, por ordem de classificação, habilitados em concurso público, homologado através da Portaria Conjunta SAEB/SEC nº 08 de 21/06/2011, publicada no D.O.E. de 28/06/2011 e que cumpriram o estabelecido no Edital de Convocação da Secretaria da Administração e Secretaria da Educação, publicado no D.O.E. de 06/12/2011, em conformidade com o disposto no item 5 do Edital de Abertura de Inscrições SAEB/02/2010. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (11). A nomeação tardia revela certo descaso com a educação. O concurso é de 2010 e há inúmeras disciplinas sem professores, mas só agora ocorre a nomeação de uma convocação que foi feita no ano passado. Para completar, muitos professores não vão assumir porque alguns diretores não querem adequar o horário de aulas à disponibilidade dos novos contratados. Ocorre que muitos já fizeram compromissos em instituições municipais ou particulares e não têm a semana toda disponível. Uma professora, que pediu para não revelar o nome, possui dois dias e meio de disponibilidade, um total de 7 turnos, ou seja, 35 horas aulas disponíveis. Ela precisa cumprir apenas 14 horas em sala de aula e mais 4 aulas de AC. A diretora da escola distribuiu seu horário em um único turno, pela manhã, de segunda a quinta-feira. “Eu estou fazendo Mestrado com aulas já anteriormente agendadas. Como posso dar aulas nesta situação?” Questiona. Pior é que a escola não tem um único professor da disciplina da área de exatas. Há uma visível falta de boa vontade do estado em nomear professores efetivos. Parece que querem continuar burlando a Constituição com os contratos de PST e REDA, muito mais fácil de angariar votos. Uma diretora vive alardeando que só está fazendo o que o Secretário da Educação manda. Se é assim, vale a pena dizer duas coisas: 1º - se os diretores existem apenas para obedecer ordens, é melhor o estado demiti-los e o secretário passar a dirigir as escolas; 2º - se os secretários de educação estão impondo regras absurdas, o interesse do estado é maior que o interesse do secretário e a necessidade da sociedade é superior ao desejo dos governantes. Então, demite-se o secretário e a questão está resolvida. Veja a seguir a relação dos convocados. Eles têm trinta dias para tomarem posse.
DIREC 10 - PAULO AFONSO

POLOS 
MUNICÍPIOS
DISCIPLINA
CANDIDATO
CLASSIF.
1
Paulo Afonso
Educação Física
Benilton Barreto dos Santos

Glória
Espanhol
João Eduardo Feitoza Rocha

Santa Brígida
Biologia
Fabricia Kelly do Nascimento Silva



Fabiana Aguiar de Matos
3
Coronel João Sá
Educação Física
Marcos Paulo Andrade Souza

Jeremoabo

Carla  Andrea Pereira de Santana

Sítio do Quinto
Língua Portuguesa
Joseneide Santos de Jesus

Pedro Alexandre

Roberta Maria Santana


Inglês
Eliana Feitosa Rozeno



Juscelino Santos de Queiroz


Matemática
Edinaldo Matos de Souza


Geografia
Paulo dos Santos Silva Junior


História
Andreza da Conceicao Costa


Biologia
Raul Mauricio Aragao Souza



Wallace Bezerra Ribeiro

DIREC 11 - RIBEIRA DO POMBAL

POLOS 
MUNICÍPIOS
DISCIPLINA
CANDIDATO
CLASSIF.
1
Cícero Dantas
Língua Portuguesa
Gledson Oliveira Guerra

Heliópolis

Adriana Fontes Oliveira

Novo Triunfo
História
João Paulo Gama Oliveira



Cristiane Ribeiro dos Santos


Física
Hestia Raissa Batista Reis Lima
2
Fátima
Inglês
Marcus Sanderson Castro Santos de Jesus

Paripiranga
Espanhol
Madson Cleber dos Santos

Antas
Matemática
Arionaldo Peixoto da Silva

Adustina
Sociologia
Rosangela de Santana


Química
Gracy Karla da Rocha Cortes



Viviane Gois Araujo
3
Olindina
Língua Portuguesa
Maria Ivone das Neves dos Santos

Itapicuru
Matemática
Simone de Carvalho Santos

Nova Soure

Edivan Jesus dos Santos

Crisópolis
História
Carlos Augusto dos Santos


Biologia
Domingos Silveira dos Santos


Química
Tânia Silva Nascimento
4
Banzaê
Educação Física
Osvaldo Oliveira Miranda

RibeiradoAmparo
Língua Portuguesa
Celma Dantas da Silva

Ribeira do Pombal
Inglês
Alberto Luciano de Souza Bastos

Cipó

Raimundo Tadeu Teixeira dos Santos
Espanhol
Maicon Cerqueira Santos


Geografia
Leônidas de Santana Marques


Biologia
Rafael Murilo dos Santos Cruz



Sandoval Amorim Caitano

DIREC 12 - SERRINHA

POLOS 
MUNICÍPIOS
DISCIPLINA
CANDIDATO
CLASSIF.
1
Serrinha
Educação Física
Robson da Silva Morais

Barrocas

Rubens da Silva Cedraz

Lamarão
Língua Portuguesa
Claudia Mota de Araujo Gomes

Água Fria

Joseane Sena Brandao

Biritinga

Maria Aparecida Mota Santos

Teofilândia

Jamille Pereira Rodrigues

Araci
Inglês
Edimeria Maria Araujo Gordiano

Conceição do Coité

Jaqueline Damião de Lima


Espanhol
Izabella Carvalho Silva


Matemática
Sidney Soares Silva



Isana Barboza Costa


Geografia
Juliana Araujo Santos


História
Samara Suelen Lima da Silva



Gabriel de Almeida Oliveira



Ana Paula Oliveira Queiroz



Felipe Coutinho de Lima Santiago



Alex Teixeira de Araujo
10°



Aline Mota Alemida Cardoso
11º



Bianca Carneiro de Almeida
12º


Biologia
Marla Oliveira Cerqueira
2
Euclides da Cunha
Língua Portuguesa
Maria Verônica Nascimento Andrade

Tucano

Janice Souza Cerqueira

Quijingue
Inglês
Isabel Cristina Ribeiro Le

Canudos
Espanhol
Wicise Matos Macedo


Matemática
Jose Paixão de Santana



Leonardo Alves da Costa



Biologia
Carla Giselle Pereira Mascarenhas de Alencar
3
Santaluz
Língua Portuguesa
Jose Maciel Lopes da Silva

Valente

Anderson dos Santos Carneiro

São Domingos
História
Kecia Dayane da Silva Carneiro

Queimadas
Biologia
Adaltro Jose Araujo Silva

Retirolândia



4
Nordestina
Inglês
Marilu Araujo Cunha

Cansanção
Espanhol
Maria Renildes Cordeiro Mota

Monte Santo
Matemática
Cleiton de Oliveira Mendes



Joefson Santos Mutti


História
Renicio Lima da Silva