Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Indicação de Aline ao TCM provoca racha entre Wagner e Rui Costa!

A indicação de Aline Peixoto, esposa do ministro Rui Costa, ao TCM teve reprovação do senadro Jaques Wagner. (Foto: Aratu On)

Política é a arte do coletivo. Todas as vezes que alguém, mesmo um líder renomado, tenta impor suas vontades sobre os demais do seu grupo político uma crise toma conta e provoca sérias fissuras nas relações. Não é mais segredo para ninguém que, até para roubar os cofres públicos, caso este tenha sido o motivo da chegada ao poder, é preciso contar com o olhar aprovativo dos aliados. A indicação da ex-Primeira Dama, Aline Peixoto, para ocupar uma cadeira no TCM - Tribunal de Contas dos Municípios, parece ser mais uma vontade pessoal do ministro Rui Costa que uma indicação coletiva do PT.

O que afirmamos ficou claro quando o senador Jaques Wagner (PT) se posicionou contra a indicação de Aline. Isso acabou mostrando que o Partido dos Trabalhadores da Bahia é cenário de uma briga interna entre o ministro e o senador. E isso já vem ocorrendo desde a indicação de Jerônimo Rodrigues para disputar o cargo de governador. Pior que revelar esta guerra de bastidores, a fissura pode dividir o partido e promover uma derrota de Aline Peixoto, o que seria algo que abalaria de vez as relações entre os dois principais líderes do PT, talvez gerando um rompimento definitivo entre Wagner e Costa.   

Todos nós sabemos que o PT baiano sozinho não conseguiria uma eleição tão ampla na Bahia. Tudo se sustenta na imagem de Lula. Os aliados fortes do partido continuam até o dia em que o PT for uma opção real de vitória. Caso fosse ACM o vencedor, os atuais aliados do PT estariam quase todos com o vencedor. Na Bahia o partido pouco importa. Importa é quem vai ganhar ou quem já ganhou. Aqui não há afeição a pessoas, mas ao poder. Rui Costa sabe que ele poderia fazer o melhor governo que pudesse. Um dia, fora do Palácio de Ondina, deixaria de ser visto. Portanto, talvez pensado nisso, vem a indicação de Aline Peixoto. Antes, tentou uma candidatura ao senado, o que lhe daria um certo fôlego, como Wagner hoje tem.

Curiosa é a situação do atual governador. Jerônimo deve a Rui Costa sua eleição. O ex-governador brigou com todos para indicá-lo e foi o vencedor. Muitos petistas não veem isso com bons olhos, mas reconhecem que uma vitória depois de 16 anos do partido no poder, vencendo inclusive um adversário competitivo, foi uma luta que cravou o nome de Rui como a maior liderança do PT na Bahia. Agora, o atual governador precisa apoiar Aline, lutar por sua eleição, mas sem causar fissuras no PT. Não é tarefa fácil. 

Ao fim e ao cabo, esse dilema não resolve os problemas da Bahia.  O TCM foi criado para ajudar as Câmaras Municipais de Vereadores a fiscalizar as contas públicas dos seus 417 municípios. No papel, a proposta é fantástica. Na prática, é um órgão quase que inútil, que só serve para dar emprego a políticos, como forma de agradecer a eles pelos serviços prestados aos poderosos. E todos nós financiamos esta aberração. E para quem ainda não sabe, os cargos são vitalícios. Portanto, tanto faz eleger Aline Peixoto, Allan ou Marcelo. O tumor absurdo continuará lá, comendo nossos recursos e alimentando a política dos poderosos, muito bem explorada pelo velho ACM e poderosos posteriores.

Falam que o melhor seria Rui Costa recuar e pedir a Aline que retirasse sua candidatura. Depois, o ideal seria escolher um candidato de consenso, que não desagradasse a Wagner ou a Rui. Mas se é para o TCM funcionar como diz os seus documentos balizadores, melhor seria mandar o dois procurarem o que fazer e nomear alguém que possa, de fato, ajudar a organizar as contas. Ah!, mas aí é sonhar demais! 

Mendonça anuncia Piso do Magistério na abertura da Jornada Pedagógica

Prefeito José Mendonça pagará Piso Integral do Magistério, inclusive retroativo ao mês de janeiro/2023. (Foto: Facebook Jorge Souza)

O prefeito José Mendonça Dantas aproveitou a noite de abertura do ano escolar do município de Heliópolis para anunciar o reajuste do Piso Salarial do Magistério, em 14,95%. O projeto foi assinado logo após encerrar seu discurso e entregue nas mãos do vereador Igor Leonardo para dar entrada na Câmara Municipal, em caráter de Urgência Urgentíssima. A câmara retorna do recesso dia 27 de fevereiro. O anúncio foi feito na quadra do Colégio Estadual José Dantas de Souza, especialmente ornamentada para o evento de abertura da Jornada Pedagógica 2023, nesta segunda-feira (13).

Depois de justificar a ausência do pagamento do Piso Salarial do Magistério nas datas legais, o prefeito disse que não tem recursos para a reforma das escolas porque está pagando 11% acima dos recursos do Fundeb. Entretanto garantiu que vai buscar complementação dos recursos junto aos governos estadual e federal. Antes de anunciar o piso, José Mendonça elogiou a equipe da educação, principalmente os professores da rede municipal. Antes dele havia falado o presidente do Sindheli, professor Agnaldo Almeida, que se mostrou incomodado com o estresse das lutas pela implantação do piso. No evento, além de professores, secretários e demais assessores, estavam os vereadores Igor Leonardo, Raul de Ioiô e Giomar Evangelista. Também marcou presença o professor Gilberto Jacó, diretor do CEJDS.

Vale lembrar que o Piso Nacional do Magistério em Heliópolis foi integralizado somente em dezembro do ano passado. O aumento do ano passado foi escalonado e não houve retroatividade. O piso deste ano deve pagar o aumento na sua integralidade, segundo informou ao Contraprosa o professor Agnaldo Almeida, inclusive retroativo a janeiro. O evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook do jornalista Jorge Souza. 

Estrada de ferro Bahia-Minas será reativada!

A ferrovia Bahia-Minas terá um percurso de 578 km, ligando Caravelas-Ba a Araçuaí-MG. (Foto: Reprodução)

Numa reportagem precisa do jornalista Tiago Marques, do portal Agência Sertão, da cidade de Guanambi-Ba, li a interessante notícia da reconstrução da Ferrovia Bahia-Minas, desativada desde 1966, na época da ditadura militar. A desativação mostrou a nossa vocação para o fracasso, mesmo com todas as condições notáveis para progredirmos. Temos riquezas infinitas e muita vontade de fazer as coisas, mas esbarramos na falta de inteligência dos políticos populistas ou valentões.

Estive em Caravelas há algum tempo e a cidade está longe da pujança que tinha quando era o ponto inicial da ferrovia do Extremo-Sul baiano que ligava o Centro-Norte mineiro. Caravelas hoje vive do turismo. Da cidade partem barcos para visitas ao Parque Nacional de Abrolhos. Além dos recifes de corais há espetáculos promovidos pelas baleias Jubarte.

Agora, depois de quase 57 anos após ser desativada, a Ferrovia Bahia-Minas deve ser reconstruída e reativada, dando um novo incremento ao turismo. A decisão da reativação foi publicada no último dia 7 a partir de uma deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio da diretoria colegiada, autorizando a construção e a exploração do trecho original de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha de Minas, a Caravelas, no Extremo-Sul da Bahia, totalizando 578 quilômetros.

A Porto Caravelas MTC Construção e Administração Portuária é a interessada em reativar a ferrovia. O prazo de concessão definido é de 98 anos. A empresa tem 30 dias para assinar o contrato, sob pena de perda de validade. Claro que o objetivo principal da reativação da Bahia-Minas é o transporte de eucalipto até a fabrica da Suzano, em Mucuri. O Vales do Jequitinhonha e Mucuri e o Norte de Minas possuem grandes áreas de cultivo da árvore, usada na produção de celulose.

Que o eucalipto vai ser o carro-chefe da reativação é mais que sabido, mas também a ferrovia vai ajudar a escoar a produção do Sul Baiano, a exemplo do cacau e outras frutas como melão e melancia, exportados para a Europa pelo Sudeste do país. Outro produto que pode ser transportado pela ferrovia é o lítio. Atualmente, a Sigma Lithium, da boutique A10 Investimentos, investe pesado na construção de uma planta de extração entre os municípios de Araçuaí e Itinga, no Vale do Jequitinhonha, para produzir lítio de alta pureza, usado na produção de baterias. A expectativa é chegar à produção de 220 mil toneladas por ano de concentrado de lítio. O produto iria até Caravelas e de lá seguiria para Ilhéus, de onde pode ser exportado.

Ponta de Areia era o ponto inicial da Bahia-Minas, no munícipio de Caravelas. O local foi imortalizado em uma música composta pelo jornalista e compositor Fernando Brant, em parceria com o cantor e compositor Milton Nascimento. Brant percorreu a ferrovia sete anos após a sua desativação, em 1973, para uma reportagem da revista O Cruzeiro, da qual era repórter. Construída a partir de 1881, a Bahia-Minas foi responsável pelo surgimento de vários povoados e cidades ao longo de seu percurso, além de integrar o Sul da Bahia e o Vale do Jequitinhonha economicamente a outras regiões pelo porto de Caravelas.

Estive em Helvécia, distrito de Nova Viçosa, e lá ainda está preservado o prédio da estação do trem da Minas-Bahia. Quase toda a infraestrutura está sendo mantida pela prefeitura local e ainda hoje há um certo saudosismo da época do intenso movimento. A desativação desolou estas localidades e os relatos colhidos durante a reportagem inspiraram a composição da canção, lançada por Milton em 1975. Em 2015, o Jornal Estado de Minas fez uma reportagem sobre os 50 anos de desativação da ferrovia. Repórteres refizeram todo o trajeto e mostram o cenário de abandona da Bahia-Minas.

Quando visitei Prado, Caravelas e outras cidades do Extremo-Sul da Bahia, vi um povo tentando sobreviver ao esquecimento promovido pelos militares. Felizmente o eucalipto virou moeda lucrativa. Mesmo assim, hoje há uma economia diversifica na região, com o turismo como riqueza imbatível. Veja a seguir o vídeo produzido quando por lá estivemos.

1ª semana de aulas no CEJDS com notas altas no Enem e grandes eventos!

O Colégio Estadual José Dantas de Souza começou mais um ano de uma longa jornada educacional. E começou bem. Com novos espaços e ambiente renovado, a escola teve sua primeira semana repleta de atividades, após uma Jornada Pedagógica rica e proveitosa. No primeiro dia, todos assistiram num telão ao pronunciamento do governador Jerônimo Rodrigues, direto do Colégio Estadual de Amélia Rodrigues, inaugurada naquele dia. O diretor regional do NTE-17, professor Deusdete, marcou presença com sua equipe e prestigiou o evento no auditório José Cabral Falcão.

Além de uma semana em que os alunos foram o centro das atrações, o CEJDS teve uma boa notícia. Tivemos a maior quantidade de alunos com pontua a partir de 700 pontos no Enem. Não que antes não se tenha tido esta pontuação. Já tivemos aluno que chegou a quase fechar a prova de redação, caso conhecido de Pedro Arian, que fez um média de 840 pontos e passou em 1º lugar em Medicina na UFS de Lagarto-Se. Mas agora foram vários alunos com pontuação igual a 700 ou superior. Vejam a relação, com arte produzida pelo professor Adilson Nobre:

Com 700 pontos: Rita de Cássia, Jéssica Correia, Maria Clara, José Uendel

Com 720 pontos: Ana Flávia, Cristian Levi

Com 740 pontos: Fernanda Souza, Maria Luísa, Luan Bastos

Com 760 pontos: Isabela Tereza

Com 780 pontos: Iasmim Morais

Com 800 pontos: Caciano Acan

Com 840 pontos: Bárbara Messias, Vitória Andrade

Com 860 pontos: Sara Stefani, Ana Caroline

Com 900 pontos: Cauê Silva

Com 920 pontos: Fabiana Santana

Com 940 pontos: Maria Clara Araújo

Estes alunos podem muito raramente não conseguir uma vaga numa faculdade federal porque, lógico, depende da pontuação nas outras provas. Entretanto, caso tenham mantido essa média, dificilmente ficarão de fora e há grandes possibilidades de o José Dantas de Souza colocar a maior quantidade de alunos na universidade este ano. Isso é consequência da evolução da escola, do reforço no quadro de professores e também do esforço dos alunos. Também vale ressaltar a contribuição de um curso de reforço criado pela Prefeitura de Heliópolis, que espero ter continuidade.

É claro que não se trata de afirmar que está tudo um paraíso. Temos problemas, sim. Precisamos de mais servidores para apoio geral, limpeza, cozinha e vigilância. Não queríamos ter iniciado o ano letivo sem a contratação deste pessoal porque há uma carga sobre os atuais servidores. A área de limpeza triplicou e a matrícula bateu os 528 alunos. Os servidores estão trabalhando dobrado e não dá mais para dizer a uma altura destas que houve mudança de governo. É preciso mais agilidade para solucionar tais problemas. Políticos e administradores ficam p da vida quando recebem críticas. Estão acostumados ao puxa-saquismo, mas esperamos que Jerônimo Rodrigues vire esta página.

Nisso tudo, vale dizer que os resultados começam a aparecer, mas ainda há muita água correndo debaixo da ponte. Precisamos do ensino integral em todas as escolas, inclusive nos municípios. Se tivermos uma carga horária diária, mesmo de 7 horas, da alfabetização ao ensino médio, com qualidade, daremos um pulo significativo nos números educacionais, senha para sairmos definitivamente deste chamado 3º mundo.