Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Covid-19: Poucas vacinas e muitos contaminados em Heliópolis


O total de vacinas recebidas por Heliópolis do PNI - Programa Nacional de Imunização, é ainda muito baixo. De acordo com a secretaria de saúde, o município recebeu seis lotes de vacinas, totalizando 447 doses, a maioria do Instituto Butatan. Este número está longe de cobrir o chamado grupo de risco e os cuidados com os protocolos para evitar transmissão devem continuar.

Enquanto isso, os casos continuam subindo. No boletim desta sexta-feira (12), já são 302 infectados, com 07 mortes e 84 casos ativos - 73 na cidade e 11 na zona rural. A boa notícia é que o único internado, o ex-vereador Mundinho do Tijuco, já está na sua residência. Outro ex-vereador que testou positivo, Marivaldo Alves de Sousa, o Toxó, está se tratando em casa e passa bem. A vereadora Maria da Conceição fez o RT-PCR e deu negativo.

Poucas & Boas: O decreto, a pesquisa e o resultado

Lula, Sérgio Moro e Bolsonaro: dois extremos e um centro. (foto: Oi Diário)

Decreto inútil I

O prefeito José Mendonça Dantas baixou decreto, datado de 11 de março, que promove um lockdown de 13 de março, sábado, a partir das 14 horas, até 15 de março, segunda, às 5 horas da manhã. Ou seja, 39 horas. Ninguém pode dizer que não serve, mas que é inútil. Só serve para o vírus descansar um pouco. É verdade que há outras medidas mais longas, como o fim da locomoção noturna das 20 horas às 5 da manhã, mas isso já havia sido determinado pelo Governo do Estado. As demais medidas são todas paliativas e inócuas, Até porque não existe uma equipe de fiscalização ou barreiras sanitárias. Está faltando coragem do prefeito para decretar medidas eficazes, porque todas elas são impopulares.

Decreto inútil II

Há no decreto multas pesadas para quem o descumpre. Uma pessoa poderá pagar ate 250 reais e as empresas teriam que desembolsar 5 mil. Se isso fosse levado a sério, há um supermercado onde funciona um caixa de pagamento e várias pessoas vão lá para sacar benefícios e pagar contas, já que banco em Heliópolis é luxo. As filas são enormes e não há distanciamento, nem orientação para isso. O problema é que o empresário é um aliado de alta envergadura. Ficará até difícil explicar uma multa aplicada a um adversário. Outro detalhe é que o decreto não tem efeito sobre os aliados que vão curtir as praias de Maceió e voltam contaminados. 

Quiprocó

Uma pessoa fez teste e detectou positivo para Covid. Passou o tempo necessário de isolamento. Nesse período, não recebeu nenhum telefonema dos que estão à frente da pandemia. Nem mesmo apareceu um agente de saúde ou endemias. Nada. Após voltar às atividades, novos sintomas da Covid-19 atormentaram seu corpo. Voltou ao posto médico e recebeu um não para realizar novo teste. Um  profissional da saúde resolveu fazer a testagem e a pessoa ainda estava com a doença. O cidadão está uma arara e soltou o verbo nas redes sociais: "Não é porque votei no prefeito que vou acobertar erros". Parece música de Tom Jobim: "Se todos fossem iguais a você / Que maravilha viver!". 

Correios

Se fosse comparada a alguém que faz regime alimentar, a agência dos Correios de Heliópolis seria um faquir. Hoje, apenas uma única e dedicada funcionária cuida de tudo. Não há nem mesmo segurança. Parece que deve mesmo passar pelo processo de privatização. Quem está pagando a conta é o velho e consagrado povo brasileiro. As filas, que antigamente eram pequenas, hoje dobram a esquina. São os tempos do domínio do mal. 

Valdelício

Parece que a preocupação do vereador Valdelício Dantas da Gama não é com sua saúde, mas com o fato de testar positivo para Covid-19. Explico: ele pediu para corrigir a informação aqui postada de que ele testou positivo. Corrigimos para "inconclusivo", de fato. Ficou claro que ele deveria fazer o exame RT-PCR, como as autoridades sanitárias recomendaram. Dois dias depois, ele pede para divulgar que testou negativo. Estranhamos porque este tipo de exame leva mais de 5 dias para chegar o resultado. Soubemos depois que ele fez um outro teste rápido. Parece que o vereador está mais preocupado com a divulgação do resultado que com sua saúde. Como seria bom se ele se preocupasse mais também com sua atuação como político. 

Só Moro vence Bolsonaro

Pesquisa da XP/Ipespe fez levantamento sobre os nomes postos hoje para a corrida presidencial de 2022. Na parte em que aparecem todos os nomes, Bolsonaro tem 27%, Lula 25%, Moro 10%, Ciro Gomes 9% e Luciano Huck 6%, dentre outros. Na simulação do 2º turno, Bolsonaro 41% X Lula 40% - Bolsonaro 40% X Haddad 36% - Bolsonaro 37% X Luciano Huck 32% - Bolsonaro 39% X Ciro Gomes 37%. A única derrota de Bolsonaro é para Sérgio Moro: Neste caso, Moro chega a 34% e Bolsonaro despenca para 31%. 

A polarização entre o corrupto maluco e corrupto simpático!

O ódio do outro acaba por aceitarmos ser manipulados numa disputa polarizada (imagem: Estudo Kids)


Triste da nação que viva da polarização dos extremos. O Brasil corre sério risco de, a pretexto de não deixar que determinada pessoa chegue ou fique no poder, escolher uma outra sem avaliar as consequências disso. Planta-se o ódio entre dois grupos, como se eleição fosse o ato de se livrar do adversário e não o de construção de uma nova sociedade. O verdadeiramente sério, cordado, o antídoto contra as desgraças do populismo, não só é combatido como é transformado num monstro de sete cabeças, capaz de devorar criancinhas pelo dia e rasgar corpos de velhos pelas madrugadas. Tudo para que o campo fique livre para a polarização entre dois mitos. Lula e Bolsonaro não querem Moro ou Ciro Gomes na disputa.

Podem dizer o que quiserem de Sérgio Moro, mas será reconhecido, se já não o é, como o juiz que ousou tentar debelar a corrupção endêmica neste país. Ainda agradeceremos um dia a ele por isso, apesar da péssima escolha de deixar a magistratura. Ciro Gomes é um meio termo. Apesar de sua inegável competência para a administração pública, resolvei dizer a verdade sobre Lula. Brada que houve corrupção no governo do PT, mas que Moro errou ao julgar Lula como o fez. Ele não faz isso por inocência. Quer o eleitor do PT e do antipetismo, agradando os socialistas irritados com a precisão de Sérgio Moro.

O ministro do STF, Marco Aurélio Mello, disse que não entendeu o que fez seu colega Edson Fachin. Como pode agora, depois de 5 anos, aceitar um argumento falacioso de não haver ligação dos crimes de Lula com a Petrobrás, se era a estatal a menina dos olhos de OAS, Odebrecht e outras empreiteiras? Nem mesmo lá no início tinha sentido. A decisão está ainda envolta em mistérios. O que fez Fachin chegar a isso? Salvar Moro? Lula? Colocar o Presidente da República numa sinuca de bico? Ou tudo isso? Ninguém ainda sabe, mas Lula já fez um amplo discurso como estadista e obrigou Bolsonaro a colocar a máscara.

Sabemos que nós latinos sempre colocamos o coração na ponta da lança. Se quisermos evoluir, precisaremos usar a lógica. Não podemos, por raiva de um corrupto maluco, votar num corrupto simpático. São ambos corruptos. Está em nossas mãos a decisão nobre de procurar o melhor para o futuro do país. Se o voto por ódio resolvesse alguma coisa, várias cidades do interior eram puras maravilhas. Há tempo de colocarmos os pés no chão, com um título na mão e uma ideia na cabeça. Não podemos passar mais pela corrupção de um, incompetência de outro, corrupção com negacionismo e outras maluquices que só por aqui encontram terreno fértil.

Até quando suportaremos ter que escolher entre ridículos tiranos, mentirosos, negacionista e incompetentes?

Poucas & Boas: Quando uma mentira precisa de outras para se firmar

 


Covid-19: Brasil com mais de 2.200 mortes. Heliópolis com 75 casos ativos



Pronto! Estamos consolidados no 1º lugar. O Brasil registrou nas últimas 24 horas 2.286 mortes por Covid-19. Somos os pais que mais mata pessoas a partir desta doença em um único dia. É um recorde absoluto desde o início da pandemia. Agora somamos 79.876 novos casos, de acordo com informação do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), publicado em postagem do portal O Antagonista, nesta quarta (10). 

Com isso, o número de vítimas fatais da doença no Brasil superou 270 mil. Infelizmente, para os negacionistas, ainda não superamos os Estados Unidos em número de mortos. Entretanto, estamos na segunda colocação, com fortes chances de, continuando o negacionismo, chegar ao topo. O total real chegou a 270.656 óbitos e o total de casos aumentou para 11.202.305. 

Vale lembrar que o último recorde nosso foi de ontem, terça-feira (9), quando foram registrados 1.972 mortes e 70.764 novos casos. Enquanto isso, comerciantes fazem passeatas para forçar flexibilização de medidas sanitárias. A catástrofe maior é que muitos ainda acreditam que é só uma gripezinha. Se parássemos 15 dias, salvaríamos vidas e os prejuízos seriam bem menores. Mas parece que há um surdez bombástica sobre o pensar da raça humana.

Já por aqui, Heliópolis também bate os seus recordes. Hoje chegamos aos 286 casos, com 75 ativos. As autoridades acham que apenas com apelos vão conscientizar a população. Destes, 68 casos são na cidade. Muitos destes forjados em contaminações nas festinhas organizadas até mesmo por nossas autoridades. Esperamos que a secretária de saúde e o prefeito não coloquem barreiras sanitárias somente após a Covid-19 bater em suas portas. 

Aulas do CEJDS começam nesta segunda

 

As aulas da rede estadual começam nesta segunda-feira, 15 de março. A única escola estadual em Heliópolis é o Colégio Estadual José Dantas de Souza, de ensino médio integral. As aulas do município de Heliópolis terão início uma semana após, em 22 de março. Várias escolas da rede particular da nossa região iniciaram o ano letivo desde 8 de fevereiro. A novidade em comum: todas as aulas são remotas, mas o problema afeta profundamente a rede pública de ensino.

Para retirar as pedras do meio do caminho, o Colégio Estadual José Dantas de Souza está fazendo uma reunião online com a comunidade escolar, envolvendo alunos, pais, mães, professores pelo Meet do Google. Vai ser disponibilizado nos grupos da escola o link para acesso à reunião, também disponível na imagem acima. A reunião será nesta quinta-feira, dia 11 de março, às 15 horas. O Meet pode suportar até 250 pessoas numa reunião, número que deve ser atingido.

O diretor da escola, professor Gilberto Jacó, já fez o horário das turmas, mas chama atenção para o caráter diverso deste ano letivo, até durar o modo remoto. O CEJDS terá turmas que estudarão o conteúdo de 2020 e 2021. As turmas que eram 1º ano em 2020 estudarão o restante do conteúdo do ano passado e mais o conteúdo do 2º ano de 2021. Portanto não sofrerá prejuízo o aluno, caso seja aprovado, quando passará para o 3º ano em 2022. Estas turmas são do ensino integral e deverão cumprir 2.700 horas aproximadamente, com 6 dias de aulas por semana e uma carga horária de 7 horas/aula no modo remoto e mais 2 aulas realizadas em atividades/pesquisas.


As turmas do 2º ano de 2020 estudarão o conteúdo restante do ano passado da série e ainda o conteúdo do 3º ano de 2021. Caso o aluno seja aprovado, já pode preparar a roupa para ir à universidade, bastando que tenha pontos suficientes no Enem. Estes alunos são do ensino médio tradicional e precisarão fazer apenas 1.500 horas aulas este ano, 700 para concluir o ano de 2020 e 800 mínimas para este ano. Diariamente terão que ter 5 horas no modo remoto e 2 horas de atividades/pesquisa, de segunda a sábado, até o último dia letivo de 2021. Nenhum destes alunos precisarão fazer matrículas. Já estão matriculados.

Os alunos que vão se matricular no primeiro ano, que vieram do 9º ano da rede estadual, terão suas matriculas feitas entre os dias 5 a 8 de abril próximo. Os alunos oriundos da rede municipal farão matrículas entre 6 e 8 de abril. Já os alunos da rede particular terão apenas os dias 7 e 8 de abril para fazer a matrícula. Se ainda houver dúvidas sobre a documentação necessária, veja imagem ao lado desta reportagem, o telefone da escola e o e-mail para maiores informações.  

Covid-19: Boletim de 8 de março mostra 41 casos ativos em Heliópolis

 


Testagem revela 2 possíveis contaminados por Covid-19 na Câmara de Heliópolis

     

Com duas pessoas testando positivo, Câmara de Heliópolis suspende sessão.

    O presidente da Câmara Municipal de Heliópolis, Claudivan Alves, atendendo apelos dos vereadores, resolveu fazer teste de Covid-19 em todos os parlamentares e funcionários da casa. O objetivo era saber se continuaria com as sessões presenciais ou se implantaria o sistema remoto. Ao final da testagem, duas pessoas reagiram como "inconclusivo": um vereador e uma funcionária. Claudivan então resolveu suspender a sessão desta segunda-feira e encaminhou os possíveis infectados para exames confirmativos. Os vereadores aguardam orientações para saber como será o andamento da próxima sessão. Não foi divulgado o nome da funcionária afetada, mas o vereador é Valdelício Dantas da Gama, ex-presidente do legislativo. Informaram que o caso dele não é bem um resultado positivo, mas uma "interferência". É a segunda vez que ele tem esse resultado. Na primeira vez, fez o exame RT-PCR em seguida e deu negativo.  

Dia Internacional da Mulher, com Ana Dalva


 

Socorro médico de urgência aos domingos em Heliópolis existe?

     

Heliópolis ainda sofre com atendimento médico de urgência (foto: Jorge Souza)

     Neste exato momento, a vereadora Ana Dalva está socorrendo uma menina do povoado Jiboia com suspeita de fratura num dos braços. Antes de atender ao chamado, Ana Dalva ligou para o responsável pela garagem da prefeitura e não teve retorno. Depois, entrou em contato com a secretária municipal de Saúde, Elenice Bispo, que, embora estivesse online não respondeu. Ana Dalva ainda ligou para a mesma que não atendeu a chamada. 

     Este fato revela duas coisas: não haverá atendimento de emergência em Heliópolis, mesmo para levar pessoas a outras cidades, e parece que o governo só deverá funcionar para os que votaram no prefeito ou tenham privilégios elitistas. José Mendonça estava certo quando disse que Heliópolis merece respeito, mas ele não disse que agiria diferente daqueles que desrespeitam Heliópolis.  

Poucas & Boas: O que perde Ricardo Maia se não for candidato a deputado federal?