Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Para se chegar ao município de Nossa Senhora de Lourdes, no Estado de Sergipe, a estrada mais indicada é a SE 200, vindo de Gararu, ou a SE 170, que vem de Gracho Cardoso e Itabi. A ligação do município com o rio São Francisco é a rodovia SE 170, que segue asfaltada até o povoado Escurial. Da sede até o Velho Chico são cerca de 15 kms. Nossa Senhora de Lourdes é destes municípios pequenos do interior aconchegante e convidativo. Sua população é de 6.268 pessoas, censo de 2022, abrangendo uma área total de 83,767 km², abrigando uma alta densidade demográfica de 74,83 habitantes por km². Faz limites com os municípios de Itabi, Gararu, Canhoba, todos em Sergipe, e Traipu, em Alagoas. Fica distante de Aracaju por 135 kms.

A história da localidade tem início no ano de 1810. Um casal de pernambucanos, Joaquim José e Ana Josefa da Rocha, chegou ao local fugindo da seca. Depois de passarem por Piranhas, em Alagoas e Gararu, em Sergipe, aportaram em Escurial, povoado ancorado nas margens do Velho Chico. Tempos depois, penetraram na mata fechada até chegar a uma grande lagoa, onde existia uma considerável quantidade de antas. Ali resolveram construir sua morada. Deram então o nome de Fazenda Lagoa das Antas. Sua povoação começa aos poucos. Por volta de 1870, novas famílias chegam e o lugar passa a ser Arraial das Antas.     

A povoação pertenceu ao município de Gararu até o ano de 1938, quando o seu território passou a ser parte do município de Canhoba. O nome Nossa Senhora de Lourdes foi determinado pelo padre Lauro de Souza Fraga, em 1938, mas só é efetivado pela Lei Estadual nº 554, de 6 de fevereiro de 1954, quando cria o distrito, ainda subordinado ao município de Canhoba. O município é criado, com a denominação de Nossa Senhora de Lourdes, pela Lei Estadual n.º 103-A, de 13 de maio de 1963, desmembrado de Canhoba, e instalado em 15 de dezembro daquele mesmo ano.

Embora tenha tido sua pedra fundamental datada de 2 de dezembro de 1917, a capela dedicada a Nossa Senhora de Lourdes foi concluída em 7 de outubro de 1990, e só foi oficializada como matriz em 10 de janeiro de 1999, ato do bispo Dom José Palmeira Lessa. Até então, a paróquia, criada em 10 de abril de 1977, por Dom José Brandão de Castro, tinha como matriz a antiga capela. A festa da Padroeira Nossa Senhora de Lourdes, antes realizada no dia 2 de dezembro, mudou para 11 de fevereiro, dia em que a santa é homenageada universalmente pela Igreja Católica.

Nossa Senhora de Lourdes possui 18 povoados, mas seu cordão umbilical com o São Francisco é o povoado de Escurial. É o ponto de encontro das pessoas com o rio nos fins de semana, faltando-lhe uma melhor estrutura para a recepção de turistas. A SE 170, que chega asfaltada até o povoado, já apresentava necessidade de recuperação. A região é rica em paisagens de arrebatar suspiros e tem um povo acolhedor e de boa conversa.