Exclusivo!

Lena morreu!

Alea jacta est


Os dados estão lançados na política municipal deste ano de 2012 em Heliópolis. O eleitorado está diante de três escolhas que estão resumidas em números: 10, 20 ou 65. Cada um com suas peculiaridades. Do PRB vem inevitavelmente a palavra novo, cercada da falta de apoio político, repetindo as candidaturas de Landisvalth Lima, pelo PT em 2004 e Gama Neves, pelo PR em 2008. Gilberto Jacó pode beber do mesmo líquido entorpecente: estar e não ser visto ou gritar e não ser ouvido. Já o PSC, temperado com mais oito siglas partidárias, conseguiu reunir, na oposição, o maior número de apoiadores. Ildinho conseguiu colocar no mesmo palanque várias correntes antagônicas. Conservadores, esquerdistas e políticos de centro-esquerda ou centro-direita se uniram de forma surpreendente. Se esta união política for vitoriosa e resultar em boa administração, a dupla Ildinho e Gama serão os novos líderes da futura política de Heliópolis e, de quebra, recuperarão o caminho perdido do Partido dos Trabalhadores e de lideranças como Zé do Sertão. Além disso, consolidará uma liderança emergente que é a da vereadora Ana Dalva, do PPS. Perdendo a eleição, a possibilidade de uma nova união desse quilate é quase remota e poucos sobreviverão com o cetro de liderança. A pior tarefa desaba no colo do PCdoB. Se vencer, claro, consolidará Heliópolis como campo imbatível dos comunistas e, de quebra, ressuscitará ao rol dos líderes o ex-prefeito Aroaldo Barbosa, além de consolidar a liderança do empresário Celso Oliveira. Perdendo, o PC do B estará fadado a descer ladeira abaixo e voltará a ser apenas coadjuvante em futuros pleitos. Consolidando-se a derrota, será o fim de uma era que poderia ser uma nova era, ou aquela que foi sem nunca ter sido e poderá colocar no rol dos esquecidos muitos políticos da velha e da suposta nova guarda.
Processo, processo, processo.....
Tem um candidato em Heliópolis que insiste em usar a Justiça para correr da obrigação de se explicar perante a opinião pública. Agora, até o FACEBOOK está sendo monitorado. Um eleitor foi esta semana processado pelo candidato e gerou o maior rebuliço. O tiro foi certeiro no pé. Perdeu os votos de uma família inteira! Não seria melhor participar do debate e rebater o eleitor? O problema é que o candidato quer cometer seus erros, mas não quer que ninguém os comente. É aquela coisa dita por Machado de Assis: “O problema não é o pecado, mas a divulgação dele!”
Mais processo!!!!
O professor Landisvalth Lima e a vereadora Ana Dalva não podem se queixar. Vão levar desta eleição o título mais processados do ano. Só o professor já acumula uma dúzia de processos. Todos oriundos de uma família encastelada no poder. Como alívio, cabe uma afirmação bem popular: um dia é da caça e outro do caçador! Para melhor bem dizer, cabe um outro do povão: quem planta milho....
Moita atrás do coelho
O nome dele é Clóvis Ribeiro de Castro, do povoado Cajazeiras. Ele foi até o Banco do Brasil e descobriu que estava na lista dos mal pagadores. Ficou então sabendo que devia uma fortuna ao Banco do Nordeste e que o empréstimo havia sido tomado em Cícero Dantas. Pior, ele, que nem mesmo tem namorada, estava casado e era avalista de sua esposa, que também está devendo uma fortuna ao BNB. Clóvis contratou o advogado Dr. Lázaro Paulo Apolônio Ferreira para desvendar o mistério. Como o gerente do BNB se negou a mostrar o contrato, o advogado entrou com um Habeas Data para ter a certeza do que está ocorrendo e quem foi o gerente que autorizou a falcatrua. O processo se encontra desde o dia 26 de Setembro na mesa da Meritíssima Juíza Dra. Cristiane Menezes Santos Barreto para despacho. Clóvis está tranquilo porque não tomou nenhum empréstimo, mas que tem gente que está sofrendo de insônia em Heliópolis, ah isso tem!!
Os dois últimos comícios
Comício de encerramento do 20 na quarta-feira, dia 03.10. (Foto: Facebook - Joana Darc)

Comício de encerramento do 65 na quinta-feira 04.10. (Foto: Facebook - Leo Neto)
O PRB não fez encerramento de campanha, mas a coligação Unidos por Heliópolis e a Heliópolis no Rumo Certo fizeram dois mega comícios na Praça do Forró (Rua Régis Pacheco). Se multidão decide eleição, o que não chega a ser uma verdade, Unidos por Heliópolis marcou um gol de placa. Foram cerca de 6 mil pessoas na quarta-feira e animação do começa ao fim em quase três horas de comício. Heliópolis no Rumo Certo tinha um público próximo dos 5 mil participantes. No inicio até havia animação, mas o povo foi se cansando em mais de quatro horas de pronunciamentos. Do meio para o fim o público era apenas a metade. Agora é com o povo: Alea jacta est!

Blogueira é presa em Cuba


Ela, o marido, o jornalista Reinaldo Escobar, e um outro blogueiro, Agustín Díaz, foram detidos quando seguiam para o julgamento de Angél Carromero
Da Redação do CORREIO
Yoani Sánchez - do blog "Generatión Y" - perseguida por Fidel.
A blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez foi presa nesta quinta-feira (4) junto com seu marido, o jornalista Reinaldo Escobar, e um outro blogueiro, Agustín Díaz quando seguiam para o julgamento de Angél Carromero. O trio seguia para a região de Bayamo para acompanhar o julgamento do espanhol acusado pela morte de Oswaldo Payá quando foi rendido pelos policiais cubanos, segundo informaram ativistas. Carromero dirigia o carro no momento do acidente que matou o ativista Oswaldo Payá. O espanhol é acusado de homicídio em razão de imprudência. A promotoria pede pena de sete anos. O jornal espanhol “El País” diz ter confirmado a prisão de Yoani. Um outro amigo do casal afirma que a dissidente ligou para casa para avisar que havia sido detida em Bayamo. O julgamento contra Ángel Carromero deve começar ainda nesta sexta (5).  Um forte esquema de segurança. Apenas alguns repórteres foram autorizados a entrar no tribunal.
Yoani é proibida de vir a Bahia
Uma das principais vozes críticas ao regime no país foi proibida de vir ao Brasil participar do lançamento de um documentário do qual é uma das personagens centrais em fevereiro deste ano. A cubana pretendia participar, em Jequié, na Bahia, da pré-estreia do documentário “Conexão Cuba Honduras”, do documentarista baiano Dado Galvão, no qual é entrevistada. Adiada outras vezes devido à ausência de Yoani, a exibição do filme aconteceu sem a presença da cubana. "Não há surpresas. Voltaram a me negar a permissão de saída. É a vez de número 19 em que me violam o direito de entrar e sair de meu país", postou Yoani. Desde que criou o blog "Generatión Y", em 2007, Yoani teve 18 pedidos negados para deixar a ilha, três deles para vir ao Brasil onde, além de outros convites para a pré-estreia do filme, também tentou lançar seu livro “De Cuba com carinho” (Editora Contexto). A blogueira já havia recebido o visto de turista para visitar o Brasil, concedido pelo Ministérios das Relações Exteriores por meio da embaixada em Havana. Mas foi impedida mais uma vez pelo governo cubano. (Em tempo: Há inúmeras diferenças entre Heliópolis e Cuba, mas tanto lá como cá os blogues não são bem vistos pelos poderosos!)

Apreendido mais 1 milhão de reais em campanha do PT

O coordenador de campanha do PT fugiu do aeroporto
e deixou a grana toda com um casal.
     A Polícia Federal (PF) intimou o coordenador da campanha do candidato petista a prefeito de Parauapebas, no Pará, José Couto, para prestar depoimento sobre o R$ 1,1 milhão apreendido na última terça-feira (2) no aeroporto da cidade. O empresário que se identificou como dono também foi intimado. O início dos depoimentos está previsto para o próximo dia 9. Os agentes federais apreenderam o dinheiro com um casal ao desembarcar no terminal. A PF tem indícios de que o montante seria entregue a Alex Ohana, coordenador da campanha do PT à prefeitura e ex-secretário local de Saúde. O juiz eleitoral responsável pelo apreensão do dinheiro disse à PF ter visto Ohana deixar o aeroporto assim que percebeu a chegada dos policiais. A PF disse ter confirmado com a Infraero a presença do coordenador no local. Outro indício foi dado por um dos passageiros, que em depoimento disse que a quantia seria entregue ao chefe da campanha.  Parauapebas, com 153 mil habitantes, está localizada em região rica em minérios e onde funciona um complexo da Vale. A cidade é administrada desde 2005 pelo PT. "Há veementes indícios de prática de crimes eleitorais", disse o delegado da PF Antônio Carvalho. O Partido dos Trabalhadores perdeu o rumo. Se confirmado o uso de dinheiro para a prática de crimes eleitorais, fica claro que o PT não aprendeu com o Mensalão.
     Informações do Bahia Notícias.

Neta de Lampião processa autor de livro sobre homossexualidade do cangaceiro

Virgulino Ferreira: O Lampião. Homossexual?


Vera Ferreira, neta de Lampião. (Foto: Reginaldo Tracajá)
Aracaju - A família do cangaceiro mais famoso do Nordeste, Virgulino Ferreira, o Lampião, entrou com dois processos na Justiça contra o juiz aposentado Pedro de Morais, autor do livro censurado Lampião, o Mata Sete, em que sustenta que o Rei do Cangaço era gay. A neta de Lampião, Vera Ferreira, quer uma indenização de R$ 2 milhões nas duas ações: uma por danos morais e outra por Pedro ter vendido os livros na II Bienal de Salvador, que ocorreu em 6 de novembro de 2011.
"Um dia antes, dia 5, vendi os livros nas principais livrarias da Bahia", afirmou Morais. A decisão da Justiça proibindo o lançamento e a comercialização da obra só aconteceu no dia 25 de novembro do ano passado. Ele informou que tem toda documentação da venda dos exemplares nas livrarias e que irá apresentar a defesa na próxima segunda-feira, na 13ª Vara Cível Aracaju. A perplexidade é porque a venda e o lançamento do livro continuam suspensos e processo sequer foi julgado pelos desembargadores. "Não foi nem transitado em julgado e recebi mais essa ação."
A polêmica começou com as revelações contidas em Lampião, o Mata Sete, de que o cangaceiro teria sido homossexual, Maria Bonita era adúltera e Expedita não era filha do homem mais temido do sertão. Em novembro passado, o advogado de Vera, Wilson Winnie, havia declarado que a publicação fere a honra da família de Lampião e que a ação na Justiça pretende impedir a circulação do livro de forma definitiva. O juiz da 7ª Vara Cível de Aracaju, Aldo Albuquerque, expediu uma liminar proibindo o lançamento e a venda do livro. O processo está com os desembargadores do Tribunal de Justiça de Sergipe, que ainda não se decidiram sobre o processo.
Informações de O Estado de São Paulo.

Caso da banda New Hit: Secretária lamenta habeas corpus

Lúcia Barbosa lamentou possível soltura dos membros da banda

     A secretária estadual de Políticas para as Mulheres (SPM), Lúcia Barbosa, lamentou, nesta quarta-feira (3) a possibilidade de soltura dos jovens, diante da concessão de habeas corpus pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ). Lúcia acredita que “o caso merece atenção especial, uma vez que o ato possui características de crime hediondo, com participação de mais de um autor, contra vítimas que não puderam e nem conseguiriam esboçar qualquer reação de defesa”. A secretária disse que realiza articulações no acompanhamento do caso, através de contato com o procurador-geral da Justiça, Wellington César Lima e Silva, além de diálogo com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa. Também tem discutido o assunto com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CDDM), que emitiu nota de repúdio sobre o episódio. “Acreditamos que a Justiça dará os encaminhamentos necessários para a responsabilização dos acusados. O importante é não deixar este episódio impune. É preciso que o caso sirva de exemplo para a sociedade, evitando a possível sensação de impunidade. Esta é uma oportunidade de reafirmar que as mulheres baianas têm direito a uma vida sem violência”, defendeu. Na segunda-feira (2), o Ministério Público do Estado (MP) denunciou os integrantes da banda, além do policial militar Carlos Frederico de Aragão, acusado de conivência no crime. O MP informa que os atos estão comprovados por depoimento de testemunhas e laudos periciais que apontaram, ainda, a presença de espermatozoides nas roupas dos acusados, além de sangue e sêmen nas roupas das vítimas.
     Informações do Bahia Notícias.

Integrantes do Femen seminuas no Louvre

Mais um protesto do Femen, desta vez no museu de Louvre. (Foto: Yoan Valat-EFE)

     Integrantes do Femen manifestaram em frente à estátua Vênus de Milo, no Museu do Louvre, em Paris, na França, nesta quarta-feira (3). Elas criticam acusações de indecência feitas a uma mulher que teria sido estuprada por policiais na Tunísia. Integrantes do grupo Femen protestaram seminuas e pintaram em seus corpos frases como "Não é não", "Justiça contra estupradores" e "Estupro é um crime".

Sessão de câmara termina em quebra-quebra


       MARTHA ALVES – da Folha de São Paulo
Destruição na Câmara de Taboão da Serra,
na Grande SP, após tumulto envolvendo
integrantes do movimento dos sem-teto
(Foto: Bob Donask)
A votação de um projeto enviado pelo prefeito Evilásio Farias, em regime de urgência, para a Câmara de Vereadores de Taboão da Serra (Grande São Paulo) terminou em quebra-quebra e confusão, na noite de terça-feira (2). A menos de uma semana das eleições, o prefeito pede a desapropriação de baixo custo de duas áreas na cidade para a construção de moradias populares. Para que o projeto fosse votado seriam necessárias ao menos nove assinaturas dos 13 vereadores, mas apenas oito concordaram. Por volta das 21h, o presidente da Câmara, José Macário (PT), pediu a suspensão da sessão por dez minutos para tentar entrar em acordo com os vereadores. Ao menos 400 pessoas ligadas ao MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) estavam no local para acompanhar a votação se revoltaram com a suspensão da sessão e começaram a gritar palavras de ordem. Manifestantes começaram a forçar a grade que separa o público do espaço reservado para os vereadores e teve início a confusão e o quebra-quebra, que durou cerca de 20 minutos. Manifestantes tentaram derrubar a grade para invadir a plenária e ao menos 30 cadeiras foram danificadas e os pedaços jogados contra os vereadores. Também foram retiradas duas lâmpadas fluorescentes e jogadas na direção do plenário. Dois guardas municipais ficaram feridos e foram levados ao pronto-socorro Akira Tada. Para conter a confusão a GCM (Guarda Civil Municipal) utilizou gás pimenta contra os manifestantes, que fugiram. Do lado de fora da Câmera, os manifestantes continuaram a jogar pedras que quebraram as portas de vidro da entrada do prédio. Os GCMs jogaram bombas de efeito moral e deram tiros para o alto. A confusão foi controlada totalmente com a chegada da PM. Três pessoas ligadas ao MTST foram levadas à delegacia e liberadas por volta das 3h desta quarta-feira.
OUTRO LADO
O MTST chegou em marcha à Câmara por volta das 18h para acompanhar a votação do projeto. Segundo Vanessa de Souza, coordenadora estadual do MTST, foi o prefeito da cidade que ligou esta semana avisar que havia em enviado o projeto e disse que seria importante o grupo comparecer para acompanhar a votação. Vanessa reclama que tinha ao menos 500 pessoas na Câmara e que não foi o MTST que começou a confusão." Tinha um monte de pessoas que não fazia parte do movimento", disse Vanessa. Segundo Vanessa, quando os guardas municipais jogaram gás pimenta e bombas de efeito moral parte do grupo saiu correndo e o restante partiu para cima em defesa. "Três pessoas ficaram feridas e foram levadas ao hospital e o restante optou em não ir ao hospital, de acordo com a líder do MTST. Nesta quarta-feira, o grupo vai contabilizar o número de feridos e levar todos para fazer exame de corpo delito e registrar boletim de ocorrência de ameaças. "Nossos advogados irão à delegacia para verificar como ficou o boletim de ocorrência, porque apenas os vereadores foram ouvidos", reclama Vanessa.

Deda está com câncer


VALTER LIMA – da Folha de São Paulo
Marcelo Deda (PT) - Governador de Sergipe
O governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), 52, está com câncer no estômago, informou nesta segunda-feira (1º) o hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. Segundo comunicado divulgado pelo hospital, Déda, que está internado desde a última quinta-feira (27), foi submetido a exames que confirmaram uma "neoplasia gastrointestinal" e "iniciará tratamento por quimioterapia por um período que ainda está sendo definido pela equipe médica". A nota afirma ainda que em razão das circunstâncias o governador não irá votar nas eleições do próximo domingo (7). As equipes médicas que acompanham Déda são coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho e Paulo Hoff. Há duas semanas, Déda sentiu uma indisposição na região do abdome, em meio a uma agenda intensa de audiências públicas e atividades eleitorais. Os primeiros exames, ainda em Sergipe, identificaram uma inflamação no cólon. Com o primeiro diagnóstico, Déda suspendeu suas atividades. O vice-governador, Jackson Barreto (PMDB), assumiu interinamente a administração. Ainda não há previsão de retorno de Déda a Sergipe. Na quinta-feira (27), Jackson reuniu secretários, explicou a situação da saúde do governador, pediu que o ritmo da gestão fosse mantido e pediu que todos continuem participando da campanha de Valadares Filho (PSB), candidato a prefeito por Aracaju apoiado pelo governo. O próprio Déda, ainda na quinta-feira, havia afirmado, em mensagem publicada na internet, que estava "em Sampa fazendo exames" e convocou a militância a ir às ruas fazer campanha para Valadares Filho, que tenta levar para o segundo turno a disputa contra João Alves Filho (DEM). Em 2009, o governador passou por cirurgia para retirada de um nódulo benigno no pâncreas. Na época, ele ficou afastado da administração por cem dias.