Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

São Pedro de Heliópolis 2022: Recomeçou!

Alvorada do São Pedro de Heliópolis, em 08 de julho de 2022

Foi um recomeço, um grande recomeço! E como este recomeço ocorreu depois de dois anos, após uma pandemia, encontrou alguns senões. Para começar, o país está em crise. Embora os combustíveis tenham recuado uma média de 50 centavos no preço, nunca antes na história deste país se pagou tão caro para exercer o sagrado direito de ir e vir. Mesmo assim, muitos estavam lá, decididos, determinados, resolutos da ideia de não deixar a peteca cair. No fim, fizeram uma grande alvorada, mesmo não sendo a maior, certamente uma das melhores.

Tudo começou bem cedinho, neste dia 8 de julho, bem na hora indesejada de acordar. A banda Seeway deu conta do recado, embora houvesse um problema com o som do trio elétrico. Muitos reclamaram que estava baixo, para felicidade de muitos idosos. Apesar de uma previsão desanimadora de que metade dos turistas não estaria este ano na Festa do São Pedro de Heliópolis, o que até aqui vem se confirmando, não se pode dizer que a festa estava sem sal ou sem açúcar. A animação ultrapassou o nível médio, mesmo com uma chuva insistente, que não largou mão de estar acompanhada de um frio considerável de 17 graus na madrugada. Mas a banda Seeway cumpriu a missão de esquentar o evento.

No final do trajeto, já na entrada da cidade, próximo ao Posto Nilo, a banda Mastruz com Leite já estava posicionada no Trio Foguinho para seu show, fazendo o trajeto de volta, ao longo da avenida Helvécio Pereira Santana. Quando começou, deu para sentir o prestígio da banda na nossa região. O que estava animado foi triplificado, mesmo com a chuva, com o frio, com a crise e com o risco de pegar Covid-19. Molhados e cansados, depois do trajeto de cerca de 1,5 km, ninguém sabe de onde conseguiram energia para tanta animação. Até música brega a multidão fazia coro. Foi mais uma passagem nota 10 da Mastruz com Leite em Heliópolis. O Show terminou na altura da Lotérica União, quando os relógios marcavam 11:30. Daí em diante, a missão ficou a cargo de Ricardo do Piseiro, que cumpriu o seu papel dentro do esperado, encerrando o show por volta das 13 horas. 

Minuto cruel: Estrovengando o campo do povoado Tijuco

A foto do fato: Um dia na Câmara Municipal de Heliópolis

     O ano é 1989, início do primeiro mandato do prefeito Aroaldo Barbosa de Andrade, que estava presente nesta sessão, ao lado do seu vice-prefeito, o Clóvis de Dulce. Os vereadores que aparecem na foto, da esquerda para a direita, no primeiro plano, são: Zelito de Isaías, Mundinho do Tijuco, Genival Nunes (de óculos, barba e com a cabeça baixa), Valdelício de Gabriel e Gervásio Garcia. A cabeça que atrapalha a imagem é de Sebastião Elesbão. Ao fundo pode se ver o padre José Cabral Falcão, a atual vice-prefeita Josefa Naudija, o ex-prefeito Zé do Sertão e Tonho de Nezinho, entre outros. A Câmara Municipal de Heliópolis funcionava em um imóvel alugado na rua Catarino José dos Santos, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Heliópolis. A autoria da foto é desconhecida.