Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Prefeito do PCdoB trata mal a educação de Juazeiro

Isaac está tratando mal a educação de Juazeiro

     Parece um carma, mas o PCdoB de Juazeiro não está nem aí para nossa educação. Mais uma vez é a área de educação que complica a vida do prefeito Isaac Cavalcante. As contas da prefeitura de Juazeiro, no norte baiano, referentes ao ano de 2011, foram reprovadas nesta quinta-feira (1º) pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). O prefeito Isaac Cavalcante de Carvalho, responsável pelo exercício financeiro, foi multado em R$ 25 mil, mas ainda pode recorrer da decisão. Entre os motivos que levaram a rejeição está o descumprimento do limite mínimo da aplicação dos recursos do Fundeb na remuneração de profissionais em efetivo exercício do magistério, vez que foi investido apenas 58,48% quando o mínimo exigido é 60%. Também foi desrespeitado o índice de 25% na manutenção e desenvolvimento do ensino, com a aplicação de somente 23,47%. O TCM identificou também que foi realizada a contratação de “inúmeros servidores sem concurso público”. E acreditem, foi reeleito com mais de 54% dos votos. O povo de Juazeiro é santo. Quem imaginava que um partido com o histórico a favor da classe trabalhadora permitiria um prefeito assim? O PCdoB já não é mais o mesmo!
     Informações complementares do Bahia Notícias.

Heliópolis ficou 24 horas sem energia


O município de Heliópolis ficou 24 horas sem energia. Tudo porque uma roda gigante de um parque de diversões tombou ontem (2 de novembro) no largo da Avenida Régis Pacheco (antiga Rua da Pedrinhas), local onde se realiza todos os anos o tradicional São Pedro de Heliópolis. A roda caiu sobre um bar e danificou toda rede elétrica e de comunicação, deixando quase toda a cidade às escuras por volta desde o meio-dia de sexta-feira até as 13 horas do sábado. O motivo da queda do brinquedo foram os fortes ventos que antecipavam as chuvas torrenciais que provavelmente definiram o fim de uma longa estiagem. A ventania durou cerca de apenas 5 minutos, tempo suficiente para destelhar casas, derrubar muros, placas de anúncios e até cômodos de residências. Os prejuízos foram inúmeros. Pior foi saber que a Coelba – embora acionada quase que imediatamente após o desastre – só apareceu para consertar os estragos no sábado pela manhã. Felizmente ninguém foi ferido.
A previsão é de que as pancadas de chuvas fiquem na região esta semana. O tempo deverá manter-se nublado até a segunda-feira e as chuvas podem aumentar. Segundo o Climatempo, na terça-feira, grande parte do Nordeste tem pancadas de chuva e períodos com sol. O tempo fica chuvoso no sul da Bahia. Há risco de chuva forte em todo estado. Chove no sertão, em Sergipe, Maranhão, no sul do Piauí. Sol e dia seco nos outros estados do Nordeste. Na quarta-feira, áreas de instabilidade de uma frente fria ainda provocam várias pancadas de chuva na Bahia, em Sergipe, no sertão de Pernambuco, no centro-sul do Piauí e do Maranhão. Chove na maior parte do dia no centro-sul, litoral e oeste da Bahia. Sol nas outras áreas. Tudo isso após o rebanho bovino de nossa região cair em 50% e após dois longos anos de safras perdidas. Já é a maior seca dos últimos 30 anos.

Soldados de Assad cortam orelhas de rebeldes na Síria

Uma orelha sendo cortada na Síria

Um grupo de ativistas de direitos humanos na Síria divulgou neste sábado uma série de vídeos nos quais tropas do Exército do ditador Bashar Assad executam prisioneiros rebeldes e cortam suas orelhas, exibindo-as para a câmera. Um dos vídeos foi filmado em julho passado, na região de Latakia (noroeste do país), segundo o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos, Rami Abdel Rahman. Nas imagens é possível ver um homem fardado segurando uma orelha e uma faca, enquanto ri em frente à câmera. Ao fundo, aparecem sete corpos mutilados no chão, todos aparentemente mortos. "Aqui está a orelha de um cão. Nós vamos ensinar a eles uma lição", diz o homem, em referência aos rebeldes que combatem, há 19 meses, o regime de Assad. Em outra cena, em meio a um grupo de homens trajando roupas militares, um homem se aproxima de um dos corpos e corta uma das orelhas com uma faca. Outro homem então grita: "Dê a orelha dele aos cachorros". Outro vídeo, datado de fevereiro e filmado em Deraa, no sul do país, mostra um grupo de homens, alguns deles fardados, executando um grupo de rebeldes com armas automáticas. Dois dias antes, o Observatório divulgou imagens que mostravam rebeldes batendo em cerca de dez soldados sírios feridos. Em seguida, os rebeldes enfileiram os soldados no chão e os executam, aos gritos de "cães de Assad". As imagens dos rebeldes causaram preocupação internacional. Segundo Rahman, os vídeos com os crimes cometidos pelos soldados sírios foram recebidos pela organização após declarações dos EUA e da Europa condenando a ação dos oposicionistas. "Desde o primeiro dia da revolução, o regime comete crimes de guerra e crimes contra a humanidade, mas estes crimes não justificam em nada os crimes da outra parte", afirmou Rahman. "Se queremos uma nova Síria democrática e respeitosa dos direitos humanos, não se pode permitir nenhum crime, seja quem for o autor." No vídeo a seguir, soldados do ditador sírio torturam um rebelde e o forçam a dizer que Assad é um deus.
BATALHA
Em meios às denúncias, rebeldes sírios lançaram um ataque ontem em uma base militar estratégica do regime sírio, na cidade de, no norte do país. A ação visava a impedir os ataques aéreos lançados da base, uma das principais vantagens das forças de Assad na guerra. Segundo relato de ativistas da oposição, o ataque começou na madrugada de ontem e se estendeu até a tarde. O Observatório afirmou que as forças rebeldes foram apoiadas por militantes da Jabhat Al Nusra, um grupo islâmico internacional com laços com a Al Qaeda. A Al Nusra, que reúne as tropas mais experientes e disciplinadas da oposição, têm lançado ataques a outras bases aéreas no norte nos pultimos meses. A base de Taftanaz abriga principalmente helicópteros militares e fica perto da principal estrada entre a capital Damasco e a cidade de Aleppo, epicentro do confronto nos últimos meses. Vídeos divulgados na internet mostram rebeldes lançando morteiros e foguetes contra a base, mas não está claro se os rebeldes conseguiram assumir o controle do local. Em agosto, um outro ataque à mesma base deixou ao menos 10 helicópteros danificados. Segundo a ONU, ao menos 32 mil pessoas morreram.
Informações da Folha de São Paulo.

Wagner, João e Dilma impopulares em Salvador


 A prefeita de Natal e o prefeito de Salvador são os menos avaliados do país. Jaques Wagner e Confúcio Moura são os piores governadores em índice de popularidade, segundo Ibope.
A avaliação positiva do governo da presidente Dilma Rousseff (PT) teve a segunda pior posição em Salvador, de acordo com dados de pesquisa do Ibope divulgados nesta quinta-feira (1º). As capitais onde a presidente registra seus índices mais baixos são Vitória (50%), Salvador (51%), Aracaju (51%), Goiânia (53%) e Curitiba (54%). O instituto também levantou a avaliação de ótima/boa para os cargos de governador e prefeito nas capitais. Em Salvador, o governo de Jaques Wagner também ficou em segundo lugar entre os governadores com menor índice de avaliação positiva. Atrás apenas da gestão de Rondônia, sob comando de Confúcio Moura (PMDB), a administração estadual foi avaliada positivamente apenas por 18% dos entrevistados. A prefeita afastada de Natal (RN), Micarla de Sousa (PV), ficou em último lugar entre os prefeitos considerados como ótimos/bons pelos entrevistados nas capitais. Logo após, em penúltimo, aparece a administração do prefeito de Salvador, João Henrique, avaliado de maneira positiva por apenas 5% dos soteropolitanos.
Segundo o portal Por Escrito, do jornalista Luís Augusto Gomes, os múltiplos erros da administração do governador teve a colaboração do deputado federal Rui Costa (PT). Segundo o jornalista, foi o secretário quem “vendeu” ao governador Jaques Wagner a ideia do endurecimento com a greve dos professores, que durou quatro meses, constituindo-se, talvez, no maior fator de desgaste do governo, com forte reflexo na derrota de Nelson Pelegrino em Salvador. Por sua vez, o PCdoB não julgava que o movimento fosse enfrentar tamanha resistência, entendendo que prevaleceria a linha da negociação, mas as contradições se acirraram, o partido ficou dividido e viu outras legendas da esquerda assumirem o controle que imaginava exclusivamente seu. Ou seja, quem planta milho....
Com informações do Bahia Notícia e do blog Por Escrito.

As dicas de Literatura para o ENEM

     Em parceria com o Colégio do Salvador, de Aracaju, o Jornal da cidade lança na internet vários vídeos com dicas para os alunos que farão o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Aqui vão dicas de Literatura do professor Landisvalth Lima para sanar as últimas dúvidas. Para tirar dúvidas de outras disciplinas, acesse http://www.jornaldacidade.net/videos.

Ana Dalva News: Ministério Público move 3 ações contra Waltinho

Ana Dalva News: Ministério Público move 3 ações contra Waltinho: A vereadora Ana Dalva (PPS) está feliz com o Ministério Público Depois de estar praticamente sozinha nos últimos quatro anos, lutando ...

Ciclone já matou 30 nos Estados Unidos

O ciclone pós-tropical Sandy causa muitos estragos nos EUA

Pelo menos 30 pessoas morreram em todo o território americano durante a passagem do ciclone pós-tropical Sandy. O número de mortes nos Estados Unidos, no entanto, pode aumentar. A agência de notícias Associated Press informa 38 mortos em todo o país. O presidente Barack Obama disse nesta terça-feira que governadores de Estados afetados pela passagem do ciclone pós-tropical Sandy pelos EUA podem ligar para ele diretamente caso recebam um "não" de alguma entidade federal durante o esforço de apoio às vítimas. "Telefonem para mim pessoalmente, na Casa Branca." Para o presidente, não pode haver "limite nem burocracia" neste momento, disse, durante discurso na sede da Cruz Vermelha nos EUA. "Não há desculpa para inação. Faremos todo o possível, o quanto antes", disse, citando o Estado de Nova Jersey -onde 89% da população está sem abastecimento de energia elétrica- e o sul da ilha de Manhattan, em Nova York, como duas das regiões mais afetadas.
Obama estimulou o governo e a sociedade civil a pensar criativamente, empregando, por exemplo, equipamentos militares para bombear água para fora dos túneis do metrô de Nova York. Ele parabenizou os trabalhos de socorro durante a madrugada, em especial as equipes de um hospital de Nova York que precisou ser esvaziado às pressas. "Na escuridão da tempestade, vimos o que há de mais brilhante nos EUA." O democrata, que concorre à reeleição contra o republicano Mitt Romney no próximo dia 6, cancelou todos os seus eventos de campanha agendados para esta quarta-feira (31). Ele viajaria ao Estado de Ohio, onde a disputa contra Romney está apertada. Será o terceiro dia consecutivo em que o presidente cancela compromissos de campanha para se dedicar ao socorro às vítimas do Sandy no país. Romney retomará nesta quarta a sua campanha, com três eventos no Estado da Flórida. Romney percorrerá o Estado de norte a sul, passando pelas cidades de Tampa, Coral Gables e Jacksonville ao lado do governador Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush (2001-2009). Nesta terça-feira, ele transformou um outro comício, na cidade de Kettering (Ohio), em um evento de arrecadação de alimentos. Durante o ato, o candidato seguiu aceitando doações dos presentes e ignorou as reiteradas perguntas da imprensa sobre sua opinião em relação à agência federal encarregada das situações de crise (FEMA), da qual queria reduzir o orçamento em 2011.
Informações da FOLHA DE SÃO PAULO.

Tribunal de Justiça da Bahia é o 4º pior do país

TJ-Bahia

O relatório anual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado nesta segunda-feira (29), aponta que o Tribunal de Justiça da Bahia tem a quarta pior relação do país entre magistrados e número de habitantes.  Os dados apontam que são 641 juízes e desembargadores para uma população de 14 milhões de pessoas. São 4,5 magistrados para cada 100 mil habitantes. A situação do tribunal baiano só é melhor do que os tribunais do Amazonas, Pará e Maranhão. A melhor relação entre número de magistrados e habitantes está no Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com 11,8 magistrados para cada cem mil pessoas.
O TJ-BA é o 5º mais caro do país, com despesas de R$ 1,55 bilhão, que  equivale a 0,98% do Produto Interno Bruto (PIB). A média nacional é de 0,6% do PIB. O TJ-BA ocupa o 20º lugar no ranking nacional de sentenças proferidas por cada magistrado. Os juízes e desembargadores proferiram cada um, 785 sentenças. O CNJ ainda relatou como pontos negativos da Corte baiana a queda no número de processos baixados, de 24%, entre 2010 e 2011, apesar de ter aumentado a quantidade de processos nas turmas recursais.
O mesmo relatório mostra que o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) continua sendo o maior tribunal do país em tamanho, mas não é eficiente se comparado ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), o segundo maior do país. O tribunal paulista expediu 1.779 decisões judiciais por magistrado.  O percentual é 64% menor do que no Rio de Janeiro, onde a média foi de 2.913 decisões por juiz. A análise utilizou indicadores de produtividade com o orçamento de cada tribunal, número de magistrados, servidores e estrutura física, como computadores por usuário, para verificar o quanto cada tribunal pode melhorar diante de suas características e em comparação com tribunais equivalentes.
O terceiro maior tribunal do país é o de Minas Gerais, e o quarto é o do Rio Grande do Sul. O tribunal mineiro precisa melhorar o desempenho de seus juízes. O relatório mostra que o TJ-MG precisa quase que dobrar o número de sentenças dadas, passando 1.041 para 2.000 por magistrado ou aumentar em cerca de 50% o total de processos concluídos, de 1,5 milhão para 2,3 milhões. Porém, o TJ-MG possui um total de processos concluídos acima da média. No tribunal gaúcho, a média de sentenças por juiz é de 2.913, e foram concluídos cerca de 1,7 milhão de ações. Já em São Paulo, foram concluídos mais de 5 milhões de processos e no Rio, cerca de 2,3 milhões.
O CNJ analisou, ao todo, 90 tribunais de todos os ramos do Judiciário nacional, deixando de fora apenas o Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão determinou que os tribunais aumentassem a informatização dos dados repassados ao CNJ para evitar erros, reformular os indicadores relacionados à taxa de recorribilidade (quando há possibilidade de recorrer da decisão) para que serem usados no relatório, criar indicadores para medir o tempo processual. O relatório concluiu que a Justiça teve uma despesa de R$ 50,4 bilhões, e que deste valor, R$ 45,2 bilhões são gastos com recursos humanos, como remuneração dos servidores ativos, inativos, terceirizados e encargos, como diárias e passagens.
Informações do Bahia Notícias.

Valério pede proteção e delação premiada


Empresário mineiro encaminhou solicitações ao Supremo em setembro
Marcos Valério quer delação premiada
BRASÍLIA - O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, encaminhou em setembro para o Supremo Tribunal Federal um pedido de proteção, pois sua vida estaria correndo perigo, e ofereceu em troca delação premiada. O documento é mantido em sigilo e não foi anexado ao processo do mensalão, que já está em julgamento. Valério foi condenado pelo STF e suas penas superam 40 anos. Um processo em separado foi aberto, mas é mantido em segredo por causa do risco relatado por Marcos Valério de ser assassinado. A petição será relatada pelo ministro Joaquim Barbosa, pois o processo do mensalão está sob seus cuidados. Mas ele deixará a relatoria desse caso assim que assumir a presidência da Corte. O fax - revelado pela revista Veja - foi recebido pelo presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto. Ele foi logo encaminhado para o gabinete do ministro Joaquim Barbosa e, em seguida, para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Seu teor é mantido em reserva. O processo não aparece nem sequer no andamento dos processos em tramitação no Supremo. Segundo integrantes do tribunal, o risco alegado por Valério seria a razão para a cautela. O tribunal não divulga nem o que estaria sob investigação. Conforme integrantes do STF, o documento não interfere no julgamento do mensalão, que já está na reta final. Não haveria, portanto, nenhum elemento novo, nenhuma prova nova que pudesse alterar o resultado do julgamento. O advogado de Marcos Valério, Marcelo Leonardo, não quis falar sobre o assunto. "Sobre isso assumi o compromisso com diversas pessoas de não declarar nada, não falar nada." Valério foi condenado pelo STF pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro, peculato, formação de quadrilha e evasão de divisas, cujas penas já superam os 40 anos. A sentença o obrigará a cumprir parte da punição em regime fechado. O empresário foi acusado de ser o principal articulador do esquema e seria, conforme o Ministério Público, agente do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.
Informações de O Estado de S. Paulo

ACM Neto é o novo prefeito de Salvador


Neto governará Salvador a partir de Janeiro de 2013
ACM Neto (DEM) foi eleito neste domingo (28) o novo prefeito de Salvador, derrotando o candidato do PT Nelson Pelegrino no segundo turno. Neto assume a prefeitura em janeiro, substituindo João Henrique Carneiro (PP). Depois de um primeiro turno disputadissímo, a briga este domingo foi novamente acirrada. Neto venceu com cerca de 53,50% dos votos. Ele comemorou o resultado em sua página no Facebook. "Não duvidei um só minuto da força do nosso povo. Hoje, começamos a escrever uma nova história e Salvador vai reconquistar seu brilho e orgulho. Obrigado pela confiança! Vamos juntos defender Salvador!", postou. O resultado confirma pesquisa Ibope divulgada na véspera da eleição, que trazia Neto com 55% dos votos válidos frente a 45% de Pelegrino. No primeiro turno, contrariando as pesquisas, Neto acabou em primeiro lugar, com 40,17% dos votos válidos - Pelegrino teve 39,17%. A diferença foi de apenas 5.626 votos. Eles deixaram para trás Mário Kertész (PMDB), Márcio Marinho (PRB), Hamilton Assis (PSOL) e Rogério Da Luz (PRTB). Aos 33 anos, ACM Neto disputou a prefeitura de Salvador pela segunda vez - em 2008, perdeu ainda no primeiro turno. Ele está no terceiro mandato na Câmara dos Deputados e é líder do DEM na Casa. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), ele também já foi vice-presidente e corregedor da Câmara. Oitavo maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as capitais do país, com riquezas estimadas em R$ 32,8 bilhões pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, a capital baiana tem economia baseada no serviço e na indústria, segundo informações da Agência Brasil. Aos 33 anos, o soteropolitano Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto (DEM) , ou ACM Neto, é o prefeito mais jovem da história de sua cidade natal. Seu avô, o ex-senador e ex-governador Antônio Carlos Magalhães (1927-2007) tinha 40 quando chegou ao mesmo cargo. Representante da terceira geração do clã político mais importante da Bahia, os Magalhães, ele preenche a lacuna deixada pelo seu tio e filho de ACM Luís Eduardo, morto aos 43 anos de um ataque cardíaco fulminante em 1998. Luís Eduardo, à época, estava sendo preparado para governar a Bahia e depois emplacar uma candidatura à Presidência da República.
Haddad vence José Serra e é eleito prefeito de São Paulo
Com Haddad, PT volta a governar o maior colégio eleitoral do país
O ex-ministro da Educação Fernando Haddad é o novo prefeito de São Paulo. Sem nunca ter disputado uma eleição, Haddad entrou na corrida pelas mãos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sai das urnas neste domingo tendo derrotado um dos principais líderes do PSDB, o ex-governador José Serra, obtendo cerca de 55% dos votos dos paulistanos. A vitória de Haddad devolve ao PT o comando da maior cidade do País, perdido há oito anos, quando a então prefeita Marta Suplicy foi derrotada por Serra em sua tentativa de se reeleger. Também ajuda a consagrar dentro do partido o processo de renovação capitaneado pelo próprio Lula e que pavimentou também a eleição da presidenta Dilma Rousseff em 2010. Ao escolher Haddad como candidato na maior cidade do País, Lula contrariou as principais alas tradicionais do PT de São Paulo. A maior resistência à candidatura do ex-ministro veio por parte do grupo de Marta, que se colocou como adversária de Haddad na disputa interna e só deixou o páreo após uma intervenção de Lula e Dilma. Marta não aderiu à campanha do ex-ministro da Educação enquanto não recebeu como contrapartida o comando do Ministério da Cultura. O grupo de Marta, entretanto, não foi o único a resistir. Aliados do hoje ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também operaram internamente contra Haddad. Nesse caso, entretanto, a aceitação, assim como a adesão à campanha, foram mais rápidas. Para amarrar a candidatura de Haddad, Lula levou nada menos do que três anos. Os primeiros passos foram dados ainda em 2009, quando já estava arrematada a candidatura de Dilma Rousseff. Na época, faltava definir quem seria o candidato do PT ao governo de São Paulo. Foi ali que Lula, ainda presidente, ventilou pela primeira vez o nome de Haddad. O ex-presidente chegou a pedir a líderes da legenda no Estado que “testassem” o desempenho do então ministro em eventos pelo interior paulista. E propôs que seu nome fosse incluído em uma série de reuniões entre a direção partidária e possíveis candidatos ao governo, num esforço para medir o nível das resistências internas. Haddad chegou a se sentar a portas fechadas com a Executiva do PT. Disse aos colegas que tinha interesse em disputar uma eleição, mas que não teria condições de fazê-lo sem apoio interno. Ele acabou saindo da reunião defendendo a candidatura Mercadante, que depois receberia do próprio Lula um pedido para se lançar na corrida estadual. Nas últimas semanas, quando a vitória do ex-ministro já era tida como praticamente certa, líderes petistas já anteviam uma mudança nos discursos dos que lá atrás se posicionaram contra a candidatura de Haddad. "Quem era contra agora vai ter ouvir quieto", disse um dirigente do partido. Marta, por exemplo, foi além. Neste domingo, ao conversar com jornalistas depois de votar, elogiou o "tino político" e a "intuição" de Lula por ter insistido na candidatura do ex-ministro da Educação.
Com apoio de Cid e Ciro Gomes, Roberto Cláudio vence em Fortaleza
Com Roberto Claudio, PSB vence PT em Fortaleza
Com 53% dos votos válidos, o candidato Roberto Cláudio (PSB) foi eleito prefeito de Fortaleza (CE). Apoiado pelo governador Cid Gomes, também do PSB, e por seu irmão, Ciro Gomes, Roberto Cláudio derrotou o candidato do PT, Elmano de Freitas, que ficou com 47% dos votos válidos. No segundo turno, Roberto Cláudio conseguiu apoio do DEM e do PDT, cujos candidatos somaram mais de 34% dos votos válidos. Do outro lado, o Elmano de Freitas seguiu na corrida eleitoral isolado, embora tenha ficado na frente no primeiro turno com 25,44% dos votos válidos contra 23,32% do adversário. Com a administração bem-avaliada, o governador Cid Gomes, também do PSB, foi o principal cabo eleitoral de Roberto Cláudio. O irmão mais velho, Ciro Gomes, atuou mais nos bastidores na coordenação política da candidatura. A campanha para o segundo turno expôs o antagonismo local entre as duas legendas recém-separadas, mas aliadas no plano nacional. No plano nacional, os irmãos Gomes são aliados do PT e defendem a reeleição da presidenta Dilma Roussef em 2014. Por isso, a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha do candidato do PT foi discreta. O ex-presidente participou de comício na capital cearense durante o segundo turno, mas evitou citar os adversários e adotou um tom brando em suas críticas.
Em Vitória, Luciano Rezende (PPS) é eleito
Luciano Rezende, do PPS, vai administrar Vitória
Com 100% das urnas apuradas, Vitória (ES) tem um novo prefeito. Com 52,73% dos votos, Luciano Rezende (PPS) se elegeu neste domingo (28), derrotando Luiz Paulo (PMDB), que ficou com 47,27%. Na última pesquisa Ibope, divulgada dia 26, Rezende apareceu com 57% das intenções de voto contra 43% de Luiz Paulo. A pesquisa Futura, no entanto, divulgada um dia depois, mostrava Luiz Paulo à frente com 51,5% dos votos contra 48,5% de Rezende. No primeiro turno, Luciano Rezende teve 73.757 votos, o equivalente a 39,14% dos válidos. Luiz Paulo recebeu 69.143 votos, o que corresponde a 36,69% dos votos válidos. Casado, pai de dois filhos, Luciano entrou para a vida pública e exerceu quatro mandatos de vereador. Foi secretário municipal de Educação e secretário estadual de Esportes. Também foi deputado estadual.
Carlos Eduardo, do PDT, é o novo prefeito de Natal
Com 100% das urnas apuradas, Carlos Eduardo, do PDT, é o novo prefeito de Natal. Ele, que já foi prefeito da capital norte-rio-grandense, venceu a disputa com 58,31 dos votos válidos. O deputado estadual Hermano Moraes, do PMDB, ficou com 41,69% dos votos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno, Carlos Eduardo obteve 40,42% dos votos válidos (excluídos os brancos e nulos) e Hermano, 23,01%. Com Produto Interno Bruto (PIB) de R$10,3 bilhões, Natal é a décima sexta economia entre as capitais brasileiras. O município concentra um polo de indústrias têxteis e de confecções, mas a prestação de serviços, especialmente o comércio, é a maior responsável pelo PIB. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima a população em 803.739 habitantes. O novo prefeito vai administrar a cidade, que ocupa a décima sétima posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras, com 0,788. O índice é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala que vai de 0 a 1. Carlos Eduardo, de 53 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Natal desde os 2 anos de idade. Formado em Direito, o candidato vem de uma família de políticos: o pai, Agnelo Alves, foi prefeito da capital, e o tio, Aluísio Alves, governador do Rio Grande do Norte.  Carlos Eduardo foi deputado estadual por quatro mandatos, vice-prefeito e prefeito. Entre suas propostas estão a construção de 34 escolas e a implantação da coleta seletiva de lixo em toda a cidade. Com informações da Agência Brasil.
Lewandowski é hostilizado  
Após votar, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski foi hostilizado por eleitores, que o criticavam pela absolvição de réus do mensalão, como o ex-ministro José Dirceu. Para diminuir os riscos de tumultos, o juiz Alexandre David Malfatti, responsável pela zona 258, na região sul de São Paulo, onde vota o ministro, determinou a expulsão de três repórteres do colégio estadual Mario de Andrade. A imprensa, segundo o juiz, não pode acompanhar o voto do ministro. "Para fim de resguardo do voto do eleitor", afirma Cláudia Ciscolo, chefe do cartório, que falava em nome de Malfatti. Ao longo da manhã, a menção ao nome do ministro, revisor do mensalão, provocou reações negativas entre os eleitores do colégio. O ministro votou pela absolvição de réus do processo, entre eles, José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil durante o governo Lula. "Nunca vi isso, pelo contrário, só recebo cumprimentos. Muitas pessoas querem tirar foto comigo. Você vê aqui a tranquilidade. Entrei na fila como um cidadão comum, pela porta da frente." No primeiro turno, Lewandowski entrou pela porta dos fundos da escola. Enquanto se preparava para votar, o ministro foi hostilizado por eleitores, que disseram "nojo" e "vergonha nacional". Ao fim da votação, um dos mesários perguntou a ele se já havia dado "um abraço em José Dirceu". Na saída, Lewandowski defendeu seu papel de revisor no mensalão. "É como alguém com um problema sério de saúde, que vai ao médico e depois pede uma segunda opinião." O ministro, no entanto, estava sorridente e descartou que o julgamento dos processo possa influenciar no resultado das eleições. "Uma coisa é o julgamento, outra coisa é a eleição. O povo brasileiro está maduro para fazer escolhas conscientes e independentes", disse. Durante a disputa pela Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT) tentou se desvincular do julgamento dizendo que não havia denúncias de corrupção contra ele e seus assistentes no Ministério da Educação. A Justiça Eleitoral determinou de forma liminar ontem a apreensão de panfletos da campanha tucana que citavam o escândalo. O material simula um "santinho" do ex-ministro José Dirceu com a mensagem "mensalão é 13".
João Pessoa elege Luciano Cartaxo (PT)  
Luciano Cartaxo (PT) é novo prefeito de João Pessoa
Luciano Cartaxo, do PT, é o novo prefeito da capital da Paraíba. Ele venceu com 68,13% dos votos válidos. Cícero Lucena, do PSDB, conseguiu 31,87%. Os votos brancos somaram 2,96 % e os nulos, 5,97 %. A abstenção ficou em 17,24 %. No primeiro turno, Cartaxo teve 38,32% dos votos válidos e Lucena, 20,27%. Com 742.478 habitantes, João Pessoa tem Produto Interno Bruto (PIB) de R$8,6 bilhões, o vigésimo entre as 27 capitais do país. O turismo é uma grande fonte de renda e gerador de empregos, além do comércio, que também tem grande participação na economia do município. Cartaxo administrará um município que tem o décimo nono Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as capitais brasileiras: 0,783. O IDH é medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em uma escala que vai de 0 a 1. O petista Luciano Cartaxo nasceu em Sousa, interior da Paraíba, tem 48 anos e é farmacêutico. Sua carreira política começou no movimento estudantil na Universidade Federal da Paraíba. Mais tarde, foi presidente do Conselho Regional de Farmácia e vereador. Na Câmara Municipal, Cartaxo ficou por 12 anos. Foi ainda deputado estadual e vice-governador. Ele pretende dar prioridade à educação infantil e criar o Programa Municipal de Educação no Trânsito. Com informações da Agência Brasil.
Zenaldo Coutinho, do PSDB, é eleito prefeito de Belém
O candidato Zenaldo Coutinho (PSDB) foi eleito prefeito de Belém neste domingo (28). Com 99,79% das urnas apuradas, ele tem 56,60% dos votos válidos contra 43,40% de Edmilson Rodrigues (PSOL), que ficou em segundo. Zenaldo Rodrigues Coutinho Júnior nasceu 4 de fevereiro de 1961 em Belém.  Ele é formado em direito e tem duas filhas. Começou sua carreira política em 1983, aos 21 anos, quando foi eleito vereador em Belém pelo PDT, conseguindo ser reeleito depois. Foi eleito deputado estadual duas vezes, atuando como presidente da Assembleia Legislativa em 1995. Em 1999, foi eleito deputado federal. Zenaldo também atuou como chefe da Casa Civil e secretário especial de proteção e desenvolvimento social durante o mandato do governador Simão Jatene. Em 2011, Zenaldo deixou a secretaria para atuar na frente parlamentar contra a criação do estado de Carajás durante o plebiscito que consultou a população do Pará sobre a possibilidade da divisão do estado.
Clécio Vieira (PSOL) é eleito prefeito de Macapá  
Em uma disputa apertada, o candidato Clécio Vieira (PSOL) foi eleito prefeito de Macapá, vencendo o adversário Roberto Góis (PDT). Ele conquistou 50,59% dos votos válidos. Roberto teve 49,41% dos votos válidos. Os votos brancos somaram 1,03% e os nulos, 2,31%. A abstenção ficou em 18,27%. Professor, geógrafo e especialista em desenvolvimento sustentável e gestão ambiental, Clécio Vieira foi eleito vereador por dois mandatos e, em 2006, foi candidato ao governo do Amapá. Situada no sudeste do estado, Macapá é a única capital do país que não tem interligação por rodovia com outras capitais. O Amapá tem população de 398,2 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 253,3 mil eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com Produto Interno Bruto (PIB) estimado em R$ 4,6 bilhões, segundo o IBGE, Macapá é a 98ª economia do país e a 24ª entre as capitais brasileiras. O setor de serviço é o maior responsável pela economia da cidade, com receita estimadas em R$ 3,9 bilhões. As informações são da Agência Brasil.
Adversário de Sarney, Edivaldo Júnior é eleito em São Luís
Edivaldo Júnior governará São Luís
Com 56% dos votos válidos, o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi eleito prefeito de São Luís. Júnior derrotou o atual prefeito João Castelo (PSDB), que tentava a reeleição e terminou com 44% dos votos válidos. Oficialmente neutra no segundo turno, a família Sarney apoiou Castelo após um acordo de bastidores feito após o fim do primeiro turno . A aliança entre os grupos de Castelo e Sarney no segundo turno foi vista com surpresa porque, durante todo o seu mandato, o prefeito tucano disse ter sido perseguido pelo grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB) e da sua filha, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). Após a formalização dessa aliança, Castelo passou a ser elogiado por deputados da base roseanista na Assembleia Legislativa. No primeiro turno, o clã Sarney havia apoiado o petista Washington Luiz, que terminou em terceiro lugar apesar de também contar com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da presidenta Dilma Rousseff (PT).  Com a vitória de Júnior, a capital maranhense passa a ser controlada pelo grupo político de Flávio Dino, atual presidente da Embratur e adversário político da família Sarney. O grupo político de Dino já comanda cidades importantes do Maranhão, como Caxias. A vitória em São Luís deixa esse grupo mais forte para as eleições para o governo do estado, em 2014.
Firmino Filho do PSDB é eleito prefeito de Teresina
Firmino Filho (PSDB) vai administrar Teresina a partir de 2013
Com pouca diferença, o ex-prefeito Firmino Filho (PSDB) venceu Elmano Férrer (PTB). Aos 48 anos, o deputado estadual retorna ao cargo que ocupou por dois mandatos seguidos – ele foi prefeito de Teresina entre 1997 e 2004. Firmino Filho é formado em economia e atua como professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2006, Firmino foi candidato ao governo, mas terminou derrotado em uma disputa definida em primeiro turno, com vitória do ex-governador e hoje senador Wellington Dias. Firmino obteve 51,54% dos votos, contra 48,46% de Elmano.
Guilherme Menezes reeleito em Vitória da Conquista
Guilherme Menezes (PT) foi reeleito em Vitória da Conquista
O atual prefeito Guilherme Menezes (PT) venceu a disputa pela prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, com 56,% dos votos válidos. Atual prefeito da cidade, Guilherme tentou a reeleição na chapa que tem como candidato a vice-prefeito o servidor público Joás Meira Cardoso, do PSB. Seu adversário, o jornalista Herzem Gusmão, que tinha como vice o professor Claudionor Dutra, do PSDB. No primeiro turno, Guilherme ficou com 49,12% dos votos válidos. Herzem foi o preferido por 40,24% da população em 7 de outubro. Para tentar frear o rival, a tática adotada por Guilherme, a partir do resultado das urnas no primeiro turno, foi buscar aliados. O petista articulou para conquistar o apoio de dois dos três candidatos derrotados na etapa inicial da disputa: Abel Rebouças (PDT) e Edigar Mão Branca (PV). Juntos, eles somaram 10,1% dos votos. Com a aliança firmada, o prefeito consolidou uma coligação de 13 partidos, que elegeu 13 dos 21 vereadores da cidade. Só o PT conseguiu 22,83% dos votos nas eleições para a Câmara Municipal, ganhando cinco cadeiras no Legislativo. A ação conjunta dessas lideranças foi uma das apostas de Menezes para se manter no poder. Essa foi a primeira vez em que a disputa para prefeito em Vitória da Conquista foi prorrogada para o segundo turno, já que a cidade passou da marca de 200 mil eleitores, o mínimo delimitado pela Justiça Eleitoral para haver eleição em duas etapas.
Com informações de Folha de São Paulo, IG Notícias, UOL, O Estado de São Paulo, A Tarde, CORREIO, Bahia Notícias e do portal do TSE.