Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Olho D'Água do Casado, em Alagoas, das nascentes, trilhos e cânions!

Saindo de Piranhas, em Alagoas, e seguindo pela AL 225, após 15 kms de rodovia em boas condições, mas com sinalização deficiente, chega-se a Olho D’Água do Casado, município que já foi no passado distrito de Piranhas. O nome do lugar é revelador de sua história. Até 1870, só existia na região a fazenda do agricultor Francisco Casado de Melo. Foram nestas terras que, em 1877, passaram os trilhos da rede ferroviária. O local foi uma bênção para os operários porque havia inúmeras nascentes de água pura e doce. Estes olhos d′água facilitavam o trabalho de construção da ferrovia. Com a saída do acampamento no local, algumas casas ficaram e foi construída uma capela em homenagem a São José, padroeiro do lugar. Os pioneiros na formação da vila foram João Francisco Soares, Manoel Coleta de Mello, Antônio Pinto Bandeira e Antônio Matias. 

A proximidade com o São Francisco e a riqueza de suas nascentes fizeram o progresso chegar aos poucos. Em meados do século 20 chega o movimento pela emancipação. Eliseu Maia, Adeval Tenório, Vítor Barbosa, José Pereira Leite e Pedro Gomes Pereira foram os líderes do movimento emancipacionista. Em 21 de setembro de 1962, Olho D′água do Casado se tornou município, através da Lei 2.459. Tudo caminhava bem até o dia que, em 1965, o presidente Castelo Branco suspende o tráfego dos trens da Rede Ferroviária, causando um impacto muito grande à região. Nessa época, começa a ser construída a AL-225, concluída em 1974. Alguns anos depois a rodovia AL-220, que chegou a Olho D′água do Casado, mudou a rotina do povoado. O desenvolvimento já era grande porque havia comunicação entre as regiões e a capital, Maceió.

Mas a prosperidade veio com a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó.  Olho D′água do Casado ganhou dois grandes atrativos: o Riacho do Talhado - recanto do rio São Francisco, próprio para um banho, a quase 80m de profundidade - e sítios arqueológicos. Além dos atrativos proporcionados pelo Velho Chico, há três festividades que recebem uma enormidade de turistas: A festa do padroeiro São José, as festas juninas e a festa da Emancipação. Olho D’água do Casado tem hoje uma população em torno dos 10 mil habitantes e o gentílico usado é casadense. Para quem desejar conhecer os cânions do São Francisco, há inúmeras agências de viagens com pacotes para todos os gostos e bolsos. Para quem quer só conhecer e desfrutar das paisagens, basta ir à Prainha da Dulce, que fica a uns 4 kms do centro da cidade. Lá já há uma infraestrutura pronta para tornar a visita do turista mais confortável. Em qualquer época que desejar visitar o município, o turista vai encontrar um povo ordeiro, pacato, trabalhador, hospitaleiro e cada vez mais desejoso de receber mais e mais visitantes.