Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Natureza em fúria na região

BR 110 interditada pelas chuvas por 4 horas (foto: WatsApp)

Nossa região foi castigada por seis anos de intensa seca. Era de se esperar que a as chuvas viessem de mansinho, sem demostrar que a natureza estivesse zangada. Mas não foi assim. Nesta sexta-feira, um temporal de meia hora desabou sobre os municípios de Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis e Poço Verde. Em Heliópolis, os ventos varreram telhas de várias casas, principalmente no povoado de Massaranduba e na sede. Na BA-393, uma dúzia de árvores estavam caídas ao longo da rodovia que liga Heliópolis-Ba a Poço Verde-Se. O riacho do Saco, que nasce no município de Cícero Dantas e deságua no Rio Real, passando logo após o povoado Angico, em direção a Poço Verde, nunca esteve tão cheio.
A meteorologia informa que as chuvas continuarão até este domingo. Também diz que há um ciclone que se aproximou do sul da Bahia e do estado do Espírito Santo. Só que parece ter chegado por aqui uma pontinha dele. É que em Ribeira do Pombal a chuva foi demasiada. O portal do Blog do Joilson Costa informa que a chuva que caiu durante a madrugada deste sábado danificou quatro casas. Em uma delas um veículo foi coberto parcialmente pela lama, depois que o terreno ao lado da moradia cedeu. Prejuízos outros são incontáveis. 
Da zona rural dos municípios da região vem notícias de açudes sangrando no Curral Falso, Barrocão e Boca da Mata. Na localidade da Macambira choveu 110 milímetros, na Boca da Mata 88, no Tabuleiro 50. Por quase quatro horas, a BR 110, entroncamento do Povoado Nova Esperança, foi interditada pela PRF, pois a água fortemente passava por cima do asfalto, chegando a levar um carro de passeio. Em Heliópolis, Cícero Dantas, Fátima e Poço Verde, apesar de vários estragos, os moradores estão felizes. Acabou a seca. Todos os reservatórios estão transbordando. Tal como a seca, temporais como estes ocorrem, mais ou menos, de 17 em 17 anos. A natureza é mãe de todos nós, mas ela sempre manda a conta do que fazemos contra ela.

Criança é enterrada viva

O belo município litorâneo de Comocim, palco do infanticídio (foto: P.M. Comocim)

Um bebê recém-nascido foi enterrado vivo pela mãe no município de Comocim, um município do estado do Ceará, localizado na microrregião do Litoral do Noroeste Cearense. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará informou que logo após o parto, a mãe da menina, identificada como Raimunda Nonata Laurindo da Silveira, de 24 anos, colocou o bebê em uma cova rasa e a abandonou no local. A mulher foi presa em flagrante horas depois. O crime chocou os mais de 60 mil moradores do município e passa a terrível ideia de que o ser humano está em processo de involução.
Informações apuradas pela polícia do Ceará indicaram que Raimunda tentava esconder a gravidez da família. Nesta quarta-feira (20), já no nono mês de gestação, ela ingeriu um "chá com propriedades abortivas" e começou a sentir as contrações. A mulher então decidiu ir até um terreno afastado da casa em que morava e entrou em trabalho de parto.
Depois que enterrou o bebê, a mulher voltou para casa, mas o fato de ela ainda estar sangrando chamou a atenção de um irmão, que já desconfiava que a mulher estava grávida. Foi ele que foi até o terreno baldio e encontrou o corpo da menina recém-nascida. O corpo da criança foi encaminhado ao Núcleo da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em Sobral, onde será constatada a causa da morte, que pode ter sido provocada por lesões feitas pelos animais ou também por asfixia. A suspeita foi presa em flagrante e conduzida à Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara. O caso será transferido para a Delegacia Regional de Camocim, que dará continuidade ao andamento do inquérito sobre este lamentável infanticídio.

Exposição “Universo Feminino – Singular e Plural” Completa sete anos e segue até 31 de março

"Bagagem" fotografia vencedora do "Universo Feminino - Singular e Plural", de Élbio Gonçalves.

A 7ª Edição da Exposição fotográfica coletiva “Universo Feminino – Singular e Plural” que promove olhares diversos para o mundo da mulher, inaugurou na última quinta-feira, dia 14 e segue até o dia 31, no Boulevard Shopping Camaçari.
A mostra é composta por 30 imagens de diversas origens, foram 3 países, 10 estados, 9 capitais e outras 12 cidades, escolhidas entre as 200 fotos inscritas no concurso produzidas por 70 participantes, divididos em 32 fotógrafos e 38 fotografas, de onde foram selecionadas as 30 fotos que compõe a exposição. 
A exposição é uma homenagem do Clube de Arte Fotográfica Camaçari - CAFC no mês de comemoração a mulher, ilustrando o “Universo Feminino” de forma “Singular e Plural” buscando estimular a reflexão sobre o feminino na sociedade atual. Ilustrar a importância desta presença e expressar ações neste sentido, através da fotografia.
Inspirados no “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 5” que tem a finalidade de “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, foi solicitado aos participantes que a partir dessa orientação ilustrassem o tema proposto “A Presença Feminina, suas singularidades e pluralidades. ”. O concurso e a exposição tem sua realização fundamentada no financiamento coletivo (Crowdfunding) através da plataforma Kickante.
A organização faz questão de agradecer aos que compreenderam que juntos são mais fortes, não menos importante e também merecedores de gratidão, a comissão julgadora que teve a difícil tarefa de escolher as imagens que compõem a exposição, a Daniele Rodrigues - jornalista, fotógrafa e campeã do Universo Feminino de 2015, Cida Cerqueira - blogueira e ativista de causas sociais, Tais Araújo - jornalista, blogueira e fotógrafa amadora, parceira do CAFC e Michel Dória - publicitário, designer, fotógrafo e fundador do CAFC.  O apoio foi da CONFOTO - Confederação Brasileira de Fotografia, Objetiva Laboratório Digital, Alma Fine Art & Galeria, Contrato e do Boulevard Shopping Camaçari.
A Exposição está também na web, tanto no site do evento, quanto na página do facebook. Link:https://singulareplural.wixsite.com/2019.

Lista dos Premiados

Elbio Gonçalves (1º Colocado)
Londrina, Paraná, Brasil
Natural de São José do Rio Preto, em São Paulo, atualmente mora em Londrina-PR. É membro do Foto Clube de Londrina e pratica fotografia voltada para a expressão artística.
Título da Foto: Bagagem (no início desta reportagem)
Descrição da Foto: Fotografia mostra a força da mulher que carrega seu filho nas costas com alegria e um sorriso

Marcia Marchetto (2ª Colocada)
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
Fotógrafa amadora pertencente ao Clube do fotógrafo de Caxias do Sul. Realizou 4 exposições individuais e participou de 7 exposições coletivas.
Título da Foto: No more Frog
Descrição da Foto: Mulher expelindo um sapo pela boca. Direito a falar e não calar

Leticia Zica (3ª Colocada)
Paris, França
Letícia Zica cresceu na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, e atualmente vive em Paris, França. Seu trabalho fotográfico consiste em autorretratos e um baseia-se em um largo estudo sobre o corpo feminino. Cursa fotografia na renomada universidade Paris 8, e segue seus caminhos por meio da fotografia em preto e branco.
Título da Foto: Flowered Darkness
Descrição da Foto: "Walter Benjamin insistia que a fotografia preserva de maneira tanto mais intensa do que a pintura a questão a respeito da pessoa retratada. No trabalho de Letícia Zica, quem se dispõe aos nossos olhos é a própria artista, que fez a si mesma de objeto de sua obra. Estamos diante de uma auto ficção fundada nessa conhecida experiência criativa e de grande pureza: um eu criador que se faz criatura. Mas essa experiência não se esgota na técnica do autorretrato. Toda a figuração de Flowered Darkness convida à experiência mística-mítica de uma criação. Do mais denso negro, surge um corpo, levemente inclinado, de ombros encolhidos, cabeça reclinada e lábios entreabertos. Como se emergisse do Nada, o corpo parece se doar ao mundo, mas em especial ao observador, ora convidado a uma experiência de sensibilidade singular. Essa é a experiência do feminino, não apenas evidenciada pelo corpo nu figurado, mas pela composição de gestos e pelo simbolismo das flores. E se o arquétipo feminino remete às ideias de doação e vulnerabilidade, no gesto de criação essas são suas forças, a oferta de algo novo e belo. Finalmente, o olhar em flores, como se fosse a alma anunciando sua naturalidade, pede em retorno a mesma contemplação. Diferente da Górgona, que com seu fatal olhar transforma homens em pedra, este olhar em flores restaura a vida, repondo uma experiência de doação, sensibilidade e beleza. Flowered Darkness: a Anti-Medusa. (Texto escrito por Diego Ramos).

Não se esqueça:
Exposição fotográfica “Universo Feminino – Singular e Plural”
Data: 14 a 31 de março
Local: Boulevard Shopping Camaçari
Ingresso: Entrada gratuita