Exclusivo!

Lena morreu!

Eleitores de Carlinhos protestam em Coronel João Sá

Eleitores protestam em Jeremoabo


O protesto seguiu em caminhada pela estrada
Cerca de dois mil moradores de Coronel João Sá marcharam nesta quinta-feira (18) até o fórum da cidade vizinha de Jeremoabo, responsável pela Comarca local, em protesto pela derrota do atual prefeito Carlos Sobral (PMDB) nas eleições do último dia 7 de abril. O gestor perdeu a eleição para Romualdo, do PSD, que voltará a administrar o município, por uma diferença de 104 votos. Carlinhos acusou o juiz da 51ª Zona Eleitoral, Antônio Henrique da Silva, e o promotor eleitoral da Comarca, Leonardo Cândido, de prejudicar o pleito após determinarem, no dia da eleição, a prisão de pessoas que usavam camisas vermelhas, cor adotada pela sua campanha. Carlinhos Sobral, como é conhecido, afirmou que a medida assustou eleitores que vestiam camisas vermelhas, em apoio à sua candidatura, que teriam deixado de votar com medo de serem presos, já que a notícia da prisão de 24 pessoas teria se espalhado rapidamente pela cidade. O número de abstenções no pleito chegou a 2.134 votantes. No ato desta quinta, eleitores, simpatizantes e militantes deixaram a cidade em ônibus, já que a distância entre os dois municípios é de quase 75 km, mas restando 12 km para chegar a Jeremoabo, policiais militares impediram que o comboio seguisse até o destino. Os manifestantes, então, resolveram finalizar o trajeto a pé. Eles permaneceram na frente do fórum até às 20h até que funcionários do fórum fecharam os portões, apagaram as luzes. Ninguém foi recebido. Na quarta (17), em entrevista ao Bahia Notícias, o promotor Leonardo Cândido agiu após constatação de ação vedada por Lei durante o pleito municipal.
Informações do Bahia Notícias.

Os malversadores da res pública!


                                                    Landisvalth Lima
Um fato está passando de forma despercebida aos olhos do povo de Heliópolis e pode representar muito mais do que um livro inteiro sobre teorias conspiratórias. Soube esta semana, via telefone, que o diretor do Colégio Waldir Pires, professor Joseilson Alves, ou simplesmente professor Chinho, registrou queixa na Delegacia de Polícia de Heliópolis dando conta da falta de determinado patrimônio da escola. No mesmo telefonema, o leitor deste blogue me chamava atenção para uma nova modalidade de roubo do patrimônio público. O bem público é surrupiado e a autoridade é orientada a registrar queixa para que a investigação não recaia sobre o querelante.
Já estou informado de que vários bens públicos estão desaparecendo dos vários órgãos da administração municipal de Heliópolis. O caso do Waldir Pires é interessante porque não houve arrombamento. O Vice-Prefeito eleito Gama Neves chega a dizer que não é absurdo pensar até que, para se livrarem do problema, acusem servidores municipais adversários do prefeito como os que se apossaram do patrimônio público. Não quero com isso dizer quer o professor Chinho esteja fazendo tal jogo. Não é do seu feitio. Também não duvido que ele possa estar se defendendo de problemas futuros e não seria surpresa ainda que esteja obedecendo a ordens superiores, seguidor que é da ideologia pardalesca.
Fato é que temos que dar um basta a isso. O patrimônio público não pode ser dilapidado só porque o prefeito perdeu uma eleição. Os agentes administrativos são temporários e devem ser guardiães das coisas do povo. Vamos ficar atentos para estas artimanhas. Espero que os futuros administradores usem a força da lei para inibir tal comportamento e, ficando provado sua prática, recuperar aquilo que foi surrupiado do povo e punir os malversadores da res pública.
Farol das oposições
Gama Neves - Vice-Prefeito eleito

Ildinho - novo prefeito de Heliópolis
O município de Heliópolis volta a surpreender a nossa região. Dos 5 municípios da 82ª Zona Eleitoral, só Heliópolis elegeu um prefeito da oposição. Em Antas, Cícero Dantas, Fátima e Novo Triunfo os eleitos foram apoiados pelo prefeito ou foi o prefeito que se reelegeu. A dupla Ildinho e Gama é da pesada, enfrentou toda uma estrutura de poder e ainda a desbragada compra de voto. Foi uma vitória maiúscula!
Campeões de voto
O Ildefonso de Fátima foi o campeão de voto da região. Nego se reelegeu com um passeio sobre Roberto da Farmácia. Foram 3.550 votos de diferença. De quebra ainda fez 8 dos 11 vereadores. O campeão de votos para a Câmara Municipal foi Binho de Alfredo. Zezinho, presidente da Câmara de Fátima, ficou em segundo lugar.
Tripla derrota
Nos bastidores políticos de Heliópolis, dois senhores estão em baixa: Sorria e Zelito Ribeiro. Ambos apoiaram o PCdoB. Sorria foi mais sortudo porque tem ao seu lado a competência de Nego, mas Zelito perdeu feio. Perdeu a eleição pela terceira vez em Cícero Dantas e em Heliópolis. De quebra ainda não conseguiu eleger Carlinhos, o irmão, vereador. Será que estas derrotas farão estes “chefes políticos” olharem para a política do futuro?
Não é bem assim!
Quem está pensando que Ildinho está preocupado em fazer maioria na Câmara Municipal a qualquer custo está enganado. A filosofia é outra. Alguns dos vereadores da oposição, se quiserem aderir para ajudar a administração, serão bem vindos. Ildinho avisa que respeita a decisão das urnas e não vai continuar com esta política de compra de lideranças. Ele não vê problema algum trabalhar com 1 a menos. Afinal, o vereador não foi eleito para melhorar a vida do município?
Comissão de transição
Já está pronta a Comissão que irá promover a transição de poder em Heliópolis. Tudo está dependendo de um Decreto do alcaide derrotado. Os nomes na lista são Beto Fonseca, Mário Almeida, Landisvalth Lima, Professor Quelton, Zé do Sertão, Evanilson e Célio. Os sete indicados estão somente aguardando o sinal verde para começarem todo o processo, caso a administração atual queira fazer a coisa como manda o processo democrático.
Serra dos Correias
A maior surpresa desta eleição em Heliópolis foi a vitória do PCdoB no povoado Serra dos Correias. O partido foi até impedido de fazer comício no povoado. Isso porque o vereador Valdelício, reeleito, trocou a cadeira na Câmara Municipal por uma secretaria para dar lugar ao 1º suplente Sabiá. Em troca, o calçamento que seria para a Serra foi para o povoado Viuveira, base eleitoral de Sabiá. A promessa do PCdoB de calçar o povoado da base eleitoral de Valdelício não foi cumprida. No final, a Viuveira recebeu o calçamento e deu vitória a Ildinho e Gama, já que Sabiá aderiu à oposição. Já na Serra dos Correias, o PCdoB não só venceu como o povoado garantiu a recondução de Valdelício à Câmara novamente. Alguém pode entender o que ocorreu?
Agora é só uma 
A vereadora Ana Dalva (PPS) foi a única mulher a conseguir se eleger para um cargo público em Heliópolis nestas eleições. Na verdade, só ela e Valdilene, esposa do policial Wellington, disputaram a eleição para valer. A maior votação de Ana Dalva foi na sede. Só na Rua Isaías Ribeiro ela obteve mais de 60 votos. Nas urnas do povoado Riacho e da Cajazeiras, Ana Dalva ultrapassou 80 votos. Só em dois lugares Ana Dalva não acusou crescimento: no povoado Farmácia, onde nasceu, e no povoado Serra dos Correias.

Prefeita do PCdoB persegue servidores e tem registro cassado

Sandra Vidal (PCdoB) perseguindo servidores
     A atual prefeita de Ibicoara, Sandra Vidal (PCdoB), teve o registro de candidatura cassado pela Justiça Eleitoral nesta terça-feira (15) e terá ainda que pagar uma multa no valor de R$ 14 mil. A gestora foi derrotada nas urnas por uma diferença de apenas 43 votos para o prefeito eleito, Arnaldo Pires (PL), que obteve 5.061 votos contra 5.018 da comunista. A gestora respondia a um processo impetrado pela coligação “Juntos Por Amor a Ibicoara”, liderada pelo futuro administrador do município do sudoeste baiano. Em sua decisão, o juiz da 169ª Zona Eleitoral, Egildo Lima Lopes, condenou Sandra por "perseguição política e abuso de poder" praticados contra servidores municipais. “Ante o exposto, tipificadas as condutas vedadas aos agentes públicos, em ofensa aos ditames do artigo 73, V da Lei nº 9.504/97, mas também incorreu em ofensa ao artigo 7º, Inciso X, da Constituição Federal, Julgo Procedente a presente Representação Eleitoral, pelo que condeno solidariamente os representados Sandra Regina Gomes Vidal e a coligação 'Pra fazer muito mais' no pagamento de multa no valor nominal de R$ 14 mil. (...) Aplico à representada a sanção de cassação de registro de candidatura, o que faço com fundamento no artigo 73, § 5º da Lei nº 9.504 /97”, decidiu o magistrado. A prefeita foi acusada de perseguir funcionários públicos que seriam contrários à sua permanência à frente da administração municipal. Os profissionais tiveram os salários cortados em julho, foram impedidos de frequentar as repartições e até assinar folha de ponto. "Este Juízo não questiona o poder disciplinar e poder hierárquico que a Administração Pública exerce e deve exercer sobre seus servidores (...) Tem-se por antijurídica a conduta da representada Sandra Vidal, que valendo-se da condição de agente público (prefeita), candidata à reeleição, perpetra várias condutas contra seus opositores ou desafetos políticos”, escreveu o juiz. 
     Informações do Bahia Notícias.

Idosa recebe café com leite na veia e morre

Dona Palmerina foi cuidar da saúde e morreu vítima de um erro.

Mulher de 80 anos estava internada no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti, na Baixada Fluminense
Fábio Grellet - Agência Estado
RIO DE JANEIRO - Uma idosa de 80 anos, internada no Posto de Atendimento Médico (PAM) de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, morreu neste domingo, 14, quatro horas depois de uma estagiária da unidade de saúde injetar café com leite na veia da paciente. O caso é investigado pela Polícia Civil e pela prefeitura da cidade, responsável pelo posto médico.
Vítima de uma infecção renal, Palmerina Pires Ribeiro estava internada havia dez dias, mas se recuperava e tinha alta prevista para esta segunda-feira. Palmerina tinha uma sonda pela qual se alimentava e outra por onde recebia soro. Uma estagiária teria se confundido e depositou o café com leite na sonda do soro, na tarde deste domingo. A idosa começou a passar mal e, embora tenha recebido remédios para ser reanimada, morreu.
O caso foi registrado na 64.ª Delegacia de Polícia (Vilar dos Teles), cujo delegado começou nesta segunda-feira a tomar depoimentos sobre o caso. Os envolvidos podem ser indiciados por homicídio. Em nota, a prefeitura de São João de Meriti informou que "está sendo aberta sindicância administrativa para esclarecer o caso e, tanto a estagiária técnica de enfermagem como as enfermeiras supervisoras de estágio e de plantão na unidade de saúde foram afastadas. (...)" "Os responsáveis pelo erro serão punidos exemplarmente e deverão também responder a inquérito", declarou a administração municipal.
O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Rio (Coren-RJ) já havia denunciado a atuação de estagiários sem supervisão nesse PAM, mas nenhuma providência foi tomada, de acordo com o órgão. O caso aconteceu menos de uma semana depois de um episódio semelhante ser registrado na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, no sul fluminense. No dia 8, a aposentada Ilda Vitor Maciel, de 88 anos, morreu após ter recebido sopa pela veia. Uma funcionária também confundiu a sonda pela qual a mulher se alimentava, pelo nariz, com aquela por onde recebia soro, na veia.
Informações do jornal O ESTADO DE SÃO PAULO.

Concursos oferecem mais de 30 mil vagas em todo o país


     São pelo menos 97 concursos com vagas para todos os níveis de escolaridade, os salários chegam a R$ 21.766,16.
     Da Redação do CORREIO
     Desde segunda-feira (15), cerca de 97 concursos estão com inscrições abertas para 30,4 mil vagas distribuídas em todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 21.766,16 no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Você que está se preparando para ter um emprego estável, veja as opções clicando aqui.