Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Poucas & Boas 106

Prefeito Mendonça corre. Thiago Andrade espera união. Ildinho será vice? Ana Dalva segue para a reeleição.

Negociata I

São inacreditáveis as conversas que ocorrem sobre as negociatas para as eleições 2024 em Heliópolis. A impressão é que se trata de uma cidade muito rica e populosa, mas só há 12.309 habitantes, com um orçamento que gira em torno dos 70 milhões anuais. Ainda bem que a maioria é só bravata ou fofoca de adversário. Entretanto, uma não é lorota. O Contraprosa apurou que um cabo eleitoral, procurando espaço político de destaque, bradou aos quatro cantos que tinha 3 milhões de reais para torrar na eleição. A vereadora Ana Dalva ficou indignada e parte do que disse chegou a deslizar para as redes sociais. Ela chegou a pensar que se tratava da eleição de Aracaju, mas alguém a advertiu que, caso fosse na capital sergipana, as cifras chegariam a 30 milhões.

Negociata II

Há relatos também que indicam ter um ex-prefeito recebido a proposta de 1 milhão de reais para aderir a um grupo político e ser candidato a vice-prefeito. Dizem que ele já havia recusado 700 mil antes. Desta vez seria 500 mil na hora e 500 mil depois. A condição era ir toda a família. Um dos filhos chegou até a fazer uma pergunta: Quanto vale a nossa honra, Papai? Vendo que honra não tem preço, o não foi enviado como resposta.

Thiago ou Cícero Dantas

Um parente bem próximo do prefeito Mendonça está esperando que Thiago consiga manter unido o grupo para anunciar o apoio. Caso o candidato da oposição não consiga a união, ele vai transferir o título para Cícero Dantas. O parente foi desprezado pelo prefeito. Dizem que Mendonça está apenas dando o troco, já que quase perdeu sua casa para ajudar o tal parente. Caso a adesão se concretize, vai ser dureza subir no palanque com tais adesistas. A vereadora Ana Dalva que o diga. Para amenizar a perda, já há pardais espalhando por aí que a coisa só se concretizará se o parente receber uma graninha.

Ana Dalva vice?

Já não é segredo que o prefeito Mendonça fez investidas em sequência para conquistar o apoio da vereadora Ana Dalva, convidando-a para ser sua vice. A empreitada envolveu até visita do Senhor do Sapé à casa da vereadora. Desta feita não houve proposta de grana, mas a pergunta era intrigante: o que falta para a senhora ser vice de Mendonça? A resposta de Ana Dalva foi também uma pergunta: qual a justificativa administrativa de um grande feito do governo eu poderia utilizar como argumento para mudar de lado?

Ivan de Ildinho

Se as previsões se confirmarem com a chapa Thiago/Ildinho ou Thiago/Beto de Ildinho, um dos nomes ventilados para disputar uma cadeira de vereador é do empreendedor Ivan de Ildinho. Os analistas de plantão afirmam que vai disputar voto dentro do grupo com Ana Dalva e, fora dele, com Doriedson. Outro nome já cogitado também é o de Marcelo Cigano, que já se movimenta para garantir seu espaço. Além destes, nome novo na disputa é de uma das filhas do vereador Valdelício, que deve se aposentar da carreira, mas não da política.

Novas regras

Há um dado novo para a eleição 2024 que serve como uma ducha de água fria na revelação de novos nomes na política. O número de candidatos a vereador deve cair consideravelmente. Uma chapa completa do legislativo municipal deve ter o número de cadeiras da casa + 1. Ou seja, cada coligação, partido ou federação deve lançar apenas 10 candidatos. Do lado do prefeito já são 6 candidatos. Só há espaço para mais 1, já que as outras 3 vagas são para mulheres. Pela oposição a cena está melhor. Dos três atuais, apenas Ana Dalva deve sair para a reeleição. Sobra espaço para mais duas mulheres e seis homens.

Mendonça correria

Em meio a tanta notícia negativa, o prefeito José Mendonça tenta injetar otimismo para pavimentar sua reeleição. Vendo que seu governo tem apenas o argumento do Plantão Médico 24 horas, está correndo contra o tempo para implantar o ensino fundamental integral na nova escola do povoado Cajazeiras. A ideia é transformar o local em polo para 6º ao 9º ano, com aulas das 8 às 16 horas. O problema maior é concluir a obra e acelerar as medidas burocráticas. Acontece que o mês de janeiro está terminando e as aulas serão iniciadas em 19 de fevereiro. Corre, prefeito!