Exclusivo!

Lena morreu!

Quatro pessoas morrem em incêndio da ala Covid-19 do Nestor Piva em Aracaju

Pacientes foram transferidos para outras diversas unidades de saúde da capital sergipana (Foto: G1)

Nada que está ruim pode ser tão mal que não possa piorar. Em meio ao caos de uma pandemia, ninguém precisava mais de tragédias, mas elas são infindáveis. Nesta sexta-feira (28), em reportagem do G1, ficamos sabendo que quatro pessoas morreram após um incêndio atingir a ala de Covid-19 do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, em Aracaju, capital sergipana, nesta manhã. A primeira morte confirmada pelas autoridades foi a de uma mulher de 77 anos, durante a remoção para o Hospital de Urgência Governador João Alves Filho de Urgência de Sergipe (Huse). As três outras mortes ainda não foram detalhadas ou tiveram seus nomes revelados até aqui.  

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 60 pacientes estavam na unidade de saúde atingida pelas chamas. Destes pacientes, 35 foram transferidos para os hospitais da Polícia Militar (HPM), Santa Isabel, Senhor dos Passos, Primavera, Hapvida, Fernando Franco e leitos do Caps Jael Patrício, além do Huse. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas rapidamente. A suspeita é de que o fogo tenha iniciado no ar-condicionado do setor que atende pacientes de Covid-19. "Esse incêndio pode ser considerado de grandes proporções devido às consequências. O problema maior foi a quantidade de fumaça acumulada na área Covid e a retirada das vítimas, que estavam acamadas, e a organização da cena para a remoção até outras unidades hospitalares", afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros, Breno Queiroz.

Uma força-tarefa de equipes de saúde foi montada do lado de fora do hospital para atender as vítimas — além dos pacientes, funcionários da unidade e acompanhantes inalaram fumaça e passaram mal. Veículos terceirizados e ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levaram cilindros de oxigênio para o atendimento das vítimas. A ocorrência foi acompanhada pela Defesa Civil, pela Polícia Rodoviária Federal e pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PDT). A área onde ocorreu o incêndio está isolada e o espaço não atingido será equipado para atendimento ao público. 

A secretaria informou estar tentando encontrar uma unidade de atendimento para substituir os leitos do Nestor Piva e garantir assistência aos demais pacientes. A pediatria do Hospital Fernando Franco, no Bairro Augusto Franco, na Zona Sul, foi adaptada para atendimento clínico. A SMS ressaltou que os atendimentos pediátricos neste unidade continuam ocorrendo. Até a tarde da quinta-feira (27), 10 pacientes estavam na unidade à espera de leitos de UTI, segundo o boletim epidemiológico do novo coronavírus da Secretaria de Estado da Saúde.

Estado da Bahia decreta lockdown em 15 municípios da região


Agora ficou um pouco melhor. O governador Rui Costa assinou nesta quinta-feira (27), publicado no Diário Oficial do estado nesta sexta-feira, o decreto de nº 20.495. Nele está determinado que fica proibida locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 19h às 05h, de 29 de maio até 04 de junho de 2021, nos Municípios de Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Sítio do Quinto, em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos Decretos Municipais. É uma espécie de lockdown noturno.

Ficam autorizados, de 29 de maio até 04 de junho de 2021, nos municípios citados no decreto, somente o funcionamento dos serviços essenciais, notadamente as atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, como transporte, serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde e as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência. O decreto estadual, somado aos diversos decretos municipais da nossa região, deve dificultar um pouco mais a proliferação do vírus, mas ainda não será suficiente. Cabia ainda, pelo menos, mais uma semana. 

Ribeira e Heliópolis com datas diferentes para vacinação

Se ambos os municípios receberam a vacina na mesma data, o que justifica a diferença de datas na aplicação?

 

Quem olha para os dois cartazes talvez não perceba o que está acontecendo. Ribeira do Amparo e Heliópolis receberam doses de vacinas contra Covid-19 na mesma hora. Ribeira já está vacinando hoje, Heliópolis só na terça-feira (01). Reconhecemos que há uma sobrecarga insana nos profissionais de saúde, mas é possível contratar mais pessoas para servir melhor. Fora disso, como poderemos justificar uma diferença de 4 dias na ação de cada prefeitura, já que Heliópolis é que está com uma demanda maior, inclusive já com plantão 24 horas nos fins de semana?

Poço Verde faz lockdown de 6 dias e Heliópolis de apenas 3

Prefeito José Mendonça baixou lockdown de apenas 3 dias (foto: PMH)

O prefeito municipal de Heliópolis, José Mendonça Dantas, assinou o Decreto nº 260, datado de 26 de maio de 2021, onde estabelece a suspensão das atividades em todo o município, no período compreendido entre às 5 horas do dia 28, sexta-feira,  e às 5 horas do dia 31 de maio de 2021, segunda-feira. Só será permitido que funcionem clínicas e serviços médicos e/ou odontológicos, inclusive fisioterapia; farmácias e drogarias; serviços médicos veterinários; lojas agropecuárias para venda de medicamentos e rações para animais; supermercados e estabelecimentos que comercializem produtos de higiene e limpeza; açougues; postos de combustíveis; borracharias; funerárias; serviços públicos de saúde e segurança; padarias; quitandas; limpeza pública; serviços de telecomunicações, internet e concessionárias de serviços públicos, sem atendimento presencial; restaurantes e congêneres. É, na verdade, um lockdown de calça curta.

Desta vez, a prefeitura estabeleceu que os serviços essenciais devem fechar suas portas no sábado (29), às 14 horas. Restaurantes poderão funcionar no sistema de delivery até às 24 horas. Fica suspensa a feira livre do dia 29 de maio, bem como a colocação de barracas e similares para comercialização de qualquer produto, em praças e vias públicas, no período de duração do lockdown. Quem não obedecer sofrerá advertência. Insistindo, será aplicado multa diária de até cinco mil reais para pessoas jurídicas, a ser duplicada por cada reincidência. Em caso de pessoa física, a multa será de 250 reais. Haverá ainda multa diária de até 1.000 reais para MEI, ME, e EPP´s, a ser duplicada por cada reincidência. Por fim, embargo e/ou interdição de estabelecimentos. Se houvesse uma maior conscientização da população, seria uma boa ajuda no combate à pandemia, mas não há fiscalização para aqueles que vão para sítios, realizando festinhas e comemorações.

Poço Verde

Iggor Oliveira decretou lockdown escalonado. (Foto: Tv Atalaia)

Nesta quinta-feira (27), o Prefeito de Poço Verde, no Estado de Sergipe, fronteiriço a Heliópolis, assinou Decreto de nº 144/2021 também estabelecendo um lockdown no município. Só que o prefeito Iggor Oliveira escalonou a suspensão das atividades em três etapas: inicia nesta sexta-feira (28), às 18 horas e vai até a segunda-feira (31), às 5 horas da manhã. Um segundo lockdown acontecerá no dia 2 de junho, às 18 horas, e seguirá até o dia 4 de junho, às 5 da manhã. A pausa se dará para a realização da Feira Livre, que será antecipada do dia 5 para o dia 4. Neste mesmo dia, às 18 horas, tudo fecha novamente e só abre dia 7 de junho, às 5 horas da manhã. Dá um total de 151 horas de suspensão das atividades, ou pouco mais de 6 dias. O efeito pode não ser satisfatório por causa do escalonamento, mas a medida é melhor que a de Heliópolis, de apenas 3 dias, ou 72 horas.

Não deixa de ser uma resposta das autoridades dos dois municípios aos crescentes casos de contaminação. Entretanto, os dois prefeitos repetem, por covardia ou conveniência, os velhos hábitos de fecharem a casa quando o ladrão rouba. Também, muitos políticos alegam que não adianta fechar tudo e as pessoas continuarem se contaminando em ambientes fechados, na zona rural ou em outros municípios. Por outro lado, as pessoas usam a falta de iniciativa das autoridades para justificarem comportamentos irresponsáveis. Educar um povo não é fácil, mas as autoridades têm que fazer a sua parte. No caso aqui, as ações ainda são muito tímidas. Um lockdown em conjunto, por duas ou três semanas, com intensa fiscalização, teria um efeito infinitamente melhor.

Poucas & Boas: Ataques cardíacos, pulmões em frangalhos, ministro denunciado e o lockdown que não vem



Heliópolis vive momento difícil

Santaninha ao lado do marido, o ex-prefeito Ildinho, aguarda vaga para ser internada em Salvador. (Foto: Jorge Souza)

Nos últimos dias, Heliópolis tem visto a face mais dura da Covid-19. Quando o prefeito de Ribeira do Pombal decretou lockdown, todos os municípios vizinhos deveriam fazer o mesmo. Hoje, pombalenses se deslocam para as cidades vizinhas e levam consigo as várias cepas já presentes em nossa região, desde a P1, de Manaus, até a da África do Sul. Mas o pior é que isso parece não despertar nas pessoas o senso de cuidado. Enquanto uma metade segue os protocolos, outra metade parece que precisará ficar doente para entender o perigo em que vivemos.

Hortêncio recebeu alta esta tarde e está vindo para Heliópolis (Foto: Redes Sociais)

A lista de doentes é enorme. Já se sabe que as duas ex primeiras damas, Josefa Elza e Santaninha estão infectadas com o vírus. A primeira já foi encaminhada para Salvador e Santaninha aguarda vaga. O ex-prefeito Ildinho não está com o vírus. Também está em Salvador o secretário de administração, professor Antônio Valter. Outro que seguiu para a capital foi Orlando Correia, filho de Priquitinho, se juntando a Diney e Hortêncio, este último conseguiu alta esta tarde e já vem para casa. Aguarda uma vaga também o professor Beléu. Todos seguem ou seguiram para Salvador porque a doença afetou os pulmões.


Uma cena incomum foi vista hoje na Unidade Básica de Saúde de Heliópolis: uma fila de ambulâncias. Também é incomum ver que o número de infectados no município é menor na secretaria de saúde daqui. Os números da Sesab registram também os moradores de Heliópolis que são atendidos em outros municípios, não regulados na UBS daqui. Com isso, a taxa de contaminados por mil habitantes já está em torno de 4,1. O prefeito José Mendonça Dantas tem nas mãos os argumentos substanciais para decretar um lockdown de, pelo menos, 15 dias. 


Primeiro contaminado por Covid-19 em Heliópolis morre

José Ivo se livrou da Covid-19, mas ficaram as consequências. (Foto: Arquivo pessoal)

Exatamente no dia em que completava seus 24 anos, José Ivo Silva Barbosa, morador da Rua Mangabeira e funcionário do G Alho Supermercados, passou mal no local de trabalho e foi conduzido a atendimento médico. Não resistiu e veio a óbito nesta quarta-feira (26). José Ivo foi o primeiro morador de Heliópolis a ser contaminado pelo novo coronavírus. Ele foi infectado no ano passado quando trabalhava no supermercado G Alho, na loja de Poço Verde-Se. Embora esteja nas redes sociais a notícia de sua morte por Covid-19, Ivo morreu vítima das consequências da doença.

Em 21 de junho de 2020, o Contraprosa registrava o primeiro infectado por Covd-19 em Heliópolis. Embora não tenhamos noticiado o nome, na época, o prefeito Ildinho e o secretário de saúde Ebimael anunciavam o acontecimento que tirava Heliópolis da lista dos poucos municípios baianos ainda sem casos. A reportagem falou de um rapaz de 23 anos. Era mesmo José Ivo. Tempos depois, já curado da Covid-19, as consequências da doença começaram a ser tratadas, entre elas um sério problema no coração. Nesta manhã, a morte venceu. José Ivo era filho do conhecido Sr. Oliveira e dona Ninha. Deixa duas filhas e uma namorada.


Poucas & Boas: Pombal infectado, Pazuello queimado e a disputa Wagner X ACM Neto

 


Alta contaminação em Ribeira do Pombal serve de alerta para região

Ribeira do Pombal é hoje foco central de contaminação pela Covid-19 (Foto: Divulgação)
 
O que está acontecendo em Ribeira do Pombal parece não ter nenhum efeito sobre os outros municípios da região do Semiárido Nordeste II. O prefeito Erickson Silva fez um lockdown na cidade e renovou a medida para até esta quarta-feira (26). Dez dias depois, nenhuma barreira sanitária foi implantada em nenhuma das cidades fronteiriças com o município. Nas redes sociais, o prefeito mandou relatório minucioso da situação e parece não ter sensibilizado seus colegas.

Vamos então tentar chamar a atenção das pessoas. O índice de contaminação de Ribeira do Pombal está em torno de 7,3 por mil habitantes. Há 405 casos ativos divulgados no último boletim, do dia 23.05. Para completar, há 160 casos suspeitos. Até aqui, neste mês de maio, a cidade atendeu a 2.610 pacientes, com 67 internados e 36 transferidos. Tudo isso numa população de 55 mil habitantes. 

Vamos para Heliópolis, então. São 13 mil habitantes, com 589 casos, sendo 44 ativos. Isso dá uma taxa de 3,3 por mil habitantes. Em Fátima, já são 968 casos, com 31 ativos e uma taxa de contaminação de 1,7 por mil habitantes. Quem sabe fazer contas descobrirá que o índice de contágio é assustador. Feira de Santana está abaixo de 1, o que significa que lá a coisa está controlada. Vamos esperar chegar ao ponto de Ribeira do Pombal para tomar as devidas providências?

O azar do povo brasileiro

Bolsonaro não está nem aí com os que morrem nos hospitais (foto: Yahoo Notícias)

O brasileiro é o povo mais azarado do mundo. Em qualquer lugar do planeta, pessoas se preocupam em colocar no poder administradores do notório servir o próximo, homens e mulheres voltados para a melhoria global da sociedade. Aqui, além da tarefa universal da procura dos melhores, teremos que livrar o Brasil de duas desgraças: corrupção e negacionismo. Enquanto uma terceira onda nos ameaça, sem mesmo nos livrarmos da segunda, o presidente da rachadinha, negacionista de plantão, promoveu mais uma aglomeração. Desta vez, arrastou um enorme palanque político com um desfile de motocicletas, e sem usar máscara.

O senador baiano Otto Alencar (PSD-BA), disse ao portal O Antagonista que o passeio de moto do presidente Jair Bolsonaro foi “uma provocação àqueles que estão nos hospitais sofrendo com a Covid”.  Ele foi mais contundente ao dizer que “Bolsonaro mobilizou tudo isso para fazer um palanque político, ele não estava inaugurando obra, ele está em campanha com os recursos da União. Está bem explicado o que pensa o presidente: aglomerar para fazer a busca da imunidade de rebanho, estimular o não uso da máscara e desautorizar o atual ministro da Saúde”.

Também, em entrevista à CNN, Otto Alencar comentou a participação do general Eduardo Pazuello no ato bolsonarista e afirmou que o ex-ministro é “incompetente e descompromissado com a saúde. (...) A figura dele é de uma marionete, um boneco na mão do presidente. Não sei como uma figura dessa pode chegar a atingir um cargo de general do Exército.”. Pode sim, senador. Aqui é o único pais do mundo em que um capitão, que foi expulso do Exército, chega à presidência e é protegido pelos próprios membros das forças armadas que ele ousou desafiar no passado. Para piorar, o seu adversário mais provável no segundo turno é Lula. O brasileiro é um azarado.