Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Brasileiro em Paris cobra investigação do "bolsolão" a Augusto Aras

O Procurador Geral da República, Augusto Aras, começa a receber o pagamento pela proteção que dá a Bolsonaro. (Foto: Congresso em Foco)

O Procurador Geral da República está passando férias em Paris. Ele esperava certamente que na França encontraria paz, só que não. Andando pelas ruas da capital francesa Augusto Aras aparece sendo cobrado por brasileiros sobre sua inércia diante de suspeitas de corrupção envolvendo o governo. Um deles questionou: “Vamos investigar o bolsolão do MEC”. Um acompanhante de Aras tenta proteger o procurador, mas é advertido por um brasileiro: "Ele é servidor público." E o brasileiro, de prenome Ricardo, insiste para que ele mande apurar a ação dos pastores no Mec, os gastos de Bolsonaro e outros atos de corrupção explícita. Augusto Aras ignorou a interpelação. O portal O Antagonista  divulgou um vídeo com o momento. Para vê-lo, clique A Q U I .

Polícia desbarata quadrilha do tráfico de drogas na Bahia e Sergipe

O comércio de drogas na fronteira Bahia/Sergipe sofre mais um golpe. (Foto: Anamaria Prates)

Polícia desarticula grupo que atuava no tráfico de drogas em Poço Verde, Simão Dias e Carira (Sergipe), em Heliópolis, Fátima, Jeremoabo, Coronel João Sá e Antas (Bahia).

Policias da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio de Itabaiana (Depatri), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), Delegacia Regional de Tobias Barreto, Departamento de Narcóticos (Denarc) de Aracaju e Lagarto, Delegacia Regional de Propriá, Polícia Civil da Bahia, Comando de Policiamento Militar do Interior (CPMI), Força Tática do 11º BPM, 2ª Companhia do 11º BPM e 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) deflagraram a Operação Família Colômbia, nesta quarta-feira (20), com o objetivo de acabar com mais uma quadrilha envolvida no tráfico de drogas na fronteira entre os dois estados. 

A ação policial visava um grupo criminoso responsável por crimes de tráfico de drogas e homicídios no interior da Bahia e de Sergipe. A investigação foi conduzida pela Delegacia de Poço Verde e contou com a atuação de unidades das polícias Civil e Militar. Como resultado da operação, foram apreendidas drogas e armas de fogo. Três suspeitos - que estão entre os principais investigados da organização criminosa - morreram em confronto com as equipes; uma mulher foi presa e um adolescente foi apreendido.

O delegado Cláudio Feitosa informou que a operação teve início com uma abordagem por receptação. “A investigação começou no ano passado com uma abordagem de receptação e conseguimos informações importantes, onde descobrimos uma organização criminosa. O grupo estava crescendo e era chefiado por Luís Carlos, que está preso no Presídio de Paulo Afonso (BA), condenado a mais de 50 anos, mas que continuava dando ordens ao crime”, detalhou.

Quando os policiais entraram em ação, os investigados entraram em confronto com as equipes policiais e levaram a pior. Alexandre dos Santos Brito, conhecido como “Negão”, gerente e comandante do grupo fora do presídio; João Marcos de Jesus Santis, braço armado que executava assaltos;  e Wallison Rodrigues de Souxa, o “Zexinho”, sucessor de outro investigado que morreu no mês passado em Simão Dias, foram mortos. Além disso, Wallison Rodrigues também respondia por feminicídio.

O grupo criminoso distribuía drogas nas cidades de Poço Verde (SE), Antas, Fátima, Heliópolis, Jeremoabo e Coronel João Sá (BA). O grupo também tentava entrar nos municípios sergipanos de Simão Dias e Carira. O material apreendido na operação está composto por meio quilo de maconha, meio quilo de cocaína, três revólveres e uma arma calibre 12 de fabricação caseira. 

A BA 084 e a cidade de Nova Soure

A BA 084, que liga Biritinga a Nova Soure, é o trecho mais longo a separar dois municípios nesta rodovia. Os 60 kms que separam as duas cidades é bem sinalizado e com pouquíssimos problemas. A estrada é uma imensidão cortando uma mistura de caatinga com cerrado e, apesar da presença do asfalto, ainda há lugares inóspitos. Mas o trajeto é seguro, protagonizado por uma reta de mais de 40 quilômetros. Sem a estrada, a região seria quase inabitada. Depois de Biritinga, na margem direita, 12 kms depois, há o acesso à Sátiro Dias pela BA 233, distante 18 kms.  Fora disso, há vários acessos a pequenas localidades ao longo da rodovia, inclusive aos povoado Raso e Quixabeirinha, que formam a BA 403, estrada muito usada para sair de Nova Soure até Sátiro Dias.

Mas, afinal, como se formou a cidade de Nova Soure? Vamos à sua história, que começa quando os jesuítas da Companhia de Jesus de Santo Inácio de Loiola chegaram na região no final do século XVI. Os padres cultivaram a confiança dos Cariris, habitantes naturais do lugar, e fundaram a Missão do Natuba, unindo cinco aldeias numa só. Colonizadores portugueses desenvolveram a agricultura em suas terras férteis, cortadas pelo Rio Natuba, afluente que se encontra com o Itapicuru em Nova Soure. Não é sem razão que “natuba”, na liguagem dos Cariris, significa “rio que nunca seca”.

O município foi emancipado em 1754 com o nome de Nossa Senhora da Conceição do Natuba. Em 1758 recebeu, através de Carta Régia de 8 de maio daquele ano, o nome de Vila de Nova Soure. Mas a condição de município foi perdendo espaço para Cipó, que era distrito de Nova Soure. As coisas se inverteram na Era Vargas. Em 1933, Nova Soure figura como distrito de Cipó. Somente em 1935 é desmembrado de Cipó e volta a ser município com o nome de Soure, pelo Decreto n.º 9.600, de 18 de julho daquele ano, instalado um mês depois. Outro decreto-lei do estado, n.º 141, do último dia de 1943, incorpora novamente Nova Soure a Cipó como simples distrito, sendo seu território anexado ao município de Cipó. Os moradores não gostaram e seis meses depois, em 1 de junho de 1944, foi restaurado definitivamente o município de Nova Soure, pelo Decreto Estadual n.º 12.978, desmembrado de Cipó. O primeiro prefeito nomeado é José Ferreira da Silva, que cuidou de melhorar aspecto estéticos do município.

O desenvolvimento chegou mais rápido com o advento das estradas, mas a BA 084 só contribuiu bem mais tarde. Antes, Nova Soure cresceu com a BR 110, que faz a ligação da cidade com Cipó, ao norte, e Olindina, ao sul. Com o asfaltamento da BR, tornando Alagoinhas e Salvador mais pertos, o desenvolvimento ficou mais visível. Entretanto, o acesso a Biritinga e Serrinha era feito por uma trilha de barro batido, numa região quase despovoada, mas que liga duas grandes BRs – a 116, em Serrinha,  e a 110, em Nova Soure. A BA 233, de Serrinha a Biritinga, com 22 km, foi a primeira a receber asfalto. Somente bem depois a BA 084, de Biritinga a Nova Soure, com 60 km, recebeu uma borra asfáltica. Mas os problemas com a buraqueira eram constantes. O percurso chegou a ser feito em quatro horas, sem falar nas constantes quebras de veículos. Somente de 2013 para cá é que a estrada passou a ter um tratamento melhor, com uma camada de asfalto mais resistente. Quem passa na região vê o desenvolvimento mais pujante.

Nova Soure tem hoje 27 mil habitantes e minha relação com a cidade começou nos anos 80. Montamos uma companhia de teatro em Serrinha, e saimos apresentado a peça “Hoje a Banda não sai”, do pernambucano Severino M. Tavares. Tínhamos uma apresentação para Cipó, no cinema da cidade, e outra para Nova Soure, no clube local. A de Cipó foi um fracasso, com apenas 3 pessoas na plateia. Em Nova Soure tinha tanta gente que chegamos a pedir às pessoas que trouxessem cadeiras de casa. Foi um sucesso. A coisa ruim foi a travessia da BA 084 naquela época: um tormento. 

Nas últimas eleições, em 2020, elegeu como prefeito Luis Cássio de Souza Andrade, Cassinho – do PSD, economista hoje com 50 anos, que já era prefeito da cidade e lutava pela reeleição. Ele obteve 7.036 votos, ou 45,34% dos votos, vencendo outros três candidatos: Ari, do PSB – com 6.395 votos, ou 41,34%; Marcos Ureilton – do PT, com 1.128 votos, ou 7,27%; e Dr. Dorginho – do PDT, com 958 votos, ou 6,17%. 

A Câmara Municipal foi composta dos vereadroes Itinho – PSD – 1.064 votos; Wênio Moreira – PSD – 942 votos; Eraldo da Saúde – PSD – 906 votos; Dênis da Sorveteria – PSB – 708 votos; Geraldinho – PSD – 630 votos; Val Gás – PSB – 614 votos; Nilton de Gavião – PSB – 614 votos; Barimar – PSD – 570 votos; Natalicinho – PSB – 533 votos; Dio de Tonho de Bina – PSD – 494 votos; e Zé Carlos da Cajuba – PT – 467 votos.

Há ainda muito a se dizer sobre Nova Soure e os seus 78 anos de história, que serão comemorados no próximo dia 1º de junho. Nova Soure é a reunião de todas as lutas do seu povo, inclusive na fé a Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do lugar. O novassourense é a síntese do brasileiro, do nordestino de raiz, na luta pelo seu viver, sempre de olho no viver cada vez melhor, em harmonia com o próximo, até o dia onde possa dizer que construiu seu porto seguro, para esperar o barco que o leve à vida do outro lado da história. 

No próximo episódio: A BA 084 e cidade de Cipó.

Poucas & Boas: Antecipando a eleição de 2024

Novos blocos na Alba

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), autorizou a formação de quatro novos blocos partidários na casa legislativa. A primeiro é formado por União Brasil/PL, Republicanos/PSDB/PDT. Em seguida aparece o bloco formado pelo PP/PSC e ou que une o PSDB/PV. A formação dos novos blocos, com os nomes de seus respectivos líderes e vice-líderes, foi publicada no Diário Oficial do Legislativo. Na mesma edição do Diário, o presidente assinou a extinção de quatro blocos (DEM/MDB, PSB/PL, Patriota/PSL/PSC e PDT/PCdoB).

União Brasil bolsolulista

Luciano Bivar, presidente do União Brasil, foi indicado hoje para ser o candidato do partido à presidência da República. É a típica candidatura que nasce para o nada. O UB troca um candidato com 8%, Sérgio Moro, por um que não deve chegar a 0,5%. E muita gente acha que é uma jogada política inteligente. Enquanto isso, o próprio Bivar, como disse Claudio Dantas de O Antagonista, negocia cargos com o Centrão bolsonarista e costura um acordo com Bolsonaro para  o segundo turno. No outro lado, a turma de ACM Neto faz a mesma coisa, negociando com Lula. O pano de fundo são as emendas parlamentares do orçamento, secreto ou não. Ninguém está preocupado com o país. Todos estão unidos pela dinheiro público dos brasileiros.

Cinismo republicano

A Procuradoria-Geral da República divulgou uma nota na qual rebate um artigo do jornal O Globo que afirma que há um alinhamento entre o PGR, Augusto Aras (foto), e o governo. O texto também afirma que o governo de Jair Bolsonaro “enfraqueceu a Polícia Federal, neutralizou a PGR e comprou uma parte do Congresso”. Augusto Aras, usando de um cinismo nunca antes visto na República, disse que “o texto apresenta ilações e faz afirmações desconectadas da realidade e dos fatos. Ao afirmar que o governo ‘neutralizou’ a PGR, a autora do texto faz uma acusação vazia, que desconsidera aspectos relacionados ao trabalho do Ministério Público Federal, que é de natureza jurídica e cujos limites técnicos estão previstos em leis e na própria Constituição Federal”. É barril dobrado!

Antecipação de 2024 I

Como é ano de eleição, alguns afoitos começam a calcular as influências dos resultados da eleição estadual na formação da próxima disputa municipal de 2024. Nada vai mudar se der Lula, Bolsonaro ou, numa hipótese remota, Ciro Gomes. Entretanto, caso seja ACM Neto o próximo governador, Thiago Andrade e Ildinho terão uma estrada mais tranquila para o pleito municipal. Basta que se acertem. Vencendo Jerônimo Rodrigues, Mendonça terá metade da futura prefeitura nas mãos. A outra metade estará garantida quando ele tirar um nome de peso que transita hoje entre Thiago Andrade e Ildinho para compor sua chapa como vice. O sistema continuará bruto!

Antecipação de 2024 II

A eleição em Poço Verde este ano será crucial para determinar o caminho dos três grupos políticos da cidade. Toinho de Dorinha continua como grande liderança, mas perde gordura política a cada dia que se mantém fora do poder. Iggor Oliveira precisaria de uma administração impecável neste dois anos finais para eleger o sucessor. Correndo por fora, e com grande fôlego, está Roberto Barracão. Caso o ex-candidato da 3ª via tenha bom desempenho como candidato a deputado estadual, será a bola da vez. Se sua caminhada resultar numa eleição este ano, poderá escolher o que fazer em 2024. Parece que o recuo em 2020, deixando a vice-prefeitura para disputar a cadeira de prefeito como franco atirador, deu a Barracão o poder de dar dois passos para o futuro.

Ligando bombas

Vejam o que é a política na nossa região. Muitas vezes, a chegada de um grupo ao poder não significa que os velhos aliados sejam vistos como “necessários” numa administração. Um prefeito de um grupo político, após anos fora do poder, venceu. É de se imaginar que os principais nomes ocupem espaços destacados na administração. Pois bem, o prefeito está sendo considerado cruel com os aliados. Um deles, que fez uma fila de inimigos, aderindo a um prefeito do grupo no passado, se elegendo inclusive vice-prefeito, está hoje ligando bombas de água num povoado. Para não dizer que é humilhação, o salário é mediano. Em defesa do prefeito, um aliado disse que o “bombeiro” nunca reclamou!

Na fronteira

Um dos fatores que movimentam a circulação de eleitores numa fronteira entre dois municípios é a administração municipal. Com os péssimos desempenhos de Iggor Oliveira - em Poço Verde-SE, Manoel Missias (Sorria) - em Fátima, e dr. Ricardo - em Cícero Dantas, Heliópolis, Ribeira do Pombal e Adustina receberam vários eleitores que, no limite entre os municípios, podem optar onde desejam votar. Antes mesmo de chegar 2024, o município de Fátima é disparado o que mais tem se beneficiado desta migração. Com uma administração organizada, e com objetivos determinados, Binho de Alfredo segue firme e começa a colher os frutos. Só precisará, de agora em diante, de um pouco de sorte. Se conseguir as eleições de Jerônimo e Lula, o prefeito petista voará.