Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

O exemplo que vem da Áustria!

Na Áustria, bastou ser investigado para que o chanceler renunciasse. Aqui, mesmo com provas concretas, ninguém é culpado.
(Foto: O Globo)

Se quisermos melhorar há inúmeros exemplos a seguir. O mundo está cheio de atitudes e de estados que cumprem rigorosamente suas Constituições. O exemplo hoje vem da Áustria. Sebastian Kurz, primeiro ministro, renuncia em meio a escândalo de corrupção. Ele é suspeito de ter usado verba do governo para garantir cobertura midiática favorável. Aqui, o dinheiro público, de forma disfarçada, é usado para financiar jornais e jornalistas, inclusive para difundir ideias absurdas, como o tratamento precoce, e nada acontece. 

O primeiro-ministro da Áustria, Sebastian Kurz, anunciou neste sábado, em rede de televisão, sua renúncia ao cargo. Investigado por corrupção, Kurz é suspeito de ter usado verba do governo com supostos pagamentos a um jornal austríaco em troca de cobertura favorável. Na última quarta-feira, o ministério das Finanças e a sede do partido conservador ÖVP foram revistados. Tudo isso foi feito por aqui também, mas o nosso presidente nem consegue se constranger.

Segundo a Procuradoria de lá da Áustria, entre 2016 e 2018, segundo o portal O Antagonista, “foram usados recursos do ministério para financiar pesquisas de opinião parcialmente manipuladas que serviram um interesse político exclusivamente partidário”. Por aqui, essa questão de manipular pesquisas com dinheiro público indireto é coisa velha. No Brasil, as instituições estão funcionando, mas o custo é alto. 

Governo desvia da saúde 466 milhões, mas nega absorventes para mulheres

 

Aulas 100% presenciais na rede estadual da Bahia a partir do dia 18 de outubro

Rui Costa bateu o martelo. Aulas presenciais na rede, com a totalidade dos alunos, a partir de 18 de outubro. (Foto: Correio)

O governador da Bahia Rui Costa anunciou que as aulas presencias, com a totalidade dos alunos retornarão na segunda-feira, 18 de outubro, em todo o estado. "As escolas estão no modelo híbrido, mas na segunda-feira, dia 18, voltaremos com as aulas 100% presenciais. Até lá, temos mais uma semana para finalizar a preparação e organização para esse retorno", declarou Rui.

O governador já havia sinalizado a tendência de passar ao sistema de aulas inteiramente presenciais, assim que os números da pandemia voltassem a cair. Atualmente, as escolas funcionam no formato semipresencial (ou híbrido) - com revezamento dos alunos nos dias da semana. "Os números de internados estão caindo e de contaminados estão estáveis. O nosso desejo é que estivessem caindo", avaliou o governador, na ocasião.

Além da volta às aulas, Rui Costa deverá também decidir em breve sobre a volta do público aos estádios. Tentando ser coerente, o governadro afirmou que "se anunciarmos a volta aos estádios, volta também 100% das aulas presenciais. Porque não faz sentido voltar público para o estádio e as aulas parciais", disse. Os últimos dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), revelam 2.695 casos ativos de Covid-19 no estado. A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto para pacientes com a doença é de 26%. Ontem, quinta (07), foram registrados 5 óbitos e 386 novos casos.

Filha da vice-prefeita não comparece à audiência na Justiça!

Joana Darte, filha da atual vice-prefeita de Heliópolis, não compareceu à audiência. (Foto: Bocão News)

Joana Darte Emídio Santos, filha do ex-vice prefeito, ex-prefeito e ex deputado estadual Zé do Sertão, atual secretário de desenvolvimento econômico e meio ambiente de Heliópolis, e da ex-vereadora e atual vice-prefeita da cidade, Josefa Naudija Santos Bispo, não compareceu à audiência de conciliação em processo movido pelo professor, e articulista deste portal, Landisvalth Lima. A audiência ocorreu hoje pela manhã, às 10 horas, via sistema remoto. As alegações do não comparecimento foram dadas por sua mãe à Justiça de Cícero Dantas. Ela disse que a filha estava em Santa Catarina e ficou de fornecer endereço e telefone, o que não fez até a presente data. 

O professor Landisvalth Lima processou Joana Darte por ela ter dito em grupo de WhatsApp que o mesmo seduzia suas amigas na escola oferecendo notas gratuitas em troca. Chegou a dizer que as amigas a procuraram apavoradas para relatar os fatos. Isso aconteceu após postagem no Contraprosa da impossibilidade do pai dela ser candidato por estar com o nome na lista dos inelegíveis, publicada pelo Tribunal de Contas do Estado. As administradoras do grupo seriam também processadas, mas elas publicaram notas condenando o comportamento de Joana. O processo continua e, caso ela não compareça, será julgada à revelia. Representou o professor a advogada Ledivalma dos Santos Lima.

Volta às aulas presenciais para todos! E é urgente!

Já passou a hora da volta às aulas presenciais. Prejuízo na escola pública é incalculável! (Foto: Correio)
Não adianta procurar argumentação para adiar o reinício das aulas. Já passou da hora. Tentar jogar para o ano que vem é de uma irresponsabilidade que chega a ser doentia. É verdade que ontem, 04.10, a prefeitura deu início a volta às aulas com as turmas do 5º e 9º anos. Iniciou onde o problema é menos visível, mas já é um início. Quase todos os professores estão imunizados ou com a 2ª dose engatilhada. Boa parte dos adolescentes já receberam a 1ª dose, o que estamos esperando?

É verdade que tudo pode acontecer de novo, mas é improvável que isso ocorra por negligência de professores e alunos. Neste último fim de semana, várias casas na zona rural estavam repletas de adolescentes e adultos preocupados em não ir para escola por causa da pandemia. E muitos não estavam tomando refrigerantes, bebendo suco e respeitando os protocolos de distanciamento social e uso de máscara. Nem mesmo se deram ao trabalho de baixar o som do paredão. Teve até tiragem de argola.

Também não adianta o vereador Igor Leonardo ficar justificando que é preciso primeiro preparar as escolas para receber os estudantes e professores em condições adequadas, mesmo o seu grupo político ter chegado ao poder há mais de nove meses. Sabemos que entre os professores há uma minoria querendo voltar logo. Eles sabem o prejuízo de crianças com 8 ou 9 anos sem saber ler e escrever nada. Se a administração municipal ainda tem dúvida, vai aqui a sugestão da vereadora Ana Dalva: conversem com os pais. Ouçam a voz da sociedade e perceberão o buraco em que estamos e precisaremos sair dele urgentemente.

Ainda restam parte de outubro, novembro e dezembro para recuperar parcialmente o prejuízo. Não dá mais para adiar. É preciso que professores, secretário e sindicato tomem coragem e saiam da bolha do corporativismo urupeista. O prefeito já disse que por ele já teria iniciado o período letivo. Está na hora de começar todas as aulas de todas as turmas. O único caso de Covid ativo está localizado. Não há, e esperamos que assim continue, circulação do vírus em Heliópolis. É hora de pensarmos um pouco no futuro e deixarmos nosso umbigo de lado. 

O PT não confia no PT?

Para onde vai um partido que desconfia até dos seus eleitos? (Foto: Congresso em foco - UOL)

Uma das reuniões mais interessantes ocorreu agora há pouco em Brasília, segundo noticiou o portal O Antagonista. O encontro reuniu deputados e senadores petistas com Luís Inácio Lula da Silva. Até aí, nada demais. O problema é que os parlamentares tiveram que deixar os seus celulares do lado de fora da sala. Para disfarce da situação, disseram aos jornalistas que a atitude era para que todos os participantes prestassem atenção ao que Lula iria dizer. O encontro de petistas foi num hotel e quase todos os deputados e senadores estiveram presentes. Só uma coisa foi revelada: os petistas terão que dizer que eles pediram o impeachment de Bolsonaro desde o início. É a repetição de um suposto fato que fará com que ele vire realmente fato. Nada mudou no PT, exceto o fato de desconfiar de todos que são do PT.