Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Sua habilitação está vencida? Veja novas datas da Bahia e Sergipe para renovação da CNH

A pandemia dificultou a renovação das CNHs. Agora os prazos são outros. (Foto: Mariani 24 horas)

Se sua CNH venceu e você ainda não conseguiu agendar a renovação, tenha calma! Várias deliberações do Contram foram publicadas nos meses de junho, julho e agosto estabelecendo novos prazos para renovação. Em Sergipe, por exemplo, quem tem habilitações que venceram em 2020 e 2021, na maioria dos casos, ainda está com sua CNH válida. Por exemplo, quem tinha carteira de motorista com vencimento em maio, junho e julho do ano passado, terá direito à renovação até o próximo dia 30 de setembro de 2021. Em média as habilitações tiveram suas datas de vencimento prorrogadas por mais 1 ano. Veja as novas datas:

Para as CNHs com vencimento em 2021:

Se sua CNH é da Bahia, o procedimento é o mesmo, mas as datas podem variar. Por exemplo, quem teve CNH vencida em março, abril ou maio de 2020 pode renovar até 30 de setembro deste ano. Para quem tem CNH de outro estado e quiser saber os prazos é só clicar A Q U I e depois procurar a Deliberação referente ao estado de sua habilitação. Os prazos da Bahia são estes: 


Já as CNHs da Bahia vencidas em 2021 terão novas datas para renovação. Veja:

Poucas & Boas: A estranha convocação de professores, carros que incomodam e mais impostos!

 

Chegou a Taxa do Lixo em Poço Verde!

 

Heliópolis receberá mais de 10 milhões em investimentos na educação!

CEJDS será ampliado em Heliópolis com recursos superiores a 10 milhões (Foto: Divulgação)

Quando tudo é planejado com antecedência e boa vontade as coisas acontecem. O governador Rui Costa não estava brincando quando disse, na visita que fez ao Colégio Estadual José Dantas de Souza, em Heliópolis, que a educação sempre foi sua prioridade. As constantes visitas do secretário de educação, professor Jerônimo Rodrigues, a nossa região foram estratégicas para definir prioridades. Agora, tudo começa a acontecer. Na edição do Diário Oficial do dia 28 de agosto foi publicado o aviso de Licitação para ampliação e modernização de quatro unidades escolares nos municípios de Casa Nova, Cícero Dantas, Uauá e Heliópolis.

Aviso de Licitação foi publicado dia 28 de agosto, com abertura para dia 6 de outubro.

Tentamos contato com várias autoridades a fim de saber o que seriam estas obras. Já sabíamos que uma delas se trata da ampliação do Colégio Estadual José Dantas de Souza, mas queríamos detalhes. De concreto, no CEJDS haverá a construção de 5 salas de aula, 1 refeitório, vestiários, 1 auditório, cobertura da quadra de esportes, construção de 1 campo com pista de atletismo, reestruturação da murada e demais obras de reordenamento. Foi apurado ainda que os valores destinados ao município serão superiores a 10 milhões e 500 mil reais. A ideia do secretário combina com a da direção da escola, que é transformar CEJDS numa escola de excelência, com ensino integral pelo dia e com cursos técnicos e educação de jovens e adultos pela noite. Enfim uma boa notícia! 

Sergipe tem 1817 vagas para merendeiras, serviços básicos e vigilantes

 Governo de Sergipe abre 1817 vagas para merendeiras, executores de serviços básicos e vigilantes para atuarem nas escolas

Os serviços serão prestados na rede estadual de ensino e o contrato será de 1 ano (Foto: Rayane Farias)

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) torna pública a abertura das inscrições no Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de executor de serviços básicos, merendeira(o) escolar e vigilante, por meio dos editais de números 31, 32 e 33, respectivamente. Os editais fazem parte de uma série de ações desempenhadas pelo Governo de Sergipe para garantir que as escolas estaduais obtenham uma retomada das aulas presenciais com qualidade e segurança.

Os candidatos devem atentar-se ao prazo de inscrição do Processo Seletivo Simplificado de interesse. Para a função de executor de serviços básicos, a inscrição inicia-se nesta segunda-feira, 6, e segue até o dia 10 de setembro; os candidatos interessados a concorrer ao cargo de merendeira(o) podem se inscrever no período de 13 a 17 de setembro. Por fim, a inscrição para vigilante deverá ser feita entre os dias 20 e 24 de setembro.   

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o portal Seduc www.seduc.se.gov.br, no qual constam o Edital, a Ficha de Inscrição online e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição e upload da documentação. Os três editais juntos somam um total de 1.817 vagas a serem preenchidas, sendo 715 para executor de serviços básicos, 517 para merendeira (a) escolar e 585 para vigilante. Um cadastro reserva também será composto. 

Jorge Costa, diretor de Recursos Humanos da Seduc, lembra que o processo seletivo é feito com base na Lei Estadual nº 6.691, de 23 de setembro de 2009, que dispõe sobre a contratação de servidores por tempo determinado para atender às necessidades do serviço público em caso de excepcional interesse da Administração Pública Direta e Indireta. 

“O processo seletivo é feito de forma criteriosa, transparente e democrática para garantir que a comunidade escolar tenha mais tranquilidade no seu dia a dia. O processo é feito em caráter temporário, já que as vagas são preenchidas somente por necessidade da escola, quando há um pedido de afastamento previsto em lei”, explica.

Ele também assegura que o PSS só foi lançado este ano porque as escolas estavam em sistema de aulas remotas. "Perderíamos um ano em um trabalho imenso de se realizar um Processo Seletivo Simplificado e não fazia sentido por conta do prazo de contrato de um ano prorrogável por mais um ano. Com o retorno gradual das turmas para o ensino híbrido, faz-se necessário que tenhamos um cadastro reserva, a fim de que a comunidade escolar tenha mais segurança e conforto nas atividades diárias da escola. É uma nova realidade que se impõe com limpeza diária e higienização de carteiras, com aferição de temperatura. Antes não tínhamos a exigência dessas medidas sanitárias porque não eram necessárias, mas agora o momento exige", disse. 

O candidato deverá preencher os seguintes requisitos:  ter a escolaridade mínima que é o Nível Fundamental completo nos três PSSs;  ter sido classificado e aprovado nesse processo seletivo;  ser brasileiro ou, se estrangeiro, gozar das prerrogativas legais correspondentes; ter idade mínima de 18 anos, na data da contratação; se brasileiro, estar em dia com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, estar quite com o Serviço Militar; dentre outras exigências.

É fundamental tomar cuidado ao escolher a vaga pretendida, pois não será permitida a mudança de lotação após o período de inscrição, podendo ser lotado em qualquer unidade de ensino da diretoria regional de educação (DRE) e município escolhidos. As vagas serão distribuídas por todas as dez diretorias regionais de educação e municípios jurisdicionados, conforme exposto em edital. 

O prazo de vigência dos três PSSs será de um ano contado da data da publicação da homologação do resultado definitivo no Diário Oficial do Estado, a ser prorrogado uma única vez, por igual período. A carga horária será de 30 horas semanais nos três cargos concorridos, podendo o candidato, após a assinatura do contrato, exercer suas funções nos turnos matutino, vespertino ou noturno, observada a necessidade da unidade de ensino onde for lotado.

A remuneração mensal para merendeiro e executor de serviços básicos corresponde a um salário mínimo vigente. Já para vigilante, o salário será de R$ 1.170,00, acrescido do adicional noturno para os que desenvolverem as atividades entre as 22h e 5h do dia seguinte.

Por Francimare Araújo/Ascom/Seduc

Quando a arma vale mais que o homem

O uso da arma é o argumento dos covardes. (Foto: Google)

O assunto é sério, Doutor! A gente não tem mais sossego onde quer que se vá hoje. Quem se lembra daquele Sergipe de outrora, onde se podia colocar roupa para secar na frente da porta ou esparramar aquele feijão pelo chão para receber a quentura do sol? Quem se alembra do tempo que a gente podia mandar um dinheiro, qualquer valor, até por uma criança, para entregar num lugar ou outro e tudo corria bem? Esse sossego acabou-se. Parece que a moda agora é comemorar quando se sai e não é assaltado.

Ontem mesmo, peguei a topic em Poço Verde para ir até Aracaju. Lá fui fazer o tal exame da próstata. Velho que sou, não deixo tempo ruim chegar. A morte pode até aparecer na porta, mas eu não vou mandar convite não, Doutor! É só dizer o que tenho de fazer! Comigo não tem três tempos! Mas voltando, assim que terminei a consulta voltei para a Rodoviária Nova para pegar a topic de volta. Mais tranquilo, ia observando o movimento da capital, cada dia maior.

Quando estava já sentado em minha poltrona, com a máscara ajeitada na lapa da cara, uma comadre senta ao meu lado. Era uma velha conhecida, moradora do povoado Recanto. Disse que me conhecia desde os tempos que eu morava no São José. Depois que me mudei para a cidade de Poço Verde nunca mais ela se bateu comigo. Contou sua viuvez, os filhos que já estavam em São Paulo – todos encaminhados na vida graças à Deus! Já que ela abria sua vida para mim, contei as minhas desventuras, a morte de minha mulher de câncer e o nascimento de meu único neto, filho de minha única filha – hoje morando em Salvador. 

A prosa caminhava bem encurtando a viagem. Na altura da cidade de Itaporanga, já fora da cidade, alguém tira uma arma da cintura e anuncia um assalto. Depois de um suspiro de medo, o silêncio bateu forte. Só se ouvia o ronco do motor e os gritos do malandro pedindo ao motorista que seguisse viagem enquanto o bandido prometia fazer uma limpeza nos passageiros. Primeiro foi logo no cobrador e pediu para passar todo o dinheiro. Eu logo vi que chegaria a mim bem logo porque estava na segunda fileira de cadeira, na janela, com minha comadre do lado já tremendo que só vara verde.

O assaltante começou a recolher dinheiro da primeira fileira, mas havia dois policiais sem farda na terceira fileira. Eles só estavam esperando o melhor momento. Sacaram a arma quando o bandido se virou para colher o que não era seu numa poltrona atrás do motorista. Um policial gritou e pediu que ele largasse a arma. Só que o peste não largou não e mandou bala. O primeiro tiro não saiu. O policial atirou caído no corredor e o tiro pegou no ombro do assaltante. Meio desequilibrado, o bandido atirou mais uma vez. Foi aí, Doutor, que eu senti um calafrio. Se tivesse coisa pronta borraria as calças. A bala atingiu o ombro de uma mulher de raspão, atravessou a poltrona e foi se alojar no braço da poltrona em que eu estava. Faltou um tintim para me atingir no coração.

Os policiais conseguiram dominar o malandro que, sem a arma, despencou do alto de sua valentia. Chorava feito um bebê pedindo para ser solto, que iria embora e não roubaria mais ninguém. As duas cenas passaram pela minha cabeça, Doutor, com o malandro falando grosso com a arma na mão e depois chorando a música dos covardes. Talvez seja por isso que muitos desejam armar a população. Passada a peleja toda, depois que levaram a baleada para o hospital e todos voltaram à vida pós susto, até Poço Verde foi o assunto. A minha vida e a vida da minha comadre do Recanto, como relatos do passado, ficaram pela metade, Doutor. Um dia não dá para dizer tudo porque a vida é cheia de surpresas.

De tudo que passei ontem, a imagem que não me sai da cabeça é ver um homem implorar misericórdia quando desarmado. A arma valia mais que ele.                                                           

Uma frase que resume tudo!

Delfim Netto vê país sem rumo, desgovernado. ( Foto: Metro 1)

O grau de dificuldade que estamos vivendo é máximo. Embora tenhamos alertado sempre, o brasileiro leva com a barriga, mesmo vazia, na esperança de amanhã tudo melhorar. Pior é que tudo isso nos leva a ficar ainda mais frágeis e se agarrar a qualquer coisa que seja, mesmo que pouco, um nada de melhor. É aí que os oportunistas agem para voltar a nos explorar como salvadores da pátria. A frase dita esta semana pelo economista e ex-ministro da fazenda Delfim Netto, merece uma profunda reflexão, exatamente porque foi ele quem falou, o mais otimista dos nossos ex-ministros da economia:

"É desanimador! Uma coisa inconcebível! Estamos em um Estado caótico. Sem direção, sem programa, sem projeto, uma estupidez geral".

Alessandro Vieira é mais uma alternativa para a presidência em 2022

Senadro Alessandro Vieira é mais uma alternativa para a 3ª via. (Foto: Infonet)

A terceira via ainda não está ainda consolidada, mas tem nomes interessantes. Alessandro Vieira, senador em primeiro mandato pelo estado de Sergipe, em nota divulgada neste domingo (29), afirmou que está colocando seu nome à disposição como uma alternativa para a terceira via. Integrante da CPI da Covid, Vieira afirmou que, diante da polarização entre Lula e Jair Bolsonaro, depois de pensar muito, decidiu "colocar meu nome à disposição do Cidadania como pré-candiato à Presidência. Pelo que tenho visto, nas movimentações de partidos, parlamentares e movimentos de renovação, estamos ficando pra trás no processo de construção da Terceira Via. Não vamos nos omitir e fortalecer a polarização.”, pontuou.

O nome do senador sergipano não deixa de ser um reforço na melhoria da qualidade dos nossos candidatos. Além de pensar completamente diferente dos nomes mais cotados, é inteligente, centrado nas questões que interessam, sabe qual o melhor caminho para o Brasil e, principalmente, não faz concessão a político corrupto. Alessandro Vieira nasceu no Rio Grande do Sul, mas mora em Sergipe desde cedo. Foi eleito senador pela Rede Sustentabilidade e hoje está no Cidadania. Seu nome também está cotado para disputar o cargo de governador, distante dos dois grupos dominantes da política sergipana.