Exclusivo!

Lena morreu!

Poucas & Boas 2018.11


Lourinaldo & Georgeo Passos
Deputado Geogeo Passos, Professor Lourinaldo - candidatos em Sergipe. Pedro Netto e Nilda Santana - candidatos na Bahia

Ninguém pense que o professor Lourinaldo não está levando a sua candidatura a sério. Está batendo de porta em porta colocando a sua ainda pré-candidatura. Principalmente, costura acordos. Seu mais novo parceiro de caminhada é o deputado estadual Georgeo Passos. Este foi eleito pelo PTC, em 2014, com mais de 20 mil votos, inclusive bem votado em Poço Verde. Hoje, na Rede, Georgeo Passos é a aposta do partido para ser o puxador de votos da chapa para deputado estadual. Lourinaldo espera que caia algum na chapa para federal. A dobradinha promete.

Candidato Ficha Suja

Parece que o vice-prefeito de Heliópolis, Zé do Sertão, está com problemas em sua candidatura a deputado federal. Esta semana foi divulgada a lista dos nomes inelegíveis do TCM – Tribunal de Contas dos Municípios. Heliópolis foi contemplado três vezes: O ex-prefeito Aroaldo Barbosa tem duas condenações e José Emídio Tavares de Almeida Santos (Zé do Sertão) tem uma, exatamente de 2016. Quase ele não seria candidato a vice. Ocorre que a sentença está data de outubro de 2016, passando ao largo da eleição daquele ano. Mas será que ele vai desistir? Duvido. Certa vez, mesmo sabendo que sua esposa não podia ser candidata, insistiu até o fim e obrigou Paulo Souto a mentir em pleno palanque. Quando a sentença saiu, faltando poucos dias para o pleito, colocou Ildinho como candidato. Perdeu a eleição.

Mais candidatos

O PRB de Heliópolis terá candidato a deputado estadual. Trata-se de Pedro Netto, 39 anos. Ele aposta numa onda de renovação política que parece se revelar este ano. Seu nome foi homologado na convenção do partido em Salvador. Outro nome de Heliópolis é a ex-secretária de ação social da Prefeitura Municipal de Heliópolis, Nilda Santana. Sairá candidata a deputada estadual pelo MDB e espera que a onda pela eleição de mulheres renove o seu partido. Com isso, Heliópolis terá dois candidatos à Assembleia, um à Câmara e uma suplente ao senado, que é a vereadora Ana Dalva, da Rede Sustentabilidade.

Animais na BA 393
O carro do professor Adilson Nobre após acidente

Perguntei um dia a um homem, que soltava um animal na pista, se ele não tinha consciência do perigo. Ingenuamente ele me respondeu que os bichinhos não tinham nada para comer e ele tinha pena do pobrezinho morrer de fome. Essa mentalidade tem levado perigo às rodovias, especialmente à BA 393, que liga Heliópolis-Ba a Poço Verde-Se. A última vítima foi o professor Adilson Nobre. Seu Ônix pegou de cheio há alguns dias um animal. A estrada é mal sinalizada e, pela noite, vira armadilha, principalmente em período chuvoso. Além dos transtornos, o animal perdeu a vida e, mesmo estando o veículo no seguro, o professor perdeu mais de 3 mil reais. Quando terão pena dos seres humanos?

Meirinha e Iuri

Assim que a documentação for organizada e a campanha começar, a candidata a deputada federal Meirinha, ou Meire Joice, vereadora de Irecê, vai marcar ponto em Heliópolis. Ela gostou tanto da cidade que disse desejar visitar todo município. Ana Dalva fez ver a ela que há outros 65 municípios para que a candidatada visite e ela não se elegerá só com os votos de Heliópolis. Ela concordou, mas virá nem que seja para passar 3 ou 4 dias. Combinou com o candidato a deputado estadual, Iuri, e ambos estarão aqui assim que houver uma brecha na agenda.

Extremos repulsantes

Há algo de preocupante com um grupo de eleitores nesta eleição. Eles têm visão exclusivista. Não aceitam algo que não seja aquilo que eles pensam. Se sai uma pesquisa e aponta resultado contrário ao seu desejo, é falsa. Se uma reportagem mostra pontos negativos do seu candidato, é imprensa fascista, golpista, vendida, direitopata, esquerdopata! Está insuportável até conversar com eles. São extremistas de esquerda ou de direita e fazem mal ao processo democrático. Ninguém vencerá esta eleição com um pensamento único, sem aceitar ideias e propostas de outros setores. Será que estamos involuindo para fundamentalismos repulsantes de esquerda ou de direita?

Cisquinho no CEJDS

O Colégio Estadual José Dantas de Souza realizou três eventos neste dia 14 de agosto: Assembleia Geral, Reunião dos professores e segunda etapa da Jornada Pedagógica 2018. Os eventos serviram para otimizar a escola para o ECCA – Encontro de Comunicação, Cultura e Arte - trabalhos ligados à disciplina de Língua Portuguesa, ministrada pelo professor Landisvalth Lima; a Fecultarte – Feira de Ciência, Cultura, Arte e Tecnologia da escola e organização das provas da 2ª Unidade. Presentes dezenas de pais e responsáveis. Aproveitando a oportunidade, realizou visita o novo Diretor do NTE – Francisco César – o professor Cisquinho. Fez elogios aos pais presentes e louvou a preocupação deles com a educação dos seus filhos. Também elogiou o professor Gilberto Jacó e servidores pela dedicação à escola.