Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Rodovia que liga BR 110/Heliópolis/Poço Verde vai ser finalmente restaurada

Rodovia BA 393 deve voltar a ter as condições da época da inauguração. (Foto: Secom-Ba)

Finalmente foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, nesta quarta-feira (23), a Concorrência Pública nº38/2022 que trata da recuperação dos 27,9 km da BA 393, que liga a BR 110 a Heliópolis, seguindo até a divisa com Sergipe, no município de Poço Verde. A restauração foi prometida pelo governador Rui Costa, mas é injusto dizer aqui qual o político teve maior peso na solicitação. Até vereadores e prefeitos do Estado de Sergipe solicitaram a recuperação da estrada. Na Bahia, de opositores a aliados, todos pediram, desde indicações a apelos em veículos de comunicação. No fim, quem faturará os dividendos políticos será o próprio governador.

Nenhuma data divulgada, entretanto, foi cumprida. Esquecendo os anos anteriores, disseram que seria iniciada a restauração este ano dia 15 de março, depois passou para 15 de abril. Como a Concorrência terá os seus envelopes abertos apenas dia 5 de maio, em seguida virá a homologação. A obra mesmo deverá ser iniciada no final de maio ou início de junho. Se o inverno deixar, com muita sorte, estará pronta em setembro, caso seja uma empresa com estrutura adequada. Se inaugurar a estrada, Rui Costa será o governador que mais liberou recursos em obras para o município de Heliópolis, superando Jaques Wagner e o velho ACM. As contas ainda não foram fechadas, mas os valores passam dos 20 milhões de reais.

Minuto Cruel: Rapidez e eficiência para criar cargos em Poço Verde!

Transporte escolar em Heliópolis: Muito dinheiro e pouca eficiência!

 

É necessário combater toda e qualquer mentira!

Qualquer pessoa tem o direito de votar em quem quiser e acreditar no que quiser. Entretanto, ninguém pode burlar a verdade, tentando incutir na cabeça do outro aquilo que substitui o fato pela narrativa desejada. Quem insiste nisso acha que a internet é terra de ninguém ou pensa que o outro é um idiota. Interpretar o fato ao seu bel prazer também é um direito seu, mas mentir, mudar o fato, criar algo inexistente é coisa para pessoas doentes por poder. 

Não adianta esconder a realidade: Arilton Moura Correia, o pastor que pediu 1kg de ouro a um prefeito maranhense para liberar recursos do MEC ao município, é um lobista, frequenta o MEC e o Palácio do Planalto e integrou comitiva do ministro Milton Ribeiro, em viagem ao Maranhão, em jato da FAB. A atuação dele e do pastor Gilmar Santos na intermediação de repasses federais é irregular, é ato de corrupção. 

Por mais que petistas insistam, não houve nenhum dano moral a Luís Inácio Lula da Silva quando o Deltan Dellangnol fez aquela apresentação do PowerPoint, mesmo que a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria de votos, tenha condenado o ex-procurador. O relator da matéria, Luís Felipe Salomão, foi nomeado ao STJ em 2008 pelo ex-presidente Lula e não se declarou suspeito no processo. Não houve extrapolação dos limites porque se tratou de uma entrevista dando detalhes de uma investigação que, mais adiante, foi comprovada. O réu passou por todas as instâncias, foi condenado em todas elas e cumpriu pena. Tempos depois, o STF decidiu que o juiz do processo não deveria ser aquele da 1ª instância e tudo foi anulado. Lula nunca foi inocentado porque nem mesmo um juiz amigo pode fechar os olhos para provas tão claras!

Temos que entender que Jair Messias Bolsonaro não cumpriu com o que prometeu. O mito é uma titica de galinha incapaz de resolver os mais simples problemas da República. É inepto, incapaz, boquirroto, preguiçoso e envolvido até o pescoço em casos de Rachadinha e trupe de milicianos. Não adianta esconder a realidade! Tentamos nos livrar da corrupção endêmica amplamente estimulada pelo PT no serviço público e caímos na lorota de um incompetente. Bolsonaro é um fiasco e nós precisamos nos livrar dele sem cair de novo no colo de Lula. Caso contrário, a crise não vai passar, a corrupção reinará e este país será uma nação administrada por ladrões por longo período. 

Nós só temos uma esperança que é a candidatura de Sérgio Moro. Você pode não gostar do remédio, mas é necessário. Não se iluda, precisaremos de leis drásticas para colocar o país nos trilhos. Precisamos acabar com privilégios em todas as áreas. O Brasil é um cavalo, ainda em pé ainda, repleto de carrapatos no seu corpo. Precisamos aproveitar a coragem de Moro para usar os inseticidas adequados. Temos a sorte de ter alguém que está com sua vida em risco, numa candidatura cercada por alguns bons visionários, mas combatida por inúmeros canalhas e diversos inocentes úteis. Como seria bom se um Ciro Gomes largasse de mão seu ranço populista e arrogante, inclusive dizendo coisas sobre Moro que ele sabe não ser verdade, pudesse se juntar a Simone Tebet, Alessandro Vieira e quem de bom grado desejasse, para justos regarem a planta da 3ª via, de fato, na construção de uma alternativa verdadeiramente nova para o país.

Não adianta sair pelas redes sociais a inventar que os bombardeios sobre a Ucrânia é culpa dos americanos. A nação invasora é a Rússia! O responsável é Vladimir Putin. Diferenças ideológicas e econômicas se resolvem nas diplomacias e não matando crianças em orfanatos. A Ucrânia está sendo devastada sem ter dado um tiro contra o invasor. Não há narrativa que convença ninguém sobre isso, sem ser uma mentira ou propaganda enganosa repetida pelos inocentes úteis às ideologias ultrapassadas. 

Eu não me iludo! Meu time do coração é o Vitória, que em pouquíssimas épocas foi tão ruim quanto é. Se continuar do jeito que está, não ganharia nem o campeonato promovido aqui pela prefeitura municipal. Também tenho consciência do estranho fato de ACM Neto e Lula liderarem na Bahia. Lulismo e Carlismo juntos, liderando. Parece armação política, já que ambos nasceram em fronteiras diferentes. Mas, se a nível nacional o PT e Alckmin já selaram o casamento, nada pode ser mais estranho.

Estranho mesmo é a maioria acreditar em qualquer coisa. Temos apenas cerca de 30% do eleitorado realmente bem informado, que lê com atenção, seleciona o que é verdade e o que é propaganda enganosa, além de verificar se uma informação é fidedigna. Mas esses não mudam um país por serem minoria. Ocorre que também não adianta ficar em silêncio. Precisamos bradar aos quatro cantos que todos os governos democráticos, após o período ditatorial, foram movidos pela corrupção! É hora de iniciarmos o bom combate. Comecemos por não aceitarmos mais mentiras! 

Poucas & Boas: O TAG de Poço Verde, a falta de água, de Piso e de Justiça!

Calçamento do povoado São Francisco foi inaugurado em Adustina. (Foto: Divulgação)

O TAG de Poço Verde I

O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e a Prefeitura Municipal de Poço Verde assinaram um TAG – Termo de Ajustamento de Gestão - com o intuito de melhorar a estrutura de saúde pública do município. A ação envolveu o Conselheiro Carlos Pinna - relator das contas do município - o prefeito de Poço Verde - Iggor Oliveira - o Procurador Geral do Ministério de Contas – João Augusto Bandeira de Melo – e a diretora de Controle Externo de Obras e Serviços – Ana Stella Barreto. Para não constranger o gestor, Pinna diz que a medida não é repressora nem revisora. Foi uma medida necessária depois de uma auditoria, onde se verificou a necessidade de adequações na estrutura de saúde de Poço Verde. Traduzindo, Iggor Oliveira negligenciou a estrutura de saúde pública e o TCE está dizendo o que fazer para não ter as contas reprovadas.

O TAG de Poço Verde II

Os serviços determinados no documento durarão de 30 a 120 dias. Será feita a recuperação do telhado, conserto de forros, instalação de sistema de incêndio/pânico e outros. Com o objetivo rotineiro de sempre transformar tudo em propaganda a seu favor, o prefeito Iggor Oliveira disse no ato de assinatura que firmou uma parceria com TCE para que pudesse reformar os postos de saúde, especialmente no Povoado São José, para dar melhor conforto aos usuários. Quando um vereador indica a necessidade de uma reforma, o prefeito normalmente não dá muita bola, principalmente se for adversário. Quando o TCE chama para assinar um TAG, as obras são imediatamente feitas. Viva a fiscalização!

Calçamento em Adustina

O prefeito de Adustina, Paulo Sérgio, inaugurou o calçamento do povoado São Francisco (foto), na rua Francisco Souza Nascimento, no último final de semana. O evento contou com a presença do deputado federal Joseildo Ramos, do PT. A obra realizada em convênio com o Governo Federal/Ministério da Economia e Prefeitura Municipal de Adustina. Antes da inauguração, a obra apresentou alguns problemas, revelados pelo portal Contraprosa e corrigidos a tempo pela empresa que realizou os serviços. No seu discurso, o prefeito fez questão de citar, além do Joseildo, a parceria com o deputado estadual Osni Cardoso, também do PT, e ex-prefeito de Serrinha.

Transporte escolar

E por falar em Adustina, houve muitas reclamações sobre o transporte escolar nos primeiros dias do ano letivo deste ano. Recebemos muitas fotos de estudantes andando a pés e também vídeos. Como ocorre em toda a região, inclusive aqui em Heliópolis, demora um pouco para os problemas serem resolvidos e, muitas vezes, as pessoas não têm mais paciência com tantas irregularidades. Mas a mãe de toda a questão, não se sabe se é o caso de Adustina, é a contratação de empresas de fachada, sem estrutura, que acabam colocando ônibus de terceiros, desestruturados e sem as mínimas condições para transportar com conforto os nossos alunos. Enquanto o TCM e o Ministério Público fizerem vistas grossas, a coisa continuará.

O Poço do CEJDS

Enquanto avançam de forma célere, as obras do Colégio Estadual José Dantas de Souza também enfrentam atrasos inesperados. Em plena época de chuvas, acreditem, está faltando água, tanto para a escola como para a obra. Tem sido uma loucura pedir o carro pipa da prefeitura ou comprar a particulares. Há um problema sério com a distribuição de água da EMBASA na nossa região e parece que não será resolvido tão cedo. Mas nada disso estaria acontecendo se a CAR tivesse já instalado o poço artesiano que ela mesma perfurou na própria escola há mais de um ano. A direção do CEJDS só falta entrar em contanto com o próprio governador Rui Costa para solucionar o problema. Depois de 15 anos no poder, parece que os detentores de cargos indicados pelo PT estão cansados. Nem mesmo acionando deputados da região a coisa parece se mexer para uma resolução. Vale lembrar que o secretário da educação é o candidato a governador. Já pensou se não fosse!

Piso em Ribeira do Pombal

Os professores de Ribeira do Pombal não estão nada bem com o prefeito Eriksson Silva, na questão do aumento do Piso do Magistério. A primeira proposta da prefeitura foi de 14%, completamente rejeitada pela categoria. O prefeito aumentou para 20% e também os professores não aceitaram. Queriam, claro, os 33,24%, como manda a Lei. Só que o prefeito já mandou o projeto com os 20% para a Câmara Municipal de Ribeira do Pombal e deve ser aprovado sem problemas. O radialista Joilson Costa informou que os professores devem realizar nova assembleia nesta quarta-feira (23). Fato é que, mais uma vez, os profissionais da educação podem ficar sem o Piso Oficial. Não está descartada uma provável greve ou formas de protestos mais brandas.

Cassação de Deri do Paloma

O portal do Rodrygo Ferraz noticiou que haverá audiência dia 19 de abril para ouvir testemunhas no processo que envolve a cassação da chapa Deri do Paloma e Fábio da Farmácia. O processo foi aberto pelo PSD e é uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que corre num ritmo tão lento que poderá fazer inveja a uma tartaruga. Se continuar assim, Deri e seu vice podem deitar numa rede que jamais serão cassados ou inocentados da acusação. É brincadeira o ritmo da nossa justiça baiana. Em Sergipe, onde tudo anda mais rápido, o deputado federal Valdevan Noventa quase termina o mandato. A sensação é de que tudo se deteriora e que não vale a pena tanta luta por um sonho de um país justo.   

Ministério da Educação nas mãos do Centrão e Assembleia de Deus!

Menor matou a mãe, o irmão e baleou o pai por causa de um celular!

Por causa do confisco do celular, matou quase toda a família e ainda fingiu ser um assalto. (Foto: Album familiar)

Uma nova tragédia abalou a cidade de Patos, na Paraíba. Um adolescente de 13 anos matou a própria mãe e o irmão mais novo, de 7 anos, a tiros, dentro de casa, no último sábado, 19, conforme investigação policial. O pai do jovem, policial militar, guardava uma arma de fogo na residência. O PM também chegou a ser baleado, mas sobreviveu. Foi socorrido e levado a um hospital da região.

O delegado Renato Leite contou que a ação foi motivada por uma discussão sobre notas baixas que o jovem estaria levando na escola. Além disso, ele também queria continuar a jogar online e, conforme disse em depoimento, sentiu-se "pressionado" por cobranças tanto para estudar quanto para cumprir com suas tarefas domésticas. “Ele estava tirando notas baixas porque em casa só queria saber de estar jogando esse jogo. O menino, quando era cobrado para arrumar uma cama ou então enxugar uma louça, disse que se sentia pressionado. E por esse motivo hoje foi a gota d'água. E ele se armou com a arma do pai e fez o que fez”, disse o delegado.

Em depoimento ao jornal O GLOBO, o delegado disse que o caso foi registrado como um procedimento especial envolvendo menor de idade num contexto de violência doméstica, considerando que as vítimas foram a mãe e o irmão, que morreram, e o pai, gravemente ferido. Ainda segundo o delegado, o adolescente está sozinho em uma sala reservada para menores de idade na carceragem da Polícia Civil da Paraíba. O menor aguarda a audiência de apresentação e a decisão judicial. A investigação foi concluída, mas faltam apenas alguns laudos periciais, conforme a Polícia. “Os corpos das vítimas já foram liberados para a família fazer o enterro. O pai continua em estado grave", afirmou Leite, no início da tarde deste domingo, 20.

Informações complementares indicam que o pai do estudante tinha saído de casa para comprar um remédio para a mãe, que estava com dor de dente. Naquele momento, a mulher dormia no quarto do casal. Antes disso, porém, pegou o celular do filho por causa do mal desempenho escolar. O jovem então teria pegado a arma de fogo, que estava guardada em um armário de ferro no escritório do pai. Ele chegou, encostou a arma na cabeça dela e efetuou um disparo contra a mãe.

O barulho do tiro assustou o irmão mais novo, que estava em seu próprio quarto, conforme o delgado. A criança teria começado a brigar com o adolescente quando percebeu o que tinha acontecido. O autor então teria chegado a correr atrás do menino para atirar nele também. Foi aí que o pai chegou, tentou intervir, que ele soltasse a arma, e ele terminou efetuando um disparo contra o pai, que caiu na sala. O irmão, ao ver o pai caído, foi tentar socorrer, o abraçou, foi quando recebeu tiros pelas costas. Mesmo depois disso, o adolescente assassino guardou a arma onde estava, chamou o Samu e tentou fazer parecer que tinha sido um assalto. Conseguiu enganar a polícia por pouco tempo. A arma foi apreendida e encaminhada para perícia.  

Com informações de O Globo e O Povo.

No meio do caminho havia um PowerPoint!

As descobertas da Lava Jato ainda incomodam a elite política envolvida em corrupção. (Foto: Migalhas) 

Nem todas as lutas da Lava Jato foram vencidas por Lula. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pautou para esta terça-feira (22) o julgamento de uma ação indenizatória apresentada por Lula contra Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato. O relator do caso é o ministro Luís Felipe Salomão. O procurador venceu a peleja já em duas instâncias. No processo, o petista pede indenização de R$ 1 milhão por danos morais devido à famosa coletiva concedida por Dallagnol em 2016 com o auxílio de um PowerPoint.

Lula alegou que Dallagnol teria agido de forma abusiva e ilegal em rede nacional ao utilizar demonstração gráfica para apontá-lo como personagem central do esquema de corrupção montado na Petrobras. Na verdade, o ex-presidente ficou surpreso com o didatismo do procurador que, sem vacilos, mostrou detalhadamente para onde estava indo nosso dinheiro. A ação foi protocolada originalmente na Justiça de SP no mesmo ano de 2016, mas o juiz Carlo Mazza Britto Melfi, da 5ª Vara Cível de São Bernardo do Campo (SP), rejeitou o andamento, por considerar que a apresentação da denúncia em mídia nacional não antecipou qualquer juízo de condenação.

Inconformada, em 2018, a defesa do ex-presidente recorreu à 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, que também negou o pedido de indenização. Para os desembargadores, na ação, “não se vislumbra ocorrência de dano moral indenizável”. Deltan alega que usou o PowerPoint como ferramenta de apoio para facilitar o entendimento do público, considerando a complexidade do esquema e como reação à campanha difamatória de que a Lava Jato foi alvo por parte de advogados de investigados.