Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Poço Redondo - Cidades do Velho Chico 18

Venha de onde vier, chegue de onde chegar, duas rodovias dão acesso à cidade de Poço Redondo: A SE 230 e a SE 309. Estas duas rodovias estaduais se entrecruzam na zona urbana da cidade, com condições razoáveis de trafegabilidade. Poço Redondo faz limites com os municípios de Canindé de São Francisco e Porto da Folha (Sergipe); Piranhas e Pão de Açúcar (Alagoas); e Pedro Alexandre (Bahia). Sua distância para Aracaju, capital sergipana, é de 185 kms. A população do município chegou a 33.439 pessoas no Censo de 2022 e sua área total é de 1.212,461 km², com densidade demográfica de 27,6 habitantes por km². 

A sua formação vem desde fins do século XVII, época em que se intensificava a colonização na região, ordenada pelo fidalgo Antônio Gomes Ferrão Castelo Branco. O território sob seu domínio era vasto, denominado de morgado de Porto da Folha, cuja penetração teve início no fim do século XVII e começo do século XVIII, abrangendo ainda Gararu e Canindé. Neste período, alguns aventureiros e caçadores da região começaram a se estabelecer às margens do rio Jacaré, construindo pequenas moradias, currais e fazendas. Logo o criatório de gado no sertão se intensificou.   Mais tarde, um morador chamado Luís Sucupira aconselhou a construir moradas juntas umas das outras. Começaram a se agrupar em um único lugar, num descampado situado a um quilômetro da sua grande fazenda. Em pouco tempo, vinte casas já estavam prontas e o lugar passou a se chamar Nossa Senhora da Conceição do Poço Redondo. Mais ou menos nesse período surge o povoado Curralinho, às margens do São Francisco, facilitando o deslocamento de pessoas e mercadorias.

A partir de 1902, um empreendedor chamado Manoel Pereira, estabelecido com fábrica de descaroçar algodão no arraial de Poço de Cima, resolveu transferir seu estabelecimento para Poço Redondo. O desenvolvimento só não foi melhor pela presença das constantes estiagens. Mesmo assim, a Lei Estadual nº 525-A, de 25 de novembro de 1953, cria o município com o nome inicial de Poço Verde, denominação que nasceu em referência a uma lagoa formada no leito do rio Jacaré. Até então, as terras estavam no município de Porto da Folha. A instalação do município ocorreu em 06 de fevereiro de 1956, quando o nome definitivo de Poço Redondo foi elevado à sede do município.

Nunca é demais lembrar que no município de Poço Redondo está a nascente do rio que dá nome ao estado. O rio Sergipe nasce na Serra Negra, limite com o município de Pedro Alexandre, na Bahia. Próximo dali está localizado o seu maior centro urbano do interior: Santa Rosa do Ermírio, distrito líder na produção de leite, com uma população que já ultrapassa os 10 mil habitantes e pede emancipação. No lado leste do território, desponta o Velho Chico. Vários povoados ribeirinhos apresentam atrações para o turismo: Curralinho, Jacaré, Cajueiro e Bonsucesso. A estrada que dá acesso ao povoado Curralinho é hoje conhecida como Antônio Conselheiro. O líder religioso passou pelo local vinte anos antes da Guerra de Canudos. A estrada também foi rota do cangaço e está repleta de placas lembrando os fatos históricos. Mais ao sudeste, no povoado Bonsucesso, está o fim da SE 309, a estrada que liga a povoação à cidade de Poço Redondo, infelizmente ainda sem asfalto. 

Poço Redondo é um município com muitas histórias e atrações. Não é exagero dizer que merece uma visita de contemplação. Ao chegar lá, é possível que o visitante se sinta atraído pelo lugar e nunca mais de lá queira sair, apesar de ainda apresentar uma periferia que merece maiores cuidados do governo municipal. Poço Redondo é um mundo de surpresas agradáveis, sobretudo pela natureza do próprio sertão em si e pela receptividade do seu povo aguerrido e trabalhador.