Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Convite

O LANDISVALTH BLOG convida a todos para o lançamento do romance A ESQUERDA BASTARDA, neste sábado, às 9 horas da manhã, no Plenário da Câmara Municipal de Heliópolis. Participe!

Da 8ª Série para o curso de Medicina

A estudante de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Isabel Tolentino (foto), de 16 anos, ingressou no curso por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O problema é que, até duas semanas, ela frequentava a faculdade e o ensino médio ao mesmo tempo. A universitária recorreu à Justiça para garantir seu ingresso na instituição de ensino superior e o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Joenildo de Souza Chaves, permitiu que a garota continuasse os estudos apenas na UFMS. Segundo o desembargador, a limitação de idade para cursar a faculdade refere-se apenas à “capacidade intelectual da pessoa” e, segundo ele, os impedimentos deixariam de existir por Isabel ter provado os seus conhecimentos no Enem. “O ensino médio se preocupa em questões específicas, já o Enem é mais amplo. Tanto que só passei porque fiz um cursinho para o Enem”, disse a adolescente. Já como graduanda em medicina, Isabel enfrentou sua primeira prova. “Tirei dez”, disse, sorrindo, a futura médica. Informações do UOL e do Bahia Notícias.

O deputado milionário e os 53 escravos

     O deputado João Lyra  - foto - (PTB-AL), apontado como o mais rico entre os 594 parlamentares brasileiros pela Justiça Eleitoral, é acusado de submeter 53 pessoas a trabalho escravo em uma usina de cana-de-açúcar, no estado de Alagoas. O petebista é réu em processo do Supremo Tribunal Federal (STF) por manter funcionários em condições degradantes e jornada exaustiva. Um flagrante realizado entre os dias 20 e 26 de fevereiro de 2008, pelos integrantes do Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo, identificou mais de 40 irregularidades nos canaviais. Segundo os relatos dos auditores, o cenário encontrado era de violência contra a dignidade da pessoa humana. Na defesa enviada à Justiça Federal, o advogado de Lyra argumenta que não se deve confundir eventuais descumprimentos de normas trabalhistas com trabalho escravo. Dono de uma fortuna calculada em R$ 240,39 milhões, o empresário pode ser condenado a pena de dois a oito anos de prisão. Informações do Congresso em Foco e do Bahia Notícias.

A Esquerda Bastarda em Heliópolis

Dia 11 de Junho, Sábado, na Câmara Municipal de Heliópolis, das 9;00 às 12:00, pela manhã, lançamento do livro A ESQUERDA BASTARDA, do Prof. Landisvalth Lima. Você é nosso convidado. Participe!

Professores ocupam prefeitura

Um grupo composto por dezenas de professores da rede municipal ocuparam na tarde desta terça-feira (7) a sede da prefeitura de Vitória da Conquista, em protesto pelo fim do debate sobre o plano de carreira da categoria. O corpo docente que atende a 41 mil alunos no município planeja outra ocupação durante todo o dia desta quarta (8). “Amanhã [quarta] vamos chegar lá às 8h e só sairemos no final da tarde. Assim como nós, estarão os agentes comunitários e agentes do PSF [Programa de Saúde da Família]”, anuncia César Nolasco, representante dos docentes. Os professores alegam que o plano elaborado pelo Executivo Municipal não teve nenhum tipo de consulta. Uma contraproposta chegou a ser feita, mas a administração conquistense sequer acenou para uma abertura nas negociações. 
Fonte: Blog do Anderson.

Decretada prisão de Gangue em Fátima


A Justiça baiana decretou, nesta terça-feira (7), a prisão de pelo menos dez integrantes da “Gangue do Faz-me-rir”, acusada de aterrorizar o município de Fátima, no nordeste da Bahia. A quadrilha, denunciada pelo Ministério Público Estadual (MP-BA), é acusada de praticar crimes como homicídio, sequestro e favorecimento à prostituição. De acordo com o promotor João Paulo Schoucair, os membros agem sob o pretexto de combaterem a criminalidade no município, mas, na verdade, “integram uma associação criminosa”, que, sob a chefia de João Batista, conhecido como “Batista da Funerária”, espalha o medo na região. O bando, valendo-se do uso de arma de fogo e de requintes de crueldade, investiga e pune aqueles que violam o “código de posturas” por ele promulgado. "Em 20 de dezembro de 2009, seis integrantes da ‘Faz-me-rir’ sequestraram dois adolescentes e, sob a mira de arma de fogo, ordenaram que eles ficassem nus e os espancaram, chegando a obrigá-los se beijar e a fazer sexo oral um no outro, a fim de que cumprissem a tal ‘legislação’ ", relata a promotoria. Outra vítima, também jovem, foi abordada na noite do dia 28 de janeiro de 2010, quando foi submetida a intenso sofrimento físico e moral. "Sabedor de uma infinidade de práticas criminosas perpetradas pelo grupo, o jovem apanhou tanto, com socos, chutes e pedaços de aço, que acabou no hospital, onde ficou internado durante três meses. Mas a intenção delitiva dos denunciados não foi consumada por circunstâncias alheias à vontade deles. Por isso, os criminosos, insatisfeitos com a resistência da vítima, esperaram que ela deixasse o hospital para novamente sequestrá-la e assassiná-la, chegando a dilacerar o seu corpo em várias partes", apontou o MP.
Informações: Bahia Notícias, do Samuel Celestino.

232 emissoras de Rádio são notificadas pelo MPT


As emissoras de rádio baianas têm um prazo de 90 dias - a contar do dia do recebimento da notificação - para adequar a programação às regras legais da divulgação do nome dos compositores quando a obra for executada nas ondas sonoras. O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT) notificou, nesta segunda-feira (6), as 232 emissoras de AM e FM no estado, por descumprimento da obrigatoriedade. De acordo com o MPT, a medida visa assegurar o cumprimento da Lei 9.610/98 e evitar o prejuízo na carreira dos profissionais da música. Ainda segundo a promotoria, caso não atendam à notificação, as empresas estarão sujeitas à instauração de inquérito civil público ou mesmo ajuizamento de ação civil. “É chegada a hora de somar esforços e estimular uma mudança cultural, de mais respeito à dignidade do compositor”, diz o procurador Pedro Lino de Carvalho Júnior.
Fonte: Bahia Notícia

Empresário de fachada quer apartamento de Palocci


O comerciário Dayvini Costa Nunes, 23, que teve seu nome usado em uma empresa de fachada, proprietária do apartamento onde vive de aluguel o ministro da Casa Civil Antonio Palocci, disse que irá reivindicar pelo dinheiro que está em seu nome. Ele aparece como dono do imóvel, que tem 640 m², localizado no bairro da Moema, em São Paulo, avaliado em R$ 6 milhões. Mesmo salientando que nunca foi sócio de qualquer empresa e não conhecer os imóveis dos quais seria dono, o comerciário salientou: “Eu fico feliz. Agora eu tenho dinheiro né? Vou poder pagar minha faculdade, quitar meu carro, comprar uma casa para minha mãe. Ué? Não está no meu nome? Se é meu, eu vou pegar para mim, né? Já que é meu”, afirmou, em entrevista ao site da Veja.