Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Rui Costa vai a Sátiro Dias e segura prefeito Pedrito Cruz para Jerônimo

 

Sem Sérgio Moro, Lula pode vencer no 1º turno

Sérgio Moro é a única candidatura que pode impedir eleição de Lula no 1º turno. (Foto: Tecnomundo)

Se o pagamento por facilitar o caminho de ACM Neto ao governo do estado era não deixar Sérgio Moro sair candidato, a fatura está sendo paga. Segundo pesquisa da Quaest, sem Sergio Moro, Lula ganha no primeiro turno. Num dos cenários pesquisados, Lula chega a 45%, contra 43% de todo o resto: Jair Bolsonaro (31%), Ciro Gomes (6%), André Janones (2%), João Doria (2%), Simone Tebet (1%) e Vera Lúcia (1%). Quando o número de candidatos é menor, a vantagem do petista aumenta. Num dos cenários, por exemplo, Lula tem 46% dos votos, contra 32% de Jair Bolsonaro, 7% de Ciro Gomes e 2% de Simone Tebet. O PSDB, União Brasil, Cidadania e MDB estão contribuindo para a eleição de Lula no primeiro turno, tirando Sérgio Moro da disputa. 

Mais provas do massacre de civis na Ucrânia!

A impressão que se tem é que a Rússia quer varrer a Ucrânia do mapa. (Imagem: Redes Sociais)

Há coisas que, por mais que se tenha prova, parece não conseguir impedir a disseminação da mentira. Por mais que o russos neguem, civis foram massacradas em Bucha e em vários outros locais na Ucrânia. O serviço de inteligência da Alemanha interceptou comunicações de rádio em que soldados russos discutem a realização de assassinatos de ucranianos, segundo noticiou o The Washington Post.

Um oficial alemão disse ao jornal que, em uma das gravações, os militares descrevem como questionam soldados e civis e, na sequência, atiram neles. Segundo o jornal americano, as conversas também sugerem que membros do Grupo Wagner, uma unidade militar paralela ligada a Vladimir Putin, atuaram nos ataques a civis enquanto as forças russas controlavam a cidade.

Certamente, bolsonaristas defensores de Putin e petistas odiosos do "imperialismo americano" dirão que a notícia foi divulgada por um jornal americano. O problema é que a gravação existe e é uma prova contundente. Para os defensores da Rússia não deverá adiantar muito. Mesmo com as imagens do massacre, dirão que é mentira.

O que disse o promotor?

"Doutor Berson" será o novo romance do professor Landisvalth Lima. Foto meramente ilustrativa (Imagem: Metrópoles)

Quando Doutor Berson despertou tarde naquela manhã, não demorou muito para baterem na porta do seu quarto. Ainda sonolento, percebeu que havia um bilhete jogado por baixo da porta. Era um recado de Camila. Ela estava no colégio Waldir Pires e o aguardava. Palestrantes de Ribeira do Pombal estavam na cidade para implantação de um novo programa de alfabetização e o promotor era convidado do prefeito. Berson teria que passar o dia por ali e sabia que a jornada seria longa. Tomara não fosse mais um destes pregadores de milagres educacionais. Não há nada mais irritante que pessoas dizendo que tem a solução para a melhoria da aprendizagem no país, como se tudo fosse apenas uma questão de método ou de currículo. Enfim, mataria o leão daquele dia. Seguiu para o colégio. Se a palestra fosse entediante, pelo menos havia Camila.

Na porta da escola fez a inscrição e recebeu um crachá. O som estava alto e já dava para ouvir a palestrante. O local onde acontecia o evento era o espaço de convivência da escola, bem amplo e arejado. Todos olharam para Berson quando chegou ao recinto e Camila veio em sua direção. A palestrante anunciou o nome do promotor e o prefeito veio cumprimentá-lo. Sentaram-se depois na fileira da frente sob os olhares e comentários da plateia. No panfleto que recebeu, Berson lia o currículo da pessoa que discursava naquele momento. Professora Luísa Dias Benevides, natural de Adustina, na Bahia; profissional da rede estadual de educação, vencedora de vários prêmios nacionais sobre aprendizagem e prática pedagógica, mestra em educação pela Universidade Federal da Bahia e doutoranda pela Universidade do Estado da Bahia. Estava ali a serviço do Instituto Anísio Teixeira. Um invejável currículo!

Ao longo do dia, na parada para os lanches e na hora do almoço, Berson, sempre a ao lado de Camila, era apresentado a várias pessoas. Professores, vereadores, diretores de escola, mães de alunos. Camila fazia questão de informá-lo de tudo, mas foi conversando com o prefeito que ele percebeu que os problemas eram maiores que aqueles citados pela palestrante.

- É um bando de preguiçosos esses professores, Doutor Berson! Só pensam em aumento de salário. Eu só estudei até o quarto ano primário e os alunos da 8ª série daqui sabem menos que eu. É um desastre! Uma professora no povoado Tijuco coloca os alunos para fazer cópia em troca de pontos. Não ensina nada. Um dia desses um professor, amigo meu e batalhador pela minha eleição, teve a coragem de me dizer que não iria trabalhar porque estava cansado e que votou em mim para não ter que ir para a sala de aula. Não querem trabalhar! Agora, todo ano é uma zoada danada pedindo aumento!

Berson ouvia atento. Quando o prefeito permitiu que ele falasse, de forma bem calma e pedagógica, proferiu quase que sussurrando:

- Mas como o senhor pode exigir um bom desempenho se não paga o correto? Se o senhor pagasse a devida remuneração, por exemplo, poderia até abrir um processo administrativo contra a professora do Tijuco e colocar falta nos que não estão indo trabalhar, independentemente de ser eleitor seu ou não. O Brasil paga mal aos seus professores, mas por aqui se paga pior. Precisamos começar, prefeito, pela melhoria das condições de trabalho. Ninguém vai dizer que o senhor está errado ao cobrar eficiência com salários dignos e pagos em dia. Pense nisso.

Claro que o prefeito não ficou muito animado. Dali em diante, seu sorriso com o promotor era pura artificialidade. No final da tarde, Berson foi convidado a fazer parte da mesa e usar a palavra. Depois de considerações protocolares com as autoridades, dirigiu-se à palestrante daquele dia. Fez elogios ao seu currículo. Não era fácil se dedicar aos estudos no interior da Bahia. Falou de suas dificuldades quando estudante em Serrinha, as mesmas que Luísa encontrara em Adustina, e lamentou que, até para cumprir o mínimo da aplicação de 25% dos recursos na educação, era uma dificuldade. Elogiou a palestrante e sua fé na luta por uma educação de qualidade, mas disse que faltava alguém ser chamado para a luta.

- Falta chamar o aluno para a luta, Luísa. Além de pagar bem ao professor e fazer os ajustes pedagógicos necessários, precisamos despertar no aluno o interesse pela aprendizagem. Ele não pode pensar que a escola é apenas um lugar para tirá-lo das ruas, para que seus pais tenham um pouco de sossego em casa. O aluno não pode pensar que haja o que houver ele sempre passará de uma série para a outra. Isso só atrapalha. Não tratem os alunos como coitadinhos ou estorvos. Eles precisam ver a escola como uma academia de conhecimentos, como única porta de saída para uma sociedade melhor. Uma sociedade futura não será guiada por nós, mas por eles! É fundamental que eles despertem para a aquisição faminta do conhecimento. Um professor só ensina o que aprendeu e o aluno só aprende o que desejar.

Doutor Berson foi o assunto de muitos dias na cidade de Heliópolis. Aquele pronunciamento e, principalmente, o fato de ser o namorado de Camila virou tema das principais conversas, sempre começando com um 

- Você viu o que disse o promotor?

(Trecho do romance “Doutor Berson”, mais um livro que será lançado este ano, de autoria do professor Landisvalth Lima).

Mendonça anuncia plantão médico 24 horas todos os dias

O prefeito José Mendonça e toda a cúpula do grupo político em foto para anunciar o Pronto Atendimento Hospital 24 horas todos os dias. (Foto: Divulgação)

O prefeito José Mendonça Dantas anunciou a ampliação do atendimento médico hospitalar na Unidade Básica de Saúde de Heliópolis para todos os dias da semana. Até aqui, o plantão médico era restrito aos finais de semana, de sexta a segunda-feira. A nova modalidade de atendimento ao público terá início no dia 11 de abril, dia do aniversário de 37 anos de emancipação política do município de Heliópolis. O anúncio foi feito na sessão desta segunda-feira (04) da Câmara Municipal, quando o chefe do executivo compareceu e fez um pronunciamento.

Além do plantão 24 horas, Mendonça anunciou a instalação da Casa de Apoio à Saúde em Salvador e do Centro de Reabilitação. Também o prefeito afirmou que adquiriu uma ambulância com recursos do município. Para a área da educação, José Mendonça disse que serão distribuídos kits pedagógicos aos alunos de rede municipal de educação. Os anúncios do prefeito foram recebidos com entusiasmo pelos vereadores da situação, que aproveitaram o gancho para fazer novos pedidos e indicações. Da oposição estava presente apenas a vereadora Ana Dalva.

Numa cidade onde tudo exala carência, quando se trata do atendimento às pessoas, não deixa de ser uma boa notícia o Pronto Atendimento 24 horas todos os dias, medida inédita na história da administração do município. De todos os setores da prefeitura, o da saúde é o que vem dando menos dores de cabeça ao prefeito, embora esteja distante do que se possa chamar de setor público de excelência. Na outra ponta, ainda sem respostas satisfatórias, está a educação. O não aumento total do Piso do Magistério, a desorganização do setor e a falta de entusiasmo dos profissionais de educação prometem tirar o sono do alcaide.                     

Sérgio Moro está certo! Só união da 3ª via derrota Lula e Bolsonaro!

Ônibus escolares são usados para desvios de 732 milhões do FNDE

O programa Caminho da Escola, financiado com recurso do FNDE, usado como porta para desvios de 732 milhões de reais no MEC. (Foto: EBC)

Quem ainda acredita que não há corrupção no governo de Bolsonaro deve ficar envergonhado com o que noticiou o jornal O Estado de São Paulo, em mais uma espetacular reportagem investigativa. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou uma licitação bilionária, marcada para próxima terça-feira, 5 de abril, para compra de ônibus escolares. De acordo com a reportagem, o órgão deve adquirir, por meio do pregão, 3.850 veículos como parte do programa Caminho da Escola. Só que os preços estão acima daqueles praticados no mercado. O valor total pode pular de R$ 1,3 bilhão para R$ 2,045 bilhões, com aumento de até 55% ou R$ 732 milhões. Essa inconsistência foi apresentada por instâncias de controle e da área técnica do fundo. 

Documentos obtidos pelo Estadão atestam que o governo aceita pagar até R$ 480 mil por um ônibus. No entanto, o setor técnico aponta que cada veículo deveria custar no máximo R$ 270,6 mil.  Os valores para a compra vêm de um programa que atende atende crianças da área rural. Os documentos mostram que o FNDE desconsiderou as orientações dos órgãos de controle e da área técnica.  O FNDE concentra a maior parte de recursos destinados a investimentos em educação. O fundo é presidido por Marcelo Ponte, que chegou ao cargo por indicação do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, de quem foi chefe de gabinete. Agora está tudo explicado!

A reportagem do Estadão ainda aponta a atuação direta de um dos diretores do órgão, Garigham Amarante, na definição dos valores superestimados. Ele foi indicado para o cargo por Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro. Segundo o jornal, em ao menos dois despachos, o diretor determina o prosseguimento do processo, com pequenos ajustes, mas mantendo os preços inflados, apesar dos alertas de sobrepreço. Agora sabemos que há um Centrão na coordenação do processo, retirando parte do pagamento pelo apoio a Jair Bolsonaro. 

Os 732 milhões dariam para construir cerca de 95 centros educacionais de ensino fundamental, com 9 salas de aula, quadra esportiva e demais dependências, como o que está previsto para chegar a Heliópolis. Também poderia comprar mais de 2 mil ônibus escolares. Esse é o preço da corrupção no Brasil. Ou se toma uma providência ou continuaremos sendo um país governado por quadrilhas.

O massacre em Bucha, na Ucrânia