Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

A foto do fato: os quase futuros artistas famosos de Heliópolis!

Início dos anos 1990, em frente da minha casa na rua do Cemitério, aqui em Heliópolis, após terminarmos o ensaio da peça "A Grande Estiagem", de João das Neves, os atores e atrizes pousam para uma foto. Em pé: José Milton, Layvikson Lima (meu irmão), Iremar Pereira; sentados: Núbia Bispo, Beto de Zé Gordinho, Ana Marques e Marleide. A peça não chegou a ser apresentada, mas, se fosse, todos eles poderiam hoje, se o destino fosse leve, dar autógrafos na Calçada da Fama. Eu, Landisvalth Lima, estava ainda por trás da câmera. 

Invasão da Ucrânia: o pior ainda não chegou!

A Ucrânia resiste bravamente, mas o pior ainda chegará. (Foto: Jornal da Usp)

A guerra da Invasão da Ucrânia para guardar um capítulo ainda mais trágico. A prova disso é que o Departamento de Estado americano fez um apelo neste sábado (5) para que seus cidadãos deixem a Rússia “imediatamente”, diante da guerra na Ucrânia. O comunicado do governo de Joe Biden alerta que os americanos podem sofrer “assédio” das forças policias russas e que “alguns cartões de crédito e débito podem ser recusados” na compra de passagens aéreas.

Além disso, o corredor humanitário acordado entre os dois países em guerra não foi cumprido pela Rússia. Vladimir Putin joga de forma perigosa para provocar reações contra o Kremlin e justificar a intensificação dos bombardeios sobre o território ucraniano. Como se já tivesse notícias das prováveis futuras atitudes russas, o Departamento de Estado dos EUA pede que cidadãos com viagens marcadas para a Rússia desistam da ideia. I pior ainda não chegou!

Poucas & Boas: As gêmeas doutoras, Zelensky e o novo governador da Bahia

As gêmeas Samyra e Sarah, de Teixeira de Freitas, vão estudar Medicina no Rio de Janeiro. (Foto: SulBahia)

Gêmeas Médicas

As gêmeas baianas, Samyra e Sarah Aramuni, residentes na cidade de Teixeiras de Freitas, no extremo sul da Bahia, conquistaram vaga para estudarem Medicina em cerca de 30 universidades. A boa notícia vira festa quando se descobre que as jovens gêmeas, de 19 anos, são estudantes de uma escola pública estadual e entraram nas listas das universidades nas primeiras colocações. Depois do impacto da aprovação, Samyra e Sarah decidiram estudar na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Samyra passou em segundo lugar e Sarah foi a terceira colada, após avaliação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Estudar muito!

A conquista das duas gêmeas é inédita, mas deveria ser algo comum. Fora o fato da gemelidade, deveria ser comum alunos de escola pública disputarem as principais vagas em cursos muito disputados. A coisa soa como algo impossível, o que não é. Mas é fato que é preciso estudar muito todas as matérias. Samyra disse que estava 100% online sem que ninguém ficasse nos pés das duas. Para se divertir, o que as duas faziam? “A gente estudava", disse a aluna em entrevista à TV Bahia. Certamente teremos mais duas médicas eficientes e, é mais provável, devem ficar lá pelo Rio de Janeiro. As irmãs concluíram o ensino médio no ano passado no Centro Territorial Estadual de Educação Profissional do Extremo Sul (CETEP), em Teixeira de Freitas.  

A culpa é da Ucrânia

Na conversa telefônica que teve com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, Vladimir Putin afirmou que a Rússia não está bombardeando cidades ucranianas. Segundo o Kremlin, o ditador russo afirmou que há muita notícia falsa circulando e que as mentiras são das autoridades ucranianas. O autocrata russo não se cansa de apontar para o outro aquilo que é atividade constante de sua autoria. Afinal, onde há censura à imprensa, a ponto de ser proibido dizer que houve uma invasão no país vizinho? A Rússia insiste em afirmar que foi uma Operação Especial Militar. Outra questão, que prova ser a Rússia o campo prolífero de todas as mentiras, foi a proibição da rede social Facebook. Será que o Bolsolulismo ainda defenderá Putin? Claro que sim! E para que servem as mentiras?

Zelensky, presidente eleito da Ucrânia, resiste aos ataques russos e já é herói. (Foto:NBC) 

Zelensky

Em breve discurso nesta sexta-feira (4), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um minuto de silêncio "para honrar todos aqueles que foram mortos" na invasão de seu país pela Rússia. O mandatário também defendeu que os europeus saiam às ruas de seus países em apoio aos ucranianos. Esse apoio vem até da Rússia, onde uma senhora de 93 foi presa pelo regime de Putin só por pedir que o autocrata parasse com a guerra. Enquanto Zelensky vira herói aos olhos do mundo, Vladimir parece não estar disposto a desistir tão cedo. Ele sabe que já perdeu, mas quer sair com alguma vitória. Fora a militar, outra será impossível.

Terra de índio

Brasília se aproveita sempre dos fatos que dominam o noticiário para “aprimorar” a legislação e “passar a boiada”. O deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro na Câmara, foi ao Twitter informar que pediu urgência para a tramitação do projeto do Executivo, apresentado em 2020, que libera a exploração mineral em terras indígenas. O desejo de explorar estas terras não é de agora, mas Bolsonaro esbarra na legislação. Por ele, tocava fogo em tudo. Ele detesta o povo indígena, tratado sempre como selvagens, preguiçosos e inferiores. Todos sabem que a forma de pensar do presidente revela que o selvagem é ele, que também não é muito chegado ao trabalho e só é superior o seu cargo.  

Desculpa do Pibinho

O PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, está 0,5% acima do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas continua 2,8% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014, segundo o IBGE. Mas não há problema nisso. Paulo Guedes, o ministro do crescimento em “V”, mas de cabeça para baixo, já tem a desculpa na ponta da língua: foi a guerra!

João Leão (PP) será governador da Bahia a partir de abril deste ano. (Foto: Chapada em Foco) 

O novo Governador

A Bahia terá novo governador a partir de abril. O vice, João Leão (PP), vai assumir para que Rui Costa seja candidato ao senado. Considerado um tanto quanto imprevisível, João Leão tem fortes ligações com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Boa parte do que aparece nas pesquisas para Bolsonaro é trabalho já do Centrão e isto aterroriza o PT. Já pensam até que o presidente possa se apoderar do Governo da Bahia. O governador Rui Costa já conseguiu mudar praticamente todos os votos contrários à candidatura de governador de Otto Alencar na executiva estadual do PT. A chapa Otto/Rui será aprovada amplamente porque o PT sabe obedecer a seus líderes. Entretanto, além de poder perder o estado em 2023, os petistas estão com medo de perdê-lo agora em abril.  

Somos nós o problema!

Um grito uníssono de "Chega!" pode impedir o enraizamento da maldade. (Imagem: WordPress)

Putin? Hitler? Trump? Lenin? Fidel? Mao? Saddan? E quem foi que disse que estes homens foram problemas para nosso mundo? O problema somos nós! É fato que nunca ouvimos a voz da razão de um Cristo, ou de um Buda ou até mesmo de uma Madre Teresa de Calcutá. Parece que carregamos nas artérias o desejo perene do ódio ao outro, enquanto fingimos ouvir a música da harmônica convivência.

Se isso não fosse verdade, não haveria tantos adeptos de Putin, inclusive fora da Rússia. Aqui no Brasil foi feita uma enquete pela Rádio Jovem Pan sobre a Invasão da Ucrânia. Mais de 50% dos participantes defenderam o autocrata russo. Isso só pode ser instinto violento ou submissão cega a uma ideologia. E muitos se dizem cristãos! É provável até que, caso fosse feita uma enquete para saber quem tinha razão, se a senhora de 93 anos que protestou contra a guerra, e foi presa por isso, ou o ditador Vladmir Putin, os resultados seriam equilibrados.

Estamos o tempo todo flertando com o bem ou com o mal, guiados pelo ódio ou pela solidariedade ao próximo. Tem gente que quer viver bem, em harmonia, prolongando ao máximo sua vida e a do outro. Estes adoram cultura, ciência, conhecimento. Valorizam aqueles que somam, acrescentam, enriquecem a sociedade com ideias. Adoram riquezas, mas sem abrir mão da simplicidade e do convívio fraterno. Outros, são egoístas. Adoram a ideia de o ato de viver ser uma guerra e não pensam em outra coisa senão atacar. Sempre há um inimigo e todo cuidado é pouco!

O bem, exatamente por ser bem, vem perdendo terreno para os maus. O bem quer a pacificação com o diálogo, sem derramamento de sangue, com união para, na mesa, resolver as divergências e chegar a um bem comum. O mal quer sangue! Atira primeiro para negociar a rendição do inimigo e sua submissão. É o tal do “Você pensa com quem está falando?” e completa com o clássico “Asta la vista, Baby!”. Não é por acaso que os filmes violentos fazem muito sucesso. Verdade é que nós temos as duas tendências à disposição da nossa alma. A depender das nuances, nem sempre nítidas, vamos para um lado ou para o outro.

Como explicar um filósofo, defensor da harmonia entre os povos, em nome da negação do mal, apoiar uma candidatura de um corrupto, e ainda chamar o juiz que descobriu a corrupção de ladrão? Como imaginar um cientista apoiar um presidente que corta toda grana do orçamento dedicada à pesquisa científica? Como é possível um partido, defensor das minorias, silenciar ante a invasão russa na Ucrânia? Como um pastor cristão pode apoiar um presidente que, enquanto a pandemia toma conta do país, a chuva destrói cidades e mata pessoas, e parte do mundo está tentando parar uma guerra, ele consegue se divertir frequentando praias? Pior é saber que ainda há uma multidão aplaudindo tudo isso.

Somos nós, os bons, o problema. É que ainda não perdemos a paciência e continuamos acreditando que Deus, Cristo, Buda, Alá, os santos das religiões negras, Thor, Odim ou ainda o senhor Tempo serão capazes de semear nos corações dos tiranos, corruptos, usurpadores, autocratas, ditadores e afins a semente do bom e do bem. Acordemos! O instinto do animal é sempre se apoderar para nutrir-se do outro. Ele sempre sentira fome! Não há flores belas nos jardins de plantas nocivas. Ranquemos as ervas daninhas pela raiz! 

Poucas & Boas: BA 393, Jaques Wagner, Paulo Sérgio e a Covid-19

Jaques Wagner desiste de candidatura e coloca PT em parafuso. (Foto: DCM)

Covid-19 em queda

Já é visível em nossa região a queda dos casos de Covid-19. A Ômicron nos afetou de forma intensa nesse início de ano. Poço Verde, em Sergipe, chegou a bater 107 casos ativos. Heliópolis chegou aos 59. Hoje, o município com a maior quantidade de casos ativos é Ribeira do Pombal, com 39. Mas uma coisa ainda não nos deixa tranquilo: o carnaval. Embora não tenhamos festa oficial, há as particulares. Isso pode provocar uma nova onda de Ômicron porque sempre existem os descuidados e negacionistas. 

BA 393, novo pai

O ex-prefeito de Ribeira do Pombal é o novo pai da recuperação da BA 393. Como estamos num país onde esperteza é uma espécie de ato de inteligência para enganar pessoas, o eterno pré-candidato a deputado federal, com ficha igual a pau de galinheiro, postou nas redes sociais a finalização do projeto de recuperação da rodovia que liga Poço Verde (Sergipe), na divisa até a BR 110. Não disse que foi ele que conseguiu a obra, mas disse que continua lutando e trabalhando incansavelmente para o bem dos nossos municípios! Quem está desinformado sobre as dezenas de autoridades que pediram a recuperação desta estrada vai pensar que Ricardo Maia é o pai da criança.

Ricardo Maia tenta tirar dividendos políticos da recuperação da BA 393. (Foto: Divulgação)

BA 393, a obra

Mas que o projeto de recuperação está pronto, e deve ser iniciado em abril, isso é verdade. Até porque o governador Rui Costa deve renunciar ao mandato, passar a bola para João Leão e disputar uma vaga para o senado. Sair do governo e não deixar iniciada uma obra que ele prometeu em todas as visitas que fez por aqui vai ser uma decepção que pesará na captação de votos. Até aqui, todas as obras prometidas por Rui Costa em Heliópolis foram concluídas ou iniciadas. Só resta a BA 393.

Jaques Wagner fora

Agora é oficial: Jaques Wagner não quer mais disputar o governo da Bahia. A decisão deixou o PT baiano em parafuso. O partido se especializou em dar tudo para não perder a cabeça de chapa. Agora parece encurralado a dar mais para não perder o apoio a Lula. Além de controlar os descontentes, terá que explicar ao eleitor que não foi a fuga de uma possível derrota para ACM Neto. E tudo isso acontece exatamente no momento em que vários políticos começam a desembarcar do navio petista. A questão também, que ainda não está resolvida, é convencer o senador Otto Alencar a topar a parada de ser adversário do neto do seu ex comandante.

Paulo Sérgio

O prefeito de Adustina se move rapidamente para não deixar brecha para falatório dos adversários quando os problemas acontecem. Acusado de entregar uma viatura cheia de perrengues à Guarda Municipal do município, marcou pregão no dia 15 de março para aquisição de veículo 0 Km, utilitário esportivo (SUV) não compacto, com o fim de equipar a Guarda Civil Municipal. Alguns prefeitos precisam conversar com Paulo Sérgio para aprender como resolver crises sem provocar maiores danos. Eles poderiam contratar uma palestra com o colega.

Contra a lógica

Tudo no mundo caminha para aquilo que é certo. Apesar das desgraças promovidas pelo Vladmir Putin, a Europa está unida com americanos e canadenses para estabelecer o que é correto. A invasão da Rússia foi uma estupidez e deve ser combatida. Enquanto isso, no Brasil, o presidente apoia o autocrata russo, mesmo o Itamarati condenando a invasão. Na esquerda, em nome de uma ideologia cheia de incoerências, para condenar os EUA, há muitos que tentam justificar as atitudes de Putin. Chegam até a dizer que tudo foi culpa dos americanos. O Bolsolulismo é um fenômeno que tem por finalidade ir contra tudo e contra todos. Parece desejar no fundo que Sérgio Moro se eleja presidente para que ambos continuem vítimas do sistema. Curioso é que, mesmo assim, continuam liderando as pesquisas.

Leniência perigosa

Vejam o que é flertar com o perigo. Uma professora foi contaminada por Covid-19 numa escola do povoado Tijuco. Depois de confirmada a doença, a profissional se isolou. Entretanto, não houve uma ação da direção da escola para averiguar se houve contato com outros profissionais ou alunos e tomar as providências. Como a Ômicron está mais silenciosa, pode ser que muitos tenham se contaminado e pensado apenas numa gripe. Um professor perdeu o paladar e foi logo fazer o teste. Esperamos que esta leniência com a doença não traga maiores prejuízos. 

Minuto cruel: Desumano e vazio!

Poucas & Boas: Da Ucrânia para Adustina!

A Ucrânia resiste bravamente à invasão russa, mas estragos já são terríveis. (Foto: Exame)
Traumatismo ucraniano 

Há certas coisas que só uma guerra pode revelar. O jogador de futsal Jonatan Bruno Santiago usou as redes sociais para criticar os atletas brasileiros do Shakhtar Donetsk, lá na Ucrânia, que saíram de Kiev no sábado. Segundo Santiago, ele tinha combinado com os colegas para deixar a Ucrânia, mas ficou para trás. “Fui tomar um banho e quando voltei não tinha mais ninguém”. Quando o desespero bate, a última coisa que se imagina é o coleguismo e a solidariedade. A pessoa entra em desespero e sofre algo parecido com um traumatismo personalístico, ou ucraniano.

Covardia conveniente

A falta de solidariedade do mundo que compõe a OTAN é constrangedora. Pode até ser comparada com covardia. Uma atitude como esta, tomada pela Rússia, deveria ser motivo da união de todos, numa decisão devastadora. Primeiro seria isolar o invasor, dando o prazo de 24 horas para recuar. Esse tempo seria suficiente para tropas europeias chegarem até a fronteira da Rússia e dar um ultimato. Quando Vladimir Putin perceber que também poderia sofrer invasão, recuaria. O dirigente russo se aproveitou da covardia dos ricos que não querem perder dinheiro com estes conflitos. Só que, com Putin, não há diálogo.

Burrice contagiante

Além de dizer que Putin não invadiria a Ucrânia porque ele pediu, Bolsonaro parece ser guiado pelos seus desejos. Isso o leva sempre a cometer atos terrivelmente falhos, para não dizer burrice. Até Donald Trump já condenou o ataque russo à Ucrânia. A China se manteve neutra e alguns dos seus bancos boicotam negociações com a Rússia. Nem mesmo a Hungria, de Viktor Orbán, a quem Bolsonaro chamou de irmão, está apoiando as loucuras de Putin. Teimoso, Bolsonaro espalha sua burrice pelas mãos contagiantes dos robôs de Carlos e pela obediência cega dos seus seguidores. Para completar, a invasão russa é apoiada por inúmeros segmentos da chamada esquerda latino-americana, inclusive parte do PT. Que os subterrâneos da História lhes sejam leves!

Ricardo III

Ricardo III foi o último rei inglês da dinastia York, de reinado breve entre os anos de 1483 a 1485. Seu desejo de ser Rei da Inglaterra começa com a anulação de um casamento e passa por várias batalhas. Para completar, foi incompetente e acabou derrotado em um dos confrontos mais importantes da Guerra das Rosas: a Batalha de Bosworth Field, onde foi morto. Virou personagem de Shakespeare na peça teatral Ricardo III. Somente agora, em 2012, seu corpo foi encontrado. Na nossa região temos um personagem, Ricardo Maia, que quer, mesmo passando por cima da Lei, ser candidato a deputado federal. Quer imunidade para o que fez de errado. Antes de assumir, precisa driblar a Lei. Ricardo III ainda assumiu e tombou dois anos depois. Se assumir, nosso Ricardo Maia ainda terá outras batalhas. Vai conseguir?

Rockyologia

As ideias do professor Rocky são interessantes e devem formar no futuro um leque de ensinamentos para aqueles que querem se dar bem na política. Seria bom que o mesmo pensasse na publicação de um livro. Comentando o vídeo da ida da oposição a Salvador para fechar apoio com ACM Neto, o professor disse que uma parte dos governistas apoiarão também o neto de ACM e que, portanto, não haveria muito retorno aos adversários caso Neto chegasse a ganhar a eleição. Ou seja, para Rocky, a parte é maior que o todo ou o todo é insignificante diante da parte. Como em política tudo é possível...

Quase 500 mil para Adustina

O município de Adustina foi contemplado com recursos da ordem de 465.678,88, com contrapartida do município de apenas 9.313,58, em convênio realizado com o Governo do Estado da Bahia. O destino dos recursos será para aquisição de equipamentos e mobiliários para a educação básica do município. Além de se destacar na aprendizagem em nossa região, o prefeito Paulo Sérgio, com esta medida, equipará as escolas municipais do necessário para que não haja descontinuidade na aquisição do conhecimento. O convênio foi assinado na quinta-feira (24) e tem prazo de 12 meses. Claro que Paulo Sérgio deve começar a comprar tudo o mais rápido possível. A educação pede pressa!

Sindiguardas

O Sindiguardas - Sindicato das Guardas Municipais do Estado da Bahia, vem pegando no pé do prefeito Paulo Sérgio, de Adustina. Os sindicalistas afirmam que há muito tempo reivindicam conquistas para a categoria. Querem piso salarial, auxílio fardamento, pagamento de adicional de periculosidade, realização do curso de formação, afastamento dos desvios de função, equidade na distribuição das horas trabalhadas, implantação do plano de cargos, carreiras e salários e melhora dos equipamentos de trabalho. Para isso, sempre relembram o caso da viatura que só tinha três marchas. Vamos aguardar para saber o que já foi concedido pelo prefeito Paulo Sérgio.