Exclusivo!

Lena morreu!

Ribeira do Amparo: Briga de vereadores com Germano provoca suspensão das aulas

Briga política em Ribeira do Amparo coloca o povo em segundo plano. (Foto: Landisvalth Lima)

Em Ribeira do Amparo acontecem fatos que comprovam ser os interesses políticos sempre colocados acima dos interesses públicos. A briga entre a Câmara de Vereadores, de maioria opositora, e o prefeito Germano Santana (PT) está provocando prejuízos incalculáveis ao povo da Ribeira. Esta semana, mais um capítulo negativo desta novela foi ao ar: a falta de dotação orçamentária para compra de material de limpeza, manutenção, material didático, merenda escolar, combustível para abastecimento dos transporte para estudantes e professores, manutenção dos carros, pagamento de pessoal de apoio, contas de água e de energia elétrica fizeram com que a Secretaria de Educação suspendesse as aulas nas escolas do município por tempo indeterminado. O pedido de suplementação orçamentaria feita pelo Executivo se encontra com os vereadores para ser votada.

Em relato ao portal Contraprosa, a vereadora Eulina, da base do prefeito, disse que o Poder Executivo Municipal de Ribeira do Amparo enviou um Projeto de Lei, nº 035/2022, para a Câmara de Vereadores, solicitando abertura de crédito suplementar de 5% para 40%, ou seja, mais 35%, com o intuito de adequar o orçamento municipal para atender a insuficiência nas dotações orçamentárias e o bom atendimento dos serviços públicos. Contudo, só depois de 45 dias de muita luta, cobranças por parte da população nas redes sociais e manifestação em frente à Câmara, o Poder Legislativo anunciou uma aprovação de 3% de suplementação, saindo de 5% para 8%, já enviado autógrafo para o Executivo sancionar. Segundo Eulina, este percentual não atende as necessidades do município dentro dos próximos 15 dias. Em síntese, breve o município estará na mesma situação, esperando a boa vontade dos vereadores de oposição para executar os serviços públicos.

Para a vereadora, Ribeira do Amparo se encontra na mesmo situação de calamidade. Eulina afirma que há 8 dias o projeto está na casa legislativa, agora com um novo pedido de 15%, chegando aos 23% de suplementação. Na última terça-feira, os vereadores iniciariam os trabalhos legislativos do segundo semestre. Só que a sessão foi encerrada por falta de quórum. Nem mesmo o presidente compareceu. Eulina confirma que não há condições mais administrativa de continuar, por isso aconteceu a paralisação. As dívidas estão acumulando e o município sem a condição legal para efetuar os pagamentos.

Não há exemplo melhor para comprovar que a politicagem tomou conta dos nossos agentes políticos e o povo deixou de ser prioridade. O Contraprosa aguarda posicionamento dos vereadores da oposição, caso seja de fato possível justificar tal atitude. 

Heliópolis avança na elaboração do currículo escolar municipal

Cláudio Rotay X Carandiru

Duas decisões judiciais esta semana revelam o dois Brasis que disputam espaço de domínio no nosso território. Na política, o Brasil arcaico vence disparado. Na área da Justiça, por vários motivos, republicanos ou não, há um embate travado que a cada dia nos enche de esperança, porque o jogo parece estar equilibrado. Aqui, das arquibancadas da fé, torcemos para ver mais goles (Portugal também acerta!) deste Brasil do bem, da justiça, do progresso. O golaço esta semana foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. Ele manteve a condenação de policiais militares condenados a penas entre 48 e 624 anos de prisão pelo papel no Massacre do Carandiru, que matou 111 "presos indefesos, mas pretos, ou quase brancos, quase pretos de tão pobres" (como bem dizem Gil e Caetano) em outubro de 1992.

Claro que a "bancada da bala" não gostou. Afinal, estes deputados foram eleitos para garantir que bandido bom seja bandido morto, desde que, lógico, sejam pretos, pobres, miseráveis, ou quase brancos, sem arrimo, sem eira e nem beira. Não vale para os bandidos de alto quilate, ou aqueles que no poder matam aos milhares, por vários atos e motivos. A decisão do ministro negou o pedido da defesa dos policiais pela revisão da pena. A decisão foi tomada menos de um dia depois de a “bancada da bala” na Câmara dos Deputados ter articulado proposta de anistia aos policiais. Na decisão, o ministro diz que a defesa não apresentou razões para o porquê de o caso ser analisado pelo STF. Com isso, argumenta Barroso, a palavra final do tema é do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que no ano passado retomou a condenação dos policiais.

O gol feito pelo Brasil arcaico ocorreu em Sergipe. A Justiça do estado vizinho absolveu, nesta terça-feira (2), o ex-prefeito de Tobias Barreto Diógenes Almeida e José Pereira de Souza. Os dois foram acusados pelo envolvimento na morte do radialista Cláudio Rotay, em 2002. Portanto, vinte anos depois, com todos os indícios possíveis contra os acusados, e sem que houvesse provas em contrário, o radialista continua sem ter os seus assassinos presos. E o resultado foi de goleada: 7 X 0. O julgamento começou por volta das dez e meia desta terça-feira e foi finalizado aproximadamente oito da noite. Além das mortes de Cláudio Rotay e do seu segurança, as investigações contabilizam mais oito assassinatos, tidos como queima de arquivos.

A queixa que virou processo, o caso Rotay, as obras da BA 393 e o pulo do Paulo!

Ex-aluna do CEJDS morre vítima de acidente de moto

Lenaide Araújo foi mais uma vítima dos inúmeros acidentes com motocicletas, quando não se faz uso de capacetes. (Foto/Montagem: Divulgação)

Nova tragédia cai sobre todos nós, desta vez causada pela insistência de não usarmos o capacete quando trafegamos em motocicletas. A vítima da vez foi Josefa Lenaide Araújo Santos, moradora do povoado Arrozal, município de Heliópolis. Em hora incerta, Lenaide seguia com o marido numa motocicleta com destino à localidade de Alexandrino, próximo ao Arrozal, no dia 23 de julho. A estrada é muito ruim e, numa passagem por um quebra-mola, ela, que seguia na garupa, foi ao chão. Lenaide estava sem capacete e sofreu traumatismo craniano. Foi socorrida e levada para o Hospital Regional Santa Teresa, em Ribeira do Pombal, direto para a ala vermelha. Em seguida foi transferida para Salvador em estava gravíssimo.

Apesar de ser muito jovem, com apenas 21 anos, e ser jogadora de futebol, Lenaide Araújo não resistiu. Nesta segunda-feira (01) faleceu. Ela foi estudante do Colégio Estadual José Dantas de Souza, concluindo o ensino médio em 2018. Era filha de Djalma do Carmo Santos e Zenaide Oliveira Araújo. Lenaide nasceu em 26 de novembro de 2000 e tinha muita energia e disposição para viver. É mais uma voz que é silenciada por um hábito que está levando nossos jovens para o outro lado da vida. Mas, como ninguém parece se importar, outros fatos como estes se repetirão e nós deixaremos tudo, como sempre, nas mãos de Deus. 

Médico de Pombal morre na BR 110 após colisão com animais

Dr. Rivaldo Santana Júnior, 27 anos, teve a vida ceifada por acidente provocado por 2 animais na BR 110. (Foto: Álbum de família/divulgação) 

Antes de mais nada é preciso dizer que a morte é o caminho natural de todos nós, mas ninguém precisa ter pressa. Melhor dizendo, com a tecnologia de que dispomos, a morte deveria chegar, na maioria das vezes, por falência múltipla dos órgãos. Entretanto, no Brasil, morre-se por dá cá aquela palha. É um país que desperdiça vidas como se não houvesse necessidade de viver. Quando li a reportagem no blog do Joilson Costa sobre a morte do jovem médico Rivaldo Santana Júnior, reproduzindo matéria do JR News de Inhambupe, tive a certeza de que ainda temos um longo caminho a percorrer neste país para que as vidas humanas sejam prioridade. 

O fato aconteceu na madrugada desta segunda-feira (01). O médico Rivaldo Santana Jr, 27 anos, colidiu seu veículo contra animais na BR 110. Parentes informaram que Rivaldo passou o fim de semana em Ribeira do Pombal, numna festa de aniversário com os pais e demais familiares. Populares que estavam no local do acidente relataram que por volta das 4:30h da madrugada, na altura do km 290, após a curva do beré, em Inhambupe, dois animais na pista causaram o acidente, vitimando o médico que seguia de Ribeira do Pombal com destino a Salvador. A Policia Militar e a Policia Rodoviária Federal foram acionadas e estavam no local. Com a família de Rivaldo Jr, presente no local do acidente, por volta das 10:30h, o IML chegou para remoção do corpo. 

Um jovem médico, de apenas 27 anos, com conhecimento suficiente para salvar centenas de vidas ao longo de sua existência, desaparece do nosso convívio porque dois animais foram soltos de forma irresponsável numa pista de jurisdição federal. Foi mais um que perdeu a vida pela abundância de homens que não governam, nas três esferas de poder. Some-se a isso a falta de consciência de uma população de maioria desafeita ao tino de gostar do outro e não ter noção da sua verdadeira função social. Não foi apenas um acidente, mas a continuação de um genocídio que acontece todos os anos nas estradas brasileiras. Some-se a isso o descaso federal com a pandemia, o desprezo ao meio ambiente, às leis e ao estado, no sentido mais significativo da palavra. A vida do outro no Brasil parece não ter nenhum valor!