Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Reportagem Especial: O Aipim Nordeste nosso de cada dia

 

Pedro Alexandre: 59 anos de história!

 


Pedro Alexandre completará logo mais, dia 28 de julho, 59 anos de emancipação. Em 1962 o município foi desmembrado de Jeremoabo, pela lei nº: 1.763. Seu nome antes era Lagoa da Caiçara, até 1947, em seguida passou a ser chamada de Serra Negra. Por volta de 1950 teve o nome novamente mudado para Voturuna, nome esse dado pelo IBGE, representando o lado baiano da serra que divide Bahia de Sergipe. Este último nome nunca foi aceito e Serra Negra continuava de forma popular. No dia de sua emancipação, prestaram então uma homenagem ao homem que mudou a história econômica do lugar: Pedro Alexandre. Nessa época, o Bahia era governada por Juracy Magalhães. Hoje, para chegar até o município, o caminho mais curto é chegar à BR 235 e, por volta do quilômetro 38, no sentido Jeremoabo, pegar a BA 386 e seguir por mais 17 kms. A pista estadual foi recuperada recentemente, precisando apenas da sinalização.

O personagem Pedro Alexandre chegou ao local quando tinha apenas 7 anos, vindo de Piranhas, Alagoas, em 1872. Quando adulto, Pedro procurou mudar o processo produtivo já existente no município, que era à base de agricultura de subsistência, introduzindo aqui a cultura algodoeira como uma opção rentável para a época, quando a indústria têxtil constituía o principal parque industrial do Nordeste brasileiro. O pai dele era o velho Alexandre, que decidiu dar ao filho condições para estudar, apesar da franca pobreza.

Mas antes da chegada do homem que deu nome ao município, já havia gente por lá. A área onde hoje está erguida Pedro Alexandre teve seu povoamento iniciado no século XVII por colonos portugueses que ali se estabeleceram, guiados pela Casa da Torre, desde 1688. quando foi expedida a patente de Sebastião Dias, primeiro Capitão–Mor da aldeia Muongorus de Jeremoabo. Em 1778, o Governo Geral do Brasil criou a freguesia de São João Batista de Jeremoabo, naquela época já com 32 casas e 255 habitantes, onde se encontravam as terras do futuro Pedro Alexandre. Com o proibição de criação de gado no litoral, começa o interior do país a crescer.

A Primeira eleição para prefeito e vereadores ocorreu em 7 de outubro de 1962. O sr. Heraldo de Carvalho, descendente de Pedro Alexandre, foi eleito primeiro prefeito do município. Ele era filho de João Maria de Carvalho, sobrinho de João Carvalho (João de Oió) e primo de Eraldo Carvalho. Mantiveram-se no domínio do município na condição de prefeitos por 33 anos. Heraldo por 3 mandatos, Evaldo por 4 mandatos e João por apenas 1. Os Carvalhos só deixam o poder em 1996, com a eleição de Petrônio Gomes, pernambucano de Serra Talhada, dono da maior votação proporcional do país naquela época, quando se reelegeu prefeito. Fez seus sucessores, inclusive o seu irmão Pedro Gomes, até o ano de 2020, após 24 anos de domínio político.

Petrônio Gomes foi assassinado no início da noite de sábado, em 30 de julho de 2016. Como estava inelegível, preparava a esposa, Cica Gomes, para ser candidata. Após grande comoção pelo seu assassinato por dois homens numa moto, em pleno dia de feira no mercado de carne, o irmão Pedro Gomes virou candidato, com Cica Gomes (Valdeci Souza Costa Gomes) como vice-prefeita e a filha de Petrônio, Pâmela Gomes, como vereadora, esta com apenas 19 anos. Todos foram eleitos. Em 2020, a festa dos Gomes foi desfeita por Yuri Andrade, sergipano de Aracaju, empresário de apenas 30 anos, que é o atual prefeito. Yuri já havia tentado a prefeitura 4 anos antes e perdeu para o mesmo Pedro Gomes.

Pedro Alexandre foi palco ainda da chamada Rota do Cangaço. No município nasceram os cangaceiros Tempestade – nome real de Antônio Félix, morto em 1984; Azulão III – nome de batismo Luis José da Silva, do grupo de Zé Sereno, e Azulão IV – ou Ângelo Maurício, morto em 2018, inclusive apoiado pelo coronel João Maria. A jogadora Daniela Alves Lima, que disputou as copas de 2003 e 2007, é de Pedro Alexandre, embora conste que ela nasceu em São Paulo. A parteira Zefa da Guia, de nome Josefa Maria da Silva, famosa na TV por suas habilidades, é também do município. Daqui também é a banda Moleca Forrozeira, o jornalista e escritor Clementino Heitor de Carvalho, e o coronel e ex-comandante da PM da Bahia, Liberato Matos de Carvalho. Por fim, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi o local do casamento entre os cangaceiros Sila e Zé Sereno, lá pelos idos de 1936.

Mas Pedro Alexandre tem muito mais que estórias de coronéis, cangaceiros e domínios políticos longevos. Do pé da Serra Negra nasce o Rio do Peixe, artéria que deságua na barragem do Quati, que não suportou tanta água e rompeu em 2019, alagando a cidade de Coronel João Sá. Em Pernambuco, Sergipe, Bahia, São Paulo e tantos outros lugares, seus filhos palmeiam este mundo na busca da sobrevivência, com coragem e inteligência. As referências são sempre as mesmas: Sou das bandas da Serra Negra de onde brotam as águas do Rio do Peixe. Disponha do nordestino aqui. Só não abuse porque até a barragem do quati não aguentou.

Poucas & Boas: A volta de Doriedson e o tiro de Jaci de Silvino

Jaci de Silvino atirou e Doriedson retornou. Vão acertar?

Bolsonaro investigado?

A CPI da Covid-19 do Senado Federal está discutindo seriamente a possibilidade da inclusão do presidente Jair Bolsonaro no rol de investigados.  A medida é controversa. Especialistas se dividem quanto à possibilidade de uma CPI ter o poder de convocar ou investigar o presidente da República. Internamente, os integrantes da comissão querem obter um parecer da SGM do Senado autorizando esse tipo de procedimento, segundo noticiou o portal O Antagonista. Além disso, uma comissão de especialistas em Direito indicados pela CPI deve fazer um parecer ao longo dessa semana sobre as investigações contra o presidente da República. O parecer deve ser entregue até a próxima sexta-feira.

Um estranho estranhamento

O vereador Edson Didio, de Poço Verde-SE, passou a semana toda matutando e tentando descobrir o que havia acontecido com a bancada de sustentação do prefeito Iggor Oliveira na Câmara daquele município. Despertou a atenção ver o vereador Jaci de Silvino dizer, em alto e bom som, que havia um secretário do município que recebia na função sem se licenciar do cargo na Prefeitura Municipal de Heliópolis. Até o adesista Gilmário Família deu suas estocadas no alto escalão. A questão é interpretar bem o recado. Este povo não dá pingo sem nó. Vamos ver nas sessões seguintes se o tiro vai gerar uma guerra ou será apenas fogos juninos no salão dos forrozeiros do poder.

Urgência urgentíssima

A postagem de Ana Dalva e Edson Didio, alertando para o acúmulo ilegal de cargos, causou certo frisson, aumentando a temperatura das cadeiras dos cargos comprometidos. Foi uma corrida a busca de regularizações que mais parecia entrega de documentação para aprovados em concursos. Um secretário, que tem bom trânsito em diversos grupos políticos, foi encarregado de levar o balde de água para apagar o fogo, que ainda arde. A grande pergunta de um milhão de dólares é: o que farão Ana Dalva e Edson Didio com informações tão impactantes? Será que os edis sabem o número do telefone do Ministério Público?

Mais cloroquina

Não haverá necessidade de se buscar provas contra Bolsonaro, no que se refere ao uso de remédio ineficaz contra a Covid-19. Em maio de 2020, numa live para a revista IstoÉ, o empresário Carlos Wizard admitiu que recebeu uma missão do então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de acompanhar todos os contratos com grandes fornecedores de medicamento. Disse o bilionário, com toda pompa, que o Brasil logo estaria “forrado“ de cloroquina. Esta é a única CPI que prova a covardia das instituições públicas de cassar um presidente. Provas nunca faltaram.

Copa Covid-19

Um balanço divulgado pela Conmebol nesta segunda-feira (21) informou que o número de participantes da Copa América infectados pela Covid subiu para 140. No último relatório da entidade, que saiu na quinta-feira (17), foram confirmados 66 casos. Embora não tenha detalhado quem, como, onde e por quê, em nota, a confederação apenas disse que a maioria é formada por trabalhadores, membros de delegações e funcionários terceirizados.

Doriedson de volta

Após o discurso que abalou as estruturas pardaisanas do poder em Heliópolis, o vereador Doriedson Oliveira apareceu na última sessão do semestre da Câmara Municipal. Até aqui, nenhuma novidade. Ainda não dá para saber se as rachaduras foram recuperadas ou se comprometeram as vigas de sustentação do edifício administrado pelo síndico José Mendonça. Só o tempo vai dizer. A única coisa certa é saber que, às vezes, o perigo do rompimento não está na viga rachada, mas, talvez, naquela que se mostra bem pintada e convidativa.

Vacina caríssima

A irritação de Jair Bolsonaro esta semana, em parte, é por causa da descoberta da CPI pelo fato de o governo brasileiro ter feito a compra da vacina Covaxin após rápida negociação e a um preço quatro vezes maior, por exemplo, que a AstraZeneca. Além disso, até hoje as vacinas não foram entregues e a Anvisa sempre colocou suspeita sobre sua qualidade. O presidente da Precisa Medicamentos, Francisco Maximiano, que intermediou a compra, teve sigilos quebrados pela CPI. O diabo vai ser explicar como comprar algo tão caro sem aprovação da Anvisa, de forma tão rápida, depois de ignorar, por 81 vezes, os apelos da Pfizer, bem mais barata e mais eficiente.