Exclusivo!

Lena morreu!

Heliópolis terá um Centro Educacional de Ensino Fundamental

O Centro Educacional de Ensino Fundamental de Heliópolis será construído onde estava a EBDA, com frente para a Avenida Helvécio Pereira de Santana. (Imagem: Min. da Educação)

Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação básica, o Governo Federal vai implantar em Heliópolis, em convênio com a Prefeitura Municipal, um Centro Educacional de Ensino Fundamental, com 9 salas de aulas em dois pavimentos, quadra coberta e toda infraestrutura adequada a uma escola de alto padrão. O prefeito José Mendonça Dantas já estabeleceu o local da futura escola. Será no terreno onde funcionava a EBDA, ao lado do Colégio Estadual José Dantas de Souza, ocupando também parte do antigo campo de futebol.

O Centro Educacional de Ensino Fundamental de Heliópolis terá seu acesso a partir da Avenida Helvécio Pereira de Santana, embora no projeto a rua indicada seja a Francisca Alves, que é a rua do Colégio Estadual. O projeto faz parte do Plano de Ações Articuladas – PAR - e tem por objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica pública, observadas as metas, diretrizes e estratégias do Plano Nacional de Educação, conforme Lei nº 12.695, de 25 de julho de 2012, que dispões sobre o apoio técnico ou financeiro da União no âmbito deste programa. 

A nova escola terá 9 salas de aula em dois pavimentos e pode abrigar até 630 alunos. (Imagem: Min. da Educação)

O PAR é estruturado em quatro dimensões, sendo a quarta relativa a infraestrutura física e recursos pedagógicos. Por meio do PAR, a União presta assistência técnica e financeira, com caráter suplementar, aos entes federados, bem como disponibiliza projetos padronizados e manuais de orientações técnicas para a garantia de padrões adequados de funcionamento de edificações escolares. O valor total da obra é de R$ 7.968.800,48. A Prefeitura Municipal de Heliópolis entra com a contrapartida do terreno, que foi negociado com o Governo do Estado da Bahia, quando da ampliação do CEJDS.

O Centro Educacional de Ensino Fundamental de Heliópolis terá 9 Salas – com dois pavimentos, com área construída de 1.710,59 m² e área de ocupação de 3.108,02 m² sobre um terreno de 6.400,00 m² (60x80m). Esta tipologia foi idealizada para atender aos dois ciclos do Ensino Fundamental compostos pelos segmentos do 1º ao 9º ano. A escola possuirá capacidade de atendimento de até 630 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 315 alunos em período integral, o que parece estar mais adequado ao que pretende o município. O número de alunos sugerido por turma considera parâmetros pedagógicos, de conforto ambiental e distanciamento, de modo a garantir um ambiente saudável. 

A estrutura da nova escola já vem com quadra esportiva coberta. (Imagem: Min. da Educação)

As nove salas de aula apresentam as mesmas dimensões, 4 delas no 2º piso, com capacidade de atendimento para 35 alunos. Caso o município queira implantar os anos iniciais, por se tratar de alunos menores, a capacidade máxima não deverá exceder aos 25 alunos por turma. Se a Prefeitura de Heliópolis optar pelo ensino integral do 5º ao 9º ano, o Colégio Waldir Pires deve concentrar os alunos até o 4ª ano. As escolas Rui Barbosa e Galdino Barbosa devem ser desativadas. A estrutura da nova escola foi projetada para durar um mínimo de 50 anos e tem alto padrão. O problema é que a estrutura não é tudo. Resta saber se há vontade política para que a Secretaria Municipal de Educação e seus liderados vão articular ações que façam nossa educação sair do estado de letargia em que se encontra. Por hora, a construção deste Centro Educacional de Ensino Fundamental de Heliópolis é uma ótima notícia.  

A Covid-19 está de volta a Heliópolis!

Covid-19 está de volta a Heliópolis e as condições estão postas para virar uma nova contaminação.
O Boletim divulgado hoje pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Heliópolis não deveria ser ignorado pela maioria da população, mas é o que vai acontecer. Já temos o primeiro contaminado por Covid-19 do novo ano. Pior é saber que ele não deve estar sozinho nesta luta. É que há mais seis casos aguardando RT-PCR. E, para ser catastrófica a novidade, caso seja a ômicron, estamos em maus lençóis. 

Tudo isso não teria nenhum problema se tomássemos os cuidados necessários, porque temos tudo para não provocar uma nova onda de contaminação. 75% da população total de Heliópolis está vacinada, próximo dos 10 mil munícipes. Bastava, pois, usar e abusar das prevenções não farmacológicas. Só que houve um abandono quase total do uso de máscara. Esta semana, em várias repartições públicas e no centro comercial, poucos, muito poucos, estavam usando máscara. O relaxamento vem com a ideia de que a pandemia já passou, o que não é verdade.

Por outro lado, as festinhas de fim de semana em chácaras e bares viraram outra pandemia. Tem banda aí que está com dois ou três shows marcados no fim de semana. Também isso não teria nenhum problema se os organizadores exigissem o certificado de vacinação e o uso de máscara durante o evento, o que não acontece para evitar prejuízo. Agora, só nos resta esperar a sorte ou o óbvio. Ainda temos mais de 3 mil pessoas sem receber vacina em Heliópolis, inclusive crianças até 11 anos. Precisaremos da sorte maior do mundo para que isso aqui não vire uma nova onda de contaminação por Covid-19.