Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Poucas & Boas nº 111: Qual o significado da palavra futuro?

O significado da palavra FUTURO. (Foto: Deviante)

Incerteza

Isto porque estamos chegando ao fim do fechamento da janela aberta para filiação partidária. Os pulos estão sendo dados aqui e ali e o vice ou a vice do atual prefeito ainda é uma incógnita. Na verdade, Mendonça joga para trazer os votos que perdeu ao longo de sua trajetória como prefeito. Na sua conta, Ildinho ou Ana Dalva somariam melhor. Como esta possibilidade é nula, seu grupo vive a mandar recados aos dois na esperança de um milagre acontecer. Além disso, torcem por um racha na oposição, uma incerteza ainda maior.

Competitividade

É o que esperam os grupos para formação de suas chapas que disputarão as cadeiras da Câmara Municipal de Heliópolis. Como somente cada coligação ou partido só poderá lançar 10 nomes, sendo inclusive 3 do sexo oposto, as contas estão sendo feitas. O grupo da situação tem nomes competitivos, todos homens. Precisam urgentemente encontrar 3 nomes de mulheres que possam agregar votos. Com o prefeito tentando se salvar de uma derrota, isso ficará para o quinto tempo. Na oposição, o problema é candidato demais. Ou faz duas coligações ou negocia desistência, mas competitividade é o que não falta para homens e mulheres.

Descrédito

A imprensa de nossa região tem sempre o cuidado de tratar dessa atividade comum da nossa política regional, a tal compra de votos. Usam todos os nomes para isso: adesão, pulo ou passagem. A negociata é crime, mas está aí debaixo das barbas do Ministério Público e da Justiça Eleitoral. Sejamos honestos, ocorre no país inteiro! O Centrão não me deixa mentir. Só que aqui quem surpreende são os mais privilegiados. Quando um miserável aceita votar por uma grana ou por um emprego, sua condição é o argumento. E o que dizer de pessoas que passaram oito anos trabalhando com o prefeito anterior, em cargos comissionados bem gordos, e agora aceitam pular a cerca para receber um carguinho de salário mínimo?

Oposição

Se juntarmos as pesquisas encomendadas pelas diversas lideranças, nossa região estará no colo dos opositores dos prefeitos. Sem citar nomes, apenas 4 municípios do Semiárido Nordeste II podem ter prefeitos eleitos em 2024 ligados aos grupos situacionistas. Todo o resto terá vitória da oposição, claro, continuando o atual cenário. Em Poço Verde, no Estado de Sergipe, a chapa Roberto Barracão/Edna Dória vai ter que cometer muitos erros para não chegar lá. O que não dá para entender é como alguém passa 4 ou 8 anos numa prefeitura e não consegue fazer o lastro para sua reeleição ou colocar um sucessor aliado. O povo, sempre sábio, não arrisca um novo nome caso o alcaide tenha feito um bom trabalho. Dizem que todo o problema é causado pela canseira. Os bichinhos trabalham demais!

Proibição

Heliópolis deixou de ser a terra do silêncio. Quem vive por aqui precisa gostar de zoeira. Além dos carros de som, que tem suas horas específicas, existem os fogos de artifícios. Se pulou um, lá vem o papoco! Fez promessa, lá vem outro! Se os carros de som circulam em horas mais ou menos programadas, isso não ocorre com os fogos. Tem gente papocando tudo em plena madrugada. Além disso, há as insuportáveis motocicletas com os escapamentos preparados para arrebentar os seus ouvidos. Um inferno! É hora de proibir. Velhos, crianças e doentes não merecem isso.

Contas rejeitadas

Se o que os vereadores dizem sobre os pagamentos feitos pelo prefeito José Mendonça em janeiro deste ano for apenas factível, o prefeito de Heliópolis deve ter suas contas deste ano rejeitadas. Isso, claro, se o TCM, de fato, considerar as irregularidades, o que é muito difícil. Recuperar calçamento a paralelepípedo logo depois de sua construção é ato de muita coragem. O prefeito tem enfrentado alguns percalços, inclusive ficou sem grana no último dia 20. FPM Zero. O motivo ainda está em estudo. No último FPM deste mês, Heliópolis chegou a 556 mil. Desta vez, o zerado foi o prefeito de Tucano.

Concurso

Está no portal Jeremoabo.com, e foi replicado pelo blog do Joilson Costa, que a Prefeitura Municipal de Jeremoabo, na Bahia, está com inscrições abertas para 134 vagas em concurso público em diversas áreas. As vagas são para cargo efetivo e cadastro reserva. As inscrições já estão abertas desde o dia 26.03.2024 e vai até o dia 10 de abril de 2024, sendo realizadas exclusivamente pela internet e os candidatos devem acessar o site do INSTITUTO BRB (https://institutobrb.selecao.net.br/) para efetuar a inscrição. As taxas variam de R$ 70,00 a R$ 120,00, dependendo do cargo escolhido. As provas estão marcadas para o dia 05 de maio de 2024.