Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

A ideologia cega que mata!

Os absurdos difundidos na internet por seguidores de ideologias ultrapassadas revelam muito da verdadeira personalidade das pessoas. (Foto: Facebook)

Esta semana fiquei surpreso com um amigo, ex-colega de república e que também fez o mesmo curso de Letras na Universidade Federal de Sergipe. Pensei que o conhecia. Sempre foi solidário com as minorias e crítico do capitalismo. Sua alegria de viver sempre o determinou como pessoa afável, amigueira e de convívio pacífico. Sempre contestou os poderosos e defendeu os pequenos. Onde quer que tenha ido sempre deixou uma boa quantidade de sinceras amizades. Esta semana, fiquei atônito quando li um post seu no Facebook replicando a informação de que o Volodomir Zelensky é um nazista que está sendo consagrado como herói pelo ocidente. Também afirmando ser o presidente ucraniano um mamulengo dos Estados Unidos.

Vejam que não se trata de uma pessoa desinformada. Tem diploma de nível superior e sabe para onde aponta o seu nariz. Contestei a informação e ele reafirmou postando como argumento outras guerras provocadas pelos americanos. Não houve nenhuma nota condenando a invasão da Ucrânia. Para justificar a guerra, lança a culpa nos americanos e na OTAN. Esconde em suas postagens o fato de que, em momento algum, a Ucrânia ameaçou a Rússia. Pelo contrário, afirma que a guerra foi forjada pelos Estados Unidos da América.

A ideologia nos dá o conforto de nos sentirmos como um ser fundamental de um grupo social, mas precisamos ficar atentos para separarmos o que é real e o que é imaginário ou utópico. Sim, os americanos nunca foram santos. Há muito sangue derramado no mundo por obra e graça deles. Sim, não havia armas químicas no Iraque e os embargos a Cuba foram cruéis. Agora, o que fez o Iraque de esforço para evoluir política, social e economicamente? E Cuba? O que fizeram os Castros para que a ilha se transformasse num exemplo de nação próspera, humana e exemplar para o mundo? Talvez vender os serviços de seus médicos bem formados e retirar quase toda a sua remuneração? Construir mansões dos líderes em ilhas e bloquear toda e qualquer informação sobre isso? Nem sempre os americanos estão errados!

No caso da Guerra da Ucrânia, a invasão do país é de um absurdo sem precedentes porque se baseia apenas na hipótese de o país desejar pertencer à OTAN. Essa decisão é soberana do povo ucraniano. Alegar que a OTAN está se expandindo, e que é preciso combater tal crescimento, soa ridículo. A Organização do Tratado Atlântico Norte não precisou invadir nenhuma nação para conseguir aliados. Jogou o jogo que se joga num mundo cada vez mais capitalista. Qual o direito da Rússia de invadir as nações que querem fazer parte da OTAN?

Criticar os embargos dos países do ocidente à Rússia e não escrever uma linha lamentando ataques russos a maternidades, hospitais, escolas, condomínios residenciais é coisa de fanáticos seguidores de ideologias torpes. Chamar Volodomir Zelensky de nazista, quando na verdade é judeu, e fechar os olhos para os 15 mil russos presos por protestar contra a guerra são ações típicas dos cegos, das pessoas que agem como “gado” ou inocentes úteis. Nesse ponto, bolsonarista, lulistas, petistas, Stalinistas, socialistas, trotskistas, leninistas, saudosistas do imperialismo russo estão todos no mesmo barco, adorando o camarada Putin. Torço por um naufrágio! Espero que eles sobrevivam agarrados às suas boias ideológicas.

O Telegram arregou?

O ministro Alexandre de Morais ordenou bloquear aplicativo russo em todo o país. (Foto: DW)

O todo poderoso mandachuva do Telegram, Pavel Durov, sentiu e o golpe do ministro Alexandre de Morais e arregou. Horas depois da decisão de bloquear o aplicativo no Brasil, o fundador do Telegram resolveu se manifestar pela primeira vez. Na própria plataforma, ele alegou “um problema com e-mails entre nossos endereços corporativos” e pediu desculpas pela falta de resposta às tentativas de contato do STF. Incrível foi, agora, a rapidez da resposta. Disse ainda que em nome da equipe pedia desculpas ao Supremo Tribunal Federal por nossa negligência e até admitiu que poderiam ter feito um trabalho melhor. 

Mas ninguém acredite que isso vai mudar o comportamento do aplicativo russo. Eles já foram bloqueados em cerca de dez países, exatamente por não colaborar com governos locais e desobedecer a ordens judiciais. Para se defender, Durov lembrou que a plataforma cumpriu decisão judicial anterior, no final de fevereiro, e que disponibilizou um e-mail exclusivo para as comunicações do Supremo, por isso pede um adiamento da decisão do STF. Como trabalha em harmonia com o governo federal aqui no Brasil, até a AGU quer que Alexandre de Morais cancele o bloqueio ao aplicativo. Só para lembrar, o Telegram é a principal plataforma de difusão de notícias falsas do bolsonarismo.

Será que o ministro Alexandre de Morais vai cair no papo do Durov? A tática é a mesma do Putin, que jurou não invadir a Ucrânia. Quando o fez e iniciou uma guerra, insiste em dizer que é uma “operação especial”. Além disso, os russos atacam maternidades, escolas, condomínio residenciais e, mesmo diante das imagens, dizem que isso nunca aconteceu e que tudo é culpa dos nazistas ucranianos financiados pelos americanos. 

O cinismo bolsolulista sem constrangimentos!

Sem nenhum constrangimento, políticos fazem alianças desdizendo tudo o que disseram no passado.

O nível de cinismo de vários políticos brasileiros chegou a níveis insuportáveis. E não adianta pensar apenas que isso acontece no lado A ou no lado B. Há cinismo explícito em quase todos os partidos, mas ninguém consegue vencer o bolsopetismo e o centrão. Neste sábado, a deputada federal Bia Kicis disse que não sente nenhum constrangimento ao se filiar ao partido de Valdemar Costa Neto, o PL. Na mesma hora também se filiava o filho do presidente Jair Bolsonaro, o Eduardo, com a presença do pai.   

Para tentar justificar o ato, mesmo depois de passar a campanha inteira batendo no centrão, a deputada disse: “Não temos partido ideal, conservador. Tentamos muito criar o Aliança do Brasil. Todo mundo precisa de partido estruturado e forte. Estou muito feliz de vir para o PL. Vai dar estrutura para mim e toda turma que quer mudar o Brasil.” Incrível! Parece que ela estava esquecida que o governo é o dela. Parecia também uma confissão de que não mudou absolutamente nada nestes mais de 3 anos. Mais cinismo que isso, basta ver o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, filiando-se no PSB e virando candidato a vice-presidente na chapa de Lula, também sem nenhum constrangimento. Haja cinismo! 

ACM Neto & Lula na Bahia é jogo político para não mudar nada!

O mandato de Valdevan Noventa acabou? Não e não!

A demora da Justiça brasileira no caso Valdevan Noventa é mais um tapa na cara do contribuinte. (Foto: NE Notícias)

O julgamento da cassação do deputado federal por Sergipe, Valdevan Noventa, é a prova cabal de que tem que haver alguma mudança em todas as leis deste país. O processo se arrasta e o mandato do deputado termina este ano. Hoje saiu mais uma decisão, mas não será a última. Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a cassação do mandato e a inelegibilidade do deputado federal José Valdevan de Jesus, conhecido como Valdevan Noventa, por abuso do poder econômico durante a campanha eleitoral de 2018. 

Apesar de os ministros confirmarem a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, que condenou o parlamentar pela captação e gasto ilícito de recursos mediante depósitos de valores de origem não identificada, o caso ainda cabe recurso. Mesmo assim, a Corte também determinou a retotalização de votos em Sergipe, considerando nulos os votos recebidos por ele. Mas nada será feito enquanto não se esgotarem todos os infindáveis recursos de quem tem direito e que pode pagar bancas de advogados especializados em postergar todo o processo.

O relator, ministro Sérgio Banhos, afirmou que “a prática de abuso de poder econômico ficou robustamente demonstrada nos autos, não restando dúvida de que houve a irrigação de recursos ilícitos, não declarados e de fontes vedadas na campanha eleitoral do parlamentar, em desconformidade com a legislação vigente”. Perfeito, só que o infrator ainda desfrutará do mandato, mesmo sabendo que ficou devidamente evidenciada a gravidade do caso, consistente na prática de utilização de contas de terceiros para o recebimento de valores ilícitos e oriundos de fontes vedadas, com uso de subterfúgios para dar uma aparência de licitude às doações declaradas.

De acordo com o processo, integrantes da equipe de campanha de José Valdevan aliciavam dezenas de moradores dos municípios sergipanos para simular doações ao candidato. Também está claro que os advogados do irregular deputado os mantêm no mandato, mesmo sendo julgado em instância superior. Como é ano de eleições, não será absurdo a reeleição de Valdevan. No Brasil, tudo é possível, menos a Justiça republicana. Os poderosos manipulam as leis e contam ainda com a leniência do nosso Poder Judiciário, que insiste em caminhar a passos de cágados, quando está em jogo os interesses dos que ocupam o andar de cima da nossa quase falida sociedade. 

Só os tribunais do Ceará e do Piauí são piores que o TJ-BA

Transparência não é o forte do Tribunal de Justiça da Bahia. (Foto: Assetba)

Esta reportagem publicada originalmente no Bahia Notícias, feita pela jornalista Cláudia Cardozo, é daquelas que tem poucos leitores, mas que explica o verdadeiro caos em que se encontra a Justiça baiana. Basta levarmos em conta que a do país é sofrível e, ainda assim, a Bahia se encontra bem lá entre as últimas. O TJ-BA é o terceiro pior tribunal do país em transparência, diz relatório de ONG Transparência Brasil sobre prestação de contas no Judiciário brasileiro. O relatório demonstra falhas na prestação de contas de remuneração de magistrados de cortes estaduais a partir de 2019.

Os dados foram obtidos a partir do Painel de Remuneração dos Magistrados, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2017. A divulgação das informações deveria ocorrer mensalmente, mas, desde 2018, mais de 60 mil contracheques de 15 dos 27 Tribunais de Justiça deixaram de ser publicados. A ONG criou o Índice de Transparência DadosJusBr, em parceria com o Instituto Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Campina Grande, para avaliar a transparência da remuneração do sistema de Justiça em duas dimensões: completude das informações e facilidade de coleta e análise de dados abertos. 

Segundo a entidade, há um problema nas fontes e no painel do próprio CNJ sobre a completude dos dados. A ONG informa que mais de um tribunal, de 2019 a 2021, entregou apenas uma linha de dados contendo o gasto total com as remunerações em determinado mês. O TJ da Bahia só não é pior do que o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e do Ceará (TJ-CE) em termos de transparência. Esses dois últimos tribunais não informam os vencimentos individualizados ao CNJ há 33 e 19 meses, respectivamente. 

A Corte baiana não teria apresentado prestações de contas completas no ano de 2020. A ONG aponta que faltam informações básicas na prestação de contas como  número de matrícula, lotação e cargo de cada membro do tribunal. A Transparência Brasil afirma que o Painel do CNJ é complexo, o que impede o controle social dos dados. “Para obter dados dos últimos quatro anos de remuneração de 27 TJs, foi necessário desenvolver um código que simula cliques à plataforma e automatizar a coleta das planilhas mensais — ou seja, há um grande entrave para o controle social”, crítica no documento. 

Uma das metodologias é analisar a facilidade da abertura dos dados e como são publicizados pelos tribunais. Foi analisado a necessidade de login para o fornecimento das informações e que, requerer um cadastro para acesso, é o pior caso. Avaliou o uso do captcha, para saber se o acesso está sendo feito por humanos. A ONG avaliou que é melhor que não haja esse controle. Outra informação analisada foi a forma de acesso, se é possível acessar os dados através de URLs, se é possível raspar os dados de maneira fácil. Por fim, avaliou se os dados estão em formato que permite importação direta em software de análise ou precisam ser processados primeiro (por exemplo, necessitam de conversão a partir de um documento de formato .doc ou .pdf). Através do código criado pela ONG, foram analisadas 1.173 planilhas de contracheques mensais dos Tribunais de Justiça brasileiros, para o período de 2018 a 2021. 

Na dimensão de completude, a ONG avaliou a integralidade da prestação de contas realizada. Foram avaliadas informações como nome, matrícula, lotação, função, remuneração básica, detalhamento de indenizações, pagamento de auxílios e demais benefícios, além de gratificações. “Nenhum dos TJs avaliados obteve pontuação maior que 0,5: o número de matrícula, a lotação e o cargo de cada membro estão ausentes na planilha de remuneração”, informa a ONG Transparência Brasil.

Neste quesito, o TJ da Bahia obteve 0,32 pontos, ficando apenas atrás do TJ do Ceará, com 0,28 pontos, e do Piauí, com 0,16 pontos. A Bahia, que ficou empatada com Roraima, ficou 17 meses sem prestar contas, “o que resulta em apenas 53% dos contracheques transparentes desde 2019”. A ONG, entretanto, observa que houve uma melhora em relação aos dados de 2021, mas destaca que “ainda é necessário preencher as grandes lacunas dos meses de anos anteriores”.

Em nota, o TJ-BA respondeu aos questionamentos do Bahia Notícias sobre as medidas adotadas para conferir mais transparência. Confira na íntegra:

Em atenção ao quanto solicitado, vimos por meio deste informar que este Tribunal de Justiça da Bahia vem adotando, ao longo dos últimos anos, uma série de ações visando garantir ao cidadão o acesso à informação por meio da disponibilização de dados no site Transparência

Prova disso é que este Poder Judiciário, nos anos de 2019 a 2021, ocupou, se considerados os tribunais estaduais, conforme divulgado pelo CNJ (acesso por meio do link https://www.cnj.jus.br/transparencia-cnj/ranking-da-transparencia/), a quinta, décima primeira e segunda posições, respectivamente, no Ranking Transparência do Conselho Nacional de Justiça. Ressalte-se que no ano de 2021, a pontuação deste Tribunal no Ranking Transparência do CNJ, que foi instituído pela Resolução CNJ n. 260, de 11 de setembro de 2018, que alterou a Resolução CNJ n. 215, de 16 de dezembro de 2015, e tem como finalidade conseguir, com dados objetivos, avaliar o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam aos cidadãos, o PJBA alcançou o seu melhor resultado em termos de percentual, com a pontuação de 96,62%.

Notadamente sobre a prestação de contas individualizada de membros do judiciário, informamos que este Tribunal de Justiça cumpre o quanto estabelecido no art. 3° da Portaria n° 63, de 17 de agosto de 2017, por meio do envio mensal, ao CNJ, via sistema próprio disponibilizado para tais fins, cópia da folha de pagamentos realizados aos magistrados. Como comprovação, segue anexa tela do sistema do CNJ, por meio do qual são apontadas pendências de envio somente em relação ao mês de março/2022 (como o envio das informações tem que ser realizada até 5 (cinco) dias após o pagamento, e considerando que o pagamento da referência março/2022 ainda não foi realizado, o PJBA encontra-se no prazo para envio dos dados).

Ademais disso, o PJBA disponibiliza em seu site Transparência (acesso por meio do link http://www.tjba.jus.br/transparencia/gestao_de_pessoas/remuneracao/) a remuneração mensal de todos os membros e servidores, ativos e inativos, em cumprimento ao quanto determinado no art. 6º, inc. VII, alínea d), da Resolução CNJ 215, de 16/12/2015.

Diante do exposto, haja vista o questionamento apresentado, informamos que este Poder Judiciário não descumpriu a Resolução 215 de 2015 do CNJ, nos meses de junho, setembro, outubro e novembro de 2019, janeiro a novembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021, tendo sido apresentadas, inclusive, as comprovações do cumprimento.

A Saga dos 17% para os professores de Heliópolis ou uma história com Lobos e cordeiros!

Uma heroína chamada Marina

Marina Ovisannikova mostrou ao mundo como funciona a imprensa russa. (Foto: O Antagonista)

Não, não é nossa Marina Silva – uma das mais significativas figuras na luta pela sustentabilidade no mundo. Trata-se de Marina Ovisannikova, que teve o ato heroico de interromper um telejornal de uma TV controlada pelo Kremlin e estampar um cartaz contra a guerra na Ucrânia. Marina é jornalista e enfrentou hoje o banco dos réus e poderia ser presa por dez dias, pena para vandalismo, na Rússia. Se fosse enquadrada no crime de “divulgação de notícias falsas sobre a operação militar”, instituído na semana passada, poderia ficar até 15 anos presa.

Marina Ovsyannikova invadiu um jornal na TV russa para protestar contra a guerra na Ucrânia e foi condenada hoje pela Justiça do país a pagar uma multa de 30 mil rublos, ou cerca de 1.400 reais. Ela violou regras relativas a protestos não autorizados. O caso ainda não foi encerrado e ela está sujeita a punições mais duras, previstas em leis adotadas contra o que o governo de Vladimir Putin aponta como “desinformação” ligada ao conflito com os ucranianos. O lado bom é que Marina ficará em liberdade e os 1.400 reais já são considerados o maior investimento a favor do povo ucraniano. Durante a edição de ontem do programa Vremia, do Canal 1, controlado pelo Kremlin, ela ergueu um cartaz que dizia: “Não acreditem na propaganda. Aqui todos mentem”.

Bolsonaro concede medalha do Ministério da Justiça a si mesmo

Jair Bolsonaro insiste em querer ser o que nunca foi, sendo o que é. (Foto: Carta Capital)

É difícil acreditar num governo quando o seu mais alto servidor público faz uma idiotice atrás da outra. Acreditem, Jair Messias Bolsonaro concedeu a medalha da Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública a si mesmo e ao próprio ministro da justiça, Anderson Torres. Para que a coisa não ficasse completamente descabida, também foram homenageados os ministros do STF, Luís Fux, Kássio Marques e André Mendonça; o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, o procurador geral da república, Augusto Aras e o diretor-geral da Polícia Federal, Paulo Maiurino. Da lista, só não é bolsonarista o Luiz Fux, único merecedor. A proeza teve lugar nesta terça-feira (15) e a homenagem foi publicada no Diário Oficial da União. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Ordem do Mérito é concedida àqueles que “se destacaram no exercício de sua profissão, tornando-se merecedores do reconhecimento da classe”. Só Bolsonaro poderia achar isso do próprio Bolsonaro!

Jerônimo Rodrigues é o nome do PT contra ACM Neto

Carreta do Sertão em Heliópolis neste fim de semana

A Carreta do Sertão leva atendimento aos necessitados em vários recantos do país, além de reforçar a fé religiosa. (Foto: Missões Nacionais)

A Primeira Igreja Batista de Curitiba e a Igreja Batista em Heliópolis estarão promovendo nos dias 19 e 20 de março a chegada da Carreta do Sertão, uma ação social de saúde pública. Serão ofertados à população de Heliópolis, de forma absolutamente gratuita, atendimentos médico e odontológico. A Carreta do Sertão está equipada com quatro consultórios odontológicos e dois consultórios médicos, com uma estrutura completa para o atendimento às pessoas.

A Carreta do Sertão ficará estacionada na Praça de Eventos, no calçadão onde se realiza o São Pedro de Heliópolis. Além do atendimento médico odontológico, haverá tendas instaladas para diversos outros serviços. Todo atendimento terá como base a ordem de chegada dos pacientes e a entrega das fichas será realizada no local. Nos dois dias, 19 e 20 de março, após o atendimento, pela noite, às 19:00 horas, haverá culto ao ar livre.

Com o lema “Jesus Transforma”, a Carreta do Sertão tem atendido número considerável de pacientes por onde passa, além de fortalecer os laços religiosos com as pessoas. A iniciativa fica a cargo das Missões Nacionais, com realização da Primeira Igreja Batista de Curitiba, no Paraná, e a Igreja Batista de Heliópolis.

BA 084: Os caminhos de Água Fria e Pataíba

Saímos de Irará com destino ao município de Água Fria, distante 18 quilômetros. O trecho percorrido foi totalmente recuperado pelo governador Rui Costa. A restauração começou em agosto de 2018 e foi inaugurada em fevereiro de 2019. Chegamos no final da tarde, ainda a tempo de reverenciar a Igreja do padroeiro São João Batista. Comecemos, pois, a contar a história da formação da cidade de Água Fria desde o início.

O município de Água Fria tem sua formação ligada aos padres da Companhia de Jesus. As terras da municipalidade eram habitadas pelos índios Tapuias. A aldeia foi localizada pelos jesuítas no século XVI. Os padres ficaram boquiabertos com a fertilidade da terra e a abundância de água pura e fresca. Fincaram pé na região no ano de 1562 e começaram a catequese dos índios.  Como chegaram ao local no mês de junho, estabeleceram que o padroeiro seria São João Batista. Nesta mesma época iniciaram a construção da igreja, que entre reconstruções e reformas continua de pé até hoje. 

A região começou a ser povoada com a chegada dos negros, inclusive para construção da Igreja da Paroquia de São João Batista, e dos colonos portugueses, já no século XVI. A chegada dos colonos e a crescente necessidade por mais terras acabaram como decretar o massacre dos Tapuias que habitavam a terra. O principal escravizador de índios foi o sertanista João Peixoto Viegas, que os caçava e os marcava a ferro para o trabalho escravo nas fazendas de criação de gado, quando adquirira a sesmaria e a ocupou.

O nome Água Fria tem ligação com a abundância de água potável e, principalmente, recebeu esse nome por causa da temperatura de suas águas com a qual se abasteciam tropeiros comandados pelos fazendeiros e desbravadores, a partir da Casa da Torre dos D´Ávilas. Por aqui passavam seguindo para o sertão, a caminho do Piauí pela estrada real do Pindá ou estrada real dos Ávilas.

Lá bem no início dos desbravamentos, Água Fria era sede e centro civilizado. A área de domínio fazia limites com a cidade de Salvador e seguia até Jacobina, conforme indicam os mapas da capitania da Bahia de todos os santos. Foi uma época de poder e prestígio. Chegou a ser a 2ª Comarca Eclesiástica do Brasil Império, com Foro Civil e Criminal, Juiz Ordinário de Órfãos e Ausentes, além de uma Corte de Auxiliares de Justiça, considerada das mais severas e temida, com rigorosa aplicação do Código Criminal do Império. Na igreja funcionava um Colégio Jesuíta e foi sede de Terço de Ordenança, com Cátedra de Gramática Latina, Pelourinho na Praça e Forca, além do Senado de Câmara.

No final do século XVIII, por conta do julgamento da imagem de Santo Antônio das Queimadas, na sede jurídica de Água Fria, começam então a se referir ao lugar de forma pejorativa e até jogando pragas. Quando alguém queria desejar mal a alguém, dizia que o entregava à Justiça de Água Fria, que de tão rigorosa condenou até um Santo. O Padre Francisco Miranda, pároco da cidade, representou o município na luta pela Independência da Bahia, com representação no Conselho de Cachoeira.   

Oficialmente, Água Fria foi criada como Freguesia, ou Paróquia, em 11 de abril de 1718, e como Vila de São João Batista de Água Fria e Município em Resolução Régia de 28.04.1727, permanecendo nessa condição até 1832, quando perdeu sua sede para Irará. Somente sendo cumprido o Embargo Imperial em 27.05.1842, passando a ser Distrito de Irará, ficando nessa condição até ser emancipada em 13 de julho de 1962, pela Lei nº 1.712. Sua área territorial é pouco mais de 742 km2, está localizada no centro norte baiano, na microrregião de Feira de Santana, numa altitude de 312 metros e a 125 km distante de Salvador.

Nas eleições de 2020, foi eleito prefeito Renan Araújo Barros (PL), com 50,87% dos votos, num total de 4.840 sufrágios, da coligação com PP e Solidariedade, denominada O Futuro é Agora. Seu vice foi o Pastor Luizinho, também do PL. Ele venceu o prefeito Manoel Potinha (DEM), que disputava a reeleição, e obteve 35,10% dos votos, ou 3.339. Também concorreram Celson Leão (PSD), com 1.279 votos, ou 13,44%, e Gilmaíra Oliveira (Republicanos) com apenas 56 votos. Os vereadores eleitos em 2020 são: 1 – Wagner Carneiro (PSB) com 434 votos; 2 – Dica do ônibus (DEM), com 415 votos; 3 – Nem de Felipe (PSD), com 401 votos; 4 – Marlon Ferreira (PL), com 401 votos; 5 – Renilson Tchura (PSB), com 374 votos; 6 – Fabinho do Transporte (DEM), com 365 votos; 7 – Gene do Topo (PSB). Com 319 votos; 8 – Edvox Pinheiro (DEM), com 291 votos; 9 – Gazo Lima (PL), com 272 votos; 10 – Bailton Leão (PSD), com 249 votos e 11 – Ranilda do Sindicato (PT), com 228 votos.

Água fria tem 18 mil habitantes e a BA 084 liga o município ao seu principal distrito, que é a comunidade de Pataíba. Nossa viagem seguiu pela noite, mas sem sustos. Embora a pista seja de barro, a prefeitura do município deixa sempre a estrada em ótimo estado. Os 22 quilômetros foram percorridos sem nenhum problema. Fizemos imagens noturnas e não ficamos satisfeito com o resultado. Retornamos ao distrito tempos depois para fazermos as imagens diurnas.

Pataíba, portanto, é um distrito da cidade de Água Fria e fica a 11 km da cidade de Biritinga. O distrito está situado a 148 km de Salvador e tem cerca de 6 mil habitantes. Na sua história já pertenceu a Coração de Maria e Irará, até que, com a emancipação definitiva de Água Fria, em 13 de julho de 1962, passa a ser a sua principal povoação. Como distrito, Pataíba existe desde o decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto estadual nº12978, de 01-06-1944.