Exclusivo!

Bom Jesus da Lapa - Cidades do Velho Chico 17

Loucura em Brasília: Desgoverno, mentiras e baixarias!

 

O psicopata testa o Centrão. PEC rejeitada do voto impresso vai a Plenário!

Incrível! Num país com 560 mil mortos por Covid, deputados aceitam levar a Plenário uma PEC do processo eleitoral, mesmo depois de rejeitada. (foto: Câmara dos Deputados)

Agora veremos até que ponto chegarão os deputados do Centrão. Parece que os 30 bilhões em emendas usados para financiar os seus votos já tem uma fatura. O  presidente Arthur Lira, nome mor do grupo, vai hoje anunciar, conforme informou o portal O Antagonista, que levará ao Plenário a PEC do voto impresso, rejeitada na Comissão Especial. O sinal foi dado logo cedo com a renúncia do deputado Júnior Mano (PL-CE) da relatoria que estava elaborando o voto contrário. Parece que, depois que a versão do deputado Filipe Barros (PSL-PR) foi enterrada ontem na comissão especial, a doença psicótica de Bolsonaro voltou a atacar e ele quer saber quem vai traí-lo.

Arthur Lira colocará a PEC rejeitada no Plenário a pedido do Palácio do Planalto, que acredita ter os votos necessários para aprovação e quer rastrear eventuais traidores. A sugestão de testar a base partiu do próprio Ciro Nogueira, novo ministro da Casa Civil.  Mas será que o psicopata que supostamente administra o país vai acreditar no voto eletrônico da Câmara dos Deputados se ele duvidou até do processo que o elegeu? Talvez seja o caso de trocar o voto eletrônico do plenário por cédulas de papel!

O que tudo isso esconde é a doença de Bolsonaro. O jornalista William Waack, da CNN, descreveu os efeitos da enfermidade mental que acomete Jair Bolsonaro: “É o conhecido fenômeno da autossugestão, pela qual a concepção de mundo do doente vira uma crença mística tão enraizada a ponto de que nada o convence de que possa estar errado.".  

A doença psicótica de Bolsonaro já é amplamente compartilhada hoje em Brasília nas mais variadas esferas dos poderes, incluindo a volátil instância dos caciques políticos do Centrão e passando por quase todos os ministros do STF e tribunais superiores, além de parte relevante do Alto Comando do Exército, segundo o âncora da CNN. "A principal agonia talvez seja a de constatar que Bolsonaro não reúne mais condições de realizar qualquer grande transformação, a não ser provocar uma tragédia.”

Deve-se, entretanto, não usar tal doença como desculpa para não puni-lo ou afastá-lo do cargo. Se realmente é doença ou não, ela já dura 7 mandatos de deputados federal e dois anos e meio na presidência. Vamos ver se o Centrão ficará com peninha do doente ou vai mandar esta PEC para a devida lata do lixo. Não se pode olhar para um doente, mesmo sendo ele o presidente, quando um país inteiro está desgovernado. 

Poucas & Boas: Transporte escolar dia 16 e asfalto para a BA 393


 

Landisvalth Lima entrevistado por portal de Portugal

Letícia Brito entrevistou este professor/escritor em seu portal!

Num país onde os escritores têm cada vez menos importância, quando somos entrevistados ou convidados para um debate numa emissora é algo relevante. E nesta quarta-feira fiquei muito grato com a notícia de que minha entrevista no portal da escritora portuguesa Letícia Brito, em Lisboa, foi publicado. Letícia havia entrado em contato comigo para publicar uma entrevista nos seus canais, notadamente no portal Oficina da Escrita. Neste canal ela tem uma série de entrevistas com vários novos escritores de Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e demais países de Língua Portuguesa, denominado Na ponta dos dedos. Ela faz perguntas sobre a criação literária, o que me inspirou a escrever meus livros, pede para que eu faça um chamado para as obras, enfim, vale a pena uma lida no portal Oficina da Escrita, da escritora, designer, roteirista e revisora, Letícia Brito, que tem 380 mil seguidores. Muito bom mesmo!

Para ler a entrevista completa, dê um clique A Q U I.

 

Transporte escolar em Heliópolis sem data para iniciar

Parece que um mínimo de normalidade no transporte escolar está distante (foto: Senado)

Depois de prometer que dia 9 de agosto o transporte escolar voltaria a atender os estudantes no seu retorno ao sistema híbrido de ensino, a secretaria municipal de educação de Heliópolis dá sinais de que não cumprirá o prometido. O comunicado foi meio que antecipado ao diretor do Colégio Estadual José Dantas de Souza, professor Gilberto Jacó, numa reunião convocada para esta terça-feira, com a presença do prefeito municipal, o que não ocorreu. Uma outra reunião foi agendada para esta quarta-feira, mas o diretor do CEJDS já pediu ao secretário Antônio Marcos para oficializar as justificativas, para que se possa comunicar à Secretaria de Educação da Bahia.

Em conversas de bastidores, há indícios de que vai demorar bastante para que algum ônibus escolar volte a circular pelas estradas do município. Falam que quase todos os ônibus amarelos estão sem condições de uso por falta de peças de reposição. Apenas o novo que recebeu recentemente de condição de uso. Outro problema é que o motivo para a não realização do pregão com antecedência é a falta de ônibus adequados no município que atendam aos reclames políticos e administrativo do grupo no poder. Enquanto isso, há milhares de estudantes participando de forma deficiente, ou sem mesmo participar, das aulas do sistema remoto. O nível educacional no município nunca alcançou níveis tão baixos, que certamente refletirão nas próximas provas avaliativas.

Curioso é que a alternância de poder foi forjada para que se injetasse mais oxigênio na administração pública. A grosso modo, uma nova administração vem com novas ideias para melhorar o ambiente e renovar a esperança. Em Heliópolis, a coisa continua com os mesmos defeitos, ou pior. Quem paga a conta são os meninos e meninas que, há mais de um ano, não são alfabetizados, ou aqueles que, mesmo com todas as condições em casa, não conseguem se desenvolver, no processo de aprendizagem, no modo remoto tanto quanto no presencial. O maior problema mesmo é daquele aluno que não tem outro modo para aprender a não ser indo para a escola. Parece que a administração do prefeito José Mendonça Dantas patina no comodismo e na falta de planejamento, pelo menos no setor educacional.