Exclusivo!

Lena morreu!

Uma administração que não vai deixar saudades!

Ildinho e Gama vão pegar um município cheio de problemas

Os administradores que saem agora dia 31 de dezembro não querem ser relembrados e não vão deixar saudades. É que quase nada funciona nos serviços públicos. Não há médicos na cidade exatamente no momento de um verão causticante, com muita gripe, dengue e outros males que insistem em atacar o nosso povo. O hospital de Poço Verde já decretou: não atender pacientes de Heliópolis por motivo algum. O dr. João Pacífico foi taxativo: “O dinheiro da saúde está sendo liberado para Heliópolis em dia. Por que não há médicos?”. E a coisa estaria pior não fosse o novo Promotor público da Comarca de Cícero Dantas. Outro caso escandaloso é o término das aulas dia 30 de novembro. Está claro que os 200 dias letivos não foram cumpridos. Os alunos não reclamam pelo fim das aulas, mas perguntados por que o fim tão repentino das aulas, falam como se fosse algo corriqueiro: “É que eles querem economizar para o bolso deles.” “Eles”, neste caso, são os políticos encastelados no poder. Além do transporte escolar irregular, a merenda nem mesmo aparece em algumas escolas. Para completar, muitos furtos e saques já fazem parte da rotina de depredação do patrimônio público do município. Parece que a dupla Ildinho-Gama não vai apenas ter que administrar um município, mas reconstruí-lo.
Rose, Lula e Thomaz Bastos
Rosemary Noronha, a mais famosa e falada mulher brasileira no momento, especialmente na seara política e, especialmente, entre aqueles que gostam de arengas particulares envolvendo cabeças sacrossantas que povoam a política brasiliense. Como exemplo (sem nenhuma outra referência), lembra a cafetina Mary Corner, que ameaçou contar as aventuras de metade dos poderosos da República. Rose é uma espécie de terrorista com o corpo atrelado a dinamites. O jornalista Augusto Nunes publica em seu blog informações preciosas. Republico-as sem tirar uma vírgula sequer, até porque tem um texto notável além de bem informado. Diz: “Convocado por Lula, Márcio Thomaz Bastos é o coordenador da operação montada às pressas para impedir que o ex-presidente sofra perdas e danos irreparáveis em consequência do escândalo da vez. Cumpre ao ex-ministro da Justiça evitar que os irmãos larápios Paulo e Rubens Vieira falem o que não devem ─ e, sobretudo, impedir que Rosemary Noronha conte tudo o que sabe. A nota divulgada por Rose, por exemplo, foi concebida pelo doutor que transformou o Ministério da Justiça em departamento jurídico dos mensaleiros e tentou, durante sete anos, livrar da cadeia a quadrilha de estimação do governo. Fracassou, informa o desfecho do processo julgado pelo Supremo Tribunal Federal. E pode naufragar outra vez nesta primavera. Três advogados já recusaram o convite para assumir oficialmente a defesa da ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo. Preferiram ficar fora do caso depois de informados sobre o estado emocional da amiga íntima de Lula. A temperatura da mais perigosa caixa-preta do Brasil está próxima do ponto de combustão. Não há jurista capaz de controlar incêndios decorrentes desse tipo de explosão.” (do jornalista Samuel Celestino, no portal Bahia Notícias).
Novo Triunfo
Ligeirinho, de batismo José Messias, prefeito de Novo Triunfo, é pouco afeito a microfone. Fez diversas campanhas sem um único discurso. Até que um aliado resolveu que aquilo tinha de acabar e botou o homem para treinar durante uma semana, palavra por palavra, o que diria em certo comício. No dia, tudo começou bem e ele até já havia engrenado a parte dos compromissos que assumia com o distinto eleitorado. Foi quando adeptos mais afoitos decidiram festejar a situação com uma saraivada de fogos, interrompendo Ligeirinho, que bradou à praça cheia: “Ih, cacete, quem foi esse filho de uma égua? Vou ter de começar tudo de novo”. (do blog Por escrito, do jornalista Luís Augusto Gomes).
Festa para derrotados?
Veículo locado ao município usado em farra
Heliópolis é uma cidade única. Aqui se comemora a derrota do adversário e não a vitória do escolhido. É comum pessoas gravarem cd´s com as músicas dos derrotados para animarem a as festas. Só que, na última sexta-feira (30), o filho do futuro ex-prefeito saiu recolhendo amigos numa camionete TOYOTA HILUX CD 4X4 SRV – placa policial JRW 7929 (foto), a mesma denunciada pela vereadora Ana Dalva como um dos 13 carros que estão locados para prestar serviços às secretarias de Administração e de Educação do município de Heliópolis. O veículo está como que presta serviços ao município pela empresa Temilza Dantas Figueiredo, de Cícero Dantas, com um custo de algo em torno de 36 mil reais mensais. Este e outros veículos faziam o trajeto até a fazenda Pau Cumprido, na estrada da Maçaranduba, de propriedade do alcaide, para uma grande festa. O som rolou até tarde e, como não podiam faltar, os fogos foram presença constante. Ninguém sabe o que estavam comemorando. Seria a derrota? Ou talvez o fato de estarem com muita saúde e, principalmente, livres!
Gama em Salvador
Depois de esperar por uma definição por parte dos dois governos, tanto do que entra como do que sai, Gama Neves resolveu adiantar o lado em Salvador. Lá ele está trabalhando muito para que o governo de ACM Neto comece em janeiro em ritmo acelerado. Em contato com Landisvalth Blog, Gama disse: “A hora que Ildinho quiser reunir a equipe toda que o apoiou, eu estarei pronto, com ideias e tudo o mais, para colocarmos em prática aquilo que dissemos ao povo. Enquanto isso não acontece, vou dar minha contribuição a Salvador. Caso não me chamem, estarei aí de qualquer forma a partir do dia 15 de Dezembro.”, concluiu.
Medo de reunião
O que está travando o diálogo para definição dos cargos e para o levantamento dos problemas do município é uma doença política chamada “Medo de reunião”. Tem político no grupo de Ildinho que prefere a velha política dos acordos obscuros, dos conchavos de calada da noite. Outro problema são os acordos de campanha feitos por quem não foi eleito para nada e pensa que tem o poder de manipular os que foram eleitos, ou de enganar políticos com vasta quilometragem. Só há duas coisas que parecem concretizadas: Beto Fonseca será o secretário de Administração e Finanças e os quatro membros da Comissão de Transição, já comunicados em ofício para a administração que está saindo, são Beto Fonseca, Mário Almeida, Evanilson e o professor Landisvalth. O resto é boato.
Relatório da educação
O professor Landisvalth Lima, este blogueiro, chamou para si o trabalho de formatar um relatório sobre a situação da educação no município e entrega-lo até o dia 15, antes da diplomação, ao prefeito eleito Ildinho Fonseca. Na primeira reunião participaram Landisvalth Lima, Maria Eugênia, Professor Quelton, Professor José Milton, Neném (José Ilson), Maria Andrade, Marcone Reis, Professor Vinicius, Dalila Torres, Soraia, Alício Neves, Professora Netinha, Noelia de Zé de Pedrinho, Jorge Souza, Beto Moura, Raimundo Lima, Uilian e a vereadora Ana Dalva. O evento foi na casa da professora Bernadete, terça-feira (13). A segunda reunião aconteceu na última quarta-feira já com um número bem menor. “A presença de poucos na segunda reunião, creio, foi por não conseguirem recolher informações precisas para montagem do relatório, mas espero que até o dia 10 de dezembro tenhamos um diagnóstico da estrutura educacional que herdará a administração Ildinho-Gama a partir de 1º de Janeiro de 2013.”, concluiu o professor.
Falta reunião coletiva!
Nada ainda está definido, mas o professor Landisvalth Lima já foi convidado por Ildinho para assumir a secretaria de educação. Ele gostaria, mas não pode. Pediu o professor que coordenasse a implantação de um novo sistema educacional no município. Se couber ao PPS a indicação do secretário, Ana Dalva afirma que há nomes. Esta semana Ildinho sondou Ana Dalva para a secretaria de Saúde. Também se cogita o nome da vereadora Naudinha, que não disputou a reeleição, mas tem gente que deseja ver Zé do Sertão vereador. Ronaldo (DEM) também foi sondado para Saúde, Esportes ou Agricultura, mas a praia dele é Administração e Finanças. Falam em Zélia Maranduba para Ação Social, professor Quelton para Educação e até Regiane, esposa de Tiago Andrade, para Saúde. São vários os nomes e são várias as possibilidades! Qual é então o problema do time ainda não estar pronto a um mês da posse? Reunião coletiva....Reunião coletiva....Reunião coletiva......Reunião coletiva.....
Presidência da Câmara Municipal
Ana Dalva quer um legislativo com diálogo, inclusive pregando chapa de consenso. Para ela, tem que acabar com esta história de excluir vereador só porque não está ligado ao prefeito. “Só se pode excluir os que não desejam o diálogo. Não podemos continuar com esse comércio às escondidas de leilão da cadeira de presidente da casa.” Além de Ana Dalva (PPS), há Ronaldo (DEM), Zeic (PTN), Clóvis (PSD) e Giomar (PCdoB) na disputa. Até aqui, o melhor na fita é Giomar. Ele tem os 4 votos do PCdoB. Ou não?
Proposta indecente!
Um negociador, destes que envergonham a disputa eleitoral, na verdade um carrapato político, ofereceu 10 mil reais a um vereador para votar no seu preferido para a presidência da Câmara Municipal de Heliópolis. Ficou o nosso parasita decepcionado com a resposta do vereador: queria 100 mil reais!
Teste de paciência!
Quem quiser testar a paciência paciente do prefeito eleito Ildinho, leve uma lista de nomes para indicação de emprego na futura administração!!!! 

Relacionamento de Lula com Rose incomodava Marisa

Rosemary Noronha

A influência exercida pela ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, no governo federal, revelada em e-mails interceptados pela operação Porto Seguro, decorre da longa relação de intimidade que ela manteve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Rose e Lula conheceram-se em 1993. Egressa do sindicato dos bancários, ela se aproximou do petista como uma simples fã. O relacionamento dos dois começou ali, a um ano da corrida presidencial de 1994. À época, ela foi incorporada à equipe da campanha ao lado de Clara Ant, hoje auxiliar pessoal do ex-presidente. Ficaria ali até se tornar secretária de José Dirceu, no próprio partido. Marisa Letícia, a mulher do ex-presidente, jamais escondeu que não gostava da assessora do marido.
Em 2002, Lula se tornou presidente. Em 2003, Rose foi lotada no braço do Palácio do Planalto em São Paulo, como "assessora especial" do escritório regional da Presidência na capital. Em 2006, por decisão do próprio Lula, foi promovida a chefe do gabinete e passou a ocupar a sala que, na semana retrasada, foi alvo de operação de busca e apreensão da Polícia Federal. Nesse papel de direção, Rose contava com três assessores e motorista. Sua tarefa era oficialmente "prestar, no âmbito de sua atuação, apoio administrativo e operacional ao presidente da República, ministros de Estado, secretários Especiais e membros do gabinete pessoal do presidente da República na cidade de São Paulo". Durante 19 anos, o relacionamento de Lula e Rose se manteve oculto do público. Em Brasília, a agenda presidencial tornou a relação mais complicada. Quando a então primeira-dama Marisa Letícia não acompanhava o marido nas viagens internacionais, Rose integrava a comitiva oficial. Segundo levantamento da Folha tendo como base o "Diário Oficial", Marisa não participou de nenhuma das viagens oficiais do ex-presidente das quais Rosemary participou.
Integrantes do corpo diplomático ouvidos pela reportagem, na condição de anonimato, afirmam que a presença dela sempre causou mal-estar dentro do Itamaraty. Na opinião deles, a ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo não era necessária. Oficiais da Aeronáutica se preocupavam com o fato de que ela por vezes viajava no avião presidencial sem estar na lista oficial. Em muitas vezes, Rose seguia em voos da equipe que desembarca antes do presidente da República para preparar sua chegada. Nessas viagens, seguranças que guardavam a porta da suíte presidencial nas missões fora do Brasil registravam ao superior imediato a presença da assessora. Oficiais do cerimonial elaboravam roteiro e mapa dos aposentos de modo a permitir que o presidente não fosse incomodado.
Durante esses quase 20 anos, Rose casou-se duas vezes. Seu primeiro marido, José Cláudio Noronha, trabalhou na Casa Civil do então ministro José Dirceu quando Rosemary assumiu o escritório de São Paulo. Na chefia do gabinete, ela construiu a fama de pessoa de temperamento difícil. Lula chegou a receber de amigos reclamações dando conta de que ela tratava mal os funcionários. Um deles descreveu um episódio em que ela teria pedido para serventes limparem "20 vezes" o chão do escritório até que ficasse realmente limpo. Apesar do temperamento, Rose era discreta e não gostava de contato com a imprensa. Em algumas festas e cerimônias, controlava a porta de salas vips, decidindo quem podia ou não entrar. Também costumava se consultar com o médico de Lula e da presidente Dilma Rousseff, Roberto Kalil. Rose acompanhou o ex-presidente em algumas internações durante o período em que este se recuperava do tratamento de um câncer no Sírio-Libanês, em São Paulo. Mas só pisava no hospital quando Marisa Letícia não estava por perto. Na campanha presidencial de 2006, a chefe de gabinete circulou nos debates televisivos que Lula teve com o tucano Geraldo Alckmin. Ministros e amigos do ex-presidente não negam o relacionamento de ambos. Foi de Lula a decisão de manter Rosemary em São Paulo, conforme relatos de pessoas próximas. Procurado pela Folha, o porta-voz do Instituto Lula, José Chrispiniano, afirmou que o ex-presidente Lula não faria comentários sobre assuntos particulares.

Entenda a OPERAÇÂO PORTO SEGURO

Paulo Rodrigues Vieira
23 de Novembro, 2012
Operação é deflagrada
A Polícia Federal (PF) prende seis pessoas e indicia mais 12, acusados de participação em um esquema de fraudes de pareceres técnicos em agências reguladoras e órgãos federais, em operação realizada em São Paulo e Brasília. Entre os presos estão os irmãos Paulo Rodrigues Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA); Rubens Carlos Vieira, diretor de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); e Marcelo Rodrigues Vieira, também da Anac. PF indicia chefe de gabinete da Presidência em São Paulo e nº 2 da AGU.

Rosemary Nevoa de Noronha
24 de Novembro, 2012
Dilma afasta envolvidos
Um dia após a deflagração da operação, a presidente Dilma Rousseff exonera ou afasta do cargo todos os servidores acusados de participação no esquema de corrupção em agências reguladores e órgãos federais. Entre os exonerados estão Rosemary Nevoa de Noronha e José Weber Holanda, nº 2 da AGU.

Valdemar Costa Neto
25 de Novembro, 2012
Ligação com Valdemar Costa Neto
Documentos da Operação Porto Seguro obtidos pelo GLOBO revelam que o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) tinha estreitas ligações com Paulo Rodrigues Vieira, apontado pela PF como o chefe da quadrilha. Apontado como o padrinho de Rosemary Noronha desde sua ida para o governo, o ex-presidente Lula disse que recebeu com surpresa e grande insatisfação a participação de Rosemary no esquema. "Eu me senti apunhalado pelas costas", disse o ex-presidente.

Paulo Cyonil
27 de Novembro, 2012
Dirceu é citado
Delator do esquema de venda de pareceres descoberto na Operação Porto Seguro, o ex-auditor de Controle Externo do TCU em São Paulo Cyonil da Cunha de Borges de Faria Júnior citou em depoimento à polícia que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tinha interesse no processo do órgão, que investigava a conduta da empresa Tecondi. A firma usava instalações portuárias que não estavam previstas na concorrência inicial feita em 1998 pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), e, por isso, era alvo da ação do TCU.

José Weber Holanda
29 de Novembro, 2012
Favorecimento na AGU
O GLOBO informa que Paulo Vieira redigiu para José Weber Holanda, então número 2 da AGU, parecer em que o órgão facilita o reconhecimento de utilidade pública para fins privados, com supressão de Mata Atlântica, da Ilha dos Bagres, em Santos (SP), projeto de interesse do ex-senador Gilberto Miranda. No mesmo dia, Rosemary Noronha diz que não fez "nada de ilegal ou imoral para favorecer Dirceu ou Lula". No dia seguinte, O GLOBO publica que Weber repassava à quadrilha mensagens trocadas entre advogados da União.
Informações de O GLOBO e da FOLHA DE SÃO PAULO.

Dilma vai destinar 100% de verba dos royalties de novos campos para educação


Dilma quer PIB de 10% para educação

Ao anunciar nesta sexta-feira o veto ao artigo da lei aprovado pelo Congresso que previa redistribuição mais igualitária dos royalties do petróleo, o governo confirmou que vai destinar 100% dos royalties dos novos campos para a área de educação. A obrigatoriedade deve constar na medida provisória que será enviada ao Congresso, conforme afirmou hoje o ministro Aloizio Mercadante (Educação). Pelo texto da medida provisória, o governo destina toda receita dos royalties da União, dos Estados e dos municípios para educação. Com isso, a presidente Dilma Rousseff viabiliza a proposta de investir no setor 10% do PIB (Produto Interno Bruto), que havia sido alterada pela Câmara. A Medida Provisória também muda o destino dos recursos do Fundo Social, criado para garantir investimentos dos recursos do pré-sal em diferentes áreas do governo federal. Pela nova regra, 50% vai obrigatoriamente para a educação e o restante será usado em projetos de saúde, meio ambiente.
VETO
A presidente Dilma vetou artigo da lei aprovado pelo Congresso que previa redistribuição mais igualitária dos royalties do petróleo de áreas em exploração e já licitadas. Com a decisão, a presidente atende a pressão de Estados produtores de petróleo, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. Para os futuros campos dentro e fora da área do pré-sal, Dilma decidiu encaminhar ao Congresso medida provisória mantendo as novas porcentagens previstas na lei aprovada pela Câmara há duas semanas. A próxima rodada de licitações está prevista para maio, quando a medida provisória já deve ter sido discutida e aprovada.

Ana Dalva News: Salvador é o pior lugar para mulheres que querem s...

Ana Dalva News: Salvador é o pior lugar para mulheres que querem s...: Salvador é a pior capital do Brasil para arrumar um marido. O IBGE atesta o que todas as mulheres solteiras e frequentadoras da noite sote...

282 anos de prisão para os mensaleiros


STF condena 25 dos 37 réus do mensalão. Somadas, penas atingem 282 anos de prisão e pagamento de multa de R$ 22,7 milhões
Ricardo Brito, da Agência Estado, e Eduardo Bresciani, de O Estado de S.Paulo
José Dirceu: pena de 10 anos e 10 meses! 
Após quase quatro meses de julgamento e 49 sessões, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) consideraram culpados 25 dos 37 réus do processo do mensalão, aplicando a eles pesadas punições que, somadas, atingem 282 anos de prisão e o pagamento de multa de, pelo menos, R$ 22,7 milhões. Dos condenados, 13 começam a cumprir a pena em regime fechado, 10, no semiaberto e em apenas dois casos as sanções aplicadas foram convertidas em penas alternativas. O colegiado consumiu 10 sessões para fixar as penas, mas, ainda assim, ministros já anunciaram que devem reajustar suas decisões sobre as punições. O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, o operador do mensalão, recebeu a maior pena de prisão entre os réus da ação: 40 anos, 4 meses e 6 dias. Marcos Valério e seu ex-sócio nas agências de publicidade Ramon Hollerbach foram os recordistas em condenações no julgamento, oito vezes, pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Valério e Hollerbach também bateram outra marca: terão de arcar, cada um, com as maiores multas pelos crimes cometidos, R$ 2,78 milhões.
Dirceu. Principal réu do processo, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu recebeu pena de 10 anos e 10 meses de prisão por ter comandado, de dentro do Palácio do Planalto, o esquema de compra de apoio político da Câmara dos Deputados nos dois primeiros anos do governo Lula. Dirceu terá de cumprir inicialmente a pena em regime fechado. Além de Valério e Hollerbach, os ministros aplicaram penas maiores do que as de Dirceu a outros cinco réus: Cristiano Paz, outro sócio do publicitário; Simone Vasconcelos, ex-diretora de uma das agências publicidade do grupo; os ex-dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado; e o ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Também foram condenados a regime fechado o deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT-SP), o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PP Pedro Corrêa (PE), o ex-advogado de Valério Rogério Tolentino e o ex-diretor do Banco Rural Vinícius Samarane. João Paulo Cunha é o único entre os três atuais deputados federais que foi condenado a regime fechado. Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT) receberam penas inferiores a oito anos de prisão e poderão se beneficiar do regime semiaberto, em que o condenado pode passar o dia fora da cadeia, mas tem de retornar à noite. O ex-presidente do PT José Genoíno, com seis anos e 11 meses de prisão, e o presidente licenciado do PTB, Roberto Jefferson, com sete anos e 14 dias, são outros condenados que poderão se beneficiar desse regime de cumprimento de pena. Ao todo, 10 pessoas foram consideradas culpadas no processo e terão direito ao semiaberto.

Eliana Calmon pode ir para o PPS

Eliana Calmon pode abraçar a política em 2014 pelo PPS

Com o ativo político de ter sido a xerife do Judiciário nos últimos dois anos, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon pode, em 2014, dedicar-se à vida política e disputar eleições pela Bahia. De acordo com reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, em café na manhã na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (28), Eliana foi sondada pelo PPS e deixou a porta aberta. Ao longo de seu mandato no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quando falou da existência de "bandidos de toga" e abriu uma crise com entidades de classe da magistratura, Eliana Calmon negava a possibilidade de se filiar a um partido político e disputar eleições. Ontem, porém, a ministra admitiu a possibilidade. O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PPS-PR), perguntou a data da aposentadoria da ministra e afirmou que o partido lhe ofereceria a legenda para, se quiser, disputar as eleições já em 2014. Ainda de acordo com informações do Estadão, ela afirmou que avaliará a oferta assim que se aposentar. Eliana Calmon completa 70 anos em novembro de 2014. E não acredita que o Congresso, até lá, aprovará a chamada PEC da Bengala, que aumentaria para 75 anos a idade limite para a aposentadoria compulsória no serviço público. Para eventualmente se candidatar ainda em 2014, ela teria de antecipar sua aposentadoria. Em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rede Tudo FM, na terça-feira (27), Eliana Calmon criticou a falta de fiscalização na Justiça baiana e qualificou o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como “um divisor de águas”, independentemente do resultado, por trazer a “compreensão dos fatos ao povo brasileiro”. 
Informações do Bahia Notícias.

77 municípios podem ter epidemia de dengue, 10 só na Bahia


Levantamento divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde indica que 77 municípios brasileiros estão em situação de risco para a dengue, inclusive a capital da Rondônia, Porto Velho. As áreas atingidas somam a população de 5,7 milhões de pessoas, mais de 3,9% dos imóveis pesquisados apresentam larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Além disso, 375 cidades estão em situação de alerta para a dengue (índice de infestação entre 1% e 3,9%), enquanto 787 registraram índices considerados satisfatórios (menores que 1%). De acordo com dados revelados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), dez municípios baianos estão em estado de alerta e uma epidemia de dengue pode ocorrer neste verão na Bahia. “A possibilidade é concreta. A população ainda não está imune ao vírus com sorotipo 4 que tem circulado. A introdução desse sorotipo coloca toda a população em situação de suscetibilidade”, diz a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da pasta, Alcina Andrade. Dez municípios baianos já estão em estado de alerta, segundo o Comitê Estadual de Prevenção à Dengue. São eles: Salvador, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jequié, Senhor do Bonfim, Serrinha e Teixeira de Freitas. Juntas, estas cidades contabilizam 44,8% dos casos da doença no estado. A secretaria registrou até outubro deste ano 68.414 notificações de dengue, 27 óbitos e 211 casos confirmados da forma grave da doença, a dengue hemorrágica. Houve aumento do número de casos em comparação ao mesmo período nos dois anos anteriores. Em 2010 e 2011, foram registradas, respectivamente, 59.836 e 55.460 notificações. A pesquisa foi realizada em 1.239 municípios brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, no Nordeste, mais de 70% das larvas do mosquito se concentram em reservatórios de água. No Sudeste, mais da metade dos focos (59,2%) estão em depósitos domiciliares. No Sul e no Centro-Oeste, o problema maior é o lixo, enquanto no Norte há uma situação de equilíbrio entre o armazenamento de água e o lixo.
Informações do jornal A Tarde.

Brasil só perde para a Indonésia em ineficiência educacional


O Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países levando em conta notas de testes e qualidade de professores, dentre outros fatores. A pesquisa foi encomendada à consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit), pela Pearson, empresa que fabrica sistemas de aprendizado e vende seus produtos a vários países. Em primeiro lugar está a Finlândia, seguida da Coreia do Sul e de Hong Kong. Os 40 países foram divididos em cinco grandes grupos de acordo com os resultados. Ao lado do Brasil, mais seis nações foram incluídas na lista dos piores sistemas de educação do mundo: Turquia, Argentina, Colômbia, Tailândia, México e Indonésia, país do sudeste asiático que figura na última posição. Os resultados foram compilados a partir de notas de testes efetuados por estudantes desses países entre 2006 e 2010. Além disso, critérios como a quantidade de alunos que ingressam na universidade também foram empregados. Para Michael Barber, consultor-chefe da Pearson, as nações que figuram no topo da lista valorizam seus professores e colocam em prática uma cultura de boa educação. Ele diz que no passado muitos países temiam os rankings internacionais de comparação e que alguns líderes se preocupavam mais com o impacto negativo das pesquisas na mídia, deixando de lado a oportunidade de introduzir novas políticas a partir dos resultados. Dez anos atrás, no entanto, quando pesquisas do tipo começaram a ser divulgadas sistematicamente, esta cultura mudou, avalia Barber. "A Alemanha, por exemplo, se viu muito mais abaixo nos primeiros rankings Pisa [sistema de avaliação europeu] do que esperava. O resultado foi um profundo debate nacional sobre o sistema educacional, sérias análises das falhas e aí políticas novas em resposta aos desafios que foram identificados. Uma década depois, o progresso da Alemanha rumo ao topo dos rankings é visível para todos". No ranking da EIU-Person, por exemplo, os alemães figuram em 15º lugar. Em comparação, a Grã-Bretanha fica em 6º, seguida da Holanda, Nova Zelândia, Suíça, Canadá, Irlanda, Dinamarca, Austrália e Polônia.
CULTURA E IMPACTOS ECONÔMICOS
Tidas como "super potências" da educação, a Finlândia e a Coreia do Sul dominam o ranking, e na sequência figura uma lista de destaques asiáticos, como Hong Kong, Japão e Cingapura. Alemanha, Estados Unidos e França estão em grupo intermediário, e Brasil, México e Indonésia integram os mais baixos. O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos, e por isso apresentam um cenário com um atraso estatístico frente à realidade atual. Mas o objetivo é fornecer uma visão multidimensional do desempenho escolar nessas nações, e criar um banco de dados que a Pearson chama de "Curva do Aprendizado". Ao analisar os sistemas educacionais bem-sucedidos, o estudo concluiu que investimentos são importantes, mas não tanto quanto manter uma verdadeira "cultura" nacional de aprendizado, que valoriza professores, escolas e a educação como um todo. Daí o alto desempenho das nações asiáticas no ranking. Nesses países o estudo tem um distinto grau de importância na sociedade e as expectativas que os pais têm dos filhos são muito altas. Comparando a Finlândia e a Coreia do Sul, por exemplo, veem-se enormes diferenças entre os dois países, mas um "valor moral" concedido à educação muito parecido. O relatório destaca ainda a importância de empregar professores de alta qualidade, a necessidade de encontrar maneiras de recrutá-los e o pagamento de bons salários. Há ainda menções às consequências econômicas diretas dos sistemas educacionais de alto e baixo desempenho, sobretudo em uma economia globalizada baseada em habilidades profissionais.
DIAGNÓSTICO
Num outro ranking, abrangendo mais países, o Brasil está no 88º, em 2011. A pergunta é: Por quê? A gestão ineficiente, o desprestígio do magistério e a má formação dos professores são alguns dos empecilhos ao salto educacional brasileiro.
Marcelo Gonzatto – do jornal ZERO HORA (Agosto de 2012) 
Os problemas da educação brasileira extrapolam os limites da sala de aula. O desempenho pífio revelado em avaliações internacionais se deve a uma combinação de falhas de educadores, governantes e famílias, na opinião de especialistas. Essas deficiências incluem erros de gestão, falta de recursos e pouca cobrança social por resultados que façam jus ao atual peso econômico e político do Brasil.
O desafio de alcançar um ensino de qualidade foi eleito o tema da nova campanha institucional do Grupo RBS, deflagrada na terça-feira, 28 de Agosto de 2012, sob o slogan A Educação Precisa de Respostas. Para investigar quais são os principais nós que comprometem a aprendizagem no país e descobrir como desatá-los, uma série de reportagens em rádios, tevês e jornais vai responder a questionamentos concretos sobre o atual cenário da educação nacional.
A primeira dessas perguntas é como pode um país que alcançou a sexta posição entre as maiores economias do planeta ostentar um constrangedor 88º lugar em um ranking mundial publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no ano passado. As respostas, oferecidas por especialistas nacionais na área, resumem os principais entraves ao avanço educacional brasileiro.
Superados estes obstáculos, o país poderia experimentar nos próximos anos um acréscimo de qualidade significativo nas escolas e vencer um atraso histórico.
— Temos de levar em conta que começamos a nos preocupar com educação com quatro, cinco séculos de atraso em relação a outros países. É impossível recuperar isso do dia para a noite, mas temos de investir melhor para não perdermos mais tempo — observa o economista Claudio de Moura Castro.
Confira, a seguir, alguns dos principais empecilhos ao salto educacional brasileiro.
1 - GESTÃO INEFICIENTE
Especialistas em educação sustentam que não basta apenas despejar mais dinheiro no sistema educacional brasileiro. Outra disciplina em que o país encontra dificuldades é como aplicar bem os recursos disponíveis — que este ano devem somar R$ 114 bilhões.
— Há mau gerenciamento, e não é porque as pessoas são incompetentes. As estruturas são viciadas por clientelismo e corporativismo. Há nomeações políticas de diretores, em muitos lugares há dois professores para cada classe, tem muita gente que não trabalha. É uma cultura gerencial difícil de desmontar — avalia o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Oliveira.
Exercício
A proporção de alunos por professor é ruim em muitas regiões do país. Conforme informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, em cidades do Piauí, por exemplo, há apenas oito alunos para cada professor — o que torna o sistema caro e pouco eficiente.
No Rio Grande do Sul, um estudo da especialista em Educação e ex-secretária estadual Mariza Abreu aponta que há 17 alunos por professor na rede estadual — mas, considerando os educadores que estão fora de aula, cedidos para outras atividades, essa média cai para 15 por um. A própria CNTE entende que esse indicador deveria ficar entre 18 e 23 para um.
Tema de casa
O Brasil deve aprimorar a gestão da educação, melhorar a administração escolar, evitar interferências políticas e qualificar a distribuição de recursos e pessoal para aumentar a eficiência das redes de ensino.
2 - DESPRESTÍGIO DO MAGISTÉRIO
Falhas na gestão do ensino explicam, em parte, a dificuldade para desatar outro nó da educação brasileira: a baixa remuneração dos professores — tanto na rede pública quanto na particular. Os baixos salários têm duplo impacto: além de oferecerem pouco estímulo aos profissionais em ação, afugentam da carreira muitos dos melhores alunos.
– A baixa aprendizagem decorre da ausência de professores com qualidade. Tornar o magistério um objeto de desejo dos jovens é fundamental. Nos países com boa educação, ser professor tem bom retorno financeiro e reconhecimento social — avalia Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento Todos pela Educação.
No Painel RBS realizado na terça, o especialista observou que, enquanto um professor ganha, em média, R$ 1,8 mil, outro profissional com titulação equivalente recebe R$ 2,8 mil. Países que estão no topo da educação mundial, como Coreia do Sul e Finlândia, pagam bem seus professores, o que lhes permite atrair mais interessados e selecionar os melhores.
Exercício
No Brasil, um professor que receba o piso nacional de R$ 1.451 acumula ao longo de um ano, incluindo o 13º salário, o equivalente a cerca de US$ 9,3 mil.
Tema de casa
Para melhorar as condições de vida dos professores e atrair profissionais mais capazes, o país precisa elevar a remuneração dos educadores. A média dos países da OCDE, por exemplo, fica ao redor de US$ 30 mil anuais, cerca de três vezes mais do que o piso brasileiro em dólar.
3 - MÁ FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Para especialistas, o modelo de treinamento dos mestres brasileiros é uma das razões principais para o desempenho pífio dos estudantes nas avaliações nacionais e internacionais. A principal crítica é de que os cursos não preparam adequadamente.
— Em primeiro lugar, para se formar um bom professor, você tem de aprender o conteúdo a ser ensinado. Em segundo, você tem de aprender a dar aula. O terceiro é tudo mais, ou seja, cultura, ideologia, identidade do professor, antropologia e sociologia da educação, legislação, tudo o que é periférico. No Brasil, as faculdades só ensinam o “tudo mais”, o periférico. Faltam os temas centrais — diz o economista e especialista em educação Claudio de Moura Castro.
Exercício
Além da má formação, em muitos casos o professor brasileiro não tem a graduação exigida para dar aula.
Tema de casa
Na avaliação de especialistas, o Brasil precisa revisar a formação dos professores, agregando mais prática à teoria, e ampliar o acesso dos educadores aos cursos superiores de licenciatura.
4 - BAIXO INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Um dos problemas que o país precisa resolver para elevar a qualidade do seu ensino é de matemática. O Brasil aplica, em média, um valor muito baixo para cada estudante da educação básica. O gasto público, em 2010, era de apenas R$ 3,5 mil ao longo de um ano. Isso representa todo o investimento estatal feito diretamente em educação dividido pelo número de alunos.
— Ainda investimos menos do que países como Argentina, México ou Chile — compara Mozart Neves Ramos, conselheiro do movimento Todos Pela Educação.
Uma comparação internacional feita com base nas cifras aplicadas em 2008 convertidas para dólar demonstra que, em uma lista de 34 países, o Brasil só aplicou mais dinheiro por aluno de qualquer nível de ensino do que a China. Outro problema é o desequilíbrio entre os níveis educacionais. Enquanto há R$ 17,9 mil disponíveis ao ano para cada universitário, o estudante do Fundamental ao Médio conta com cinco vezes menos.
Tema de casa
O Brasil está discutindo para quanto deve se elevar o gasto nacional em educação. Atualmente em 5,1% do PIB, o novo Plano Nacional de Educação prevê um crescimento para até 10%.
5 - POUCA INOVAÇÃO NA SALA DE AULA
As dificuldades de formação e remuneração dos profissionais da educação, somadas às restrições de orçamento, resultam em outro problema: a dificuldade para apresentar um sistema de ensino renovado, inovador e capaz de despertar o interesse dos estudantes.
— Temos hoje uma situação em que a escola é do século 19, o professor é do século 20, mas o aluno é do século 21. Precisamos colocar todos no mesmo século. Para isso, é preciso ter um currículo atraente, com inovação e criação de mecanismos que estimulem a pesquisa. O aluno do século 21 não quer coisa pronta, enlatada – analisa Mozart Neves Ramos.
Exercício
A pesquisa O Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas Brasileiras, do Comitê Gestor da Internet no Brasil, mostrou no ano passado que 92% das escolas públicas urbanas têm computador conectado à internet, mas...
...apenas 4% dos equipamentos estão presentes na sala de aula.
...64% dos professores acreditam que os alunos sabem mais do que eles sobre uso da informática.
...75% dos educadores dependem de apoio informal para usar a informática na educação.
Tema de casa
O país precisa realizar uma combinação de mais investimento, melhor formação e estímulo à renovação das práticas de ensino a fim de torná-lo mais atraente, interativo e adequado ao mundo digital do século 21.
6 - BAIXA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
Os problemas da educação brasileira não estão apenas dentro do colégio. Um dos elementos apontados para o mau desempenho internacional é o pouco envolvimento de quem está do lado de fora dos muros escolares no universo da educação. A pouca intimidade foi demonstrada pela pesquisa Educar Para Crescer, realizada pelo Ibope: 72% das famílias brasileiras se dizem “satisfeitas”com a educação nacional, e dão uma média 7 (em uma escala de zero a 10) para as escolas públicas e privadas.
Exercício
Confira indícios da pouca importância que a educação tem no imaginário da população brasileira:
— 70% não sabem o que o prefeito está fazendo para melhorar a qualidade do ensino
— 1% dos eleitores considera as propostas de educação determinantes na hora do voto
— 89% não veem a educação como principal problema do país
— 20% acreditam que a educação também responsabilidade da população
— 7% acham que educação é responsabilidade dos pais
— 68% pensam que a responsabilidade é do governo.
Informações da Folha de São Paulo e do jornal Zero Hora.

O Juiz Jofre Caldas foi condenado à aposentadoria!

Depois de aprontar muito, Dr. Jofre Caldas é punido com aposentadoria!

O Plenário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) condenou o juiz de Direito Jofre Caldas de Oliveira à aposentadoria compulsória, na última quarta-feira (21). A decisão dos desembargadores foi publicada nesta segunda-feira (26), no Diário de Justiça Eletrônico (DJE). O voto da relatora do Processo Administrativo Disciplinar, desembargadora Vilma Costa Veiga, rejeitou as preliminares e julgou parcialmente as acusações procedentes contra o magistrado, em dois processos, para que se aposente. Os demais desembargadores acompanharam o voto da relatora por unanimidade.  Jofre Caldas foi acusado de usar a máquina pública de prefeituras de forma ilegal e de praticar assédio moral e sexual. O juiz era acusado de exercer pressão sobre o prefeito de Santa Brígida, município vizinho de Paulo Afonso, no norte da Bahia, para empregar a filha e apadrinhados, além de assediar uma oficial de Justiça e de favorecer advogados em decisões judiciais. Jofre já havia sido afastado do Juizado Especial Criminal (Jecrim) da comarca de Paulo Afonso por ter desviado cestas básicas e contratar funcionários em troca de favores sexuais. O processo contra o magistrado iniciou em 2009, quando o TJ-BA e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) receberam denúncias em forma de depoimentos, cópias de sentenças e contratos. Ao menos dez pessoas relataram irregularidades do magistrado.
Informações do Bahia Notícias.

Mulher fazia sexo com ossos humanos

Sueca é acusada de profanar os mortos

O tribunal de Gotemburgo, na Suécia, começou nesta terça-feira (27) o julgamento de uma mulher acusada de comprar e vender partes de esqueletos humanos e de usá-los para jogos sexuais. A sueca enfrenta uma acusação por perturbar a paz dos mortos, um delito punido com até dois anos de prisão na legislação do país. No momento de sua prisão, há dois meses, a polícia encontrou em seu apartamento vários crânios e outros restos de esqueletos humanos. As provas incluem também fotos da mulher com os restos, algumas em sua cama. Além disso, as autoridades suecas descobriram uma fala, em um fórum na internet, onde a mulher anunciava que abriria um site com fotos pornográficas "com belos homens e mulheres mortos". No computador da acusada foi encontrada também uma longa confissão com o título "Minha necrofilia", na qual ela afirma ser necrófila desde a infância e que seus sentimentos adquiriram caráter sexual na puberdade. Na abertura do julgamento, nesta terça (27), a mulher negou todas as acusações e ressaltou que se interessa por esqueletos por motivos históricos e que não os tratou de forma humilhante. Segundo um exame psiquiátrico preliminar, a acusada não apresenta nenhum transtorno mental grave. A sueca, que permanece em prisão preventiva desde sua detenção, em setembro, nunca exerceu uma atividade profissional e vive da ajuda dos serviços sociais.
Informações do Bahia Notícias.

O veneno letal


                            Landisvalth Lima
Todos nós sabemos que a qualidade dos nossos políticos não é nada boa. É só enumerar as últimas manchetes dos jornais ou capas de revistas para ver o nível em que estamos. Acredito que o fundo do poço está bem próximo. A pergunta é: como acabar com os párias, corruptos, malversadores, canalhas, carrapatos e urubus da política neste país? Os teóricos vão andar pela História, Filosofia, Antropologia, Sociologia etc....Mas só vejo como único caminho o uso do eleitor consciente como antídoto, ou melhor, veneno letal contra este bando da valdevinos encastelados nos cargos públicos.
E para que não digam que estou jogando palavras ao vento, cito um exemplo claro. O eleitor de Heliópolis, em sua maioria, parece ter certa consciência do uso do voto. Malgrado uns que tenham usado para promessa de emprego, para a aquisição de algum benefício, ou para vingança de promessa não cumprida, há muitos que votaram na última eleição acreditando realmente que o grupo político eleito, liderado por Ildinho e Gama, poderá fazer uma administração centrada na busca de uma política realmente voltada para o desenvolvimento do município. O mesmo eleitor que votou em Ildinho e Gama, agora, também acreditou no projeto político que no poder fracassou. A resposta veio de imediato.
Mas o que seria a política ideal para agradar ao eleitor? Há inúmeras. Quando se quer trabalhar para o povo, repito, há inúmeras. Infelizmente, por parte dos nossos vereadores, já houve um início que parece ser um demonstrativo de que não querem uma mudança substancial na velha política. Digo isso, porque perderam a oportunidade de melhorar o Orçamento de 2013. Ninguém, que deseja fazer uma boa administração, governa com um orçamento cheio de vícios como os que passaram nos últimos sete anos pela Câmara Municipal de Heliópolis, e todos aprovados sem nenhuma emenda de vereador. Ana Dalva perdeu o seu tempo tentando mudar alguma coisa e ainda sofreu séria oposição dos urubus, párias, carrapatos e desinformados da nossa velha e carcomida política. Neste caso, os últimos estão perdoados. Ninguém pode condenar alguém por não saber o que se está falando.
Minha esperança é que estão chegando novos nomes na política de Heliópolis. Sempre acreditei e acredito na juventude, embora os fatos obscuros me obriguem a fechar um olho e abrir outro. Refiro ao último resultado da seção 259. A urna dos mais jovens. Um vereador, que não tem base política na sede, teve um razoável número de votos e, nesta urna, Ildinho e Gama perderam feio. Soube depois que o dito candidato distribuía no fundo de uma casa notas de 50 e 100 reais para os garotos de 1º voto. Negociaram o primeiro voto e cumpriram a palavra votando num político corrupto e carreirista. É quase o inferno! Mas quero crer que foi um fato isolado. Tomara!
Ainda vale um registro para aqueles que acham que eu estou puxando o lençol para o meu corpo. Sei que a coligação que se formou em torno da chapa Ildinho-Gama não é um conjunto de Irmãs Dulces. Temos também os nossos párias, carreiristas, oportunistas, negociadores egocêntricos, falsos líderes, jovens teleguiados por espertalhões, filhos que querem falar em lugar dos pais, pais que querem falar em lugar de filhos e até urubus. Um grupo não se forma somente com pessoas simples, honestas, preparadas e dedicadas à causa pública, principalmente numa época como a que vivemos. Julgo, assim, que os bons formam a maioria deste aglomerado político. Resta a Ildinho, o líder maior, impedir que os maus tomem o volante e joguem o governo dele na vala dos comuns. Até porque, se o governo for bom, não restará aos maus outra alternativa a não ser aderir ao bem para continuar sendo objeto de transformação de uma sociedade e não da transformação de seu patrimônio.
Por fim, creio que o governo Ildinho-Gama terá uma oportunidade única para mostrar ao povo de Heliópolis que vale a pena formar um governo com cores tão diferentes. Mas precisamos ainda, para fazer uma administração voltada para o povo, convocar nossos professores. Sem eles a ideia não se completa, o plano não se conclui, o sonho vira frustração. Aí vem alguém e me diz: você é um louco! Por quê? Então vamos deixar de acreditar nos professores só porque eles deram um exemplo negativo de cidadania votando num prefeito que só usou o chicote no lombo deles? Lembrem-se, dos 150 concursados, cerca de 30 acreditaram no projeto. Vamos precisar dos 30 soldados para convencer os outros 120 a dar o melhor de cada um à nossa carcomida educação. Nada de perseguições, rancores e espertezas. O povo de Heliópolis merece o nosso esforço na construção de uma sociedade cada vez melhor. Precisamos mostrar que somos diferentes, que somos do time dos políticos do bem.

Vem aí o PMB – Partido da Mulher Brasileira - e mais 11 legendas

Faltam 75 mil assinaturas para o PMB virar mais um partido

As mulheres correspondem a 52% da população brasileira e há 80 anos conquistaram o direito de votar. Mas a participação feminina na política ainda é pequena, apesar de a legislação eleitoral garantir que 30% dos candidatos dos partidos sejam mulheres. Com o título de “Partido da Luluzinha”, texto publicado na coluna do jornalista Ancelmo Gois, na edição deste domingo (25) do jornal O Globo, revela que 12 novas legendas estão em processo de formação no Brasil e uma delas é o PMB: Partido da Mulher Brasileira. Segundo Gois, desde 2008, a presidente do PMB, Suêd Haidar, percorre o país em busca de assinaturas para o registro definitivo do partido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – mesmo processo pelo qual passou o PSD, de Gilberto Kassab. O colunista relata que Suêd já conseguiu 478 mil e faltam 75 mil assinaturas. O PMB já montou diretórios em 11 estados e somente três presidentes regionais são mulheres. Suêd admite a dificuldade de encontrar mulheres interessadas em atuar na vida político-partidária. Ela contou ao colunista de O Globo que uma militante não entrou para o PMB porque o marido foi contra. Além do PMB, há mais 17 partidos em busca de registro. São eles:  Partido Novo (PN), Partido Ecológico Nacional (PEN), Partido da Educação e Cidadania (PEC), Partido Democrático dos Servidores Públicos (PDSP), Partido Geral do Trabalho (PGT), Partido Federalista (PF), Partido Humanista do Brasil (PMH), Partido Liberal Democrata (PLD), Partido Cristão Nacional (PCN), Partido da Transformação Social (PTS), Partido do Meio Ambiente (PMA), Partido Cristão (PC), Partido Social (PS), Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa privada do Brasil (PSPB), Partido da Justiça Social (PSJ), Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e Partido Carismático Social (PCS). Destes, pelo menos 11 estão com os processos ativos e em andamento.
Informações do Bahia Notícias e do G1.

Pior escola do Enem fica no Maranhão


Diretora diz que falta de professores e 'ressaca' justificam resultado
DANIELA ARAI – de A Folha de São Paulo
Colégio Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão - Maranhão.
"Eu chorei, a diretora chorou, todo mundo chorou", assim Carina Gomes dos Santos, 16, descreveu a reação dos alunos e professores do Colégio Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão (MA), que obteve a pior nota no Enem 2011. A diretora do colégio, Leia Barbosa da Silva, atribui o mau desempenho à realidade socioeconômica local, ao descaso do Estado em relação à educação e à ressaca dos alunos no dia do exame. Entre os alunos, poucos têm condição de fazer um curso superior. Não há faculdade na cidade, e a opção mais próxima é um centro da Universidade Estadual do Maranhão que fica a 180 km da cidade. Além do perfil dos estudantes, problemas de falta de professores contribuíram para o resultado no Enem. A diretora diz que, no ano passado, os alunos permaneceram sem professor de química, filosofia e sociologia até junho. Neste ano, quatro dos professores concursados estão dando aulas em disciplinas nas quais não são formados. Destes, três vêm de outras cidades para lecionar. De acordo com a diretora, os alunos que prestaram o exame no ano passado não estavam em condições de fazer a prova. Ela conta que eles viajaram a São João dos Patos, a 140 km da cidade, para fazer o Enem e lá participaram de uma festa com música e bebida alcoólica. Leonardo Dina da Silva, 19, um dos alunos que prestou o Enem no ano passado, confirmou: "A maioria nem compareceu para a prova no primeiro dia porque estava de ressaca", lembra. "Estamos tristes porque essa nota não representa a realidade da nossa escola", afirma a diretora, que diz que o colégio é um dos mais organizadas do Estado, com biblioteca, laboratório de ciências e até ar condicionado. Em nota, a Secretaria de Educação do Maranhão informou que vem realizando investimentos para alavancar os índices educacionais do Estado.