Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Fotos de Matsunaga esquartejado vazaram na internet


Defesa diz que temia divulgação e que pedido de sigilo foi negado por juiz. Polícia vai investigar como as fotos vazaram
As votos vazaram

Aqui as fotos onde o corpo foi encontrado
Fotos de partes do corpo do empresário e diretor executivo da Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, foram divulgadas na internet. As imagens da cabeça, tronco e membros do empresário foram visualizadas na manhã desta quinta-feira (30) e continuavam sendo acessadas nesta tarde. Para encontrar o 180graus fez uma busca rápida no Google com as palavras: Matsunaga + esquartejado + PDF.
As fotografias integram o processo que apura o assassinato e ocultação de cadáver contra o executivo da empresa de alimentos. Matsunaga foi atingido com um tiro e depois esquartejado pela mulher, a bacharel em direito Elize Araújo Kitano Matsunaga, em 18 de maio.
Procurada, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) informou que vai investigar a divulgação das imagens. A autenticidade das imagens foi confirmada na tarde desta quinta pelo advogado Luciano Santoro, que defende Elize.
“Meu Deus! Isso jamais deveria circular na internet. Essas fotos são do processo. São fotos antes da realização da perícia, logo após o corpo dele ter sido achado. Eu não posso tomar nenhuma providência em relação a essa divulgação porque isso compete à família da vítima. Soube que em virtude do risco de vazamento dessas fotos os advogados da família de Marcos pediram o sigilo dos autos, mas o Ministério Público informou que processo era público e não concordou. A Justiça, por sua vez, também. Eu lamento a divulgação dessas fotos na internet. E é por esse motivo e outros que também era favorável ao sigilo dos autos.”
Procurada pela manhã, a assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) informou que vai abrir um procedimento para saber quem as divulgou.
O defensor de Elize divulgou ainda uma nota sobre o vazamento das imagens do empresário: “a defesa lamenta profundamente a divulgação dessas fotos, que em nada contribuem para a apuração dos fatos. Fica aqui consignado nosso protesto, com a esperança de que àqueles que porventura vierem a receber essas imagens, que por favor não as reenviem aos seus contatos e as apaguem imediatamente em respeito à memória do senhor Marcos Matsunaga.”
Fotos: mortebrutal.com(alteradas).

O Brasil que deve ser imitado: Menina de 13 anos mostra problemas da escola


A menina loirinha e magrinha, como muitas de sua cidade, é uma das melhores alunas da sala. Ela teve a ideia após uma conversa com a irmã mais velha sobre uma estudante escocesa que fez um blog para reclamar da merenda escolar
Priscila Chammas – do CORREIO
Adolescente de 13 anos criou página no Facebook
Isadora não está no Canadá, não estrelou um clipe caseiro de ‘Para Nossa Alegria’, não estampa uma caixa de palitos há 65 anos, nem tampouco restaurou por conta própria uma obra de arte do século XIX. A estudante de 13 anos é a nova celebridade da internet por um motivo bem mais nobre: expôs no Facebook, para quem quisesse ver, alguns dos problemas do ensino público no país, a partir de fotos e comentários sobre a Escola Básica Municipal Maria Tomazia Coelho, onde estuda, em Florianópolis (Santa Catarina).
A página, intitulada Diário de Classe, foi criada pela estudante Isadora Faber em 11 de julho e até a noite de ontem já havia sido curtida por 120 mil pessoas. A menina loirinha e magrinha, como muitas de sua cidade, é uma das melhores alunas da sala. Ela teve a ideia após uma conversa com a irmã mais velha sobre uma estudante escocesa que  fez um blog para reclamar da merenda escolar.
Isadora também reclamou da merenda. Mas não ficou só nisso. Nesses quase dois meses em que a página está no ar, ela já publicou fotos de janela quebrada, paredes pichadas, fiação solta nas paredes, goteiras, vaso sanitário sem tampa, fechadura danificada, e comentários sobre o fraco desempenho dos professores auxiliares. Também foi postado um vídeo da bagunça dos alunos durante uma aula de Matemática, o que lhe trouxe problemas com a direção da escola, que solicitou a retirada das imagens.
Se todos os alunos reclamassem das condições das escolas....
“Eu e a Melina (amiga que ajudava nas postagens) paramos na diretoria e ligaram pros nossos pais e mandaram bilhete pedindo a presença deles na escola (...) pediu para tirar o vídeo do professor”, explica Isadora em uma das postagens. O vídeo foi retirado após a promessa de que o professor seria substituído, mas, como isso não aconteceu, as imagens logo voltaram pro site.
Resultados
Até esta terça (28), o professor ainda não tinha sido demitido, mas o protesto on line da aluna da 7ª série já rendeu frutos. “Já consertaram umas portas, maçanetas e bebedouros”, contou a menina ontem ao CORREIO. A entrevista, aliás, foi disputada. “Estou meio cansada, muita gente está querendo me entrevistar. Já fiz mais de 20 (entrevistas) hoje (ontem)”, contou, ainda surpresa com a repercussão de suas denúncias. 
“Eu sempre reclamei, mas nunca adiantou. Pensei que publicar poderia fazer com que a prefeitura se sensibilizasse. Mas não tinha noção do que estava por vir”. Durante uma entrevista na fan page de um jornal local, ela acrescentou que “esperava ter só uns 100 curtidores”. Dias antes, no ‘Diário’, escreveu: “Nós queremos chegar mais adiante do que isso, queremos chegar na PREFEITURA, quero que vejam isso”.
Conseguiu. A repercussão foi tão grande que motivou  uma entrevista coletiva da secretária municipal de Educação de Florianópolis, Sydneia Gaspar de Oliveira, para falar sobre os problemas apontados por Isadora. “A escola recebe R$ 4 mil mensais para resolver esses problemas pequenos. A gestão deveria ter informado, mas eles nem perceberam que os bacios (banheiros) estavam quebrados, por exemplo. A aluna foi nossa ouvidoria, só podemos elogiar atitudes assim”, disse a secretária.
A diretora da escola, Liziane Díaz Farias, reconheceu que a instituição passa por dificuldades e garantiu: “Estamos resolvendo os problemas apontados”.
Antes disso, porém, a estudante teve alguns percalços pelo caminho. “Muita gente ficou brava. Recebi indireta de professora na sala de aula, dizendo que ninguém podia ficar falando mal dos outros na internet. Estou sofrendo repressão até das merendeiras. Quando passo perto delas, elas falam: ‘Lá vem a fotógrafa, tirar uma foto’, e começam a rir”, conta.
Corajosa, Isadora até postou uma mensagem debochando de uma tentativa de intimidação que recebeu ‘in box’: “Se existisse realmente uma lei (que proibisse tirar foto da escola), por que deixar o recado só pra mim, e não publicar na minha página?”, provocou a estudante, que sempre teve apoio da família.  
Estudantes da Bahia aprovam ideia
Protesto bem-humorado, 'Vida de Estudete"
Como para a internet não há distância, estudantes soteropolitanos também ‘curtiram’ a iniciativa da fanpage Diário de Classe. “(O Facebook) é uma rede que quase todo mundo tem, está bombando, é uma forma dos nossos problemas se transformarem no problema de todos”, diz o estudante Anderson Conceição da Silva, 17 anos. “É o melhor meio hoje em dia, os alunos veem, compartilham e chega mais rápido aos ouvidos de quem tem que resolver a situação”, completa a presidente da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (Ages), Raquel Barbosa, 20.
E se houvesse um ‘Diário de Classe’ que relatasse os problemas das escolas públicas de Salvador, quais reclamações chegariam na página? Foi essa a pergunta que o CORREIO fez a estudantes de Salvador.
Aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Deputado Manoel Novais, no Canela, Tiago Jesus da Silva, 18, afirma que a principal queixa em relação a unidade é a falta de professores. “O problema tem sido muitas aulas vagas, por causa da falta de professores, como da disciplina Português. E isso tem acontecido depois de toda essa greve que enfrentamos. A escola passou por reforma, então quanto a estrutura física não tenho o que reclamar”, relata.
O mesmo não pode dizer Raquel Barbosa, que estuda no Colégio Estadual Landulfo Alves, na Cidade Baixa. Rachaduras, ferrugens, infiltrações, falta de bebedouros e o mau cheiro do esgoto estão entre as queixas dos estudantes.
“Recentemente, um PVC do teto caiu no ombro de um aluno, os elevadores estão quebrados e os cadeirantes são obrigados a subir em  uma rampa que até alaga quando chove, por causa de buracos. Minha escola está em uma situação abominável”, diz Raquel.
A situação do Landulfo Alves é compartilhada por alunos do colégio, através do Facebook. O perfil da Ages, que tem quase 2 mil amigos, compartilha notícias que envolvem a educação no Brasil.
Alunos do Colégio Estadual Marquês de Maricá, no Pau Miúdo, contam que no seus diários relatariam algo que tem dificultado os estudos ultimamente: “A escola está sem ventilador, é um calor dos infernos. Assim fica difícil”, diz o estudante do 3º ano do ensino médio Anderson Silva.
Estudetes de Itaparica chamaram atenção para greve
Cheias da greve dos professores da rede estadual, que começou em abril e durou 115 dias, as primas Bruna e Jamile Moreira,  18 e 19 anos, junto com a amiga Isabele Alcântara, 20, se tornaram exemplo de webcelebrities na Bahia.
A fama foi conquistada com um vídeo divulgado no site Youtube em que o trio aparece dançando a música Vida de Estudete, parodiando o repertório das protagonistas da novela Cheias de Charme (Globo/TV Bahia).
As estudetes de Itaparica, como ficaram conhecidas, são alunas do Colégio Estadual Democrático Jutahy Magalhães, onde foi solicitado o trabalho escolar   por uma professora que não aderiu ao movimento - que veio a dar no vídeo.
O vídeo, que chegou a ter quase 400 mil visualizações, fala da greve e também chama atenção para a educação no estado. Após a greve,  elas continuam apresentando um programa na Rádio Tupinambá FM, de Itaparica, onde dão dicas de vestibular.
Colaborou Alexandro Mota.

Eleitor condenado por vender o voto em Heliópolis




Odair José Cardoso da Silva, conhecido por Galego de Mariazinha, foi condenado a uma pena base de 2 anos e 3 meses de reclusão e mais ao pagamento de 07 dias-multa, cada um no equivalente a um trigésimo do salário mínimo vigente ao tempo do fato, observado o disposto no art. 60 do Código Penal. Tudo ocorreu em 2004, quando ofereceram ao rapaz, no final do mês de agosto e início do mês de setembro daquele ano, vésperas das eleições municipais, em um dia de feira, aqui em Heliópolis, um fogão e um botijão de gás em troca do seu voto, objetos estes entregues ao Galego por Arnaldo Ferreira Alves, João Serafim de Souza, Jailson Andrade Fonseca e José Cardoso Sobrinho, com a finalidade de comprar-lhe o voto em favor dos candidatos da coligação A Vontade do Povo (liderada por Zé do Sertão, vencedor das eleições naquele ano). Após receber os objetos citados, Odair José compareceu a um comício da coligação Unidos pelo Progresso de Heliópolis (que tinha como candidato Gama Neves), declarando em palanque o que havia recebido. Afirmou, também, que se as pessoas que lhe doaram os objetos aludidos quisessem, poderiam ir buscá-los em sua residência. O caso foi parar na Justiça e só agora, dois mandatos de prefeito depois, foi julgado.
Como confessou o crime, o Juiz diminuiu a pena em 03 meses, sem registros de agravantes e substituiu a pena privativa de liberdade aplicada por restritiva de direitos, consistente na prestação de serviços à comunidade, que deverá ser cumprida a razão de uma hora de tarefa por dia de condenação, que será distribuída e fiscalizada, de modo a não prejudicar a jornada de trabalho do condenado. E os corruptores, aqueles que ofertaram o fogão e o botijão?  Arnaldo Ferreira Alves, João Serafim de Souza, Jailson Andrade Fonseca e José Cardoso Sobrinho requereram juntada de instrumento de mandato. Em audiência realizada no dia 10 de agosto de 2005, foi apresentada proposta de suspensão condicional do processo em relação a eles. Fizeram um acordo com a Justiça. A proposta de acordo não foi apresentada ao Odair porque à época respondia a outro processo criminal.
Portanto, a sentença é exemplar porque mostra que compra e venda de votos é crime, só que alguém precisa denunciar para provocar a Justiça ou o Promotor deve flagrar o fato. Lamentável é saber que demorou 8 anos para uma sentença destas e desestimular qualquer um que queira denunciar. Crimes como estes devem ter sentença rápida para desestimular a prática. Nestas eleições, aqui em Heliópolis, o que mais se fala é em compra ou venda de votos à luz do dia, mas ninguém quer denunciar. Pode-se questionar porque os políticos não foram condenados, mas no processo não foi citado nenhum dos candidatos à época. É comum alguém ofertar presentes a eleitores para que votem nos candidatos de sua preferência. Certo é que esta condenação mostra que a prática é crime, mas que estamos longe de combatê-la devido à lentidão da nossa Justiça.
Informações do Blog do Joilson Costa. (Clique aqui e veja a sentença completa) 

Músicos da banda New Hit são acusados de estupro

As duas jovens, de 16 anos, informaram a polícia que após o fim do show foram ao ônibus da banda pedir autógrafos e no veículo foram violentadas
Da Redação do CORREIO
Os rapazes do NewHit estão perdendo o rumo
     Dez integrantes da banda New Hit foram presos em flagrante na madrugada deste domingo (26) acusados de abusar sexualmente de duas adolescentes, de nomes não divulgados, na cidade de Ruy Barbosa, localizada a 308 km de Salvador. De acordo com Marcelo Cavalcante, titular da delegacia da cidade, as duas jovens, de 16 anos, informaram que após o fim do show foram ao ônibus da banda pedir autógrafos e no veículo foram violentadas. Uma amiga das adolescentes ficou sabendo do ocorrido e as levou à sede da Polícia Militar (PM) da cidade para denunciar o crime. As vítimas, que moraram em Itaberaba, foram submetidas a exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. Em depoimento, os acusados negaram ter praticado o crime. "Eles disseram que houve a relação com as jovens, mas foi consensual" contou o titular. Os integrantes da banda estão sendo acompanhados por um advogado e permanecem na carceragem da delegacia à disposição da Justiça. Parece que o profissionalismo e a responsabilidade com a imagem não são mais coisas comuns no meio artístico destas novas bandas. No início deste mês, dois dançarinos do grupo ‘Fantasmão’ foram acusados de tentar estuprar a camareira do hotel em que estavam hospedados na cidade de Aracaju. Tudo aconteceu no sábado (04) dia em que a banda se apresentou no evento Swiga Aracaju. A camareira do Hotel Tropical, Luci Bernardo dos Santos, de 29 anos, prestou queixa na delegacia da cidade contra os dançarinos Felipe Café e Lucas Magarão. Também em Aracaju, o cantor da Bronkka, Igor Kannário, foi acusado de agredir um funcionário de um hotel.                 

Polícia desarticula quadrilha especializada em roubo de carga


     O grupo havia roubado um carregamento de sandálias, avaliado em R$ 1 milhão, além de óleo lubrificante para veículos, avaliado em R$ 200 mil
     Da Redação do CORREIO
Integrantes da quadrilha estão presos
     Uma quadrilha especializada em roubo de carga na Bahia, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte foi desarticulada durante uma operação policial, que terminou neste domingo (26). Nos últimos cinco meses, o grupo havia roubado um carregamento de sandálias, avaliado em R$ 1 milhão, além de óleo lubrificante para veículos, avaliado em R$ 200 mil. Neste domingo foi preso Francisco Evanildo da Silva, 46 anos. Além dele, Wendel Dantas, 33 anos, Cícero Barros da Silva, 44, Nailton Rodrigues dos Santos, 43, e Patrícia Souza, 28, comparsas de Francisco, e o receptador Lucélio de Melo Marinho foram capturados. Durante as investigações, parte da carga de sandálias foi encontrada em um supermercado de Pernambuco que pertencia a Lucélio, que foi autuado pelo crime de receptação. O carregamento de óleo, roubado no dia 1º de agosto, em Feira de Santana, ainda não foi recuperado. Atuados por formação de quadrilha, Francisco, Wendel, Cícero, Nailton e Patrícia serão recambiados para Paulo Afonso, onde ficarão custodiados. Outros dois integrantes do bando já foram identificados e são procurados pela polícia, incluindo um homem como "Joza de Arapiraca", apontado como líder do grupo.

Clínicas podem suspender atendimento do SUS


As clínicas conveniadas com o Sistema Único de Saúde (Sus) que recebem via Prefeitura Municipal estão há três meses sem receber o seu pagamento, equivalente aos meses de junho, julho e agosto. Um grupo de médicos entrou em contato com o Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), afirmando estarem sofrendo transtornos com o atraso e ameaçaram paralisar as atividades, caso a Secretaria Municipal de Saúde não tome providências para que os meses sejam ressarcidos. Atendendo a solicitação dos médicos, o Sindimed encaminhou à secretária de Saúde Tatiana Paraíso um pedido de explicação e solicitará a interveniência do Ministério da Saúde, para que casos como esses não se tornem frequentes.
Servidores do PLANSERV serão ressarcidos
Os servidores usuários do Planserv (plano de saúde dos servidores baianos) que tiveram que pagar coparticipação ao exceder o limite de consultas e procedimentos determinados pelo plano poderão ser ressarcidos. A decisão se deu através do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ - BA), após a lei ser julgada inconstitucional. A decisão do TJ-BA já está em vigor e beneficia 470 mil servidores, mas a Procuradoria Geral do Estado (PGE) já anunciou que vai recorrer da decisão.
Com informações complementares do portal da SINDIMED-BA.   

Brasil relaxou no controle da Aids, afirma manifesto


CLÁUDIA COLLUCCI e JOHANNA NUBLAT – da Folha de São Paulo
Manifesto lançado ontem por 14 instituições e 54 pesquisadores e ativistas do movimento anti-Aids aponta sérios problemas no controle da epidemia da doença no país. Entre eles estão o aumento no número de casos e de mortes. Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de casos de HIV passou de 33.166, em 2005, para 37.219, em 2010 (aumento de 12%). No mesmo período, as mortes pularam de 11.100 para 12.073 (aumento de 8,8%). "Não é uma situação esperada. Com a melhoria do tratamento, deveríamos estar reduzindo o número de óbitos. Se tivéssemos uma política de prevenção efetiva, não teríamos tantos casos novos", afirma Alexandre Grangeiro, pesquisador da USP que assina o manifesto. O diagnóstico tardio, verificado em mais da metade dos pacientes, é apontado como a principal causa para o aumento de mortes. "Uma pessoa sem tratamento tem mais risco de morrer e de transmitir o vírus para outras. Em tratamento, ela reduz em 94% as chances de infectar outras pessoas." Segundo Grangeiro, o Brasil tem uma epidemia muito específica, com 90% dos casos concentrados em 400 municípios, e um crescente aumento de casos entre a população jovem, que está iniciando a vida sexual. Para Vera Paiva, coordenadora do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (USP), é preciso reverter a "banalização" da Aids. "Os pesquisadores estão mostrando que o povo acha que não precisa mais usar camisinha, que é coisa de gente velha. E o vírus parou de circular? De jeito nenhum." Paiva afirma que é preciso baixar a curva da doença, estabilizada em patamar mais alto do que deveria, em sua avaliação. E que essa é uma questão a ser resolvida por diferentes governos. "Não é um problema específico do governo federal, é nacional.
CRÍTICAS
Considerado uma referência mundial, o programa brasileiro de DST/Aids tem sido bastante criticado. No mês passado, durante uma conferência internacional em Washington, pesquisadores fizeram alertas sobre a falta de médicos, leitos e exames para os pacientes com HIV e de medicamentos para tratar doenças causadas pelos antirretrovirais. Durante o evento, o coordenador de HIV/Aids da Opas (Organização Panamericana da Saúde), Massimo Ghidinelli, disse que o aumento da pressão de grupos religiosos e a redução das campanhas de prevenção dedicadas às populações de maior risco são a principal ameaça ao programa brasileiro. "O programa precisa mudar e se adaptar rapidamente a esses novos desafios da epidemia e manter um grande enfoque nas populações vulneráveis", afirmou.
OUTRO LADO
O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, questionou a leitura dos dados da Aids feita pelo manifesto. "O óbito aumentou entre aspas. A população aumentou, então a taxa de mortalidade está estabilizada." Ele faz o mesmo raciocínio para o número de casos da doença e diz que a taxa de incidência caiu nitidamente no Sudeste, onde a epidemia está consolidada. E isso, continua, mesmo com o maior número de testagens feitas para o HIV. Sobre o percentual de gestantes com o vírus em tratamento, Barbosa afirma que dados de 2011 mostram que também há estabilidade. Ele diz que é preciso fazer uma análise epidemiológica mais aprofundada dos números. E argumenta que os dados da doença no Brasil são bons frente a países com características semelhantes. Segundo o secretário, a política de Aids é aberta no país, discutida periodicamente com especialistas e a sociedade civil. "Algumas questões que eles colocam como inquietações são compartilhadas, estamos fazendo políticas para atendê-las." As preocupações, diz, são a aproximação com os grupos mais vulneráveis (como jovens gays) e testes precoces para a doença.