Exclusivo!

Lena morreu!

Heliópolis torra mais de 3 milhões com locação de veículos

Contratos assinados entre prefeituras e empresas da nossa região não resistem a um mínimo olhar. Enquanto isso, o Ministério Público...(Foto: Divulgação)

Não precisamos aqui dizer de alto e bom som que a administração pública no Brasil é uma tragédia já anunciada em prosa e verso. O trato dos nossos agentes públicos com nosso dinheiro é caso de polícia. As coisas acontecem debaixo do nosso nariz e alguns fingem não ver, por descaso, omissão, preguiça, conluio ou até cega paixão. O contrato da Prefeitura Municipal de Heliópolis com a empresa União Serviços Felício, para contratação de prestação de serviços de locação de veículos automotores, é peça de ficção no mundo das relações comerciais entre o público e o privado.

Logo de cara se observa que tudo parece fantasia. A empresa União Serviços Felício Eireli, CNPJ 40.151.613/0001-44,  está localizada numa sala sem número da Rua Manoel Vieira de Andrade, também sem número, em Cícero Dantas. Tem como única dona Jaqueline de Santana Felício. que foi a representante legal da empresa JL Construtora Locadora e Serviços, envolvida em contratos com várias prefeituras e é da cidade de Antas. O capital da empresa é de 600 mil reais e sua principal atividade está ligada a obras de urbanização de ruas, praças e calçadas. Como atividades secundárias, a empresa tem outras 82 possibilidades, inclusive fabricação de estruturas metálicas e até produção de fotografias aéreas e submarinas. E, reparem, a empresa contratada tem apenas 4 meses de fundada. 

Esta poderosa empresa vai levar da Prefeitura de Heliópolis R$ 3.247.789,56 exatos. Estes mais de três milhões serão destinados a aluguel de automóveis, máquinas e equipamentos, por exemplo retroescavadeiras, tratores de esteira, caminhões basculante etc para atender todas as secretarias do município e o gabinete do prefeito. Detalhes que passam despercebidos, mas há no contrato a expressão “com ou sem condutores”. Só que a União Serviços não tem nenhuma atividade de locação de veículos com condutores e vai ser mais um problema.

Façamos então um esforço de lógica. Imaginemos que todos os serviços sejam de fato realizados. O contrato seria bom para o município? Sim, evidentemente. Com as máquinas, caminhões e automóveis locados, não ficaria uma estrada sem ser feita no município, pelo prazo de 1 ano. Mas, se esse dinheiro fosse dedicado para comprar veículos? Bom, aí seria melhor! Poderíamos ter 53 automóveis 0 km ou 6 potentes retroescavadeiras novíssimas. Poderíamos ainda comprar 5 caminhões basculantes novos e equipados ou 5 tratores de esteira ou ainda duas máquinas niveladoras (Patrol) e ainda sobrava uns trocos. Entretanto, a prioridade nunca foi o município, apesar de o líder do governo na Câmara Municipal dizer o contrário. 

Não esperem a prisão de Bolsonaro

Não se pode esperar a prisão de culpados de alto escalão quando são eles que manipulam as leis. (Foto/montagem: IstoÉ)

Não esperem que Jair Bolsonaro seja preso, mesmo com as revelações explicitadas pela CPI da Covid. As 600 mil mortes não sensibilizam os juristas protetores dos que detém o foro privilegiado. São os mesmos que não se sensibilizaram com os bilhões desviados da Petrobras e de vários órgãos públicos espalhados pelo país. Nossas Leis são claras e eficientes apenas quando o julgado é um ladrão comum, sem mandato, sem parentesco importante, sem dinheiro suficiente para pagar um bom advogado, sem nada. 


Podem começar a contar os dias em que o ex-governador do Rio de Janeiro irá para o regime de prisão com uma tornozeleira eletrônica. Cabral ainda vai curtir a liberdade um dia neste imenso país. Curtirá cada centavo roubado dos cofres públicos e, quem sabe, talvez publicará um livro onde revelará quão injustiçado tenha sido. Dirá que o que ele fez não se tratava de roubo, mas um artifício para continuar na vida pública fazendo o sacrifício de governar para o povo.


Não se surpreendam com a volta triunfal de Eduardo Cunha. Até seu livro já foi publicado. Falta a prisão domiciliar e um amigo na presidência da república. Também não se assustem com todas as delações que foram feitas. Elas serão maculadas com o velho discurso de que foram obrigados a isso. Toda aquela grana devolvida era uma espécie de carimbo para efetivar uma mentira em verdade. Não queriam a prisão e pagariam caro por isso. Os empreiteiros dirão que caixa dois foi uma invenção de Sérgio Moro e Deltan Dallagnol. Nunca ninguém deu um centavo a político neste país!


Jair Bolsonaro e Luís Inácio Lula da Silva estão unidos na causa. Está tudo armado. Um quer dar o benefício de 400 reais, o outro apela para os 600. A PEC 05/2021, que colocava o Ministério Público de joelhos, proposta pelo PT, relatada pelo PSD e apoiada por todos os partidos da base do governo e da base da oposição, exceto Rede, Psol, Novo e Podemos, quase teve sua aprovação esta semana. Querem impedir que alguém ouse denunciar o esquema corrupto que corrói as nossas finanças, espalha a fome país afora e deixa o povo à mercê de programas sociais eleitoreiros.


Não esperem a prisão de Jair Bolsonaro porque temos homens envolvidos em falcatruas e exercem mandatos com poder de mudar as leis vigentes. Eles hoje são maioria no Congresso Nacional e contam com a ajuda dos outros dois poderes. Podem enumerar os danos ao país: Mensalão, Petrolão, Rachadinha, Escândalo das Vacinas… Todos eles escondem uma verdade que não queremos crer. O Brasil é a Pátria dos Ladrões, eles estão no poder e são maioria.


Há ladrões em todos os poderes e um aponta o dedo sujo para o outro. Brigam entre si para ter mais poder. Entretanto, quando se veem ameaçados pela minoria leal à Constituição, mesmo a contragosto, usando a mentira como base sólida de ação, dão-se as mãos e criam artimanhas em leis e decretos para continuarem brigando entre si, lutando para permanecer no poder e continuar suas trajetórias de usurpadores da nação. Eles se retroalimentam e nós pagamos a conta na gasolina alta, no desemprego, no preço da carne, na inflação galopante, na educação sem qualidade, na pesquisa científica sem recursos e outras desgraças.


Nenhuma ideologia nos salvará. Não esperem a prisão de Bolsonaro, nem a ajuda de Lenin, Che Guevara ou Paulo Freire. Não adianta tomar Cloroquina, Ivermectina ou ir para o bar de um amigo e encher a cara. Só há uma salvação: tomar um banho de consciência e, em 2022, varrer os mandatos de todos eles e impedir que novos cheguem ao poder com os mesmos compromissos. Então está garantida a transformação do país? Não. Não há garantias, mas uma coisa já está provada: repetir os mesmos nomes na política, aqui no Brasil, não vem dando certo. 


Povo acredita que Lula e Bolsonaro são as duas almas mais honestas do Brasil

O povo ainda não consegue dimensionar os prejuízos dados ao país pelo lulopetismo e pelo bolsonarismo. (Foto: G1)

Um artigo publicado em O Antagonista, assinado por Mário Sabino, escancarou a maior de todas as verdades. O país está doente. Nosso povo não consegue enxergar o paraíso ao seu lado e só vê a chama que queima diante de si, na leda ilusão de ter um lar aquecido.  Uma pesquisa telefônica do Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação - Cipec - feita na semana passada, perguntou aos entrevistados quem era o mais honesto: se Lula, Jair Bolsonaro ou Sérgio Moro. Quase 50% dos entrevistados (49,4%) responderam que era Lula; 26,4% disseram que era Jair Bolsonaro; 24,2% afirmaram que era Sérgio Moro.  

Desconsidero os percentuais de Moro porque ele ainda é pouco conhecido e foi o homem que ousou colocar na cadeia uma quadrilha que depenou a Petrobras, estatal que hoje depena a todos nós com os preços dos combustíveis. Outra pesquisa, só para confirmar nossa tragédia, divulgada dias antes pela Qaest, chegou ao mesmo absurdo, ao indagar quem era o melhor candidato para combater a corrupção. Entre os três possíveis candidatos para 2022, o petista é apontado como o mais adequado por 28% dos entrevistados e Jair Bolsonaro por 24%. Sergio Moro vem em último lugar, com 14%. Ou seja, os dois maiores responsáveis por nossas desgraças são os mais indicados pelo povo para combater o que eles mesmos fizeram.  

Será que isso aqui nunca vai sair do século 19? Até quando seremos um país onde quaisquer pessoas podem nos dizer absurdos e sempre estamos engolindo como verdades? O brasileiro não tem vocação para otário, babaca, abestado. Estão abusando da venda de ilusões e quando a corda arrebentar, uma guerra civil fica logo ali. Estão vendendo ilusões que nos custaram os olhos da cara e mais de 600 mil mortos. O brasileiro vai acreditando, mas, quando o sol brilhar no horizonte, a realidade cairá como um milagre e devemos temer o que nascerá daí. Não há outras possibilidades. Se a estratégia de Lula e Bolsonaro continuar dando certo, era uma vez um povo. 

Dos candidatos até aqui, apenas Ciro Gomes mostrou que veio para o tudo ou nada. Está batendo nos dois lados e ainda revelou que Lula não é Jesus Cristo e talvez tenha contribuído para o impeachment de Dilma, que o petista diz ter sido um golpe. “Ele fez isto de forma às vezes consciente e de forma às vezes inconsciente. Fez isto tanto no passado remoto como nos momentos finais da agonia dela.” Tanto é verdade o que disse Ciro que Lula já está conversando com Eunício Oliveira, Geddel e outros.  

Semana passada, o ex-governador colocou o dedo na ferida, dizendo que Lula e Dilma tentam esconder duas vergonhas: “(...) a corrupção do governo Lula e a incompetência do governo Dilma. Duas pragas que o PT semeou porque repetiu o mesmo modelo econômico, o mesmo tipo de governança, a mesma cumplicidade com os corruptos profissionais, o mesmo recrutamento de técnicos incompetentes e pouco criativos de governos anteriores. A mesma coisa, aliás, está fazendo a cria nojenta e involuntária deles, esta praga chamada bolsonarismo.” Esperamos que dê tempo de o povo enxergar o que Ciro está revelando.