Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Sindheli publica nota e reitera defesa dos servidores públicos

Agnaldo Almeida, do Sindheli, reitera que a luta pelos servidores
independe de quem habita o poder (foto: Facebook pessoal)

O professor Agnaldo Almeida entrou em contato com o portal Contraprosa para dar esclarecimentos sobre o imbróglio envolvendo a lotação de professores, inclusive o fato de ser tirada a disciplina de Matemática do Prof. Marlon, do Colégio Waldir Pires. Por telefone, Agnaldo informou que vários professores procuram o sindicato para resolução destes problemas, principalmente no início de uma nova gestão. Ele diz que o procedimento adotado é sempre o mesmo: dialogar. Quando a conversa falha, a solução é a Justiça.

Sindheli alertou secretaria para os costumeiros problemas de lotação e remoção.

O caso do professor Marlon já está sendo intermediado pelo Sindheli e o Colégio Waldir Pires já ofereceu a ele três propostas e, se não forem acompanhadas com a devolução da disciplina, todas devem ser negadas. Agnaldo deixou claro que informou ao Secretário de Educação, em Ofício nº 09/2021, sobre os procedimentos de remoção e lotação, inclusive se antecipando a problemas deste nível que são rotineiros. Para deixar bem clara a posição do Sindheli, o presidente publicou nas redes sociais e enviou ao Contraprosa a seguinte nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Saudações a todos os filiados do SINDHELI. 

Nestes dias de incertezas em que os casos de morte por COVID-19 aumentaram em nosso país manifestamos o nosso respeito e admiração a todos os profissionais da saúde. Profissionais que muitas das vezes colocam a própria vida em risco para salvar outras vidas. Tudo isso é motivo de orgulho e sinônimo de bravura. Para os profissionais da Educação, bom retorno às aulas remotas e sintam-se abraçados por todos nós.

Precisamos esclarecer alguns fatos:

Primeiramente reafirmamos que o nosso sindicato tem a todo instante buscado dar o suporte que vocês necessitam independente de posição partidária que assumem e vocês são a maior prova disso. Não há diferenciação entre aqueles votaram em A, B, C ou Y, seja na distribuição de fichas odontológicas, na produção de material, na resolução dos impasses com as gestões (passada e atual) ou até mesmo diante de casos que o diálogo por si só torna-se ineficaz. 

Tivemos vários entraves com a gestão passada na resolução de problemas que muitas das vezes os próprios filiados em sentido geral desconhecem, justamente pelo sigilo e ética com quais as coisas devem ser tratadas, com a atual não podemos fazer diferente.

Procurado por alguns servidores descontentes com situações que acontecem, (lotação, remoção) creio que sempre no início das novas gestões, buscamos o diálogo e orientamos nos procedimentos que devem ser tomados para chegarmos a resolver tais situações que muitas das vezes tornam-se os maiores entraves.

Em momento nenhum a diretoria do SINDHELI deixou de prestar assistência aos servidores, até porque Sindicato não tem partido, Sindicato luta pela defesa dos direitos dos servidores e é isso que move a lua sindical. 

Heliópolis/BA, 20 de março de 2021

Atenciosamente,

Agnaldo Almeida Santos

Presidente do SINDHELI

Em contato com o Contraprosa, após a publicação deste post, o professor Marlon Neves mandou a seguinte mensagem:

Boa tarde, essa publicação fala que a secretaria de educação apresentou-me três propostas. Infelizmente, só não foi citado que uma desses propostas é a situação que me foi passada no momento da jornada, as demais são para que trabalhe no turno matutino, no entanto, fica difícil nesse momento onde as aulas serão remotas, como também no momento em que houver aulas presenciais já que nesse turno trabalho em outro município. Solicitei ao sindicato as propostas formalmente, pois as me passaram por telefone e assim que chegarem irei gravar outro vídeo mostrando a real situação do caso. Porque ficou parecendo que as propostas chegaram e eu é que estou criando dificuldades.


Poucas & Boas: A família, a escola e o amor à educação!


 

Rui Costa é processado por Bolsonaro

Sem ter muito o que fazer, Bolsonaro boicota aqueles que lutam para manter vidas
(foto: Bahia.Ba)

O presidente negacionista da República do Brasil, Jair Bolsonaro, entrou com ação no Supremo Tribunal Federal – STF, com intuito de anular os decretos que regulam o isolamento social na Bahia, Rio Grande do Sul e Brasília. O presidente quer que os governadores não possam restringir atividades dos grupos enquadrados nas chamadas atividades não essenciais. Para os negacionista, como o presidente, essencial é toda atividade que tenha como base levar o alimento para a família. Ou seja, nada pode ficar restrito.

Na verdade, Bolsonaro está jogando para sua galera, segundo alguns jornalistas. Natuza Nery, jornalista da Globo News, fez um esforço argumentativo para dizer que Bolsonaro já não mais está preocupado em ter a maioria. Ao remar contra a maré, o capitão acena com o jogo de não querer perder o que já tem: seu exército de negacionistas. Apesar do raciocínio magnífico da jornalista, é preciso que entendamos de uma vez por todas que estamos diante de um homem insensato, desumano, cruel, raivoso, que detesta a raça humana. Para ele, ser humano é usar uma farda, ajoelhar-se aos seus pés e chamá-lo de mito. 

O Governador da Bahia, Rui Costa, já delegou à Procuradoria Geral do Estado a missão de contestar judicialmente o presidente. Duro é saber que nos aproximamos dos 3 mil mortos diariamente e, ao invés de agir como presidente de todos, Bolsonaro briga com aqueles que estão tentando salvar vidas. O próprio presidente parece em desespero com os números das últimas pesquisas e atira no próprio pé. Dos três governadores, o do Rio Grande do Sul e o de Brasília eram seus aliados. Mesmo com uma oposição mequetrefe, Bolsonaro parece cavar sua própria cova política.

Para Rui Costa, Bolsonaro vem boicotando o combate à Covid-19. “O problema, eu diria, não é o ataque e agressões aos governadores e prefeitos, o problema são os ataques à população. É a falta de sensibilidade e humanidade com a população brasileira. Se ele estivesse atacando a pessoa física dos governadores, até daria para entender, pela lógica da disputa política partidária. Agora, o que ele faz é uma atitude de completa desumanidade. O que ele fez ao longo da pandemia é um negócio inacreditável para um presidente da República. Quando a gente compara com outras nações do mundo, fica explícito (…) o que vemos é um menosprezo.”, afirmou o governador. 

Poucas & Boas: Olímpio morre com 2 ministros na saúde e Bolsonaro duvidando

 


Prefeitura de Heliópolis vai gastar 843 mil com carros, poços e advogada

Pelos gastos do contrato com a Bom Conselho, não deve faltar água na zona rural
(foto: PT no Senado)

Esta história de que Heliópolis está em fraca emergência administrativa é balela. A situação é grave apenas na saúde pública. Se depender de dinheiro, esse não faltará. É que o prefeito está esbanjando gastos e coragem. Usando a tal Dispensa Emergencial de Licitação, de nº D026/2021, parida do Processo Administrativo nº 031/2021, contratou a empresa Executa Construções e Locações de veículos, CNPJ nº18.288.413/0001-89, situada na Praça Edvaldo Nilo, nº 19, em Antas-Ba. A contratação envolve veículos diversos, com condutor, para uso pela secretaria de saúde. Claro, deve ser para o combate ao coronavírus no período de 9 de fevereiro a 10 de maio. Portanto, são 60 dias de contrato. Valor: R$ 251.505,03. Deve ser uma frota enorme de veículos porque, tirando os salários dos condutores, daria para comprar 5 veículos Mobi/Fiat, por exemplo, que dariam conta da demanda por vários anos.

Também, a prefeitura municipal de Heliópolis está carente de advogadas. Contratou, usando a velha e consagrada dispensa de licitação, Thaís Alves Santana Gonçalves Sociedade Individual de Advocacia, CNPJ nº 32.636.187/0001-00, localizada na Avenida Governador César Borges, nº 117, Centro - em Sítio do Quinto-Ba. Pelos inestimáveis serviços a nobre advogada receberá 110 mil reais até o fim deste ano, ou míseros 10 mil mensais, a partir de 8 de fevereiro passado.

Para fechar o leque de contratações respeitosas com o povo de Heliópolis, o prefeito municipal assinou contrato com a empresa Bom Conselho Serviços e Comércio, CNPJ nº 26.555.264/0001-03, situada na rua Antônio Pires de Almeida, nº 197-Sala, Centro, em Cícero Dantas-Ba. Ela vai ser responsável pela manutenção preventiva e corretiva de poços artesianos. Pelo valor do contrato, é provável que jamais haverá contratempos na distribuição de água potável na zona rural do município. A quantia é de R$ 481.853,26 e vai até o fim deste ano. Espera-se que não sejam contratos como aqueles da época do ex-prefeito Walter Rosário, ou iguais aos que o então vereador José Mendonça, quando presidente da Câmara Municipal, fez. Nunca é tarde lembrar que ele alugou o próprio carro ao Legislativo Municipal, além de receber diárias até para ir a Poço Verde-Se.  

Ontem, 2.800 pessoas morreram de Covid-19 no Brasil...

Parece que ninguém se importa mais com tantas mortes! (foto: Ig)

Ontem, 2.800 pessoas morreram de Covid-19 no Brasil enquanto o líder do governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP), deu uma entrevista à Globo News e disse que a situação da pandemia no Brasil “é até confortável”.

Ontem, 2.800 pessoas morreram de Covid-19 no Brasil enquanto o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ofereceu um jantar no Palácio Laranjeiras para o ministro da saúde que sai, Eduardo Pazuello, e o ministro da saúde que entra, Marcelo Queiroga. Foi um jantar movido a sorrisos e manifesta felicidade.  

Ontem, 2.800 pessoas morreram de Covid-19 no Brasil enquanto o futuro ministro da saúde Marcelo Queiroga voltou hoje (17) a pedir uma união nacional para enfrentar a pandemia. “Nós acreditamos na força da pesquisa, da ciência, do compromisso do serviço público”. Ele só não disse como vai convencer Bolsonaro a fazer isso. 

Ontem, 2.800 pessoas morreram de Covid-19 no Brasil enquanto o Tribunal Regional Federal da 5ª Região julgará hoje um recurso da União para que o governo e as Forças Armadas possam celebrar o golpe de 1964.

Ontem, 2.800 pessoas morreram de Covid-19 no Brasil enquanto o conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto foi reintegrado hoje ao TCE de Sergipe, 12 anos depois de ter sido afastado do cargo após suspeita de envolvimento com um grupo que fraudava licitações. Ele passará a receber um salário de R$ 39,2 mil mensais, segundo a Folha de São Paulo.

Ontem, 2.800 pessoas morreram de Covid-19 no Brasil enquanto o futuro ex-ministro da saúde diz que “o momento é bom com relação à nossa capacidade de combater a pandemia. Temos recordes de óbitos, mas isso acontece no mundo como um todo”, disse Pazuello há pouco. Ele argumentou que o Brasil ampliou a testagem diária da população, por isso houve um maior registro de óbitos. Se é assim, precisamos urgentemente para de testar a população. Os testes são assassinos!

Ajudante de ordens de Bolsonaro morre de Covid e Planalto esconde fato

Sargento Silvio Kammers morreu de Covid e Bolsonaro proibiu divulgação (foto: O Antagonista)

Não há mais no dicionário palavra que possa significar o absurdo que é a existência do governo Bolsonaro. Até morte a cúpula do Palácio da Planalto é capaz de esconder para que ações e palavras de Jair Bolsonaro não percam nexo ou lógica. Segundo o portal O Antagonista, e já confirmado por outros órgãos de imprensa, no início deste mês, morreu de Covid-19 o 2º sargento do Exército Silvio Kammers, supervisor da ajudância de ordens do gabinete pessoal de Jair Bolsonaro. No dia 9 de março, o cargo foi considerado vago, em publicação no Diário Oficial da União. 

Jair Bolsonaro, quando soube da morte do auxiliar, determinou sigilo absoluto sobre o caso. A Secretaria Geral da Presidência até que confirmou o falecimento, mas não revela o nome do funcionário, exatamente porque é bem próximo ao Presidente da República. É a primeira morte de um funcionário do Palácio do Planalto em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Na semana passada, O Antagonista revelou que em evento no Planalto, Bolsonaro defendeu o tratamento precoce e disse que desconhecia alguém da Presidência que houvesse sido internado.

As palavras de Bolsonaro soam como coisa de alguém inimaginavelmente doente, deixando a nação em constante perigo. E há pessoas que acreditam que haverá uma mudança de comportamento com a nomeação do novo ministro da saúde. Vejam o que disse Bolsonaro, mesmo com tantas mortes nesta pandemia:

Muitos têm sido salvos no Brasil com esse atendimento imediato, neste prédio mesmo, mais de 200 pessoas contraíram a Covid e quase todas, pelo que eu tenha conhecimento, inclusive eu, buscou esse tratamento imediato com uma cesta de produtos como a ivermectina, a hidroxicloroquina, a Anita, a Azitromicina, vitamina D, entre outros, que não tiveram sucesso, desconheço que uma só pessoa deste prédio tenha ido ao hospital para se internar.”

O remédio para o Brasil é o impeachment de Bolsonaro. E é urgente.

É hora do impeachment!!!

 


Ludhmila Hajjar: a mulher que não virou ministra por ser competente

A médica Ludhmila Hajjar foi rejeitada por Bolsonaro por ser competente. (Foto: Istoé)

Durante todo o dia de domingo (14), o Brasil acendeu a vela da esperança. Finalmente um nome com as credenciais perfeitas para assumir o Ministério da Saúde. A médica cardiologista Ludhmila Hajjar foi indicada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e referendada até por ministros do STF. Seu currículo é invejável. Ontem mesmo ela teve uma conversa com o presidente Jair Bolsonaro em Brasília. A reunião foi incomum porque lá estava o ministro que ela iria substituir. Foi um grande constrangimento. Segundo o portal Poder 360, ela deixou clara sua posição. Resumindo, fará tudo diferente do que pensa Jair Bolsonaro. O presidente estava visivelmente desgostoso com o encontro e marcou um outro para hoje. Não precisou, Ludhmila Hajjar enviou nota dizendo não aceitar o cargo.

Seria a salvação de Bolsonaro se ela aceitasse o cargo e se o presidente referendasse o seu nome. Bolsonaro só queira passar a ideia de que estava aberto ao diálogo e Arthur Lira sabe que ele jamais nomearia a médica, abrindo caminho para um político do Centrão. E por que se desperdiça um nome tão bom? Porque Ludhmila é competente e profissional. Ontem mesmo ela começou a receber ataques de radicais bolsonaristas. Ainda não tinha aceito o cargo e sua vida virou um inferno. Mas ela respondeu firme dizendo que não pertencia a grupo político nenhum. Disse que era uma médica! Para Jair Bolsonaro e sua trupe, o currículo pouco importa. Basta estar preparado para obedecer de forma confessadamente submissa.  

Caminhos do Brasil: Exu-PE a Araripe-CE

 


Bestialidade humana !

   José Socorro*


Fico a me perguntar como podemos nos comportar tão erroneamente dentro de uma situação complexa, que abrange todo o mundo? Assistindo, vivendo isso na prática a cada plantão, vejo o descaso da nossa espécie e a falta de amor próprio, que tem como fator devastador a morte de milhões de pessoas.
O que vemos a todo momento são relatos reais dos mais variados scripts das cenas dos clássicos filmes de dramas. Como nos cinemas, lá estão os atores heróis e os vilões.
Nessa pandemia, presente de forma incisiva em nosso cotidiano, estamos presenciando cada fato surpreendente, e o mais que me chama atenção é ouvir a todo momento os apelos das pessoas que praticam o bem, para que cuidemos da nossa própria vida. Orientam de todas as formas, mostrando a realidade a todo instante.
Mas!!!! Uma grande parte procura fazer o oposto de tudo aquilo que é voltado para o nosso bem individual e coletivo. Alguns provocam aglomerações, como forma de desafiar o estado, com doses fatais de irresponsabilidade. Isto por vezes não os matam, porém está levando seus pais, os avós, os filhos e demais pessoas do seu convívio.
Visualizamos cenas como essas, por vezes para nossa tristeza se tornar mais absoluta. Daqui a uma semana vamos ouvir e até saber que pessoas do nosso convívio morreram em domicilio por falta de leitos, quiçá até eu ou você.
Toda essa demanda atual é reflexo das festas clandestinas do período carnavalesco. O colapso se dá porque um leito de UTI fica ocupado por dias ou meses. Como os atos suicidas não cessam, estamos pintando esse quadro negro.
O grande artista da maldade nunca vai sentir falta de matéria prima, que é nossa ignorância, para que cada dia seu quadro aumente, e seja o mais notado do nosso século. Será lembrado por gerações. A todo o momento fornecemos ao pintor as mais opções e faces.
Se o mesmo deseja pintar um rosto idoso, adulto, jovem ou até mesmo de criança, a nossa insensatez fortalece o artista do quadro negro, o quadro da morte.
Não é preciso esperar que alguém implore para nos salvar. Isso tem que partir de forma individual para salvar a coletividade. Não é falta informação, é ignorância ao extremo.
Os profissionais de saúde estão dando o melhor de si. Alguns agentes públicos estão tentando e implorando à população. A mídia vem a todo o momento mostrando a realidade. Mas a decisão final fica a critério de cada um. Procuremos fazer o correto. O imediatismo não é uma boa opção, em especial nesse momento.
* José Socorro é servidor público da área da saúde e colaborador do Contraprosa.