Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

A Foto do Fato: O início da era do ex!

     A imagem mostra um dos momentos de euforia de um comício na cidade de Heliópolis, no ano de 2008. Disputavam a eleição o então prefeito José Emídio Tavares, pelo PSDB, Walter Rosário, pelo PCdoB, e Gama Neves, pelo PR. A foto registra um comício do então prefeito, que disputava a reeleição. A foto não só marca o momento da certeza da vitória como esconde a péssima administração que fazia o já não mais popular Zé do Sertão. O resultado foi a vitória do estreante Waltinho do Banco do Nordeste que, apesar de saber contar dinheiro, fez uma das mais desastrosas administrações do município, a ponto de até baixar por aqui a Polícia Federal. Depois de duas desgraçadas gestões, uma apenas razoável passagem do Ildefonso Andrade Fonseca por 8 anos pela prefeitura de Heliópolis foi transformada numa época de glória. Agora, todos que participaram daquela disputa majoritária viraram ex, com poucas chances de voltarem ao topo do pódio da política municipal.
              (Foto: Landisvalth Lima)

E se Rui Costa for demitido?

A demissão de Rui Costa colocará Arthur Lira como guardião do governo Lula no Congresso. (Foto: Jornal da Cidade)

Três fatos hoje mostram que estamos longe do fim da polarização que abalou nossas estruturas democráticas na última eleição. Se formos procurar as razões, as causas, chegaremos à chegada de Cabral por estas terras. O Brasil precisa ser reinventado. Olhando para um lado e para outro só se vê briga e confusão. O país está mergulhado numa divisão temperada pelo ódio, tendo como protagonistas dois grupos que já esgotaram todas as fórmulas do uso do Estado para favorecer grupos poderosos e vender a imagem de salvadores da pátria. Os seus seguidores ainda se digladiam nas redes sociais, embora em números consideravelmente menores.

Neste início de semana, três fatos contribuem para aumentar a nossa descrença numa solução a curto prazo. Primeiro, fala-se sobre uma possível saída do ministro Rui Costa, da Casa Civil, após uma reunião do presidente Lula e o presidente da Câmara, Arthur Lira, na última segunda-feira (05). O ministro da Casa Civil, Rui Costa, está em situação delicada no Palácio do Planalto após um fala sua sobre ser a Capital Federal uma ilha da fantasia. Rui ainda questionou a mudança da capital para o Centro-Oeste, segundo ele, distante dos problemas maiores do país.

O segundo fato não é coincidência, como parece ser, e envolve o presidente da Câmara dos Deputados. Arthur Lira foi denunciado em 2019 por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido, em 2012, propina de ex dirigente da CBTU. Curioso é que, por unanimidade, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) acompanhou o voto do relator André Mendonça e rejeitou a denúncia contra o presidente da Câmara dos Deputados, um dia após reunião com Lula.

Por fim, vem a chegada de Lula aqui na Bahia. O presidente foi recepcionado com vaias, nesta terça-feira (06/06), durante a abertura da 17ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano. Algumas pessoas chegaram a fazer coro e chamar o petista de “ladrão”.

Os fatos se interligam. Se Rui Costa for demitido, Arthur Lira será o sustentáculo do governo Lula no Congresso, como foi feito com o governo Bolsonaro. Isto fará aumentar a ira dos bolsonaristas, que sabem como o petista está tentando reverter a situação e sair das cordas. O desconto para comprar carros, caminhões, ônibus e vans foi uma clara demonstração do petista de, se for necessário, esvaziar os cofres para ter o domínio total das rédeas da administração. Mas será que isso não é também uma demonstração de que os poderosos sempre vencem? Que nada foi mudado de fato? Que tudo é mais um jogo de ilusão e que o país apenas espera estourar uma crise real neste progressismo artificial?