Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Malhada - Cidades do Velho Chico 19

Malhada é um município do Estado da Bahia que nasceu em frente à foz do rio Carinhanha, quando este alimenta as águas do rio São Francisco. O nome teve essa origem pelo fato de que era um lugar de descanso dos rebanhos. Seu território pertencia ao município de Carinhanha e os primeiros habitantes foram os índios Caiapós. O território foi povoado por atividades em torno do Velho Chico, inclusive a criação de gado. Numa divisão administrativa feita em 1911, Malhada figurava como povoado de Carinhanha, virando distrito somente em 31 de dezembro de 1937.

Como inúmeras povoações surgiam ao longo do São Francisco, principalmente após a libertação dos escravos, além de Malhada surgem os distritos de Iuiú e Parateca. Daí, nasce a Lei Estadual nº 1563, de 29 de novembro de 1961, que desmembra de Carinhanha os três distritos para formar o município de Malhada. A instalação só ocorreu em 7 de abril de 1963. Como município de Iuiú foi criado em 1989, Malhada fica reduzido a dois distritos: a sede e Parateca. Em 22 de setembro de 1993, é criado o distrito de Canabrava e anexado ao município de Malhada. Também há povoados importantes que contribuem para o seu crescimento econômico, dentre eles a povoação de Julião, às margens da BR 030.

Dos três distritos, um está comprovado ser uma comunidade quilombola: Parateca, uma localidade que ganhou corpo nos fins do século XIX e ainda hoje é possível ver as ruínas da antiga Igreja do Arraial da Parateca, registro vivo do processo de ocupação do sertão do São Francisco. A área de Malhada é enorme e ocupa 1.979,193 km², abrigando uma população de 15.398 habitantes, com uma densidade demográfica de 7,8 pessoas por km².  Malhada faz limites com Bom Jesus da Lapa, Palmas de Monte Alto, Serra do Ramalho, Carinhanha e com o norte do Estado de Minas Gerais.

O potencial econômico de Malhada é muito grande. Sua localização geográfica à margem do Rio São Francisco e também do Rio Verde Grande, que marca a divisa entre Bahia e Minas Gerais, permite preservar os pilares da sua existência sustentados pela pesca, agricultura e pecuária. Apesar de sua localização na região semiárida do sudoeste baiano, a presença dos rios permite a formação de lagoas nas cheias, o que ameniza a convivência com o clima seco. Para se chegar à Malhada, os caminhos passam pelas BAs 160 e 161 e pela BR 030, todas em condições boas de trafegabilidade.