Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Governo gasta 13,5 milhões só para avaliar seu desgoverno!

Jair Bolsonaro está torrando dinheiro público para garantir sua reeleição. (Foto: Jota)

Só mesmo no Brasil isso acontece, mas é mais uma aberração do governo e que não vai dar em nada. O Tribunal de Contas da União (TCU) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a Corte acompanhe o uso eleitoreiro de uma pesquisa de opinião milionária contratada pelo governo Jair Bolsonaro em março deste ano. Na verdade, foi a indesejável imprensa que denunciou todo o esquema. O portal O Antagonista revelou que a Secretaria de Comunicação pretendia gastar até R$ 20 milhões para saber como a população avalia a atual gestão, os programas executados até o momento e quais são as “preferências dos cidadãos sobre temas relevantes da agenda nacional”. Em março, o governo federal fechou contrato com duas agências no valor total de R$ 13,5 milhões.

Todos sabemos que a conta será paga por nós para termos a certeza de que o governo não governa. A contratação foi alvo de representação do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)) e do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP). Nesta quarta-feira (04), em julgamento em plenário, o relator do processo, o ministro Walton Alencar Rodrigues, reconheceu que havia indícios de desvio de finalidade na pesquisa encomendada pela Secom. Viva!

 “É forçoso reconhecer que os resultados obtidos em pesquisa de opinião tão ampla têm clara utilidade para elaboração de campanhas eleitorais e para balizamento dos comportamentos dos candidatos (...) Dado o momento de realização da contratação, no último ano do atual governo, e suas características, não é possível afastar o risco de que os resultados das pesquisas sejam utilizados de forma indevida, para subsidiar a campanha eleitoral do excelentíssimo senhor presidente da República, que é, notoriamente, candidato à reeleição”, disse o ministro.

A questão é saber se essa trocentéssima denúncia contra o governo Bolsonaro vai dar em algum lugar. Não vai, mas alimenta a candidatura de Lula. Querem o mal lavado e não o sujo. 

Alerta aos jovens!

Cerb instalará poço artesiano do CEJDS

Finalmente o poço artesiano do CEJDS será instalado pela Cerb. (Foto: Landisvalth Lima)

Uma boa notícia para o Colégio Estadual José Dantas de Souza – CEJDS. Nesta quarta-feira (04), engenheiros da Cerb – Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia, estiveram na escola e anunciaram que a equipe de instalação de poços artesianos estará, a partir da semana seguinte, presente em Heliópolis para instalar definitivamente o poço artesiano da escola. Os engenheiros pediram que os responsáveis pelas obras de ampliação do CEJDS indicassem o melhor lugar para instalação do reservatório de água. Finalmente a escola não terá mais os perrengues costumeiros com a falta de água comum em épocas de alta demanda.

Lula e Bolsonaro empatados em fazer asneiras!

Lula parece querer superar Bolsonaro na prática de asneiras. (Foto: Brasildefato)

A disputa entre Lula e Bolsonaro para ver quem comete mais besteiras está ligeiramente empatada. Esta semana, até seus aliados começam a soltar notas na imprensa para alertar o companheiro das burrices que vem praticando. Tudo começa com a divulgação do relatório da Comissão de Direitos Humanos da ONU. Ao invés de usá-la de forma a amainar seus opositores, foi desafiar o governo para que dissesse como "reparar" o mal que o estado fez a ele. Mas Lula se esquece de que ele não foi inocentado de nada. Todos os processos estariam ainda abertos, não fosse a bendita prescrição. Ainda insatisfeito com a sorte, Lula vive a bradar o ex-juiz Sérgio Moro como seu antagonista. Moro já nem é mais candidato a presidente, mas insistem em elegê-lo como o adversário a ser batido. O eleitor de Moro, em boa parte, que seria destinado ao voto em branco, está migrando para Bolsonaro e o adversário real cresce. 

Outro tiro fora do alvo de Lula foi acusar Volodymyr Zelensky de querer a guerra da Ucrânia e ser tão responsável por ela como Putin. A ideia é tão absurda e grotesca quanto acusá-lo de nazismo, apesar de ser judeu. Em nota no jornal O Globo, aliados do ex-presidente avaliam que petista foi infeliz ao concentrar críticas no presidente da Ucrânia sobre a guerra. Difícil será encontrar algum momento em que Lula acertou nesta temporada. Por ter o poder demasiado e ser endeusado, os erros acabam tomando conta do ambiente e criando um clima de superioridade, vivendo num mundo à parte, falando o que dá na telha, e sendo aplaudido por seguidores cegos. Neste ponto, não fica devendo nada a Bolsonaro. É verdade que Lula está na frente, mas se o público perceber que os principais adversários são iguais no comportamento, pode caminhar para o conformismo do "tanto faz" ou "tudo é igual mesmo" e a coisa degringolar.