Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Empresários e políticos são vacinados clandestinamente

Além dos fura-filas, agora enfrentamos a vacinação clandestina.
(Foto: Sindsemp-RN)

Dois flagrantes mostram a dimensão do nível moral, ético e profissional do nosso país. No jornal O Estado de São Paulo foi publicado um vídeo de uma funcionária da secretaria de Saúde de Belo Horizonte registrando pessoas sendo vacinadas em uma garagem da cidade. Nesta quarta-feira (24) a revista Piauí revelou a vacinação clandestina de empresários e políticos mineiros. Um dos vacinados foi o ex-senador Clésio Andrade, que admitiu à revista ter sido vacinado fora do SUS. A vacina é da Pfizer, já autorizada para ser aplicada no Brasil. Embora qualquer empresa possa comprar vacinas, pela lei, tem que ser doada ao PNI - Programa Nacional de Imunização. A Polícia Federal está investigando.

Os dois eventos revelam a sociedade em que vivemos. Parece que chegamos ao tempo do salve-se-quem-puder. A lentidão das ações governamentais e a velocidade da propagação do vírus estão revelando as nossas mazelas institucionais e humanas. Estamos longe daquilo que se possa chamar de civilização moderna. Esta pandemia será um divisor de águas entre o Brasil utopicamente justo e humano e o Brasil que vem por aí, que a gente ainda não sabe bem o que é. Poderemos dar passos enormes na direção do progresso ou revelaremos a nossa mais cruel face da barbárie. 

 

Professor de Ribeira do Amparo pagará pela incompetência de Germano


 

Após 1 ano e 300 mil mortes....

Só um ano depois e 300 mil mortes organizam um comitê
para o combate à Covid-19. (foto: Senado)

Depois de um ano e 300 mil mortes, os homens que comanda o República Federativa do Brasil se reuniram em Brasília para criar um comitê nacional para acompanhar as ações de enfrentamento da pandemia da Covid-19. No mesmo dia, a OAB, finalmente, entrou com uma representação contra o Presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal, por crimes cometidos no combate à pandemia. Por fim, para mostrar que existe oposição por aqui, o deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e nove colegas de partido registraram notícia-crime contra Jair Bolsonaro, acusando o presidente de homicídio por omissão imprópria e prevaricação. O deputado alega que Bolsonaro recusou em 2020 uma proposta de 70 milhões de doses de vacinas da Pfizer. O contrato com a farmacêutica só foi assinado na sexta passada (19). Já o comitê buscará as soluções para os problemas na gestão da pandemia e ouvirá a comunidade médica para um tratamento precoce que não existe, ou o lockdown, que só é polêmico para os negacionistas.

A solução mesmo não foi tratada: Impeachment. Bem que o presidente poderia facilitar nossa vida e renunciar. 

Corrupção, negacionismo e o vírus estão vencendo

A situação é crítica e parece insolúvel. (foto: História e Curiosidade)

Hoje foi um dia difícil. Queria escrever um texto grande e profundo. Não consigo. Corruptos encurralam um juiz, o presidente mente na televisão, ainda não há nada que nos garanta uma coordenação séria para combater a Covid-19 e 3.158 pessoas tombaram nos túmulos nas últimas 24 horas. Não há muito o que dizer.

A corrupção, o negacionismo e o vírus estão vencendo.

Covid-19 já matou na Bahia o equivalente à população de Ribeira do Amparo

A epidemia de Covid-19 na Bahia se alastra por todo estado. (foto: Correio)

O município de Ribeira do Amparo tem 14.267 habitantes, de onde originou o município de Heliópolis. Para termos uma dimensão do estrago que a Covid-19 está fazendo na Bahia, quase a população inteira da Ribeira foi dizimada em pouco mais de um ano de pandemia. O  boletim epidemiológico desta segunda-feira (22) foram registrados 1.598 casos de Covid-19. Dos 770.430 casos confirmados desde o início da pandemia, 740.434 já são considerados recuperados, 15.772 encontram-se ativos e 14.224 tiveram óbito confirmado, quase a população total de Ribeira do Amparo.

Veja os casos oficializados na nossa região de saúde. (Imagem: Sesab)


Na nossa regional Nordeste de saúde, Alagoinhas e Catu lideram o número de contaminados, ficando Ribeira do Pombal na terceira colocação com 2.130 casos oficializados pela Secretaria de Saúde da Bahia. Heliópolis, que estava em último lugar no início da pandemia, ultrapassou 8 municípios e aparece agora na 25ª colocação com 329 casos oficializados. Na regional de saúde Centro-Leste, Serrinha apresenta quase 4.700 casos. Conceição do Coité já beira os 6.700 contaminados. Oficialmente, Ribeira do Pombal tem 34 mortos, Serrinha 33, Conceição do Coité 26, Tucano 20, Cícero Dantas 20, Fátima 9, Heliópolis 5 e Ribeira do Amparo 3. No município vizinho de Poço Verde, já no estado de Sergipe, são 1.265 contaminados e 29 óbitos. Nos boletins divulgados pelas prefeituras, estes números são bem maiores.
Quantidade de contaminados em Conceição do Coité assusta.
(Imagem: Sesab)


Senadores pedem socorro ao mundo, mas não querem saída de Bolsonaro

Não se sabe o que impede o impeachment de Bolsonaro. (Foto: Senado)

O jornalista Diego Amorim publicou postagem no portal O Antagonista revelando que 65 senadores decidiram se mexer para pedir socorro ao mundo em meio ao agravamento da pandemia da Covid no Brasil. Entretanto, o presidente da casa, Rodrigo Pacheco, continua dizendo que a CPI da Covid-19, para apurar crimes cometidos pelo governo federal, está “pendente de análise”. Parece que os senadores estão jogando para a pleteia, quando a solução definitiva é o impeachment de Jair Bolsonaro.

Esta é mais uma tentativa de solucionar o problema com paliativos. Na semana passada, o presidente do Senado pediu à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, autorização para que o Brasil compre vacinas contra a Covid estocadas e sem previsão de uso em solo americano. A iniciativa é da senadora Kátia Abreu (PP), que preside a Comissão de Relações Exteriores, assumindo funções que são do Ministério da Saúde.

Os senadores escreveram uma “moção de apelo à comunidade internacional”, que, segundo apurou O Antagonista, será entregue a países do G-20, à ONU e à OMS, à OCDE, ao Parlamento Europeu, ao Congresso dos Estados Unidos, a embaixadores do Brasil no mundo e embaixadores estrangeiros no Brasil, ao Parlamento do Reino Unido, a empresas estrangeiras produtoras da vacina contra a Covid, às Comissões de Relações Exteriores dos principais países e à imprensa internacional. Com 65 senadores, não seria mais fácil cassar o presidente?

Veja a Moção na íntegra:

“MOÇÃO DE APELO À COMUNIDADE INTERNACIONAL

No momento em que a sombra nefasta da morte paira sobre milhões de brasileiros, e que novas formas do vírus da Covid 19 se tornam uma assustadora ameaça global, apelamos à comunidade internacional.

O Brasil se tornou o epicentro mundial da pandemia. Dados confirmados pela OMS mostram que superamos nesta semana a alarmante média móvel de 72 mil novos casos e mais de 2 mil óbitos por dia.

O país reclama atenção emergencial do mundo. Nosso ritmo de imunização é insuficiente para conter a propagação da doença. Até o momento, menos de 5% dos 210 milhões de brasileiros foram vacinados. Dependemos de vacinas e insumos farmacêuticos ativos (IFA) importados, que chegam em ritmo lento, se comparado ao desafio posto pela segunda e devastadora onda da pandemia no Brasil.

Nesta crise sanitária sem precedentes que atinge o mundo, barreiras fronteiriças não nos podem proteger da propagação do vírus e do surgimento de possíveis variantes. A única defesa é a cooperação internacional, com a vacinação urgente de nossa população.

Semelhante situação impõe ao Senado Federal a tarefa de fazer aos demais países um doloroso alerta: o avanço da pandemia no Brasil representa risco real para o mundo.

Deixar que o povo brasileiro continue a morrer sem vacinas significa uma agressão a todas as tradições humanas. É o oposto de tudo o que a civilização representa. Destrói os princípios de convivência humana. Impõe o medo e compromete a tranquilidade e segurança de todos os países.

Em todos os momentos dramáticos da história do mundo o Brasil deu sua contribuição. Agora, precisamos contar com a comunidade internacional, em especial dos países produtores de vacinas, bem como dos detentores de estoques estratégicos.

A ordem internacional pode mostrar que é capaz de enfrentar os desafios com uma visão grandiosa, baseada na paz, na solidariedade, na tolerância, e na razão que é a matriz de todo o direito. Só assim vamos seguir adiante com o fortalecimento de uma consciência de cidadania planetária, alicerçada em valores universais.

Assinaram o documento até aqui os senadores Mecias de Jesus, Simone Tebet, Izalci Lucas, Kátia Abreu, Davi Alcolumbre, Carlos Viana, Randolfe Rodrigues, Carlos Fávaro, Eliziane Gama, Fabiano Contarato, Veneziano Vital do Rêgo, Jayme Campos, Nelsinho Trad, Alessandro Vieira, Renan Calheiros, Angelo Coronel, Nilda Gondim, Flávio Arns, Zenaide Maia, Alvaro Dias, Omar Aziz, Soraya Thronicke, Marcos do Val, Sérgio Petecão, Chico Rodrigues, Otto Alencar, Confúcio Moura, Oriovisto Guimarães, Weverton Rocha, Tasso Jereissati, Mailza Gomes, Paulo Paim, Eduardo Girão, Paulo Rocha, Rose de Freitas, Eduardo Braga, Styvenson Valentim, Acir Gurgacz, Humberto Costa, Jaques Wagner, Rogério Carvalho, Jean Paul Prates, Jorginho Mello, Leila Barros, Antonio Anastasia, Lucas Barreto, Luiz do Carmo, Marcelo Castro, Vanderlan Cardoso, Roberto Rocha, Marcos Rogério, Carlos Portinho, Rodrigo Cunha, Jorge Kajuru, Telmário Mota, Plínio Valério, Zequinha Marinho, Wellington Fagundes, Romário, Mara Gabrilli, Ciro Nogueira, Jader Barbalho, Reguffe, Lasier Martins.

Vitória da Conquista será administrada por uma mulher

Sheila Lemos e o desafio de administrar a 3ª maior cidade da Bahia.
(foto: Instagram pessoal)

Com a morte de Herzen Gusmão, toma posse nesta segunda-feira a vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), substituta legal. A Câmara Municipal do município marcou para esta segunda-feira a posse, após declarar a vacância no cargo. Ana Sheila Lemos Andrade é divorciada e empresária, nascida a 29 de junho de 1972. Ela e Gusmão venceram o pleito no segundo turno derrotando Zé Raimundo (PT) por quase 15 mil votos de diferença. A posse será realizada de forma presencial, às 10h, no Plenário da Câmara Municipal, com a presença apenas da prefeita, de vereadores e secretários municipais, além da imprensa.

Herzem Gusmão foi vítima da Covid-19
(foto: Farol News)

O prefeito Herzem Gusmão morreu vítima da Covid-19 após passar na quinta-feira (18) no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internado há quase três meses. Seu corpo foi sepultado na noite deste sábado (20), em cerimônia reservada a familiares e amigos, no jazigo da família Gusmão, no cemitério da Saudade. Herzem Gusmão nasceu em Vitória da Conquista, em 02 de junho de 1948. Era casado, tinha 72 anos e foi radialista sempre. Antes de ser prefeito, foi Deputado estadual.

Por uma nação sem reis e sem bobos

Os bobos são os sustentáculos ideológicos dos reis. Não pensam,
apenas difundem o pensar do monarca. (foto: Pngegg)

Um texto de Luiz Fernando Veríssimo lembra que muitos reis e líderes políticos chegaram a bobos, mas nunca um bobo virou líder ou rei. Associo este pensamento a um conto de Machado de Assis, Aurora sem dia, que tem como protagonista o Luís Tinoco, sujeito vítima de uma ideia fixa. Com estas preciosidades nas mãos, posso tentar entender o que permeia nosso convívio em pleno século 21, a ponto de percebermos que, apesar de termos feito tanto, ainda somos os mesmo e vivemos como nossos antepassados, ampliando no tempo a máxima de Belchior.

É difícil escrever sobre o presente porque sempre ficamos tentados a tomar algum partido. Numa época dicotômica entre o nós e o eles, todos os vós serão execrados. Não há espaço para o desvio de pensamento. É como se fôssemos um trem caminhando para o futuro, deslizando sobre dois trilhos. Ora olhamos para a direita, ora para a esquerda. Não percebemos que a velocidade é a mesma e que o trem não é um Bala, mas uma Maria Fumaça. E são vários os fatores que empurram esta marcha lenta: os reis, os bobos e os assessores. Estes últimos estão espalhados na mídia, na prestação de serviços, nos cargos comissionados ou nos esperançosos de um dia ocupar tais espaços.

Dos assessores falaremos em outra época. Hoje, vamos nos dedicar aos reis e aos bobos. E aqui é preciso entender reis como aqueles que estão, mesmo temporariamente, assumindo cargos de comando ou liderando o lado oposto, sem necessariamente ser, de fato, oposição. Sei que parece confuso entender, mas Bolsonaro e Lula representariam os dois trilhos. Nesta análise não entram outros desejosos de reinar, por exemplo, Ciro Gomes, Sérgio Moro e demais. O ex-governador do Ceará tenta desconstruir os dois trilhos para, no futuro, ser um deles. Já o ex-juiz seria o reformulador dos dois trilhos e, sobre eles, colocaria uma nova e moderna locomotiva, mas isso ninguém quer. Seria tirar o doce já na boca da criança. Os demais repetem Ciro, com diferentes nuances.

Os dois reis deste texto estão enferrujados. Com discursos repetitivos, recebem o feedback dos bobos da corte. Como o bobo aplaude, o rei repete. Como a nenhum bobo é dado o direito de pensar, mas de apenas repetir o que o rei fala, sem questionar, os reis vão continuar sua ladainha. Palavras como comunista, fascista, imperialista e outras soam falsas num mundo globalista como o nosso. Quando são pronunciadas, o que mais aparecem são as rugas. Um rei está velho, no sentido ideológico e não físico, quando, para acalentar seus bobos, pregará mais o passado que o futuro. Populismo e descrença na ciência são fortes sinais de envelhecimento ideológico.

Os bobos? Bem, estes são divertidos para os reis e trágicos para a evolução do mundo. Quanto mais bobos habitarem este país, mais longe estaremos da mais perfeita sociedade possível. Eles não são maus, mas podem virar uma arara se o rei quiser. São humanos e cordiais, mas podem virar truculentos e raivosos por determinação e vontade do rei. Os bobos são a voz amplificada do todo poderoso no trono e foram feitos para não pensar: animam o rei e propagam suas ideias. Odiar o outro, o STF, Sérgio Moro, as vacinas, a ciência, os homossexuais, os artistas etc, sem conhecimento de causa, é típico dos bobos.

Os assessores, oportunistas da hora, criam mecanismos ideológicos com seus reis e difundem para a massa de bobos. Um assessor pode virar rei, um rei pode continuar rei por muito tempo. Assessores e reis podem um dia virarem bobos, mas um bobo jamais virará rei, exceto se ele se rebelar e começar a raciocinar. Precisa ter, acima de tudo, conhecimento e usá-lo para o bem comum. Se um ser pensante, que um dia foi bobo, chegar ao trono, não pode agir como os reis que temos. Este ciclo tem que ser quebrado. Precisamos de mais seres pensantes para corrermos velozmente num trem bala em direção ao futuro, numa velocidade tal que nem percebamos os trilhos.

Não há necessidade dos bobos tomarem a consciência de Luís Tinoco. Por anos, o personagem machadiano alimentou o desejo de ser poeta de renome. Um dia, tomado de forte realidade, percebeu que seus poemas eram pobres e que ele não nasceu para a coisa. Luís abandonou tudo. Os bobos precisam continuar, de uma forma ou de outra, inertes intelectualmente para alimentar os reis, ou, com pensamento crítico desgarrado das ideologias aprisionadoras, para alimentar o surgimento de uma nova sociedade. Só assim teremos uma nação sem bobos e sem reis.  (Landisvalth Lima)