Exclusivo!

Lena morreu!

Paiaiá, em Nova Soure-Ba, realizará sua 3ª Festa Literária Internacional na maior biblioteca rural do planeta!

Em época de fake news, o título dessa reportagem se enquadraria bem numa mentira. Só que não! É a mais pura verdade! Sim! Um pequeno povoado, com apenas 700 habitantes, tem a maior biblioteca comunitária rural do planeta Terra e, para mostrar o seu nível de confiança no futuro dos povos e nações, ainda vem realizando uma festa literária de amplitude internacional – a FliPaiaiá – que chega agora na sua 3ª edição. O evento está marcado para os dias 27 a 30 de julho. Mas antes de saber a programação, é preciso entender como tudo começou. Foi um morador de Paiaiá, o hoje professor aposentado da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Geraldo Prado, que teve a ideia de criar a biblioteca no lugar onde nasceu. Toda a história será relatada em um vídeo no canal do Contraprosa e também neste portal.

Quanto à FliPaiaiá, a abertura será na quarta-feira, 27 de julho, e será feita pelo criador da Biblioteca e diretor geral do FliPaiaiá – Geraldo Prado. Toda a programação que envolve debates e palestras neste dia será virtual e terá início a partir das 18 horas. Por volta das 22 horas, será a vez da apresentação do circo Kadoshy, de forma presencial. O homenageado deste ano é o escritor baiano Dias Gomes, também conhecido pelas novelas como Roque Santeiro, Irmãos Coragem e o seriado Carga Pesada. Debaterão sobre o escritor homenageado e outros temas Geraldo Prado, Albino Rubim, Tom Torres, Ruy Espinheira Filho e Lena Vania Ribeiro Pinheiro.

Na quinta-feira, tudo será presencial lá no Paiaiá. Estão programadas apresentações artísticas dos alunos da Escola Municipal do Paiaiá, desfile pelas ruas do povoado com artistas do circo Kadoshy, roda de conversa sobre Biblioteca do Paiaiá, com Vagner Santos, Áurea Pereira da Silva, Ieda Fátima da Silva e Charlete Carvalho Santos. Ao longo do dia serão feitas homenagens a Dias Gomes, rodas de conversas, minicursos, palestras e apresentações, com Luiz Eudes, Marcelo Torres, João Lopes Filho, Isaac Costa, Carlos Alexandre, Lucas Lamonier, Niclécia Gama, Arivaldo Prado, Carina dos Santos, Geraldo Moreira Prado, Ladaliza Gonçalves Teles, Zanilza Souza Ventura, Ana Paula Carneiro, Gilcimar Pereira, José Agnaldo, Valter de Arruda Sampaio, Marcos Lopes, Samuel Costa, Verônica Alves, José Erenilson, Ranieri Caitano, André Dantas, Katia Brito, Iraci Gama, Tom Torres, Tarcia Clara, Décio Torres Cruz.

Na sexta-feira segue também a programação presencial com Contação de histórias, literatura infantil, apresentação de coral, roda de conversas, bate papos, apresentação de projetos, palestras e lançamento de livros. Participarão Niclécia Gama, Ana Paula Carneiro, Eraldo Miranda, Coral de Libras de Nova Soure, Grupo Renascer e Esperança, Décio Torres Cruz, Tonho do Paiaiá, Wilson Caitano, Darlan Zurc, Tom Torres, Luiz Eudes, Fábio Bahia, Cacique Juvenal Payayá, Luiz Eudes, Antônio Carlos, Geraldo Prado, Ana Paula Carneiro, Túlio Carapíá, Catieli Pereira, Rayssa Ramos, Vitória Gisele, Jackeline Marques, Jaqueline Moreira Prado, Stefanny Ramos, Kauã Zhayon e Danilo Ferreira, José Erenilson, Rafael Xururu-Kiriri, Juvenal Payayá, Lima Trindade.

No último dia da FliPaiaiá, no sábado, 30 de julho, quase tudo será virtual. O dia será de várias palestras virtuais, envolvendo temas que vão desde Dias Gomes, Castro Alves, produções literárias, literatura indígena, relações literárias entre Brasil e África, as telenovelas e também a Semana de Arte Moderna. Participarão Franklin Carvalho, Arivaldo Prado, Saulo Dourado, Maria José Oliveira Santos, Ernesto Moamba (de Moçambique – África), Lígia Chiappini (escritora e professora da Freie Universität Berlin), Gundo Rial y Costas Geuss (professor da Freie Universität Berlin), Rafael  e Walnice Nogueira Galvão. Pela noite volta o presencial com o circo Kadoshy, apresentações culturais de samba de roda e forró.

Além disso, teremos uma parte dedicada a pessoas que serão homenageadas, com apresentação de Dom Paulo Romeu Bastos, na sexta-feira pela noite. Além da apresentação da quadrilha junina Pé Quente, de Nova Soure, e apresentações musicais. Durante todos os dias haverá, Biblioteca de Extensão, presença da Fundação Pedro Calmon, da Casa do Poeta de Alagoinhas que fará Exposição e vendas de livros dos membros da entidade. 

Também haverá espaço para a Aldeia Kiriri, exposição permanente de artesanatos, exposição e venda de livros da Nabi Editora e Plataforma Digital, NTE17 - Território Semiárido Nordeste II e sua Exposição de trabalhos desenvolvidos pela entidade, presença do Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II, da Biblioteca Municipal Marechal Rondon (Olindina) e oficina de informática com os professores Camila Mirela da Silva Santana e Lucas Almeida Quintela. Veja a seguir a programação Completa:


Severiano Alves em Heliópolis com baixa participação de professores!

Teresa de Eliziário morreu em Salvador

Teresa era Josefa Alves e tinha 62 anos. (Foto: Divulgação)

Ela sempre foi conhecida pelo nome de Teresa, mas seu nome de batismo era Josefa Alves dos Santos, esposa de Eliziário, da localidade de Maria Preta, em Heliópolis. Vítima de um câncer violento, Teresa faleceu na madrugada desta quarta-feira em Salvador, para onde foi levada às pressas após a constatação da gravidade da doença. Muito conhecida na comunidade, Teresa nasceu em Ribeira do Pombal, em 12 de março de 1960. Tinha, portanto, 62 anos. Muitos dos seus vizinhos, amigos e parentes ficaram chocados com a notícia. 

O professor Eraldo Neves disse no Facebook que, por 38 anos de existência, Tereza foi a vizinha mais próxima da Família dele. “Uma mulher, uma mãe, uma avó , uma amiga exemplar . Aquela que podíamos contar em todas as horas e a qual eu fazia questão de visitar sempre que chegava em Heliopolis. As tardes divertidas passei em sua casa, as conversas sobre os mais variados assuntos sempre regadas ao seu delicioso cafezinho, o riso solto, o bom humor, sua força e seus ensinamentos e, sobretudo, a solidariedade incondicional aos meus pais ficarão para sempre vivos na minha memória. Sua partida repentina deixa uma lacuna enorme no coração de todos que tiveram a honra de conviver com ela.”

O corpo de Josefa Alves dos Santos chegou à localidade de Maria Preta nesta quarta-feira, por voltas das 18 horas, e está sendo velado na residência da família. O Sepultamento está marcado para ser nesta quinta-feira, às 8 horas e o corpo seguirá para o cemitério do povoado Tanque Novo. Além do esposo Eliziário, Teresa deixa os filhos Elisângela, Graziela, Lucas e Edmir, também mais três netos.

Poço Verde: Professores capitulam. Iggor dá apenas 15,24% no Piso do Magistério!

Apesar da proposta ser inferior à Lei do Piso, os professores de Poço Verde -SE aprovaram os 15,24%. (Foto: Sintese)

 Num passado não muito distante, uma sigla metia medo nos administradores públicos: SINTESE. Até mesmo o finado Marcelo Deda provou o amargo gosto do ato de peitar a luta dos professores por melhorias na educação e em seus salários no estado de Sergipe. Hoje, quão diferente está! Depois de seis meses após a publicação da Lei do reajuste do Piso do Magistério, o SINTESE vem com uma nota informando que, “após luta e negociação, finalmente professores e professoras de Poço Verde conseguiram uma proposta, por parte da administração municipal, para a atualização do piso salarial de 2022. A categoria aprovou a proposta em assembleia ocorrida na segunda-feira, dia 11.

A proposta apresentada pelo prefeito, Iggor Oliveira, não é nem a metade do percentual devido aos professores. São apenas 15,24%, arrancando dos professores, sem dó e nem pena, 18% de aumento dos seus vencimentos. Para justificar, o sindicato diz que vai “continuar as negociações junto ao SINTESE para consolidação do percentual total do piso, ainda no ano de 2022.” E completa com uma propaganda, que parece mais uma capitulação: “A proposta apresentada pela prefeitura de Poço Verde é fruto da luta de professores e professoras, como fez questão de destacar o diretor do SINTESE, professor Benizário Júnior.

Por fim, Benizário afirma que “a gestão municipal estava resistente em negociar o pagamento da atualização do piso, mas a partir da pressão e da luta feita por professores e professoras de Poço Verde conseguimos chegar a uma proposta que garante o pagamento da atualização do piso, sem perda de direitos. Seguiremos ainda com o processo de negociação, ao decorrer de 2022, para que seja garantida a totalidade do percentual da atualização. O importante é que o gestor municipal cumpra com sua palavra e cumpra com o que determina a Lei: atualização do piso, na carreira, sem retirada de direitos”. Iggor Oliveira está na vida pública que pediu a Deus!

Heliópolis: Professores farão assembleia com presença do criador do Piso do Magistério!

Severiano Alves, procurador federal, estará em Heliópolis para debater o Piso do Magistério e a aplicação dos 33,24%.

Apesar de tudo parecer tranquilo, os professores de Heliópolis ainda não estão contentes com a questão dos percentuais recebidos para complementação do Piso Salarial do magistério. O Sindheli - Sindicato dos Servidores Públicos de Heliópolis, está convocando todos os seus associados para uma Assembleia Geral dia 16 de Julho, sábado, a partir das 9 horas da manhã, na Câmara Municipal de Heliópolis. Para dirimir quaisquer dúvidas, foi convidado para dar uma palestra sobre a questão o próprio criador da emenda que estabeleceu o Piso Nacional do Magistério, o ex-deputado federal e Procurador Federal Dr. Severiano Alves, que foi relator da Lei 11.738. Espera-se que, depois do ato, não fique nenhuma dúvida de que o aumento de 33,24% não é brincadeira e que o restante do percentual seja dado aos professores, porque é Lei.