Exclusivo!

Ádria, o último adeus!

Poucas & Boas 112: Como está o jogo até aqui?

Indefinido

Isto, claro, em relação à escolha de Simone de Celso como candidata à vice-prefeita na chapa do prefeito Mendonça. Se ela realmente permanecer, é um indicativo de que as coisas não vão bem para o lado pardalesco. É só pensar que um vice se escolhe por dois motivos: para evitar racha no grupo ou para angariar mais votos. Qual a possibilidade de Simone sair do grupo de Mendonça? Quantos votos ela traria para o grupo? O único ponto positivo é o fato de ter uma representante feminina na chapa. Só. Mas nem isso poderia se levar em conta porque há outras mulheres no grupo. Enfim, como tudo será definitivo apenas nas convenções partidárias, há dúvidas sobre a permanência de Simone na vice.

Depende de grana

Para vencer a partida, os adeptos do pardalismo apostam que, uma vez Simone na chapa, Celso colocará a mão no bolso sem pena. Se a teoria é válida, então fica a afirmação de que o povo de Heliópolis está à venda, e que basta alguém oferecer dinheiro para se vencer uma eleição. Mas é preciso entender que só se pode comprar algo quando a mercadoria está exposta. Na verdade, estão querendo esconder a incompetência de um grupo que, desde o advento da reeleição, não conseguiu reeleger um prefeito, exceto quando Aroaldo Barbosa rompeu com os bem-te-vis e foi se eleger pelo grupo então opositor. Teimosia e centralismo são marcas dos que recebem mandatos e desprezam métodos adequados.

Thiago 1 X 0 Mendonça

Se a partida política fosse desenvolvida somente no processo das adesões, até ontem, Thiago Andrade venceria o jogo. E o gol de placa seria a estreia de Igor Leonardo no palanque. Muito bem recebido e ovacionado, o vereador filiou-se ao PSD e já discursou no seu estilo bem cadenciado e professoral. Sem desmerecer o valor de ninguém, é inegável que Thiago Andrade ganha esta partida de sobra com Igor como centroavante. O golaço foi marcado quando o vereador deixou claro que o povo sempre deve ser o protagonista de toda a administração pública. Nem precisou de var. No meio de campo e na zaga, a velha guarda e outros novos adeptos garantiam o placar final.

Thiago 2 X 0 Mendonça

Se a partida caminhasse para o campo do evento da filiação partidária, a coisa só não foi goleada porque o dia terminou meia-noite. A animação do povo era visivelmente maior na multidão que lotou a chácara de Thiago, no Bairro Santos Dumont. Seguramente havia muito mais de mil pessoas, três vezes mais que o evento do prefeito Mendonça na fazenda União. A organização do evento, o horário, o animador de palanque, os discursos, as autoridades presentes... Em todas essas alegorias o júri popular deu nota dez. Isso é o que chamamos de percepção do público e foi aqui que Thiago Andrade quase goleou.

Depende de Deus!

Os discursos no evento do 55 foram diversos e para todos os gostos. O presidente da Alba, Adolfo Menezes, recomendou capão para quem quiser permanecer jovem como ele; o deputado estadual Marcelinho Veiga disse que lutaria ao lado de Thiago até a vitória; o deputado federal Gabriel Nunes fez uma lista enorme de agradecimentos; o pré-candidato a vereador Dé Correia discursou, mas antes caiu do palanque, no exato momento em que a vereadora Ana Dalva previa Thiago Andrade como o maior prefeito de Heliópolis, depois de Ildinho. Falaram ainda Romilda, Marcelo Cigano, o capitão 10 Valdelício, Ronaldo, Ivan de Ildinho, André da Jiboia, Claudiano, Zé Milton do Tanque Novo, Charles de Clóvis, Manoel do Tijuco, Gildo Locutor e Beto Fonseca. Ildinho, como sempre, foi curto e certeiro. Disse que falaria pouco para não dizer besteira, mas deu seu recado. Por fim, falou Thiago Andrade. Este disse que a derrota sofrida na eleição passada foi algo guiado por Deus para que ele aprendesse mais sobre seu povo e sua gente. Agora estava na hora de colher os frutos desta aprendizagem. Foi ovacionado.

Depende do var

É preciso que os candidatos, a partir de agora, tomem cuidado com certos políticos profissionais e eleitores antirrepublicanos que, sabendo do processo, vão tentar se valorizar como moeda de troca. A tática é simples: aderem a determinado grupo e são fotografados ao lado do candidato. Logo vão receber a visita de um empresário, que deve oferecer alguma vantagem. O processo é comum e do conhecimento de todos. Além da folha de pagamento da prefeitura, que cresce nessa época escandalosamente, há um supermercado na cidade que tem mais funcionários do que o normal. A data marcada para a demissão de todos será em outubro. É necessário que isso tenha um fim. A democracia agradece.

Vencendo de goleada!

Fora da política, ainda bem, alguns dos nossos conterrâneos conseguem vitórias importantes e inéditas na educação, apesar de ainda sofrermos nessa área. Nossas homenagens hoje vão para Rudá Emídio, filho de Lula Emídio e da ex-vice-prefeita de Poço Verde, Rita da Lula. Rudá foi graduado na Faculdade de Economia e Administração da USP. Para quem não acredita no potencial do nosso povo, Rudá concluiu um curso na maior universidade da América Latina e no melhor curso de administração do Brasil. De que foi goleada, ninguém duvida. O placar é por sua conta.