Exclusivo!

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

PPS-Bahia Elege nova Diretoria e Ana Dalva está na Executiva

Ana Dalva marcou presença no Congresso Estadual do PPS, na Assembléia Legislativa
O líder da bancada governista da Câmara Municipal de Salvador, vereador Joceval Rodrigues, foi eleito presidente estadual do Partido Popular Socialista (PPS), em congresso estadual realizado no auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, na Assembleia Legislativa. Para ele, esta nova missão partidária é um novo desafio em sua vida pública, mas que serve de incentivo para continuar “a fazer política pelo bem comum, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Já começo a missão com um conflito no diretório da cidade de Feira de Santana para resolver”. A vereadora Ana Dalva, presidenta da Câmara Municipal de Heliópolis, participou da mesa do Congresso e foi eleita membro do Diretório Estadual do PPS e fará parte da Executiva. Ana Dalva está no partido desde 1995 e é a primeira vez que contribuirá com a administração do partido a nível estadual.
Prestigiaram o congresso o prefeito ACM Neto (DEM); o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Câmara (PSDB), e o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB). Também estiveram presentes os dirigentes do PPS como Ederval Araújo Xavier (Poly - vice-presidente estadual), Virgílio Sena (Secretario Executivo Estadual), Antônio Mota ( Membro da Executiva Estadual), Marcos Vieira ( Secretario Geral) e George Gurgel (Representando o Diretório Nacional). Além do presidente estadual, foram eleitos os demais integrantes do diretório estadual e a executiva estadual do PPS.
Candidatura própria do PPS
PPS poderá lançar candidatura própria
Com a surpreendente ida de Marina Silva para o PSB, o PPS já discute 2014 sem perder tempo. Os membros da Executiva Nacional do PPS defenderam nesta terça-feira, em Brasília, a retomada dos debates na base do partido sobre os rumos que a legenda deve tomar nas eleições presidenciais de 2014, levando em conta os seguintes cenários postos até hoje: candidatura própria ou apoio a Eduardo Campos/Marina Silva (PSB/Rede) ou Aécio Neves (PSDB). Na reunião, alguns dirigentes do partido defenderam que o partido lance candidatura própria. Para o líder do partido na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), o primeiro passo é formatar um projeto da legenda para o Brasil. “Primeiro temos que fechar as ideias, depois procuramos no partido um nome que se encaixe a esse perfil. Temos a capacidade de construir um projeto programático para o Brasil”, disse Bueno, que chegou a citar como possíveis candidatos o presidente Roberto Freire, o ex-ministro e vereador do Recife Raul Jungmann e a jornalista Soninha Francine, de São Paulo. Outros nomes, como o do próprio líder, também foram citados.
Ganhou 23 milhões e não resgatou o prêmio
Um sortudo (ou azarado!) que acertou as seis dezenas e ganhou o prêmio de R$ 22.933.056,04 da Mega-Sena ficou sem o dinheiro. Até às 16h de hoje ele teria que resgatar o prêmio e ainda não o fez. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a aposta foi feita em uma lotérica em Ponta Grossa (PR). Os apostadores têm um prazo de 90 dias para resgatar o dinheiro em uma das agências da Caixa Econômica Federal. O sorteio foi realizado em 10 de julho e o dinheiro voltará para o governo e ele perdeu o direito ao prêmio. Os números sorteados foram: 01 - 08 - 17 - 44 - 46 - 53. Segundo a Caixa Econômica Federal, o valor será aplicado no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Se o apostador tivesse aplicado o valor integral na caderneta de poupança no dia seguinte ao sorteio e não tivesse utilizado o dinheiro, poderia ter lucrado aproximadamente mais de R$ 200 mil até esta semana.
Marina, Lídice e Eliana Calmon
Marina Silva e Eduardo Campos
Senadora Lídice da Mata (PSB)
Do excelente blog Por Escrito, do jornalista Luís Augusto Gomes, vem a pérola: “No fundo, o que move tudo isso [a filiação de Marina ao PSB] é que a maioria está atônita, porque promulgava o amadorismo de Marina, aliás apontado na incapacidade de gerir uma coleta de assinaturas para fundar um partido, e a viu protagonizar o mais espetacular e impactante gesto político dos últimos anos no Brasil. As pessoas evoluem.” O jornalista ainda afirma que a senadora Lídice da Mata (PSB) ganhou muito com a entrada dos marinheiros e de sua líder nacional. “No âmbito burocrático, as coisas começam a acontecer na Bahia, com a filiação ao PSB de Júlio Rocha e Rose Bassuma, principais articuladores locais do adiado Rede Sustentabilidade.”. E vai mais adiante quando afirma que“ um dos objetivos dos novos “socialistas” é filiar a ministra Eliana Calmon, que havido sido convidada pelo Rede e, como magistrada, tem prazo até abril, visando lançá-la na chapa majoritária como senadora.”
Eliana Calmon - cotada para o Senado
Vamos conversar?
O secretário de administração e finanças da Prefeitura Municipal de Heliópolis solicitou uma conversa com um certo apoiador do prefeito Ildinho. A escalada para programar o encontro foi a vereadora Ana Dalva. Quem deu a pressa foi o próprio secretário. Ocorre que a conversa foi só de lorota. Era de urgência e quinze dias já se passaram. Como o secretário está entregando tudo fora do prazo, centralizando a administração e prejudicando o município, é possível que quando ele for para o encontro, o alvo não esteja mais lá. Dizem que cavalo selado passa uma única vez diante da gente. O próximo passo é torcer para que o cavalo seja bom.