Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

O Telegram arregou?

O ministro Alexandre de Morais ordenou bloquear aplicativo russo em todo o país. (Foto: DW)

O todo poderoso mandachuva do Telegram, Pavel Durov, sentiu e o golpe do ministro Alexandre de Morais e arregou. Horas depois da decisão de bloquear o aplicativo no Brasil, o fundador do Telegram resolveu se manifestar pela primeira vez. Na própria plataforma, ele alegou “um problema com e-mails entre nossos endereços corporativos” e pediu desculpas pela falta de resposta às tentativas de contato do STF. Incrível foi, agora, a rapidez da resposta. Disse ainda que em nome da equipe pedia desculpas ao Supremo Tribunal Federal por nossa negligência e até admitiu que poderiam ter feito um trabalho melhor. 

Mas ninguém acredite que isso vai mudar o comportamento do aplicativo russo. Eles já foram bloqueados em cerca de dez países, exatamente por não colaborar com governos locais e desobedecer a ordens judiciais. Para se defender, Durov lembrou que a plataforma cumpriu decisão judicial anterior, no final de fevereiro, e que disponibilizou um e-mail exclusivo para as comunicações do Supremo, por isso pede um adiamento da decisão do STF. Como trabalha em harmonia com o governo federal aqui no Brasil, até a AGU quer que Alexandre de Morais cancele o bloqueio ao aplicativo. Só para lembrar, o Telegram é a principal plataforma de difusão de notícias falsas do bolsonarismo.

Será que o ministro Alexandre de Morais vai cair no papo do Durov? A tática é a mesma do Putin, que jurou não invadir a Ucrânia. Quando o fez e iniciou uma guerra, insiste em dizer que é uma “operação especial”. Além disso, os russos atacam maternidades, escolas, condomínio residenciais e, mesmo diante das imagens, dizem que isso nunca aconteceu e que tudo é culpa dos nazistas ucranianos financiados pelos americanos.