Exclusivo!

Candeal - Um Lugar no Sertão 17

Poucas & Boas nº 113: Carlo Acutis, o Padroeiro da Internet!

Santo Carlo Acutis, o Padroeiro da Internet
O Santo da Internet 

   Sim, é vero! Temos santo! A Igreja Católica está de olho nos tempos modernos e caminha para mudar o foco sem mudar a lupa. De olho na juventude cada vez mais distante da fé, Roma procura formas de atraí-la para o seu rebanho. Agora mesmo já encontrou o segundo milagre para que Carlo Acutis, italiano morto aos 15 anos, possa ser alçado à condição de Santo da Internet. O primeiro milagre foi a cura de um menino no Brasil com problemas no pâncreas e o segundo foi a recuperação de uma mulher na Costa Rica com grave traumatismo craniano. Em 2013, Carlo Acutis, um jovem religioso envolvido com jogos de videogame e que pretendia aprender programação, recebeu o título de Servo de Deus, primeiro passo para ser reconhecido como Santo. Na informalidade já é o Santo Padroeiro da Internet.

Só milagre

   Nem mesmo Santo Carlo Acutis nos salvará da decadência da polarização. Tomara que ele possa ter força para promover o milagre da tomada de consciência dos grupos ideólogos de esquerda e direita. Está difícil, Meu Santo! E que Vecinho nos tolere do outro lado! O governo Lula 3 está longe de ser parecido com os dois primeiros, do ponto de vista administrativo em geral. Politicamente é o mesmo quando busca os culpados pelas mazelas do país. Antes era o PSDB e hoje tem Bolsonaro. Mas todos tendem a comparar o governo atual com o do capitão. Aí é covardia. Ninguém pode ser pior que aquilo. Os bolsonaristas são tão ruins que procuram erros exatamente onde o governo acerta. Isso deve ser proposital. O caso do Leilão do Arroz é exemplo. Eles fingem não conhecer sequer o significado da palavra Leilão. O governo só pagará quando o arroz estiver estocado na Conab. A empresa que se candidatar e não estiver apta será desclassificada e ainda pagará multa. Nesta o governo acertou, mas há pessoas que apostam na ignorância do nosso povo e faz a gente perder muito tempo.

São Pedro

   Se o frio tomar conta da Praça de Eventos e o forró não esquentar, os ambulantes e barraqueiros entrarão numa fria. É que os preços para aqueles que desejarem ocupar um espaço para vender cerveja, churrasquinho, bebidas quentes e afins já foram publicados no Diário Oficial do Município. O vendedor de cerveja com isopor pagará 100 reais. Uma barraca em bom local pode pagar a partir de 1 mil reais. É muito dinheiro para um lucro tão curto. A festa está marcada para 5, 6 e 7 de julho. A programação oficial ainda não foi divulgada, mas se sabe que Os Barões da Pisadinha não virão, para decepção dos que acreditam em promessas. Entretanto, há um zunzunzum de que Fulô de Mandacaru está confirmado, com garantia de aumento da temperatura na Praça de Eventos.

Ele voltou!

   Com voz embargada, como se a revelar uma grande novidade, Zelito Ribeiro, ex-prefeito de Cícero Dantas, anunciou que desistiu de não ser mais candidato a prefeito. Ficou afastado uns trinta dias para dar a oportunidade de escolher um outro nome que fosse o dele mesmo. Tentou buscar o melhor para Cícero Dantas! Como não tem tu, vai eu mesmo! Incrível é como o município não consegue se livrar destas figuras carimbadas. A política, na terra do Bom Conselho, quando muda um nome é para não mudar a prática. Está aí dr. Ricardo que não deixa o Contraprosa mentir. Será que Kael tem tanta coragem assim para fazer diferente? Duvidamos, mas torcemos para que queime o nosso algoritmo.

FPM Zero!

   Ninguém imagina como o prefeito José Mendonça Dantas está administrando Heliópolis. O Fundo de Participação do mês de junho é tradicionalmente recheado. Isso, claro, tem a ver com os constantes gastos de contratação de bandas e forrozeiros. Os convênios ajudam, mas não pagam todas as contas. O problema é que Heliópolis não recebeu um centavo sequer neste 1º FPM de junho. E não é a primeira vez! O que está acontecendo com as contas da Prefeitura de Heliópolis? Será que sofre do mesmo carma da farmácia e da lotérica? Quebrar uma prefeitura duvidamos, mas a coisa está caminhando para o abismo. O problema é que o prefeito é centralista, teimoso e se faz de surdo. Será que tudo ficará fácil para Thiago Andrade?

Bahia imbatível!

   Não! Não é o Esporte Clube Bahia! Este até que vai bem no campeonato brasileiro, coisa que não posso dizer do meu Vitória. É a Bahia, nosso estado. Campeão de mortes violentas no Brasil. Foram quase 1.500 homicídios de janeiro a abril. São mais de 350 por mês ou mais de 12 mortes violentas por dia. Foram 12.372 homicídios em todos o país, com 12% dos casos na Bahia. Pernambuco também contribuiu com 1250 mortes e o Ceará vem sem seguida com 1.106 casos. Os três estados lideram o campeonato vergonhoso da matança em série. É uma guerra que parece não despertar a atenção de ninguém no andar de cima. Na nossa região, Cícero Dantas está com a medalha de ouro vermelho. Foram 10 mortes de janeiro a abril.