Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

A ideologia cega que mata!

Os absurdos difundidos na internet por seguidores de ideologias ultrapassadas revelam muito da verdadeira personalidade das pessoas. (Foto: Facebook)

Esta semana fiquei surpreso com um amigo, ex-colega de república e que também fez o mesmo curso de Letras na Universidade Federal de Sergipe. Pensei que o conhecia. Sempre foi solidário com as minorias e crítico do capitalismo. Sua alegria de viver sempre o determinou como pessoa afável, amigueira e de convívio pacífico. Sempre contestou os poderosos e defendeu os pequenos. Onde quer que tenha ido sempre deixou uma boa quantidade de sinceras amizades. Esta semana, fiquei atônito quando li um post seu no Facebook replicando a informação de que o Volodomir Zelensky é um nazista que está sendo consagrado como herói pelo ocidente. Também afirmando ser o presidente ucraniano um mamulengo dos Estados Unidos.

Vejam que não se trata de uma pessoa desinformada. Tem diploma de nível superior e sabe para onde aponta o seu nariz. Contestei a informação e ele reafirmou postando como argumento outras guerras provocadas pelos americanos. Não houve nenhuma nota condenando a invasão da Ucrânia. Para justificar a guerra, lança a culpa nos americanos e na OTAN. Esconde em suas postagens o fato de que, em momento algum, a Ucrânia ameaçou a Rússia. Pelo contrário, afirma que a guerra foi forjada pelos Estados Unidos da América.

A ideologia nos dá o conforto de nos sentirmos como um ser fundamental de um grupo social, mas precisamos ficar atentos para separarmos o que é real e o que é imaginário ou utópico. Sim, os americanos nunca foram santos. Há muito sangue derramado no mundo por obra e graça deles. Sim, não havia armas químicas no Iraque e os embargos a Cuba foram cruéis. Agora, o que fez o Iraque de esforço para evoluir política, social e economicamente? E Cuba? O que fizeram os Castros para que a ilha se transformasse num exemplo de nação próspera, humana e exemplar para o mundo? Talvez vender os serviços de seus médicos bem formados e retirar quase toda a sua remuneração? Construir mansões dos líderes em ilhas e bloquear toda e qualquer informação sobre isso? Nem sempre os americanos estão errados!

No caso da Guerra da Ucrânia, a invasão do país é de um absurdo sem precedentes porque se baseia apenas na hipótese de o país desejar pertencer à OTAN. Essa decisão é soberana do povo ucraniano. Alegar que a OTAN está se expandindo, e que é preciso combater tal crescimento, soa ridículo. A Organização do Tratado Atlântico Norte não precisou invadir nenhuma nação para conseguir aliados. Jogou o jogo que se joga num mundo cada vez mais capitalista. Qual o direito da Rússia de invadir as nações que querem fazer parte da OTAN?

Criticar os embargos dos países do ocidente à Rússia e não escrever uma linha lamentando ataques russos a maternidades, hospitais, escolas, condomínios residenciais é coisa de fanáticos seguidores de ideologias torpes. Chamar Volodomir Zelensky de nazista, quando na verdade é judeu, e fechar os olhos para os 15 mil russos presos por protestar contra a guerra são ações típicas dos cegos, das pessoas que agem como “gado” ou inocentes úteis. Nesse ponto, bolsonarista, lulistas, petistas, Stalinistas, socialistas, trotskistas, leninistas, saudosistas do imperialismo russo estão todos no mesmo barco, adorando o camarada Putin. Torço por um naufrágio! Espero que eles sobrevivam agarrados às suas boias ideológicas.