Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

BA 084: Os caminhos de Água Fria e Pataíba

Saímos de Irará com destino ao município de Água Fria, distante 18 quilômetros. O trecho percorrido foi totalmente recuperado pelo governador Rui Costa. A restauração começou em agosto de 2018 e foi inaugurada em fevereiro de 2019. Chegamos no final da tarde, ainda a tempo de reverenciar a Igreja do padroeiro São João Batista. Comecemos, pois, a contar a história da formação da cidade de Água Fria desde o início.

O município de Água Fria tem sua formação ligada aos padres da Companhia de Jesus. As terras da municipalidade eram habitadas pelos índios Tapuias. A aldeia foi localizada pelos jesuítas no século XVI. Os padres ficaram boquiabertos com a fertilidade da terra e a abundância de água pura e fresca. Fincaram pé na região no ano de 1562 e começaram a catequese dos índios.  Como chegaram ao local no mês de junho, estabeleceram que o padroeiro seria São João Batista. Nesta mesma época iniciaram a construção da igreja, que entre reconstruções e reformas continua de pé até hoje. 

A região começou a ser povoada com a chegada dos negros, inclusive para construção da Igreja da Paroquia de São João Batista, e dos colonos portugueses, já no século XVI. A chegada dos colonos e a crescente necessidade por mais terras acabaram como decretar o massacre dos Tapuias que habitavam a terra. O principal escravizador de índios foi o sertanista João Peixoto Viegas, que os caçava e os marcava a ferro para o trabalho escravo nas fazendas de criação de gado, quando adquirira a sesmaria e a ocupou.

O nome Água Fria tem ligação com a abundância de água potável e, principalmente, recebeu esse nome por causa da temperatura de suas águas com a qual se abasteciam tropeiros comandados pelos fazendeiros e desbravadores, a partir da Casa da Torre dos D´Ávilas. Por aqui passavam seguindo para o sertão, a caminho do Piauí pela estrada real do Pindá ou estrada real dos Ávilas.

Lá bem no início dos desbravamentos, Água Fria era sede e centro civilizado. A área de domínio fazia limites com a cidade de Salvador e seguia até Jacobina, conforme indicam os mapas da capitania da Bahia de todos os santos. Foi uma época de poder e prestígio. Chegou a ser a 2ª Comarca Eclesiástica do Brasil Império, com Foro Civil e Criminal, Juiz Ordinário de Órfãos e Ausentes, além de uma Corte de Auxiliares de Justiça, considerada das mais severas e temida, com rigorosa aplicação do Código Criminal do Império. Na igreja funcionava um Colégio Jesuíta e foi sede de Terço de Ordenança, com Cátedra de Gramática Latina, Pelourinho na Praça e Forca, além do Senado de Câmara.

No final do século XVIII, por conta do julgamento da imagem de Santo Antônio das Queimadas, na sede jurídica de Água Fria, começam então a se referir ao lugar de forma pejorativa e até jogando pragas. Quando alguém queria desejar mal a alguém, dizia que o entregava à Justiça de Água Fria, que de tão rigorosa condenou até um Santo. O Padre Francisco Miranda, pároco da cidade, representou o município na luta pela Independência da Bahia, com representação no Conselho de Cachoeira.   

Oficialmente, Água Fria foi criada como Freguesia, ou Paróquia, em 11 de abril de 1718, e como Vila de São João Batista de Água Fria e Município em Resolução Régia de 28.04.1727, permanecendo nessa condição até 1832, quando perdeu sua sede para Irará. Somente sendo cumprido o Embargo Imperial em 27.05.1842, passando a ser Distrito de Irará, ficando nessa condição até ser emancipada em 13 de julho de 1962, pela Lei nº 1.712. Sua área territorial é pouco mais de 742 km2, está localizada no centro norte baiano, na microrregião de Feira de Santana, numa altitude de 312 metros e a 125 km distante de Salvador.

Nas eleições de 2020, foi eleito prefeito Renan Araújo Barros (PL), com 50,87% dos votos, num total de 4.840 sufrágios, da coligação com PP e Solidariedade, denominada O Futuro é Agora. Seu vice foi o Pastor Luizinho, também do PL. Ele venceu o prefeito Manoel Potinha (DEM), que disputava a reeleição, e obteve 35,10% dos votos, ou 3.339. Também concorreram Celson Leão (PSD), com 1.279 votos, ou 13,44%, e Gilmaíra Oliveira (Republicanos) com apenas 56 votos. Os vereadores eleitos em 2020 são: 1 – Wagner Carneiro (PSB) com 434 votos; 2 – Dica do ônibus (DEM), com 415 votos; 3 – Nem de Felipe (PSD), com 401 votos; 4 – Marlon Ferreira (PL), com 401 votos; 5 – Renilson Tchura (PSB), com 374 votos; 6 – Fabinho do Transporte (DEM), com 365 votos; 7 – Gene do Topo (PSB). Com 319 votos; 8 – Edvox Pinheiro (DEM), com 291 votos; 9 – Gazo Lima (PL), com 272 votos; 10 – Bailton Leão (PSD), com 249 votos e 11 – Ranilda do Sindicato (PT), com 228 votos.

Água fria tem 18 mil habitantes e a BA 084 liga o município ao seu principal distrito, que é a comunidade de Pataíba. Nossa viagem seguiu pela noite, mas sem sustos. Embora a pista seja de barro, a prefeitura do município deixa sempre a estrada em ótimo estado. Os 22 quilômetros foram percorridos sem nenhum problema. Fizemos imagens noturnas e não ficamos satisfeito com o resultado. Retornamos ao distrito tempos depois para fazermos as imagens diurnas.

Pataíba, portanto, é um distrito da cidade de Água Fria e fica a 11 km da cidade de Biritinga. O distrito está situado a 148 km de Salvador e tem cerca de 6 mil habitantes. Na sua história já pertenceu a Coração de Maria e Irará, até que, com a emancipação definitiva de Água Fria, em 13 de julho de 1962, passa a ser a sua principal povoação. Como distrito, Pataíba existe desde o decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, confirmado pelo decreto estadual nº12978, de 01-06-1944.