Exclusivo!

Neópolis - Cidades do Velho Chico - 31

Poucas & Boas: A Festa do Sagrado Coração de Jesus e a continuidade do profano!

Ciclista ajudaram na preservação da fé em torno do padroeiro de Heliópolis. (Foto: Pedal.Hepo)

Alvorada católica

Hoje fui acordado pelos fogos de artifícios e pelos sons religiosos da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Por um instante pensei ser o retorno da Alvorada do São Pedro de Heliópolis, mas logo vi que a época era inadequada e não havia cheiro de álcool. Foi aí que, recompondo o pensamento, lembrei da abertura dos festejos do Padroeiro de Heliópolis, o Sagrado Coração de Jesus. Das festas tradicionais do município, é a primeira que retorna com a presença do público. O grupo de Ciclistas Pedal.Hepo fez sua pedalada de fé no evento. Agora é torcer para que todos os santos mantenham afastadas todas as cepas e variantes do mal! Amém!

Joquebebe

Uma multidão foi dar o último Adeus a Joquebebe. (Foto: Jorge Souza)

O corpo da garota Joquebebe Souza, morta em acidente no Alto do Goveião em Cícero Dantas, foi enterrado nesta quinta-feira (11). A matéria completa, com fotos e detalhes do cortejo, está no Impacto Jovem, do jornalista Jorge Souza (dê um clique A Q U I). O Contraprosa descobriu novos detalhes do acidente. Joquebebe não estava só na motocicleta Bros, cor vermelha. O carona da garupa pulou antes do veículo despencar no precipício. Como ela estava sem capacete, tudo indica que o impacto na cabeça foi o causador da morte. Joquebebe tinha apenas 22 e deixou dois irmãos e sua mãe, a professora Cida. Antes de morrer, Joquebebe havia prestado uma homenagem nas redes sociais ao amigo Zezão, O Iluminado, que cometera suicídio na madrugada da quarta-feira (10), em Poço Verde.

Guilherme de Weldon

O vereador Guilherme de Weldon, em primeiro mandato, está mostrando que tem energia de sobra para continuar sua maratona de denúncias contra a administração do prefeito Ricardo Almeida. A última descoberta do vereador foi a compra de apenas 4 milhões em material de construção, feito pela Prefeitura de Cícero Dantas em loja comercial da cidade. Comprar não é problema, mas onde foi parar tanta coisa? O vereador chegou até a calcular a quantidade usada de blocos para cada metro quadrado e percebeu que daria para construir cinco vezes mais que o que de fato foi construído. Se a Câmara Municipal levar a sério a expressão “Poder Fiscalizador”, Ricardo Almeida vai ter que se retirar de mansinho. 

Poço Verde a São José

A rodovia que liga Poço Verde a Simão Dias, em Sergipe, foi totalmente recuperada. É fato. Entretanto, o cuidado com o patrimônio público continua sendo negligenciado. Várias imperfeições asfálticas começam a surgir, principalmente entre Poço Verde e o povoado São José. É preciso cuidar logo, fazer as devidas correções, para que não se transforme em nova buraqueira. Administrar não é só fazer obras. É, principalmente, cuidar bem do patrimônio construído com o dinheiro público. Alguém avise a DER-SE, por favor!

Três semanas sem sessões!

A Câmara Municipal de Heliópolis está brincando de ser Poder Legislativo. Vamos recapitular: dia 1º de novembro não teve sessão, com a ajuda de Todos os Santos; dia 8 de novembro, a sessão não foi aberta por falta de quórum. De torcicolo no pé, levar cunhado para fazer cirurgia e outros perrengues impediram a presença de cerca de  metade da casa. Para piorar, com os subsídios há dez anos sem aumento, um vereador se queixou de ter ouvido falar que o presidente, Claudivan Alves, disse que estava tendo dificuldades para pagar diárias e 13º dos colegas. Nesta segunda, 15 de Novembro, feriado da República, também não haverá sessão. Os projetos se acumulam sem aprovação. Seria bom que Claudivan, no retorno, dissesse que tudo está normal. Discurso positivo ajuda.

Afastado

O vereador Igor Leonardo, finalmente, pediu o devido afastamento de um de seus cargos como professor. Pela Legislação, ninguém pode ter três cargos públicos. O máximo seriam dois, caso haja compatibilidade de horários. Igor é professor em Heliópolis, pelo município, e em Poço Verde, pelo Estado de Sergipe. Ao se eleger vereador, deveria se afastar, antes da posse, de um dos dois cargos. Como demorou dez meses para tomar a atitude correta, a conta virá. A lei fala em devolução de toda grana recebida nestes meses e, além disso, serão responsabilizados o Prefeito e o Presidente da Câmara. Mas isso é o que a lei diz. Resta saber o que o MP e a Justiça vão fazer. Afinal, isto aqui é um pedaço do Brasil, Iaiá! Sorria! Você está na Bahia!

Ela voltou!

Ela voltou! A ambulância voltou novamente. Saiu daqui para Tucano e lá se prostrou à beira da BR 116, abandonada sob chuva e sol. Resgatada dez meses depois, volta a servir ao povo de forma triunfal, claro, pagando o preço de ouvir discursos infelizes e profanos. O "eu" sempre vai dizer que "a culpa é do outro" e o "fui eu quem fez isso e aquilo". Esquecem de que é obrigação de quem foi eleito para tal. Seja bem vinda, Dona Ambulância!