Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Poucas & Boas nº 110: Onde está a mudança?

Prefeito de Heliópolis e aliados na reinauguração da UBSF do povoado Tijuco, dia 16.03.24, no município de Heliópolis - Bahia.

No partido

Agora é oficial. José Mendonça Dantas não é mais do PL. Trocou o 22 pelo 15, do MDB de Ricardo Maia. Se o velho Ulisses Guimarães estivesse vivo, não acreditaria em que seu partido se transformou. Mas a culpa não é tanto da legenda, mas do sistema que se adapta às vontades dos seus dirigentes. Aqui não se cumpre Leis. Elas são transformadas para atender a manutenção dos poderosos no poder. Seria um incômodo para Mendonça continuar num partido que apoiou uma tentativa de golpe e está frontalmente esmurrando a nossa inteligência todos os dias. Ir para o MDB foi uma jogada inteligente porque o partido é aliado de Jerônimo e de Lula. Embora seja hoje um dos partidos do Centrão, servirá aqui para amarrar a vice-prefeita e o marido, que estavam bandeando para o lado da oposição.

Nas roupas

Na inauguração da UBS do povoado Tijuco, reformada com recursos do antigo Orçamento Secreto, não se viu nenhuma transformação ou mudança em relação aos últimos movimentos políticos. É fato que todos estavam com roupas diferentes, mas foi só isso. Não conseguem nem mesmo mudar os discursos. Quem duvida, veja lá no canal Impacto Jovem, do jornalista Jorge Souza, no YouTube. A seleção de falas é fantasia para fazer criança dormir e sonhar. A realidade passa longe. O que também não mudou foi o puxa-saquismo. Até o presidente da Câmara Municipal, que não estava tão contente com a administração, rasgou elogios ao prefeito, não sem antes pedir a reforma também da UBS do povoado Riacho.

Na proposta I

Quem conhece a política de Heliópolis sabe que o prefeito José Mendonça está desesperado à procura de um vice que lhe traga os votos necessários para garantir sua reeleição. Não é segredo a insistência para ter a vereadora Ana Dalva como companheira de chapa. Mas, desta feita, a proposta foi direcionada ao marido, com oferta para que ele transformasse a escola do povoado Cajazeiras em escola de tempo integral, ficando ainda com o controle total sobre a educação do município. A missão era só convencer a mulher a mudar de ideia. Como o casal não vive de ilusão, a resposta foi um “Agora?”. Como é possível fazer uma transformação radical desta com o ano letivo em andamento? Claro, nada prosperou.

Na proposta II

Ao mesmo tempo que assediavam Ana Dalva para vice, um conhecido empresário seguia para Aracaju a busca de Beto Fonseca. A proposta era turbinar a candidatura de Ildinho a prefeito com todos os recursos disponíveis, inclusive o apoio direto do comerciante. Sim, isso mesmo! Teríamos 3 candidatos fortes, com a oposição rasgada ao meio. Quem venceria? Mendonça, certamente. A charada foi logo decifrada. Alguns fazem política com o fígado e não têm a inteligência de perceber que as pessoas podem também pensar.  O que ficou patente foi a certeza de que a coisa não está lá boa para o lado dos governantes. Claro que tudo é possível mudar, mas para isso é preciso ter a capacidade de agir de forma transformadora.

Na BA 393

O mês de março está indo para as cucuias e lá se vão chegando os 3 meses de paralização da obra da rodovia BA 393. Até aí nada de novo. Não é a primeira vez que isso acontece, mas a transformação está acontecendo na estrada. O trecho de Heliópolis - BA até o município de Poço Verde – SE já apresenta os primeiros buracos no tratamento superficial simples. Como tudo está em silêncio, porque nenhum pai da desobra aparece, não dá para saber se a culpa é do Governo do Estado ou da GL Empreendimentos. Certamente vão culpar as chuvas que, aqui e ali, poderiam sim causar transtornos temporários.

Na data

A oposição em Heliópolis tem números que verdadeiramente indicam a possibilidade concreta de uma vitória de larga margem nas eleições deste ano. O problema maior é a própria oposição. Ela briga consigo mesma ao não se organizar. Acreditem: ainda não foi feita nenhuma reunião para estabelecer quem é quem e onde as coisas devem ficar, mesmo depois de inúmeros encontros entre Thiago Andrade, Beto Fonseca e Ildinho. Ou será que o grupo se resume a estes três? Ana Dalva disse uma vez a um eleitor que teria vários motivos para sair do grupo, mas nenhum contra Thiago. Também há o dobro de motivos para não aderir ao grupo da situação. Entretanto, verdade seja dita, o grupo da oposição não dialoga. Parece que não gostam de ouvir os nomes dos remédios que são bons para curar as feridas. A boa notícia é que finalmente uma reunião foi marcada para o último final de semana. Só que não! A data foi remarcada para até o dia 22 de março. Uma mudança visível!