Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Carira - Um Lugar no Sertão 13

O município sergipano de Carira, localizado no Oeste do estado, faz divisa com a Bahia. A cidade de Coronel João Sá é a cidade baiana mais próxima, distante apenas 35 kms. Sua posição geográfica permite o encontro de várias rodovias estaduais e federais. É o caso da BR 235, da SE 179, SE 240, SE 310 e a SE 412. Toda a sua história está retratada no livro de João Hélio de Almeida, que leva o nome do município. O trabalho de pesquisa é esclarecedor sobre fatos que fazem parte da construção cultural, sociológica e de formação da localidade.

No livro, está claro que no início do século XIX toda a região conhecida como Matas de Itabaiana, tinha a cidade de Lagarto como sede do território. O município na Bahia que fazia limite era Jeremoabo, onde estavam localizadas as terras de Coronel João Sá e Pedro Alexandre. Mas a povoação branca começou com o vaqueiro João Martins de Souza, mandado pelos Dantas da então cidade de Bom Conselho, atual Cícero Dantas. João Martins veio das margens do Rio do Peixe, afluente do Vaza-Barris. Mais tarde, a região passou a ser conhecida por Mãe Carira, nome da chefe da tribo dos Cariris que morreu de forma trágica.

A história trágica de Mãe Carira aconteceu entre o Tanque do Carira e o Saco Torto, local onde vivia a tribo. Era o dia 25 de novembro de 1865. Os índios foram buscar algumas espigas de milho numa roça, e Mãe Carira estava com eles. Os donos do roçado soltaram cães ferozes sobre os índios, que fugiram em debandada. Os mais jovens conseguiram escapar, mas Mãe Carira, a mais velha da tribo, foi atacada violentamente pelos cães e foi cair próximo à sombra de um pé de Jequiri. A casa de João Martins ficava próxima. O vaqueiro acudiu a índia e tentou curá-la dos ferimentos, mas veio a falecer alguns dias depois. Mãe Carira foi enterrada na sobra do jequiri e lá João afixou uma cruz sobre seu túmulo. 

A partir da morte de Mãe Carira, João Martins, que já tinha sua casa construída nas proximidades, passou a organizar uma pequena feira. Várias famílias são atraídas ao local e um arraial se forma. Em 1897, edificou-se a Capela do Sagrado Coração de Jesus. Em 1929 é criado o distrito de Paz, no mesmo ano em que Lampião fez a 1ª visita ao local e quando surgem as primeiras manifestações para emancipar o município. Dez anos depois chega a rodovia estadual, que mais tarde será a BR 235. Nesta época, Carira já era distrito pertencente ao antigo município de São Paulo (hoje Frei Paulo). A emancipação só chega com a lei estadual nº 525-A, de 25 de novembro de 1953, desmembrado de Frei Paulo e instalado somente em 6 de fevereiro de 1955, constituído de apenas um distrito. Uma outra lei estadual nº 823, de 24 de maio de 1957, cria o distrito de Altos Verdes, anexado ao município de Carira.

Com a chegada dos bancos, do asfalto, de grandes lojas, Carira cresceu e hoje se apresenta como uma cidade em franco desenvolvimento. Faz limites com os municípios sergipanos de Nossa Senhora da Glória, Pinhão, Frei Paulo e Nossa Senhora Aparecida; e com os municípios baianos de Paripiranga, Coronel João Sá e Pedro Alexandre. Sua distância para Aracaju é de 112 kms. Em 2022, a população de Carira foi de 19.938 habitantes, numa área total de 636,404 km², com densidade de 31,3 pessoas por km². Sua economia está hoje bem diversificada, mas é o milho que desponta como puxador de renda. Carira figura sempre como o maior produtor de milho do estado. Para quem quer conhecer melhor a cidade e se divertir, há boas opções ao longo do ano com inúmeras festas:  Festival do Forró de Carira, Festa de Reis, Festa de São João, Festa do Vaqueiro e do Milho e a Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus e da Santa Cruz.