Exclusivo!

Nossa Senhora de Lourdes - Cidades do Velho Chico 21

Feira cultural na Massaranduba

Devido à escassez de das bandas de pífanos no município de Heliópolis e região, José Pereira promoverá a Feira de Cultura do Povoado Massaranduba, dias 18 e 19 de abril. O evento reunirá vários zabumbeiros e outros artistas profissionais e amadores. Já está garantida a presença do Coral de Juventude a Arte do Recôncavo – CJAR – grupo musical há 15 anos na estrada. Também haverá a participação de Rogério Almeida, da Cidade do Quijingue, e seu grupo do reisado e uma, com participação de João de Artur. Estará presente também o Maestro Josevaldo, da cidade de Conceição do Coité, com a Orquestra Sinfônica Santo Antônio. Já confirmaram presença Enoc do acordeom, da Cidade de Cipó, e o grupo Cigarro de Palha formado por jovens que tocam sanfona, triângulo e zabumba. Mas o que não faltará é zabumba! Grupo Pimentinha do Município de Sitio do Quinto, Grupo Pinheiro de FÁTIMA, Grupo da Betânia, Grupo Folclórico Raio do Sol de Pombalzinho, Negão do Xaxado de Cícero Dantas - acompanhado do mestre Simão, grupo de zabumbeiros da Comunidade das Valérias e os zabumbeiros de Heliópolis.
O anfitrião e organizador José Pereira avisa que ainda faltam muitos a confirmar. Mas nem só de música vive a Feira Cultural da Massaranduba. Haverá exposição de artesanatos das comunidades de Quixabeira, da Associação das mulheres, comunidade da Viuveira com seu artesanato de argila, o Massarandubarte, com espetaculares bordados e outros traçados, e ainda as cooperativas Coopans, de novo Triunfo, que estará trazendo doces e castanha, Coaaci, de Cipó, trazendo redes, estantes e outros objetos. Para incrementar o espaço cultural, o colecionador Renato fará exposição das obras de Luiz Gonzaga, a Arcas ajudará nas orientações com o Semiárido, a Fatris mostrará tecnologias de convivência com a seca no sertão nordestino. 
Apoiam e patrocinam a Feira de Cultura da Massaranduba a Asa Mil, o MOC - Movimento de Organização Comunitária, diversas associações do município de Heliópolis: Associação Criativa da comunidade das Valérias da Serra dos Correias, Delo, Associação dos Agricultores Familiares do Sapé e Região, Antonio Cirilo, Senhor de Alfredo, Associação Inocêncio Oliveira da Comunidade do Curaçá, Sebastião, Associação da Comunidade do Bendó e Cleidiomar. A organização é da Associação Comunitária Cidadania de Massaranduba, dirigida pelo José Pereira e tem os apoios do Cineclube Filhos do Sol, Arcas das Letras Maria Ferreira de Andrade, o Ponto de Leitura Antonio Ribeiro da Graça, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Heliópolis, Edmeia Cardoso, além de Carleon, Neidinha e Erivan, todos da Serra dos Correias, Maria Gama da Viuveira e Gerveson, Raimundo e Zefa de Edmundo. Incentivaram o evento a Câmara de Vereador de Heliópolis, vereadores Giomar Evangelista, Clovis da Massaranduba, Ronaldo Santana, e o Vereador de Cícero Dantas Wilson da Betanha. Também contriuiram o prefeito Idelfonso Fonseca, Beto Fonseca, Alaelson do Acordeom, as emissoras Radio Regional AM, Boqueirão FM, Heliópolis FM e as lojas Tais Moveis, Sergisat, Mercadinho Andrade, Mercadinho São Sebastião, Miguel Tavares Construção, JJN Construtora. Apoio Financeiro do Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Cultura Identitária.